Valeu pela dica, mas este site so tem historinhas sobre este motor, preciso de algo mais tecnico, como torque, giro, potencia. Achei aqui no forum um banco de dados, mas so tem sobre o 292 normal, e eu gostaria de ter mais informasoes sobre este motor, pois ate onde sei ele so saiu em algum caminhoes Ford.
Um dos melhores motores jah feitos pela FORD, seu design veio de pessoasl q adoravam e trabalhavam com diesel. parte de baixo praticamente indestrutivel...... em geral e facilmente encontrado sao os 272 e 292... tendo ainda os mais raros 312.. alguns supercharged..
A unica desvantagem desse motor eh o peso.... porem deriva dele os motores de corrida da ford, e tmb os famosos motores dos mustangs e afins (nao todos)
Desse cara ae q veio a familia FE de bigblocks.... o famoso 427 de corrida (incluido em alguns AC cobra e outros)... o 428 cobrajet/super cobrajet... dos fairlane e alguns mustangs.... o 390 do mustang GT 390 e outros mustangs.... e por ae vai.. teve versoes SOHC desses FE 427 ((=
Pena que pouca gente sabe trazer vida a esses motores.... eles possuem varios problemas de "fabrica" que aqui no brasil voce nao ve as pessoas reparando antes de retificar o motor.... ele tem varios problemas cronicos.... porem como ele dura D+, nao se chega a meter o pau nesses motores por causa desses problemas...
Esses motores sao otimos p/ rodar com qualquer tipo de combustivel... de boa ou mah qualidade... gnv...gas...alcool..... o design dele foi feito com a combustao em mente..... eles rodam sem reclamar com qualquer coisa....
Sao duraveis pra kct... como eu comentei, feitos com design de motor a diesel....
eh isso amigo.... eu gosto pacas desses motores.. ae resolvi escrever um pouco no seu topico.
Um dos melhores motores jah feitos pela FORD, seu design veio de pessoasl q adoravam e trabalhavam com diesel. parte de baixo praticamente indestrutivel...... em geral e facilmente encontrado sao os 272 e 292... tendo ainda os mais raros 312.. alguns supercharged..
A unica desvantagem desse motor eh o peso.... porem deriva dele os motores de corrida da ford, e tmb os famosos motores dos mustangs e afins (nao todos)
Desse cara ae q veio a familia FE de bigblocks.... o famoso 427 de corrida (incluido em alguns AC cobra e outros)... o 428 cobrajet/super cobrajet... dos fairlane e alguns mustangs.... o 390 do mustang GT 390 e outros mustangs.... e por ae vai.. teve versoes SOHC desses FE 427 ((=
Pena que pouca gente sabe trazer vida a esses motores.... eles possuem varios problemas de "fabrica" que aqui no brasil voce nao ve as pessoas reparando antes de retificar o motor.... ele tem varios problemas cronicos.... porem como ele dura D+, nao se chega a meter o pau nesses motores por causa desses problemas...
Esses motores sao otimos p/ rodar com qualquer tipo de combustivel... de boa ou mah qualidade... gnv...gas...alcool..... o design dele foi feito com a combustao em mente..... eles rodam sem reclamar com qualquer coisa....
Sao duraveis pra kct... como eu comentei, feitos com design de motor a diesel....
eh isso amigo.... eu gosto pacas desses motores.. ae resolvi escrever um pouco no seu topico.
cheers
Alguma coisa bem especifica sobre a versao Hd do 292, voce saberia me dizer.
Alguma coisa bem especifica sobre a versao Hd do 292, voce saberia me dizer.
Usados em caminhao. bloco pintado de cinza ou amarelo (depende ano)
Todos os nacionais sao iguais (genericamente falando) menos o comando, nos importados classicos.. temos alguns com virabrequim forjado (HD q voce comentou) usados em caminhoes/caminhonetes.. mas sao apenas alguns e fabricado durante pouco tempo... nem o 312 supercharged saiu com vira forjado... alguns poucos feitos pela ford .. coisa de 100 312 com vira forjados.. pois precisavam homologar em carros de passeio (thunderbind 312 supercharged) antes de poder entrar nos carros de corrida...
Em geral, os feitos p/ caminhoes apos 58.. sao esses HD, mas note que existem milhares de diminutas diferencas entre cada ano... desse motor.. tamanho de vareta, metodo p/ fixar o comando.... esses motores vem de uma epoca de muitos desenvolvimentos..... entao em geral existem varios tipos de cabecote.. varios tipos de comando e etc..etc..etc.. em geral todas as pecas sao intercambiaveis... mas nao todas.. (varetas nao sao, entre varios anos.. por ex.) e ainda tem o 312 supercharged.... e as versoes p/ carros de policia....
cheers
PS: notar q esses motores "Y-block", sao da decada de 50, tendo sido feitos de 54 ate 62...
Este motor e cinza, e foi tirado de um caminhao F600 68, em 1972 e desde entao tava guardado, tirei os cabecotes e a tampa do carter para fazer uma inspecao, e ta novo, ja tive algumas F100, e nunca avia visto um marcado 292 Hd, por isto a duvida, agora ele vai rodar numa pick-up willys 57, tipo cacorro louco.
Este motor e cinza, e foi tirado de um caminhao F600 68, em 1972 e desde entao tava guardado, tirei os cabecotes e a tampa do carter para fazer uma inspecao, e ta novo, ja tive algumas F100, e nunca avia visto um marcado 292 Hd, por isto a duvida, agora ele vai rodar numa pick-up willys 57, tipo cacorro louco.
Este motor e cinza, e foi tirado de um caminhao F600 68, em 1972 e desde entao tava guardado, tirei os cabecotes e a tampa do carter para fazer uma inspecao, e ta novo, ja tive algumas F100, e nunca avia visto um marcado 292 Hd, por isto a duvida, agora ele vai rodar numa pick-up willys 57, tipo cacorro louco.
Bem cara... se eu fosse voce eu recondicionaria esse motor....
Ele tem um numero de "problemas" q eu acho interessante resolver...e tmb eh dimensionado p/ um caminhao...(comando.. embreagem.. sistema de filtragem de ar... distribuidor...) mas se voce simplesmente enfiar ele la... e tiver realmente em bom estado.... o bicho vai embora... dura legal...
Porem esse motor se presta a inumeras modificacoes no sentido de melhorar o mesmo.. inclusive com uma EFI ele fica show de bola.. mais do q jah eh... Claro q eh minha opniao.. eu nunca estou contente 100% com as coisas... rsssss..