Colegas,
Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Pistões e bielas 1.8 álcool
Cabeçote 1.6 diesel
Bomba injetora 1.6 diesel
Junta cabeçote 1.8 álcool
* Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel
Como fazer
1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.
2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.
3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.
Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.
Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
Só é vendida na consecionária VW.
Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.
Obs 3: não percebi diferença de tamanho, espessura ou qualidade entre os materiais do diesel e do álcool que possam interferir na resistência, tais como as bielas e pistões são iguais. O eixo manivela é identico. Logo, a resistência à compressão deve ser igual, porém evitar abusos (p. ex. acelerações bruscas) é recomendado para as duas versões de bloco, seja diesel ou álcool. A única diferença é que o pistão álcool é 3 milimetros mais largo.