x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    Motor WV AP de álcool para diesel




    Colegas,

    Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
    Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:


    Receita
    Ingredientes
    Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
    Pistões e bielas 1.8 álcool
    Cabeçote 1.6 diesel
    Bomba injetora 1.6 diesel
    Junta cabeçote 1.8 álcool
    * Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel

    Como fazer
    1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.

    2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.

    3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.

    Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.


    Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
    Só é vendida na consecionária VW.

    Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.

    Obs 3: não percebi diferença de tamanho, espessura ou qualidade entre os materiais do diesel e do álcool que possam interferir na resistência, tais como as bielas e pistões são iguais. O eixo manivela é identico. Logo, a resistência à compressão deve ser igual, porém evitar abusos (p. ex. acelerações bruscas) é recomendado para as duas versões de bloco, seja diesel ou álcool. A única diferença é que o pistão álcool é 3 milimetros mais largo.

  • #2
    Este é o famos mixto quente?
    Conta como ficou o desempenho, consumo, velocidade, etc...

  • #3
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    aspectos

    Aspectos gerais:
    1. Temperatura
    Normal, porém no Versailles (mesmo Santana) precisamos trocar um ventilador por um outro igual, porém mais curto, pois o original estava pegando na correia. Foi trocado o bulbo que dispara os ventiladores, de 90/103 para 80/90, para disparar o primeiro antes, em 80 graus e o segundo em 90 graus. Retiramos também o radiador do ar condicionado para facilitar a passagem do ar para o radiador de água.

    2. Desempenho
    Levemente melhor que o bloco do AP 1.6 diesel.

    3. Velocidade
    Levemente melhor que o bloco ap 1.6 diesel (acho q é pq aumentamos a altura dos pneus, de 60 p/ 70).

    4. Consumo
    Não medimos nada ainda, porém pressupõe-se que não haverá alterações significativas, pois o cabeçote, bicos e bomba é do 1.6...

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Este é o famos mixto quente?
    Conta como ficou o desempenho, consumo, velocidade, etc...

  • #4
    Esse seu motor está aspirado?

  • #5
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    Acrescentando informações

    Sobre a forma de admissão, ele está aspirado. Dizem q este motor não aguenta turbina.

    Sobre esta adaptação, eu vi um da seguinte forma:
    Bloco do 2.0 a álcool
    Cabeçote/bicos do 1.9 diesel
    Junta do 2.0 álcool

    Este motor estava num santana, mais forte q o meu.

    Daniel

  • #6
    Olá Daniel!!!
    Muito bom esse seu tópico! Mantenha a gente informado, atualizando com as informações que você dispuser... Qual o custo dessa adaptação?
    A propósito me parece que esse seu arranjo aí recebe melhor a sobre pressão de uma turbina ou compressor que o motor 1.6 original, quem tem mais informações a respeito?
    Valewwww
    Elias

  • #7
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Sobre a forma de admissão, ele está aspirado. Dizem q este motor não aguenta turbina.

    Sobre esta adaptação, eu vi um da seguinte forma:
    Bloco do 2.0 a álcool
    Cabeçote/bicos do 1.9 diesel
    Junta do 2.0 álcool

    Este motor estava num santana, mais forte q o meu.
    a transporter t3 européia chegou a usar uma versão turbo do 1.6d com 10hp...

    como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?

  • #8
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    a transporter t3 européia chegou a usar uma versão turbo do 1.6d com 10hp...

    como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
    Boooa pergunta... Eu legalizei o meu Niva pq ele tem tração nas 4 rodas e caixa de redução e o motor tinha nota fiscal indicando q ele era diesel de fábrica. Mas nem sei se ainda dá para fazer isso!

    Quanto ao t3... cara, quando turbinam um carro de fábrica, geralmente baixam a taxa de compressão para não ultrapassar os limites da bagaça. Se quizer arriscar a colocar um caracol no bicho, pense em colocar uma junta (metálica) mais alta para garantir.

    Outra coisa: As bielas do 1.9 diesel tem um contrapeso na parte de baixo para reduzir as vibrações. Mas acho que as do 1.6 são realmente iguaisinhas às dos modelos gasolina/alcool.

    Aproveite e procure o amortecedor de redução da bomba injetora do 1.9 e tente adaptar na tua! Ela reduz (muito) as quebras do motor.

  • #9
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Boooa pergunta... Eu legalizei o meu Niva pq ele tem tração nas 4 rodas e caixa de redução e o motor tinha nota fiscal indicando q ele era diesel de fábrica. Mas nem sei se ainda dá para fazer isso!

    Quanto ao t3... cara, quando turbinam um carro de fábrica, geralmente baixam a taxa de compressão para não ultrapassar os limites da bagaça. Se quizer arriscar a colocar um caracol no bicho, pense em colocar uma junta (metálica) mais alta para garantir.

    Outra coisa: As bielas do 1.9 diesel tem um contrapeso na parte de baixo para reduzir as vibrações. Mas acho que as do 1.6 são realmente iguaisinhas às dos modelos gasolina/alcool.
    nota indicando que o motor é a diesel de fábrica eu acho que não precisa... tendo o requisito técnico atendido pode meter bronca... e quanto à conversão de um motor para outro combustível é bem tranqüilo, a não ser que se troque o motor, aí tem que fazer 2 processos no detran, um pela troca do motor e outro pela troca do combustível...

    aqui no meu bairro tem um passat 1.5 a diesel que tem uma junta de cabeçote mais grossa, justamente por conta disso... o dono pensou em turbinar, mas desistiu, embora ainda use a junta alta...

  • #10
    aqui no meu bairro de vez em quando eu vejo 1 niva vermelho com motor 1.6d... o dono disse que nunca passou dos 90km/h...

  • #11
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)


    cRiPpLe_rOoStEr write:
    como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?

  • #12
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)


    cRiPpLe_rOoStEr write:
    como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?

    se as leis tivessem que ser feitas por pessoas idôneas, dava para dizer que o brasil era mesmo uma terra sem lei... até tem lei, mas daí a ser corretamente aplicada são outros 500...

    quanto ao motor: ja chegou a colocar num dinamômetro?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    3. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade