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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Amauri Marques Farias
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    tubulação freio de ferro ou cobre??




    Ola galera 4x4,

    minha duvida surgiu quando eu estava trocando a tubulação de freio da minha f-75. assim que eu coloquei um hidrovacuo, pedaleria suspensa cilindro mestre, acho que a pressao foi muito forte limpando toda tubulação original e o resultado foi que entupiu tudo.. tirei toda tentei limpar com arame, maquina de pressao, esquentar,compressor de ar. tudo. e os canos origianais de ferro ou aço ,nao sei, nao desemtupiram .
    entao fui indicado a fazer os canos com cobre que seria mais facil de achar moldar e fazer.
    fui la comprei fiz as pontinhas para encaixar tudo perfeito ate que me veio um ze ruela e falo que o que eu tava fazendo nao ia prestar pq o cano de cobre e fragil que que ia durar pouco tempo..

    gostaria de saber se isso procede , e se alguem aqui passou por isso?

    abraços
    amauri.

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Tubo de cobre racha com a pressão, é suicídio.

    Compre os canos de aço da kombi, são retos e longos, dá pra moldar à vontade.

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Só para reforçar a afirmação do Elmer...tem um tópico que isto é bem explicado por aqui...não use cobre....
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #4
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    Pois é, ontem mesmo eu pesquisei mas minha conexão tava muito lenta, acabei de encontrar o tópico, muito bom por sinal.

    Guia de manutenção/Inspeção de Jeep
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  • #5
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Tubo de cobre racha com a pressão, é suicídio.

    Compre os canos de aço da kombi, são retos e longos, dá pra moldar à vontade.

    []'s
    Olá Elmer,a mais ou menos uns 7anos eu troquei alguns canos de freio de um cj5,e coloquei os canos de cobre.
    Pois é a semana passada ele veio até a minha oficina com vasamento de oleo de freio,e estava vazando justamente no cano de aço,ele estava todo podre,e os canos que eu tinha trocado estavão novos.
    Na minha opinião continuo opitando pelos de cobre.
    Se os de aço fosse tão bom assim os canos de freio dos fuscas e kombis não apodreceria tanto.
    A anos que só uso o de cobre e numca tive problemas,até em automoveis só uso o de cobre,e toda a minha vida de mecanico desde quando trabalhava de ajudante,as oficinas sempre usavão o de cobre.
    Agora se não for um serviço bem feito ai vai rachar mesmo.
    Vejo muitos serviços que nem ao menos os mecanicos revestem os canos com mangueira,ai o cano vai ficar esfregando em algum lugar e vai chegar uma hora que vai vazar.

    Um abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    O problema é que muitos imaginam que o tubo de aço vai durar para sempre.

    Mas não dura.

    O CERTO seria trocar a tubulação na época que que se faz o freio por completo.

    Mas ai vai a dor no bolso e a irresistível vontade de fazer esculaxo. Tem gente que resmunga do preço do fluido de freio. Imagina de trocar a tubulação ??? PORRA ... tá tão bonitinha por fora .... porque vou troca esses tubinhos ???? maiÓ grana !!!

    Os manuais não especificam a troca, mas é um tanto obvio pelo seguinte:

    Embora os tubos sejam de aço, o que se encontra no mercado de reposição é o de aço COM costura. Este tubo tem metade da espessura do SEM costura. Depois, temos a qualidade do acabamento, a menor espessura da bi-cromatização e os danos internos ao dobrar.

    Imagine o seguinte: se a corrosão detona cilindro mestre e cilindro de roda ... porque não a tubulação ? e se vc troca o cilindro mestre e o de roda porque deu corrosão interna e agora esles vazam, porque não trocar também a tubulação ????

    O problema não é o material certo mas as coisas erradas que fazemos com as coisas certas.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Leopoldo, completando suas palavras com um problema que surgiu aqui com um picapero.

    O cara me procurou pois sentiu o freio de sua F1000 king cab baixar.

    Peguei uma lanterna e comecei a procurar vazamentos (tipo CSI).

    Constatei que vazava por um tubo que ia para a roda esquerda dianteira.

    A Ford fez um acabamento com mangueira de borracha, encapando o encanamento, então, acumulou resíduos e muita umidade, corroendo o tubo de fora para dentro, quando fui soltar, partiu.

    Imagina se estiuvesse em movimento????

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    Usuário Avatar de Amauri Marques Farias
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    eu nao estou usando ainda. ela está parada. restaurando..
    tive olhando notipico elmer e cada umf ala uma coisa..
    mas por mais falem que cobre e melhor que nao tem problema existe pessoas que fala que teve problemas e com o de aço as reclamaçoes sao poucas, apenas vazamentos nada "brusco"
    que ja aconteçe com o cobre.
    realemnte eu nao imaginei que existia tanta difençao


    e eu que pensei que so 1 pessoa ia me responder dizendo que pergunta boba hehea

    valeu a ajuda..

  • #9
    Pessoal, tenho uma experiência sobre isto para relatar também.

    Vou colocar disco nas 4 rodas (duplo na frente e simples na traseira), e pretendo fazer o famingerado sistema em "X". Pois bem, fui atrás de tubulação nova, e só o que encontrei foi cobre (que o pessoal faz para reposição em *todos* os lugares daqui de Florianópolis), alguns lugares que possuem o de "ferro" original para Willys (acredito que "ferro" seja "aço", mas achei melhor não perguntar na hora..), e até de latão.

    Tendo lido este tópico, já estava ciente das questões de resistência envolvidas, e aí resolvi averigüar a qualidade da tubulação ofertada: numa das lojas, que trabalha exclusivamente com freios, perguntei sobre o diâmetro do cano de cobre: a resposta foi 1/4 e 3/16. Aí perguntei sobre a espessura. A resposta foi novamente 1/4 e 3/16. Aí eu tentei explicar que queria saber a espessura só do material, não do cano todo.. enrolaram aqui, enrolaram lá... expliquei várias vezes de formas diferentes. Por fim, a resposta foi: o de 1/4 dá uns 7mm mais ou menos..

    Pois bem... se colocarem na ponta do lápis, dá pra ver que 7mm é um pouco mais do que a espessura do próprio cano! Cá entre nós, fica difícil perguntar uma coisa tão simples para alguém que deveria ser especialista em freios e você ainda sair com uma resposta totalmente incorreta...

    Outra coisa engraçada foi a argumentação de um funcionário desse lugar, de que o aço rasga e não dá pra fazer flange na ponta.. aí eu perguntei se ele fazia em cano com ou sem costura, e ele ficou meio sem ter o que falar, e continuou a explicação sobre as qualidades do cobre.

    Como já fiz reposição de um tubo de freio no passado - e o material usado neste não foi cobre - vou voltar no mesmo local (que trabalha com reposição da linha Willys) e tentar fazer alguma coisa sob medida. Se não der certo, aí quem sabe eu acabe usando cobre mesmo (mas só para as rodas traseiras).

    Abraços precavidos.

  • #10
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    pessoal, se o cobre é muito mais resistente a corrosão e oxidação que o aço, como pode a tubulação de aço ser melhor?
    inclusive acredito eu que a tubulação dos freios dos carros mais novos é feita de cobre, e um freio não tem pressão suficiente para rachar um cano de cobre, se tivesse tanta pressão assim, com certeza outras partes do freio iriam estourar antes da tubulação

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    O Problema é o seguinte:

    "Se" e "Quando" vc vai fazer manutenção do seu veículo, vc deve seguir as orientações do seu manual de manutenção, ou do fabricante do equipamento.

    Vc não deve (se vc não sabe) sair alterando porque deu na ideia fazer assim ou assado. Sem saber o porque ou o se pode vc pode acabar mal.

    A questão do Cobre X Aço já foi discutido em relação à gasolina. Depois, apareceu o assunto de tubulação de freio.

    Os manuais de JEEP falam para NÂO usar tubo que não seja de aço. Óbvio que a corrosão come solta de dentro para fora e de fora para dentro.

    A princípio, não altere sem ter noção ou conhecimento ou ter um trabalho técnico que te ajude a concluir.

    O tubo não é imortal e deve ser trocado de tantos em tantos anos. Pois é ... ninguém troca o tubo, a não ser que ele estoure e é esse o problema: se estoura vc fica sem freio.

    Eu diria que o "tantas" é equivalente à uma revisão de freio. Encare a tubulação como uma pastilha. Tá na hora de trocar a pastilha, troca os tubos também.

    Isso é uma ideia conservativa; mas aí temos o problema do material para fazer os tubos, as ferramentas, o saco ... e isso explica porque ninguém mexe nisso.

    Agora, a respeito do Cobre, o manual do jeep diz não use outro material que não seja AÇO.

    Porém se vc ler esses links, a volvo usa uma liga Cobre-Níquel. Mas eles usam isso porque os tubos de aço vão para as cucuias porque lá tem gelo e sal misturado e a tubulação de aço apodrece rápidinho.

    De qualquer forma, o volvo usa Cobre-Níquel.

    Outra: a tubulação é o ponto fraco no sistema. O flexível, como sabe-se que ele torce e retorce o tempo inteiro, já nasceu reforçado.

    Depois de pesquisar bastante, achei esses links, muito interessantes:

    http://www.copper.org/applications/a...ive/brake.html

    http://www.copper.org/applications/a...rake_tube.html


    Mas observe que o tópico lava as mãos dizendo ... não somos reponsáveis ... e coisas e tal.

    Porém concordo que em termos de corrosão o aço perde. O de INOX é caríssimo. O do cobre, ninguém assina em baixo, a menos que vc tenha um volvo e use a liga de cobre correta. O seu, não é um volvo, correto ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Leopoldo,

    Acho que você, como sempre, deu um ponto final na discussão com um ótimo argumento: o manual recomenda aço, e ponto. Além disso, você também trouxe outros motivos muito importantes para esta recomendação, além do que diz o manual.

    A questão da liga de cobre realmente é interessante, mas é como você também comentou: isto é uma liga especial, com certeza não é o que vai se encontrar no "mexânico" da esquina.

    PessoALL,

    Para complementar a minha "experiência", que comecei num post anterior, trago alguns dados interessantes para quem está procurando canos de freio: fui atrás de canos de aço sem costura aqui em Florianópolis, aí fui ligando de oficina em oficina.. e nisso, um monte de gente me dizendo pra botar cobre mesmo..

    Aí, joguei a toalha, e resolvi ligar na ENSIMEC mesmo, onde comprei os flutuantes, e pedir uma dica para eles - que foi certeira. Eles me passaram o telefone da COREMA (Blumenau), que por sua vez, me passou o nome de um fornecedor deles de tubulação de freios: RIGITEC (http://www.rigitec.com.br).

    Liguei lá e o pessoal que me atendeu foi muito atencioso e conseguiu sanar as dúvidas que tinha sobre o processo de fabricação. Resumindo: canos de aço sem costura. Para quem estiver trocando a tubulação, fica a dica.

    Aliás, comprei algumas tubulações deles na própria COREMA, e já pude verificar que realmente é de boa qualidade, mas fico devendo fotos porque a minha câmera está com alguns problemas no momento... Mas quando trocar a tubulação com certeza vou tirar fotos até faltar espaço na câmera.

    Abraços!

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