
Postado originalmente por
Marcus Picapeiro
Caro amigo Bandlouco,
Falar de Engesa resgata o orgulho de ser brasileiro, de saber que a
ENGENHARIA BRASILEIRA É UMA DAS MELHORES DO MUNDO!
A ENGESA era uma empresa 100% brasileira voltada para o projeto (
isso mesmo, projeto nacional!) e fabricação de armamentos e veículos militares. Com a saída de linha do Jeep Ford, as Forças Armadas buscaram um substituto para a vaga de veículo leve de reconhecimento. Foi aí que apareceu, com todas as honras, o Engesa-4, uma viatura robusta, confiável, durável e de manutenção baixa. O segredo do sucesso do Engesa era o projeto avançado do conjunto chassis-suspensões, únicos na época. Longarinas constituídas de seção transversal fechada (tubo retangular), fabricadas com aço de alta resistência, além de suspensões com molas helicoidais de longo curso. Ou seja, uma primazia da engenharia nacional, copiada mais tarde por outros modelos. Além do Engesa-4, que também era conhecido como EE-12 (1/2 tonelada), tínhamos também os melhores caminhões militares e veículos de combate do mundo. Quem viveu os anos 80 deve lembrar do caminhão EE-25, com a sua maravilhosa suspensão traseira do tipo Boomerang (patente da Engesa), o tanque Osório, que venceu a disputa reunindo os melhores tanques do mundo no deserto na Arábia Saudita, o Cascavel, o Urutu, etc.
Infelizmente, como nós somos regidos por uma
classe dominante altamente reacionária e ENTREGUISTA, a ENGESA sofreu ataques contínuos do governo brasileiro (a mando do nosso querido patrão USA, yankees, oh yeah!) e faliu no início dos anos 90.

Bom, histórias à parte, sou um felicíssimo proprietário de um Fase II, motor Maxion S4, caixa de mudanças / transferência da Band e Dana 44 nos 2 eixos. Pode comprar tranquilo, se estiver bem conservado é claro. Só alegria e satisfação plena.
Encerrando essa minha (extensa) explanação (ufa!), gostaria que todos os brasileiros tivessem conhecimento dessas informações, não só da ENGESA, mas também de todas as empresas nacionais que foram destruídas pelos nossos queridos governantes neo-liberais.
Obrigado pela paciência e atenção!
Abraços a todos!!

