x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2

Feixe de molas (de novo ninguem aguenta mais)

Levei algumas horas pesquisando, e não encontrei nenhuma resposta q pudesse esclarecer as minhas dúvidas.
    Sei q ninguem mais aguenta perguntas sobre este assunto mas, lá vai.

Aproveitando uma aula do Billj, sobre cálculo de torque, andei fazendo umas contas :
    A :Motor gm 4cc = 17,5 torque
    B: Caixa 4m original = 4,229 (ré)
    C: T case = 2,46 low
    D: Dif 9:44 = 4,88
    E: pneu 31 = 0,7874mts

Torque nas rodas: (A*B*C*D)/E = 952,23 Kgf

Então terei usando a marcha mais forte, a RÉ 952,23 kgf

Agora é q o bicho pega.Quanto desta força é exercida sobre o feixe de molas (efeito torção)( Axle Wrap) ?
    Quanto o feixe aguenta antes de se tornar um “S” ?
    O meu objetivo é chegar a quantidade de laminas necessárias, para suportar esta força.
    Não sei qto resiste cada lamina separadamente, nem tampouco as variações que podem ter devido aos comprimentos delas serem diferentes.
    Ou seja, não sei NADA.
    Será possível chegar a alguma conclusão ?
    Alguém pode me ajudar ? Se possível com uma resposta pra LEIGO ? 8)
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Sérgio,

A não ser que tenha a disposição as características físicas e quinemáticas dos feixes, não dá para calcular. E mesmo assim, tem tantas outras vairáveis que qualquer cálculo seria uma aproximação.

Isso aí é um caso para pôr em prática o bom e velho.......

tentativa e erro........

Em geral, quanto mais você reduze um jipe que tem feixe de mola, o mais que seja necessário o uso de uma barra de torção. Se fosse meu, eu optaria para isso. Ou seja, deixe o feixe numa configuração para proporcionar molejo e usar uma barra para controlar axle wrap.....

Abraços,

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Valeu Billj

Eu to realmente pretendendo colocar barras localizadoras.Só q como tenho feixe de molas, e ele passa muito perto do diferencial, não consegui bolar ainda uma maneira de fazer.
    É vou na tentativa e erro por enquanto.Bolei um simulator tabajara, q seria +- o seguinte.Prendo o Jeep numa S10 cab dupla, com um cabo, e arrasto.Começo com terceira marcha, depois segunda até a primeira.Se necessário freio a s10.Enquanto isso vou tomando conta dos feixes pra ver o q acontece.Bem devagar e com muito cuidado.
    Será q funciona ?

Mais uma pergunta.Sei q os feixes seguram todos os movimentos do eixo, e que as barras localizadoras seguram somente a torção.Com a redução de laminas, terei problemas com os movimentos laterais ? Será necessário colocar tb uma panhard ?

Obrigado pela atenção, e por favor me ajuda nessa .

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Eu to realmente pretendendo colocar barras localizadoras.Só q como tenho feixe de molas, e ele passa muito perto do diferencial, não consegui bolar ainda uma maneira de fazer.
    Não entendi o que vc quiz dizer Sérgio, pois a barra anti-torção é justamente feita para ser utilizada com feixes de molas. E quando vc diz que "passa muito perto do diferencial", fico mais confuso ainda.

Com a redução de laminas, terei problemas com os movimentos laterais ? Será necessário colocar tb uma panhard ?
    Eu acho que uma panhard é bem vinda com ou sem redução de lâminas. Sobre a questão de se a redução de lâminas deixa o feixe mais fraco lateralmente, eu deixo para o Bill. :P

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Ora molas !!!

Caro Irmão Rocha

Como de certa forma me sinto responsável por essa sandice (é assim que se escreve ?) de cortar molas, tb me sinto um pouco responsável pela sua inquietação, Então vá lá, em primeiro lugar é conveniente que as molas estejam senão novas, pelo menos em boas condições (Até agora só mexi nas traseiras pois as dianteiras já não estão gde coisa). O procedimento que EU adotei foi o de cortar pedaços de no máximo 3 cm de cada uma delas e rodar durante uma tempo em condições e pisos variados para avaliar, depois cortei mais pedacinho, e assim foi indo até agora em que me encontro em mais um período de testes. IMPORTANTE, não mexi nas três primeiras (mestra, óbvio e as duas outras). Quanto as barras (que tb pretendo instalar) um colega de forum ainda hoje sugeriu a da pampa na frente e da ranger atrás.

[]´s

Munhoz

Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: Ora molas !!!

Citação Postado originalmente por Munhoz
    Quanto as barras (que tb pretendo instalar) um colega de forum ainda hoje sugeriu a da pampa na frente e da ranger atrás.
    Munhoz, não é de barras estabilizadoras que o Sérgio está falando. Ele está se referindo ás barras localizadoras do eixo, que são as barras anti-torção e panhard.

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8
    Fala gente,

Citação Postado originalmente por Keko demorou pra escrever
    Só pra esclarecer, não sei se estou certo, mas acho que estão confundindo as barras localizadoras que o Sérgio fala com barras estabilizadoras, as barras a que imagino que ele se refere são aquelas que evitam o deslocamento do feixe devido ao axle wrap, evitando possíveis desligamentos do cardan.. estou certo, Sérgio?
    Ah Mauro, isso não vale, eu tinha acabado de postar!

PS: Acho que o Sérgio não vai cortar as molas, e sim tirar algumas do feixe.

[ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Quando eu contar três

De um lado mauro2br, de outro KEKO - CJ5. Os competidores devem colocar-se um de costas p/ o outro, aguardar a contagem até três qndo então deverão caminhar em direções opostas por dez passos, virar e atirar (cuidado com os assistentes).
    A contagem até o momento é mauro2br 1, KEKO - CJ5 0

Abraços a todos com um cordial BOA NOITE !

Munhoz

Ps.: Não percam amanhã, mais um eletrizante capítulo de : " O TECLADO MAIS RÁPIDO DO FORUM "

Valeu Billj

É vou na tentativa e erro por enquanto.Bolei um simulator tabajara, q seria +- o seguinte.Prendo o Jeep numa S10 cab dupla, com um cabo, e arrasto.Começo com terceira marcha, depois segunda até a primeira.Se necessário freio a s10.Enquanto isso vou tomando conta dos feixes pra ver o q acontece.Bem devagar e com muito cuidado.
    Será q funciona ?

Mais uma pergunta.Sei q os feixes seguram todos os movimentos do eixo, e que as barras localizadoras seguram somente a torção.Com a redução de laminas, terei problemas com os movimentos laterais ? Será necessário colocar tb uma panhard ?

Obrigado pela atenção, e por favor me ajuda nessa .

Seria melhor usar um guincho, vai ter mais controle......

Quanto as barras para localizar o eixo, vai precisar apenas uma barra. Os feixes farão o resto..........

Abraços,

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    All

Eu imaginava colocar duas barras localizadoras por eixo.Sempre vi em todos os jipes q usam molas helicoidais duas barras por eixo.A minha ideia era de colocar uma barra o mais proximo possível de cada ponta do eixo, ao lado do feixe, por dentro.No eixo dianteiro por exemplo, o dif. fica colado ao feixe do lado direito.Então não dá pra colocar a barra neste local.Por isso a minha dificuldade.E no eixo trazeiro a mesma situação só q do lado inverso.
    Não pretendo cortar molas, e sim retirar.Já retirei duas de cada feixe, e coloquei um calço entre as segunda e terceira mola.Pra fazer um efeito de dois estagios.
    O Billj está me informando q basta uma barra por eixo.Aí fica muito mais fácil de fazer.A minha dúvida agora é se essa unica barra tem q ser fixada no meio do eixo, ou se pode ser, no caso do dianteiro, do lado esquerdo, na direção da parte interna do chassis.
    Ficou meio confuso, mas escrevendo é mais difícil de explicar.

Infelizmente Billj, não tenho guincho, então vou de s10 mesmo.

All

Eu imaginava colocar duas barras localizadoras por eixo.Sempre vi em todos os jipes q usam molas helicoidais duas barras por eixo.A minha ideia era de colocar uma barra o mais proximo possível de cada ponta do eixo, ao lado do feixe, por dentro.No eixo dianteiro por exemplo, o dif. fica colado ao feixe do lado direito.Então não dá pra colocar a barra neste local.Por isso a minha dificuldade.E no eixo trazeiro a mesma situação só q do lado inverso.
    Não pretendo cortar molas, e sim retirar.Já retirei duas de cada feixe, e coloquei um calço entre as segunda e terceira mola.Pra fazer um efeito de dois estagios.
    O Billj está me informando q basta uma barra por eixo.Aí fica muito mais fácil de fazer.A minha dúvida agora é se essa unica barra tem q ser fixada no meio do eixo, ou se pode ser, no caso do dianteiro, do lado esquerdo, na direção da parte interna do chassis.
    Ficou meio confuso, mas escrevendo é mais difícil de explicar.

Infelizmente Billj, não tenho guincho, então vou de s10 mesmo.

Sérgio,

Parece que você ainda não entende o motivo destas barras.........

Numa suspensão com molas helicoidais, são sempre PELO MENOS três barras, duas longitudinais e uma transversal. A suspensão do Engesa é um exemplo dessa configuração. E as barras longitudinais têm dois pontos de fixação no eixo, assim resistindo as forças de torção.

No caso de uma suspensão de feixe, os prórios feixes localizam o eixo de frente para tras e do lado. O que não fazem muito bem é resistir torção. Então por isso entra uma única barra.........

Para funcionar corretamente, esta barra tem que ter algumas características importantes:

- tem que ser fixado no eixo em dois pontos, ambos radiais do centro do eixo
    - o ponto de fixação no chassis tem que ter liberdade relativa ao eixo de girar transversalmente
    - - o ponto de fixação no chassis tem que ter liberdade relativa ao eixo de mexer longitudalmente

Esta barra pode ser fixado em qualquer ponto ao longo do eixo, mas o melhor é mais para o centro possível, assim proporcionando uma certa simetria no movimento do eixo........

Abraços,

Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: Quando eu contar três

Citação Postado originalmente por Munhoz
    A contagem até o momento é mauro2br 1, KEKO - CJ5 0
    Ahhhh garoto !!!

Citação Postado originalmente por billj
    - tem que ser fixado no eixo em dois pontos, ambos radiais do centro do eixo
    Bill, se eu entendi bem, isso que vc escreveu seria como dizer que a linha que une esses dois pontos deve atravessar diametralmente o eixo ??? Se sua resposta for sim, então a barra anti-torção abaixo não está correta, pois a linha que une os dois pontos não estravessa o centro do eixo...é isso?

Clique na foto para ampliar

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem