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  • #1
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    Motor WV AP de álcool para diesel




    Colegas,

    Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
    Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:


    Receita
    Ingredientes
    Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
    Pistões e bielas 1.8 álcool
    Cabeçote 1.6 diesel
    Bomba injetora 1.6 diesel
    Junta cabeçote 1.8 álcool
    * Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel

    Como fazer
    1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.

    2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.

    3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.

    Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.


    Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
    Só é vendida na consecionária VW.

    Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.

    Obs 3: não percebi diferença de tamanho, espessura ou qualidade entre os materiais do diesel e do álcool que possam interferir na resistência, tais como as bielas e pistões são iguais. O eixo manivela é identico. Logo, a resistência à compressão deve ser igual, porém evitar abusos (p. ex. acelerações bruscas) é recomendado para as duas versões de bloco, seja diesel ou álcool. A única diferença é que o pistão álcool é 3 milimetros mais largo.

  • #2
    Este é o famos mixto quente?
    Conta como ficou o desempenho, consumo, velocidade, etc...

  • #3
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    aspectos

    Aspectos gerais:
    1. Temperatura
    Normal, porém no Versailles (mesmo Santana) precisamos trocar um ventilador por um outro igual, porém mais curto, pois o original estava pegando na correia. Foi trocado o bulbo que dispara os ventiladores, de 90/103 para 80/90, para disparar o primeiro antes, em 80 graus e o segundo em 90 graus. Retiramos também o radiador do ar condicionado para facilitar a passagem do ar para o radiador de água.

    2. Desempenho
    Levemente melhor que o bloco do AP 1.6 diesel.

    3. Velocidade
    Levemente melhor que o bloco ap 1.6 diesel (acho q é pq aumentamos a altura dos pneus, de 60 p/ 70).

    4. Consumo
    Não medimos nada ainda, porém pressupõe-se que não haverá alterações significativas, pois o cabeçote, bicos e bomba é do 1.6...

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Este é o famos mixto quente?
    Conta como ficou o desempenho, consumo, velocidade, etc...

  • #4
    Esse seu motor está aspirado?

  • #5
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    Acrescentando informações

    Sobre a forma de admissão, ele está aspirado. Dizem q este motor não aguenta turbina.

    Sobre esta adaptação, eu vi um da seguinte forma:
    Bloco do 2.0 a álcool
    Cabeçote/bicos do 1.9 diesel
    Junta do 2.0 álcool

    Este motor estava num santana, mais forte q o meu.

    Daniel

  • #6
    Olá Daniel!!!
    Muito bom esse seu tópico! Mantenha a gente informado, atualizando com as informações que você dispuser... Qual o custo dessa adaptação?
    A propósito me parece que esse seu arranjo aí recebe melhor a sobre pressão de uma turbina ou compressor que o motor 1.6 original, quem tem mais informações a respeito?
    Valewwww
    Elias

  • #7
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Sobre a forma de admissão, ele está aspirado. Dizem q este motor não aguenta turbina.

    Sobre esta adaptação, eu vi um da seguinte forma:
    Bloco do 2.0 a álcool
    Cabeçote/bicos do 1.9 diesel
    Junta do 2.0 álcool

    Este motor estava num santana, mais forte q o meu.
    a transporter t3 européia chegou a usar uma versão turbo do 1.6d com 10hp...

    como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?

  • #8
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Aspectos gerais:
    1. Temperatura
    Normal, porém no Versailles (mesmo Santana) precisamos trocar um ventilador por um outro igual, porém mais curto, pois o original estava pegando na correia. Foi trocado o bulbo que dispara os ventiladores, de 90/103 para 80/90, para disparar o primeiro antes, em 80 graus e o segundo em 90 graus. Retiramos também o radiador do ar condicionado para facilitar a passagem do ar para o radiador de água.

    2. Desempenho
    Levemente melhor que o bloco do AP 1.6 diesel.

    3. Velocidade
    Levemente melhor que o bloco ap 1.6 diesel (acho q é pq aumentamos a altura dos pneus, de 60 p/ 70).

    4. Consumo
    Não medimos nada ainda, porém pressupõe-se que não haverá alterações significativas, pois o cabeçote, bicos e bomba é do 1.6...

    Daniel
    Daniel, como vai?!
    E aih? depois deste tempo todo, como está a DURABILIDADE do motor convertido para o Diesel?? Você já fez a média de Km/l rodando com este combustível? Teve alguma surpresa (boa ou ruim?) durante a utilização do motor convertido como está?

    Grande abraço!

  • #9
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    [QUOTE=dsamaz;636522]Colegas,

    Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
    Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:


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    Junta cabeçote 1.8 álcool
    * Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel

    Como fazer
    1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.

    2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.

    3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.

    Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.


    Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
    Só é vendida na consecionária VW.

    Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.

    PASSA SEU MSN VOÇE TEM UM PASSO A PASSO DESA TRANSFORMACAO

  • #10
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    Alexandre,

    Você tem uma estimativa de quantos CV o motor alterado para Diesel 1.6 tem?

    Eu poderia colocar um cabeçote de 1.9 + bomba seguindo os mesmos passos?

    Abcs,

    Ricardo

    [QUOTE=ALEXANDREQUEIROZ;1604186]
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Colegas,

    Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
    Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:


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    Como fazer
    1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.

    2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.

    3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.

    Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.


    Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
    Só é vendida na consecionária VW.

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  • #11
    Usuário Avatar de RicardoM
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    Tem como vocÊ colocar uma foto frontal do motor, e da lateral da bomba, pois tenho que ver os espaços por conta do alternador, compressor do ar e bomba hidráulica que todas ficam do lado do motorista.

    [QUOTE=ALEXANDREQUEIROZ;1604186]
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Colegas,

    Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
    Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:


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    * Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel

    Como fazer
    1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.

    2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.

    3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.

    Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.


    Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
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  • #12
    Usuário Avatar de juleymar73
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    23/07/2011
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    Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
    que riscos eu corro numa blitz da policia por exemplo ?

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