x
Convex Datacenter
Página 29 de 57 PrimeiroPrimeiro ... 192021222324252627282930313233343536373839 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 337 a 348 de 677
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por ri4x4motorcasa Ver Post
    Leopoldo,
    agradeço mto pela resp.

Minha experiência com a FORD é a seguinte: Eles "abandonam" os consumidores de modelo fora-de-série (entenda, pouco lucrativos). Fui ridicularizado qdo tentei conseguir o "manual do usuário" na época da aquisição do meu veículo. Gostaria até de saber se outras pessoas tiveram esse mesmo tratamento da Ford e outras fabricantes.

Recebi uma resposta promissora da Ensimec. Eles disseram que estão estudando a possibilidade de lançar um kit no mercado. Será mto bem vindo. Aguardemos!

[ ]'s
    Ricardo Marques.

O que esperar de uma empresa que, ao assumir a Troller, se recusou a dar garantia de um alternador de jipe T4 por estar cheio de......BARRO????????????????

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7
    Leopoldo, muito tempo atrás perguntei a você neste tópico sobre o eixo dos Engesa/Camper
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...?t=1915&page=7

Segundo você, é um modelo chamado Unit Bearing: utiliza rolamento cônico e a capa fica com o cônico voltado para fora do eixo (ao contrário dos chavetado Willys).

Bem, não sei se no meu eixo está faltando alguma coisa, mas não tem como ajustar a pré-carga dos rolamentos: não há calços de ajuste entre o semi-eixo e a carcaça do eixo, nem o bloquinho interno de apoio na caixa-satélite. O que tenho notado é que ao colocar o semi-eixo já com a capa sendo encaixada junto na montagem, fica tudo certo e sem folga. Mas com o uso, a capa acaba entrando um pouco mais na sede do eixo e aí aparece uma pequena folga axial na roda. Já tirei o semi-eixo para checar se era rolamento/anel que estava se afastando da sede no semi-eixo mas não, estão encostados. E trabalhando desse jeito, noto que há um desgaste somente em metade da capa, pois o rolamento não se apoia de forma completa nela.

Gostaria então da sua opinião a respeito. Segundo "mexânicos" que conversei, Ranger e outras camionetes tem essa pequena folga também e não era para eu me preocupar ... Já até pensei em montar as capas com trava química, mas fico com receio da dificuldade de retirar depois.Em tempo: as capas estão entrando com interferência na sede, pouca mas existe. Outra coisa que me intriga é a ausência de algum modo de ajustar a pré-carga dos cônicos. Ou pelo menos eu não vi uma forma de fazer isso ...

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Pandur, bom dia.

Tipos:

1- Rolamento de esferas com blindagem em ambas as laterais, tipo FAG 531577. O usado no eixo semi-flutuante. Foto 1.

2- Rolamento de rolos cônicos, também usado no eixo semi-flutuante. Foto 2. Não sei se é o mesmo do cubo chavetado, pq não tenho o catálogo de PN deste modelo.

3- Rolamento UNIT bearing usado no eixo semi-flutuante do Engesa, Troller, etc. Foto 3. NÃO é o mesmo do cubo chavetado.

SE o seu veículo é um JEEP FORD/WILLYS, usa ou o da foto 1 ou 2. NUNCA o 3.

Oque pode estar acontecendo é alguém ter removido o modelo 1 e por engano ter colocado o modelo 2. O modelo 2 necessita do eixo transversal do eixo das satélites.

De qualquer forma, no modelo 1 e no UNIT vc percebe uma pequeníssima folga axial. NUNCA pode haver folga transversal em qualquer modelo 1, 2 ou 3: levante o eixo no macaco, pegue o pneu com a mão por baixo e chacoalhe para cima. A folga ter de ser sempre ZERO.

OBS 1> No rolamento do cubo chavetado, eu sei que descreví o processo de pré-carga algumas páginas atrás.

OBS 2> Se no seu jeep há rolamentos Cônicos, vc pode ajustar a pré-carga usando a mesma tecnica, mas somente se vc tem os calços de ajuste, o eixo transversal está lá e há bico de engraxadeira ... veja abaixo nas obs.

OBS 3> Lembre que os calços de ajuste estarão sempre ENTRE o espelho e a flange do eixo. Na seguinte montagem de fora para dentro: coifa + retentor externo - espelho da roda - arruela grossa de pre-carga do rolamento - calços de ajuste - flange do eixo.

OBS 4> sempre que for determinar se é rolamento de esfera ou cônico (modelo 2 ou do cubo chavetado), verifique o seguinte:

HÁ um bico de engraxadeira no tubo do eixo, perto da flange ???

lá usa rolamento cônico. O de esfera não tem o bico.

OBS 5> NÂO SE ENGANE: O UNIT dos Troller e Engesa TAMBÉM NÃO TEM o bico pois é do conceito de graxa permanente como o de esferas blindadas do FORD.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-esferas.jpg  
    CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR Imagens Anexas CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-conico.jpg CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-unit2.jpg 
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7
    Leopoldo, eu estava me referindo ao eixo da minha Camper, pelo que entendi o Unit Bearing. Meu CJ tem o chavetado cônico com bico graxeiro, esse sei dos procedimentos de ajuste e dos calços. Quando ergo a viatura com o macaco e pego uma mão embaixo do pneu e outra encima, não tem folga. Tem apenas uma pequena folga, mas muito pequena, se eu puxar o pneu em minha direção (folga axial certo ?). A folga pequena é decorrente do ajuste dos calços.

Na Camper que é a minha dúvida: nesse eixo apesar de ser rolamento cônico, não tem calços de ajuste (ou estão faltando no meu). A lubrificação do rolamento não é por graxa e sim através do óleo do diferencial, que ao movimentar é purgado um pouco para o rolamento. Nesse eixo o que me intriga é a falta de ajuste da pré-carga e a folga que aparece depois de um tempo de uso, folga essa tanto quando puxo o pneu em minha direção e quando pego encima e embaixo do pneu. Essa folga é produzida pelo fato da capa do rolamento se assentar com o uso em definitivo no fundo da sede da carcaça do eixo. Quando coloco o semi-eixo com a capa, não há folga, pois ela ficou bem rente ao rolamento, mas com o uso ela se assenta no fundo da sede e produz a folga. Volto a insistir que não é folga no anel trava, pois já tirei e verifiquei que está encostado.

Não sei se me fiz entender, se fôr o caso desmonto o eixo e tiro umas fotos, pois é bem simples de realizar a tarefa.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Bom, se no seu CJ que tem chavetado tem uma folga axial - puxando e empurrando, mesmo que mínima, a folga está em demasia e necessita regular a pré-carga. A folga tem de ser zero.

No unit bearing, o certo seria graxa permanente na caixa de graxa. A caixa de graxa é uma região fomada pelo retentor externo do UNIT e o interno da tubeira. Existe a previsão de lubrificaçõ por óleo.

Observe o manual de montagem do UNIT BEARING que vem junto na caixa.

Traduzindo:

NOTA - A unidade-rolamento é pré lubrificada para aplicação automotiva uque utilize graxa ou óleo do diferencial.

NOTA - Lubrificação com graxa: adicionalmente à graxa contida no rolamento, adicione graxa no labios do selo interno e preencha com graxa a caixa de graxa.

NOTA - Lubrificação com óleo: não remova a graxa do rolamento pois esta é compatível com o óleo de diferencial. observe a adequada quantidade de óleo no diferencial.

Agora,

1° questão: Existe ou não retentor interno ? se há, então vc tem caixa de graxa. Se não, então a lubrificação é por óleo ... e eu (pessoalmente) não gosto muito deste sistema. Vc pode confirmar também pelo seguinte: Se realmente não é aplicado retentor interno, se alguém simplesmente removeu ou esqueceu de instalar, ou não tem mesmo o assento do retentor.

2º questão: assumindo que está tudo Ok até aqui, uma coisa é certa: NÃO pode haver folga percepctiva. Então, podemos deduzir as seguites hipóteses:

a- ponta da tubeira com dano interno (alargada ou trincada) que permite a capa correr um pouco mais para dentro, causando a folga.

b- montagem de algum componente fora de ordem ou com um componente adicional, causando folga.

Normalmente, a sequencia do UNIT é a seguinte:

capa do rolamento instalada dentro da tubeira, espelho da roda, semi-eixo montado com a placa.

Como não estou aí, seria legal vc colocar uma fotos aqui e inclusive inspecionar cuidadosamente o assento da capa do rolamento, fotografando a parte interna.

Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 2

Thumbs up Vale A Pena Ler Esse Topico

Muito bom o tópico ... que outros tbem aproveitem...

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Pandur, me desculpe.

Independente de vc ter ou não resolvido seu problema.

Deixei vc no vazio .... pois vc perguntou como monta eu fui procurar algo sobre pré-carga de UNITS e acabei esquecendo de ver.

Hoje procurei nos manuais que eu tenho e ... nada.

Mas, olhando bem para o sistema de montagem, sabemos que a ponta do semi-eixo fica em balanço na planetária, apenas transmitindo torque. Assim toda apré-carga deste sistema está contido na placa de pressão-retentor do rolamento.

Observe no desenho da página anterior o item 4 denominado de Rib Ring.

Ao apertar os parafusos da placa de pressão,e este contra o retentor, o anel externo do retentor pressiona o rib-ring e este fornece a pré-carga. Não é regulável.

É uma montagem de precisão. O manual não manda mas, ao apertar os parafusos da placa ... que devem ser 4 ... eu giraria a flange da roda vagarozamente para evitar qualquer possibilidade de brinelamento.

Agora, se o seu sistema teima em ter folga, aparentemente a capa externa do seu rolamento está passando da posição correta, ou o PN rolamento está errado ou tem algum espaçador entre a flange de montagem e o espelho da roda, ou entre o espelho da roda e a placa de pressão.

Fica a dúvida.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Se eu entendi direito qual a folga, em eixo chavetado ela é resolvida retirando as arruelas.
    []'
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-dsc00599.jpg  
    4X4 Brasil
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Segio, bom dia.

a folga não (rolamento de rolos conicos trabalham SEM folga) .... o grau de interferência é ajustado pela adição ou remoção das laminas de calço entre a flange da tubeira e a arruela grossa.

O procedimento de ajuste está numa páginas para trás.

Se ficar muito preso, o rolament frita a pista ... fica azulado e trava ou desmancha.

Se ficar solto, os roletes cavocam a pista e o rolamento desmancha.

O certo é a pré-carga correta e avaliada com a balança (aquela de de feira) puxando pelo prisioneiro da roda e medindo a carga na balança.

Ao apertar os parafusos da flange, o eixo deve ser rodado ao mesmo tempo.

é sempre a mesma técnica: APERTA O PARAFUSO GIRANDO O EIXO, PARA, VERIFICA, COLOCA OU TIRA CALÇO, FAZ DE NOVO.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Agradecimentos: 24

Kit Eixo Flutuante Macrotorque

Pessoal,
    Não quis abrir outro tópico, já que nesse o assunto é vastamente discutido inclusive com opiniões sobre as marcas.

Olhando a página da MACROTORQUE verifiquei que eles lançaram um kit eixo flutuante similar ao da ENSIMEC, olha a concorrência se mexendo.
    http://www.macrotorque.com.br/index....&categoria=103

Alguém está usando ou examinou o kit ao vivo?

[]

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro Rodrigo!

Uso o bloqueio, pretendo um flutuante.

Verifiquei o produto em questão na FENAJEEP este ano, segue o linck:

Eixo flutuante - Macrotorque

Abraços.

Kim.

Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Agradecimentos: 24
    Valeu Kim,

Juro que procurei e não encontrei o tópico.
    Preciso rever meus parametros de busca!

[]

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem