Postado originalmente por
robertofs
Camarada, a coisa fica bonita, fica legal e tal... mas não é só isso. O custo dessa brincadeira aí é considerável. Da parte mecânica do Niva, a única coisa que sobrou foi a caixa de transferência e a estrutura da suspensão dianteira. O resto, foi completamente substituído ou refeito. Então, é mais excentricidade que solução propriamente dita.
Mas sobre a sua pergunta, o GM151 empurra muito bem o Niva. Não é um motor que tenha muita potência, mas tem muito torque, e pra aproveitar melhor esse torque é necessário alongar bastante a transmissão, razão pela qual os diferencias foram trocados. Mas esse Niva anda a 120 km/h sem muito esforço.
Mas se o objetivo é ter mais desempenho, mesmo com o modesto motor do Niva você pode conseguir um desempenho melhor. Aqui mesmo no forum há várias receitas. A minha preferida é a adoção de um turbocompressor, que já usei no meu primeiro Niva e que me deixou bastante satisfeito, mas é uma solução não muito barata e que não se aplica à motores cansados, e que também implica em possíveis problemas com a documentação do carro.
Enfim, acho que o mais importante é ter certeza do que se quer. Depois de ter um Niva turbinado, depois outro com outra motorização, hoje tenho um completamente original. Simplesmente porque o uso eventualmente para algum passeio, e só. Não é o meu carro do dia-a-dia, não uso para viagens, e sendo assim, pouca coisa já resolve a minha necessidade. Mas se você quer um carro pra estrada, que tenha bom desempenho, que não consuma muito combustível e que tenha abrangência de oficinas para eventuais manutenções, talvez o Niva não seja a melhor opção para você.
[]'s
França.