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  • #1

    Truques para abastecer seu veiculo




    Pessoal

    Recebi este email e achei interessante e coerente e resolvi divulgar aqui.

    TRUQUES PARA ABASTECER O VEÍCULO

    O autor deste texto trabalha numa refinaria a 31 anos. Assim que você
    levar a
    sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará
    a aproveitar ao
    máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Espero que lhe sejam
    proveitosos.

    *1º Truque:* Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A
    temperatura
    ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm
    seus depósitos
    debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do
    diesel é menor. O
    contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
    combustíveis tendem
    a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde
    ou ao anoitecer,
    o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria
    petrolífera a
    gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito
    importante. Onde
    eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é
    cuidadosamente controlada
    no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no
    depósito
    (cisterna) do caminhão seja exato.

    *2º Truque:* Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a
    pistola ao máximo
    (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se
    exerça sobre a
    pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
    modo mais lento e
    poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e
    a maior parte
    do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as
    mangueiras vertedoras
    de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
    apertando
    a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no
    tanque do
    seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado,
    volta pela mangueira
    de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os
    postos
    consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba
    pagando como se
    tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no
    tanque pagando
    mais dinheiro.

    *3º Truque:* Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais
    combustível
    tenha no tanque, conseqüentemente menos ar há dentro do mesmo. O
    combustível se
    evapora mais rapidamente do que você pensa, principalmente com o balanço
    do carro.
    Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no
    interior, mantendo o
    ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao
    mínimo.

    *4º Truque:* Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
    sendo reabastecido
    e nem imediatamente depois. Se chegares ao posto de combustíveis e vê um
    caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
    ou os acaba
    de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
    Ao reabastecer
    os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com
    que o combustível
    ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
    acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco
    de abastecer
    seu tanque com combustível sujo.
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #2
    Usuário Avatar de negreira
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    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
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    Exclamation

    a 1ª e 3ª e 4ª dica ok....
    mas a 2ª dica........

    claro, essa é sómente minha opinião!
    e quem sou eu para ter razão sobre o
    assunto.
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    13/12/2006
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    Em veículos a DIESEL, é melhor abastecer a noite!!

    Passar de um dia para o outro com o tanque "vazio", faz o vapor do tanque condensar, contaminando o diesel com água. (esse combustível é mais "sensível" a água do que os outros)

    Fica aí a dica.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #4
    Usuário Avatar de Loyer
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    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MarBO Ver Post
    Pessoal

    Recebi este email e achei interessante e coerente e resolvi divulgar aqui.

    TRUQUES PARA ABASTECER O VEÍCULO

    O autor deste texto trabalha numa refinaria a 31 anos. Assim que você
    levar a
    sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará
    a aproveitar ao
    máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Espero que lhe sejam
    proveitosos.

    *1º Truque:* Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A
    temperatura
    ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm
    seus depósitos
    debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do
    diesel é menor. O
    contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
    combustíveis tendem
    a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde
    ou ao anoitecer,
    o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria
    petrolífera a
    gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito
    importante. Onde
    eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é
    cuidadosamente controlada
    no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no
    depósito
    (cisterna) do caminhão seja exato.

    *2º Truque:* Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a
    pistola ao máximo
    (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se
    exerça sobre a
    pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
    modo mais lento e
    poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e
    a maior parte
    do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as
    mangueiras vertedoras
    de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
    apertando
    a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no
    tanque do
    seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado,
    volta pela mangueira
    de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os
    postos
    consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba
    pagando como se
    tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no
    tanque pagando
    mais dinheiro.

    *3º Truque:* Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais
    combustível
    tenha no tanque, conseqüentemente menos ar há dentro do mesmo. O
    combustível se
    evapora mais rapidamente do que você pensa, principalmente com o balanço
    do carro.
    Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no
    interior, mantendo o
    ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao
    mínimo.

    *4º Truque:* Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
    sendo reabastecido
    e nem imediatamente depois. Se chegares ao posto de combustíveis e vê um
    caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
    ou os acaba
    de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
    Ao reabastecer
    os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com
    que o combustível
    ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
    acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco
    de abastecer
    seu tanque com combustível sujo.

    Tenho certeza que esse cara desliga a lampada da geladeira e o elétrico do fogão para economizar energia.

    Pelo amor de Deus, e o tempo perdido no posto não conta?

    Eu só procuro seguir o lance de não deixar menos de 1/2 tanque, mas mesmo assim não consigo. hehehe

    Abraço.
    JEEP Renegade Longitude diesel 15/16

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Loyer Ver Post
    Tenho certeza que esse cara desliga a lampada da geladeira e o elétrico do fogão para economizar energia.

    Pelo amor de Deus, e o tempo perdido no posto não conta?

    Eu só procuro seguir o lance de não deixar menos de 1/2 tanque, mas mesmo assim não consigo. hehehe

    Abraço.
    X2!!!!

    Como ando muito acabo não me prendendo muito a isso. Meu limite é 1/4.

    Mas esse negocio do combustivel evaporar com menos de meio tanque é verdadeiro especialmente se o carro for antigo (tiver suspiro que saia para o exterior) e passar horas no sol quente. Falo isso porque já tive carro assim.

    Abs!!!

  • #6
    Usuário
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    30/09/2008
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    valeu a dica
    tenho carro a diesel e geralmente abasteço atardezinha
    vou tentar mudar pra anoite entao nao custa nada hehehe

  • #7
    Esse tópico está cultural de mais pra minha cabeça!
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Esse tópico está cultural de mais pra minha cabeça!
    X2

    Pra mim, ainda tem cheiro de spam...
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #9
    Usuário
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    eu sempre procurei abastecer à noite pois sei muito bem sobre o lance da densidade e volume do diesel quando o dia aquece. O resto eu não acho relevante.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Agradecimento: 1
    Putz .. so começo a pensar em abastecer qdo passo dos 650km/rodados e deixo isso para ser feito entre 700 e 800km/rodados.

    Isso em 4 anos de Ranger e sem probelma algum.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #11
    Acho Que O Negocio Do Meio Tanque é Tranquilo Já
    Pois Senão A Gente Fica Numa Paranoia Enorme De Economia E é Coisa Mínima Da Mínima...
    Abraços!
    Fernando França
    Troller 3.0 Tdi

  • #12
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    19/04/2006
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    Curitiba/PR
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    Agradecimentos: 5
    Seguindo todas as dicas podemos economizar 0,02 gotas de gasolina por abastecida....
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

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