bom dia senhores. sou estreante no fórum e preciso da ajuda de vcs. anexo segue uma foto de uma t-case que está em minha f75. ela está acoplada num cambio de c-60. o que acontece é o seguinte: ela traça 4x4 mas não reduz. o esquema é de uma unica alavanca no assoalho. alguem se habilita a tentar me ajudar? muito agradecido...
Caro amigo da lama, a referida parece muito com a t case das band antiga
vou tirar mais umas fotos da frente dela e postar aqui no fórum pra ver se alguem me ajuda a desvendar que bicho é esse!!
mas vc sabe se as da band antiga tinham somente opção de 4x4 sem reduzida?
todas opiniões são muito bem vindas, pois estou totalmente no escuro sobre a questão...
Senao mi engano a sim uma tcase das band's antigas que nao tem reduzida. 98% de certeza. Eu , se fosse voce e tivesse a necessidade da reduzida, trocaria essa caixa por uma de hilux com engrenagem...
[]´s
então loiro....estamos chegando no ponto "necessidade"....meu cambio é de um c-6o (caminhão) cuja primeira marcha é bem reduzida(não tenho a relação pra informar),,então vem aqui mais uma dúvida quanto à necessidade: na trilha eu uso a primeira marcha quase o tempo todo. vc acha que isso pode prejudicar a mecanica da menina(f75).
quando vc diz " caso eu tenha necessidade de uma reduzida", que no caso sugeriu a da hilux, quais beneficios que eu poderia vir a ter? desde já agradeço sua participação e sugestão. um grande salve ao colega!!
então loiro....estamos chegando no ponto "necessidade"....meu cambio é de um c-6o (caminhão) cuja primeira marcha é bem reduzida(não tenho a relação pra informar),,então vem aqui mais uma dúvida quanto à necessidade: na trilha eu uso a primeira marcha quase o tempo todo. vc acha que isso pode prejudicar a mecanica da menina(f75).
quando vc diz " caso eu tenha necessidade de uma reduzida", que no caso sugeriu a da hilux, quais beneficios que eu poderia vir a ter? desde já agradeço sua participação e sugestão. um grande salve ao colega!!
Salve!!
Na minha opiniao de leigo acho que andar em primeira pode sim comprometer o sistema de embreagem!!
Aconselharia a juntar um $$ e talvez trocar a caixa ou entao perquisar a relaçao da mesma e qual a soluçao mais barata e eficiente!
E quanto a tcase de hilux, a citei por ser de engrenagem (ate 95 ou 96), possuir muita resistencia e tem a opçao de reduzir ainda mais com o Kit MKrawler do Marcel (equipeminas4x4).
Ai voce deve pensar sobre o "acoplamento" da caixa de marchas com a tcase. Ai lhe digo que o mesmo Marcel que fabrica o Kit de reduçao tambem fabrica flanges. Entao minha sugestao seria, se seu motor nao for original, trocar a caixa por uma clark 3 ou 4 marchas e instalar uma tcase de hilux com flange do Marcel. Depois se ainda sentir necessidade de mais reduçao a a possibilidade do kit...
[]´s
Danilo, parece que é a transferência da Toyota Bandeirantes sem redução. Peguei a foto aí com o amigo Estevão, que está vendendo o cambio/transferência que ele tirou da Toy. Acho que se ela não estiver dando defeito e o cambio não estiver te amolando , não compensa mexer nela. Eu andei muitos anos num Jipe Toyota com cambio de três marchas e sem redução, com essa transferência igual a sua, e nunca me decepcionei com o rendimento dele. Se estas peças não estiverem dando defeito e vc estiver conseguindo passar bem pelos "enrroscos" das trilhas eu não vejo porque em trocá-los. Se vc usar a F apenas para trilhas, coloque uma relação bem reduzida nos diferenciais, pneus bons para barro e , se possível, bloqueie os eixos. Vc vai ver como fica bom.
caros colegas, os 98% de certeza do Loiro são agora 100% de certeza com essa foto que o Dalmo anexou. são identicas. a caixa é mesmo das toyota bandeirantes sem reduzida.
quanto à sugestão do Dalmo, ela confirma o caminho que eu estava pensando em seguir: reduzir a relação dos diferenciais, pois o cambio e a tcase estão em bom estado.
SEGUE PORTANTO MAIS UMA DÚVIDA E AGUARDO SUGESTÕES: QUAL A RELAÇÃO MAIS INDICADA PARA OS DIFERENCIAS NESTE CASO. a f é para a trilha mesmo(leves e médias, aqui em botucatu é cuesta..um sobe e desce sem fim), no dia a dia ando com outro carro(AWD é claro!).
VALEU DALMO PELA FOTO POSTADA, ELA FOI CRUCIAL PARA CONFIRMAR A SUSPEITA. ABS A TODOS...BOAS TRILHAS PRA NÓIS TUDO!!
Danilo, deixe-me fazer uma correção, o cambio da toy que eu usava era de quatro marchas, é que como a primeira é muito reduzida, eu só a usava quando traçava o jipe, então sempre falo desconsiderando a primeira dela para o uso sem tração. Nunca ouvi falar de toy com cambio original de tês marchas.
Com relação ao conjunto C&P, coloca o mais reduzido que vc encontrar, se for usar só para trilha.
Posta informaçoes da F. Da pra saber a relaçao pelo ano! Se os diferenciais nao foram trocados e/ou alterados...
[]´s
então Loiro, acho q foi trocado sim, a f é ano 72 e pelo q pesquisei não achei essa relação 43/13 nas saídas de fabrica...pelo menos essa é a relação indicada na plaqueta do diferencial, mas também ainda não deu tempo de abrir para contar os dentes e conferir se é mesmo....agora veja se sabe me dizer uma coisa(pode ser meio absurdo mas vou mandar assim mesmo, heheh): se compararmos as relações 43/8 com a 43/13 será que a coroa é do mesmo tamanho nos dois casos ou somente coincidem os numeros de dentes?...em caso de serem coroas iguais é aceitável e viável mecanicamente falando que somente se troque o pinhão (substituir o 13 pelo 8)?...ou somente se pode trocar o conjunto?