x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22

Tópico: Prolong

  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/05/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    44
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0

    Prolong




    Olá Lameiros e Afins,

    Tenho um jeep com cambio de 4 marchas ( original ), só que
    dizem que este cambio tem uma falha no projeto dele e tambem
    falam que esta falha se resolve com uma adaptaçao chamada
    "prolong" vendida no portugues 4x4, gostaria de saber se alguem
    ja colocou este equipamento num jeep, e se sim como é feita a
    instalação.

    Valeu e [].

  • #2
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0

    Prolong

    Grande Renato,

    O PROLONG é fabricado em BH, pelo Renato Savino da Novo Progresso 4x4. Ele também é o fabricante da flange que faz a adaptação da caixa Clarck 260F (C20 4m) na reduzida do Willys. O tel. dele eu não tenho agora, mas o mail é renatosavino@uol.com.br
    O que eles chamam de falha de projeto é o seguinte: Vou tentar ser o mais simples possível. O eixo principal da caixa tem 2 apoios. Depois do segundo apoio vem a engrenagem que faz a transferência para a reduzida. Como a força do conjunto é muito grande, este acoplamento de engrenagens, após o segundo apoio do eixo, acaba sendo muito forçado, fletindo o eixo, como se vc envergasse o eixo. Claro que o eixo não dobra, mas com o passar do tempo ele força os dois rolamentos, a sede na caixa acaba ficando com folga até ir tudo pro saco. O PROLONG é um kit que faz o terceiro ponto de apoio no eixo da caixa, logo após a engrenagem da reduzida, evitando que o eixo tenha esta flexão. A adaptação é simples, não precisa desmontar a caixa. Vc retira a tampa da reduzida, monta um prolongamento do eixo da caixa, que apoiará em um rolamento montado sobre a nova tampa da reduzida. Falando fica meio difícil, mas o sistema é bem simples.

    []´s

    MARCEL

  • #3
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    48
    Posts
    3,735
    Agradecimentos: 6
    Prolong?

    Nunca usei, mas que parece coisa de sexshop parece.

    []'s sem auxilio pra alongamentos

  • #4
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    36
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    E ae Ranato???
    Bem vindo..

    Esse assunto ja foi discutido no tópico de F-75... 8)
    Lah fala bastante sobre o prolong(realmente parece coisa de sex shop)

    flw

  • #5
    Até a piada do sex shop ja foi feita
    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    prolong

    isso está parecendo uma grande besteira.

    mas será que alguém tem o esquema desta adaptação????

    passando para uma linguagem mais de oficina/bancada:

    o eixo chamado "entalhado" do cambio (3 ou 4 marchas) é bí-apoiado.

    um apoio, nos roletes dentro do eixo piloto e outro apoio, no rolamento (de esfera) na junção da caixa com a transferência.

    a engrenagem de conecção câmbio / transferência / over-drive ou tomada de força fica em balanço.

    O único jeito de estabilizar melhor este eixo é fazê-lo integral até a saida da tampa da tranferência, e com um mancal de rolamento adicional. Ou aumentando o comprimento dos roletes (só que isso não dá).

    Por enquanto não estou vendo como esse kit faz isso, pelo menos de uma forma confiável.

    A 1º vista é mais um kit para tirar $$$ dos menos informados.

  • #7
    o que eu tenho não é para cambio , meu cambio é clarck , tenho algo parecido para a reduzida ,não é tanto um reforço , é mais uma adaptação que substitui os roletes por rolamentos conicos na parede da t-case .

  • #8
    Usuário Avatar de MARIO SERGIO
    Entrada
    28/06/2003
    Local
    BARRA MANSA/RJ
    Posts
    135
    Agradecimento: 1

    Re: Prolong

    Renato:

    Instalei este kit na caixa de marcha do meu jeep ( 63) que têm caixa de três marchas.
    Como tinha desmontado toda a caixa, troquei os sincronizadores da segunda e terceira marcha e o eixo piloto.
    Vi a montagem e o que se percebe claramente é o que este kit fornece o terceiro apoio para o eixo piloto.
    Não sou mecânico mas em tese, qualquer eixo que gire sobre três rolamentos e portanto com mais apoio tende a apresentar um menor desgaste.
    Mas dá para instalar sem tirar a caixa, o que é uma grande vantagem e a caixa na prática ficou igualzinho como era antes, ou seja : beleza.

    A diferença como toda caixa nova ´que está justinha ( sic ) mas isto deve-se ao fato de ter feito a manutenção em toda a caixa.
    Parece que a caixa de marcha da Toyota bandeirantes já têm de fábrica este terceiro rolamento. E são caixas bastante confiáveis para o torque que trabalham.

    [ ]s

    Sérgio




    Citação Postado originalmente por Renato M. Penha
    Olá Lameiros e Afins,

    Tenho um jeep com cambio de 4 marchas ( original ), só que
    dizem que este cambio tem uma falha no projeto dele e tambem
    falam que esta falha se resolve com uma adaptaçao chamada
    "prolong" vendida no portugues 4x4, gostaria de saber se alguem
    ja colocou este equipamento num jeep, e se sim como é feita a
    instalação.

    Valeu e [].

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/05/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    44
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Mario,

    Valeu pelo esclarecimento, acho que pela opiniao de todos vou
    desmontar a caixa e ver o que precisa ser feito.

    []'s

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/05/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    44
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Obrigado,

    Fugger, Pedro, Beto, Leopoldo e Mario pelas suas sinceras
    opiniões, acho que vou mesmo é mexer na caixa inteira mesmo
    para deixa-la tinindo.

    Valeu a todos e []'s

  • #11
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0

    Prolong

    Leopoldo,

    Falando em linguagem de oficina:
    Como vc disse, o eixo chamado "entalhado" do cambio (3 ou 4 marchas) é bí-apoiado.

    Um apoio, nos roletes dentro do eixo piloto e outro apoio, no rolamento (de esfera) na junção da caixa com a transferência.

    A engrenagem de conecção câmbio / transferência / over-drive ou tomada de força fica em balanço.

    É justamente aí que é montado o PROLONG. Tem uma porca na ponta do entalhado para fixar a engrenagem. Esta porca é substituída por um prolongamento parafusado ao final do eixo. A tampa de lata, é substituída por um mancal com rolamento, parafusado no mesmo local da tampa de lata. O prolongamento parafusado no eixo faz o 3º apoio neste rolamento, acabando com o balanço do eixo.

    Se vc mandar um mail para o Renato, ele lhe manda a descrição completa inclusive com fotos.

    Eu conheço o trabalho do Renato e lhe garanto que é uma ótima opção para aumentar a vida útil do câmbio. Agora se ele já está com desgaste nem PROLONG nem nosso amigo lá de cima pode ajudar.

    []´s

    MARCEL

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Pessoal,

    Já teve uma discussão sobre isso aqui. Pra quem tá pesquisando sobre o assunto, são mais algumas informações.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=775

    [s] pesquisados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade