x
Convex Datacenter

Tópico: GM Tracker.

Usuário Avatar de BETUCAGARCIA
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 0

Sempre de olho!!!

Citação Postado originalmente por BETUCAGARCIA Ver Post
    Boa tarde a todos,

Como disse na pagina 283 estaria viajando de férias no Mês de Março com destino a São Paulo e Minas. Saímos dia 01/03/10, pela manhã as 07:00hs e por volta 10:30hs após andar 300km de Salvador notei um barulho estranho como se fosse um assovio, parei o carro e abrí o capô notei que a correia do Alternador havia se espatifado, porém as cordas que formam a correia ainda estavam fazendo o Virabrequim, Alternador, Direção Hidráulica funcionarem. Estava no meio do nada e nem o celular pegava, entrei no carro e seguí em frente, rodei quase 4km com velocidade de 110 neste trajeto notei o led da Bateria acender no Painel e o marcador de temperatura não havia ultrapassado a metade do marcador. Estava preocupado pois neste momento a correia havia partido totalmente e teria que ficar de olho na temperatura até chegar a uma cidade mais próxima. Cheguei em um Município chamado: Teolândia, fica a 20km de Gandú e 170km de Itabuna, Sul da Bahia. Parei em um Posto de Combustíveis e procurei por um Mecânico. Sempre quando troco as correias: Alternador, Dentada e Ar condicionado, guardo as usadas, porém a única que não encontrei em meu carro foi a do Alternador. Neste momento procurei esta correia nesta cidade e não encontrei, precisei perder a vergonha para pedir um carro emprestado ao dono da única casa de peças para ir até a cidade mais próxima assim mesmo quem foi dirigindo foi o Mecânico que não tinha nem Carteira de Motorista. Chegando em Gandú, não achei a Correia ref. 6PK 1580. Por sorte encontrei um proprietário de Auto Peças que começou a ligar para tudo quanto é lugar foi quem conseguiu em Itabuna e ainda paguei um Moto Táxi. Entrei em contato com o meu Mecânico em Salvador para informar e ele estranhou pois me disse que está correia não parte assim e pediu para falar com o Mecâncio que estava consertando a viatura para explicar para ele que os eixos dos tensores e polias principalmente a do Virabrequim deveriam ficar sem nenhum pedaço da correia pois ao colocar a nova Correia poderia travar os tensores ou Virabrequim. A Correia chegou na cidade onde eu estava as 20:00hs e o carro ficou pronto para seguir viagem as 22:00hs. Deixei o carro na garagem do Mecânico e fui para a única Pousada, bem simples mais era a única que tinha. Dia seguinte continuamos a viagem rodei tranquilamente carro com bom rendimento. No encontro que tivemos em Santo Antonio do Pinhal tiveram presentes 20 viaturas de várias marcas, ao todo + ou - 60 familias entre: Paulistas, Mineiros, Cariocas e Baianos. Ecncontrei com o Licharles neste encontro e como ele é um cara muito prestativo já tinha uma alternativa para o Sensor do pedal do acelerador não acender e acusar erro no painel e nem acelerar e desacelerar. Ele substituiu o sensor por adpatador comum, depois coloco fotos do sensor, adaptador e foto de como ficou funcionando, já rodei uns 3.500km na volta da viagem.
    A economia baixou um pouco, mais acho que a noite quando chegar em casa detalho melhor as fotos e a economia da viatura.

Segue fotos da correia em pedaços.
    Brandt,

Desculpe não ter detalhado ainda sobre a substituíção do sensor do pedal, estou devendo, este fim-de-semana tiro fotos de como ficou o trabalho e posto aquí no tópico. O corre-corre do dia-a-dia quando se chaga de férias aquí no trabalho a sobrecarga é para quem está mais descansado...Acho que terminei me esqueçendo. Desculpem mais uma vez.

Brandt,

Desculpe não ter detalhado ainda sobre a substituíção do sensor do pedal, estou devendo, este fim-de-semana tiro fotos de como ficou o trabalho e posto aquí no tópico. O corre-corre do dia-a-dia quando se chaga de férias aquí no trabalho a sobrecarga é para quem está mais descansado...Acho que terminei me esqueçendo. Desculpem mais uma vez.
    Beleza eu estou curioso hehe.
    Acredita que aconteceu Sábado passado comigo exatamente a mesma coisa que aconteceu com você nesse post de cima? Tava voltando de viagem e comecei a ouvir um barulho estranho, não parei pra checar, então acendeu-se a luz do alternador e a polia ( não a do alternador ) tinha travado, a correia arrebentou por completo. Mas ainda bem que foi já dentro da cidade. Trocado o rolamento da polia principal e colocado outras 2 novas. Correia nova, e tá tudo certo denovo.
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Pessoal , alguém já pensou em trocar esse motor lixo letronico 2.0 por um menos lixo um pouco , só por não ser eletronico , 1.9 do JPX ??? fiquei sabendo que o MWM 2.5 acaba sendo muito forte para o restante do conjunto , será que o 1.9 não daria menos manutenção ??
    O estranho é que esse motor 2.0 eletronico da peugeot é muito bem conceituado na europa , pq será que não deu certo aqui ??
    Vou levar a vtr no Licharles semana que vem pra ver se ajeita a retomada e arrancada que é muito xoxo ... nem penso em Tracker gasolina , se não der certo , vou vender e partir pra Ranger diesel 4x4 e andar com uma 12 no colo pra ver se os bandidos me deixam rodar em SP ...

Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Pessoal , alguém já pensou em trocar esse motor lixo letronico 2.0 por um menos lixo um pouco , só por não ser eletronico , 1.9 do JPX ??? fiquei sabendo que o MWM 2.5 acaba sendo muito forte para o restante do conjunto , será que o 1.9 não daria menos manutenção ??
    O estranho é que esse motor 2.0 eletronico da peugeot é muito bem conceituado na europa , pq será que não deu certo aqui ??
    Vou levar a vtr no Licharles semana que vem pra ver se ajeita a retomada e arrancada que é muito xoxo ... nem penso em Tracker gasolina , se não der certo , vou vender e partir pra Ranger diesel 4x4 e andar com uma 12 no colo pra ver se os bandidos me deixam rodar em SP ...
    Nao ha como comparar o 1.9 XUD com o 2.0 RHZ... Isso sim é que eu chamaria de lixo e uma antiguidade...O XUD é muito mais problematico que os RHZ, mesmo nao sendo eletronico e sendo muito mais poluente e menos eficiente... E nao adianta correr pra Ranger, Hilux, e qualquer outro motor Diesel Eletronico no Brasil, porque o que nos temos aqui é uma soma de problemas que comecam com o Diesel ridículo impuro e cheio de chumbo que é vendido aqui e pra piorar os mexanicos desqualificados para mexer nesses motores eletronicos common rail, além destes motores modernos contarem com a presença de uma válvula EGR ( Exaust Gas Recirculation ) que faz com que os gases nao queimados corretamente no ciclo retornem ao coletor de admissao, o que de fato, suja muito o coletor, e causa alguns problemas com a luz indicadora da injecao. Anexo uma foto de uma válvula EGR entupida por gases de escape recirculados( na Europa que o Diesel eh muito mais puro!!!) imagina com o Diesl Brasileiro como é que ficam... basta uma questao de tempo para esses outros motores Diesel Eletronicos comecarem a ter a mesma fama do RHZ( que foi um dos pioneiros no Brasil ), assim que sairem da garantia, e nao tiver mais como manter a manutencao em concessionários, se nao comecarem a investir em equipamentos e qualificacao do pessoal, vai ser um problema muito sério.

Além do mais, a manutencao desse motor RHZ é supervalorizada aqui no Brasil, justamente por terem poucos profissionais qualificados para trabalhar, o próprio Lixarles é um deles, notoriamente bom de serviço e qualificado, mas cobra caro demais.Nem todo mundo pode pagar por esse preço, e acaba fazendo serviços que nao ficam bons, fazendo famosas gambiarras, utilizando peças recauchutadas, e a fama do motor é que é ruim depois.... Inevitavelmente isso vai acabar, assim que o mercado tiver mais profissionais qualificados para trabalhar em common rail a propria concorrencia vai tratar de ajustar os preços do mercado.

E aproveitando pra responder, eu nunca pensei em trocar o motor do meu carro. Os problemas que tenho sao absolutamente normais para um carro com 6 anos de uso, mantenho a manutençao em dia, troca de óleo e filtros de combustivel de 5 em 5 mil km e uso de diesel aditivado ou aditivo como recomenda o manual. Meu carro nunca esteve no Lixarles e quem faz a manutençao dele sou eu mesmo, nao sou mecanico automotivo, tenho curso de mecanica aeronáutica, estudei e ainda estudo muito sobre esse motor e sempre com a troca de ideias com os amigos conseguimos solucionar os probleminhas que surgem com um custo relativamente baixo. E tem várias pessoas aqui no tópico que também estao na mesma situacao, após resolvidos os problemas com manutencao porca dos antigos donos, estao sem queixas sobre o motor e carro.

Lembrando que a Peugeot PSA tem notoriedade na producao de motores Diesel, inclusive um deles ( 1.4 HDI ) equipando um modelo de Ford EcoSport feito para exportacao em Camaçari na Bahia.
    4X4 Brasil
    Brandt - PU7.MBB

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Brandt , penso exatamente como vc , existe uma falta de profissionais no mercado em todas as áreas e acabamos na mão dos poucos capazes ... procurei quem mexesse nesse motor aqui em Sto André e fui informado que na grande S. Paulo ia ser dificil achar alguém de confiança , já estive com o Licharles em S. Antonio do Pinhal e sei que vai dar jeito na vtr , depois é comigo , manter a manutenção é bem mais fácil ...
    O motor está sem arrancada nem retomada , tem que subir o giro pra sair qdo para em subida e geralmente queima um pouco de embreagem pra isso , não pode ser normal ... e tb as vzs não entra a turbina , pode ser alguma coisa na parte eletronica que desativa a turbina ...
    Tenho um Perkins Q20B aspirado ( original ) no Engesa que não troco por essas porcarias modernas nem a pau , penso em colocar cambio c/ red. eixos e cardans de F250 4x4 , mas não mexo nesse motor ... não solta fumaça , não desregula , não deixa na mão ... pq tem que ser essas porcarias cheio de troço pra quebrar nesses carros de hj ??? pq não pode ser um motor bem simples ?? que adianta não poluir se não funciona ??
    Qto ao diesel , temos problemas realmente , mas os donos dos postos tem sua carga de culpa tb , é muito mal armazenado , o tanque do Engesa é de Inox , mas qdo faço limpeza sempre tem ferrugem no diesel , adivinha de onde vem ??

Vou fazer o que tiver que fazer nesse motor e manter a manutenção em dia , acho que foi mais por maltrato que ele ficou assim ...

abs ... Edu

Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Brandt , penso exatamente como vc , existe uma falta de profissionais no mercado em todas as áreas e acabamos na mão dos poucos capazes ... procurei quem mexesse nesse motor aqui em Sto André e fui informado que na grande S. Paulo ia ser dificil achar alguém de confiança , já estive com o Licharles em S. Antonio do Pinhal e sei que vai dar jeito na vtr , depois é comigo , manter a manutenção é bem mais fácil ...
    O motor está sem arrancada nem retomada , tem que subir o giro pra sair qdo para em subida e geralmente queima um pouco de embreagem pra isso , não pode ser normal ... e tb as vzs não entra a turbina , pode ser alguma coisa na parte eletronica que desativa a turbina ...
    Tenho um Perkins Q20B aspirado ( original ) no Engesa que não troco por essas porcarias modernas nem a pau , penso em colocar cambio c/ red. eixos e cardans de F250 4x4 , mas não mexo nesse motor ... não solta fumaça , não desregula , não deixa na mão ... pq tem que ser essas porcarias cheio de troço pra quebrar nesses carros de hj ??? pq não pode ser um motor bem simples ?? que adianta não poluir se não funciona ??
    Qto ao diesel , temos problemas realmente , mas os donos dos postos tem sua carga de culpa tb , é muito mal armazenado , o tanque do Engesa é de Inox , mas qdo faço limpeza sempre tem ferrugem no diesel , adivinha de onde vem ??

Falando em Perkins é um senhor motor em termos de durabilidade.

Vou fazer o que tiver que fazer nesse motor e manter a manutenção em dia , acho que foi mais por maltrato que ele ficou assim ...

abs ... Edu
    Só uma consideração, a arrancada na subida eu sempre achei fraca no meu carro, acho que isso é normal e motores a diesel, eu sempre tive carros a gasolina e quando peguei esse diesel achei muito diferente, mas depois se acostuma. Tem uma amiga que tem uma Land Rover Defender praticamente 0 km que tem que ligar a reduzida toda vez que vai subir a rampa da garagem de casa que é muito inclinada pra não gastar embreagem. Eu também não economizo reduzida, sempre que vejo que a subida é muito ingreme e tenho que arrancar no meio utilizo a reduzida, que tá ali pra isso. Fica muito mais fácil, nao força o carro nem gasta a embreagem.
    Brandt - PU7.MBB

Usuário Avatar de Horacio Teles
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    São Paulo/SP

Aniversário

Alô pessoal dos Tracker diesel. Amanhã é aniversário do Licharles, um cara que dedicou atenção especial para os Tracker Peugeot como ninguém. Faz algum tempo que não entro aqui no tópico porque não são mais proprietário do carrão. Só tenho a agradecer toda a atenção dedicada por esse excepcional profissional do assunto quando necessitei. Não pude comparecer à comemoração do aniversário (38 anos) porque estou com um baita resfriado, espirrando para todos os lados e com uma tremenda moleza. Amigão, muitas felicidades, comemoramos os próximos, muitas vezes, quantas forem necessárias, considerando que limite das comemorações será o meu; você não chegou nos quarenta e eu já vou para os sessenta. Longa vida para você, sucesso continuado, e muita saúde para todos, em especial para as baixinhas. Um abraço para a Andrea. Obrigado pela atenção, pelo carinho e pela amizade.
    Começou com Blazer; depois TR, Tracker, Troller T4, Defender 90. De volta ao Troller.

Smile pontos e pronto !

Citação Postado originalmente por brandtoffroad Ver Post
    Zamboni, o que eu sei é que trava pelo arranque. Tem um lugar lá onde vc coloca a chave pra travar, só que não sei exatamente aonde.
    muito obrigada pela atenção , um grande amigo seu daqui da terra do sol, me passou todos os procedimentos em detalhes , seria bom que ele participasse pois eu sei que facilitaria a vida de muitos trackeiros .

Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA

Sempre de olho!!!

Beleza eu estou curioso hehe.
    Acredita que aconteceu Sábado passado comigo exatamente a mesma coisa que aconteceu com você nesse post de cima? Tava voltando de viagem e comecei a ouvir um barulho estranho, não parei pra checar, então acendeu-se a luz do alternador e a polia ( não a do alternador ) tinha travado, a correia arrebentou por completo. Mas ainda bem que foi já dentro da cidade. Trocado o rolamento da polia principal e colocado outras 2 novas. Correia nova, e tá tudo certo denovo.
    Brandt e demais, desculpe a demora na resposta sobre o Sensor do pedal do acelerador. Estou mandando fotos da substituíção que foi feita em S. A. do Pinhal através de Licharles. Acho que já foi citado por alguns aquí no Forum, não lembro em que página.
    O Licharles me pareçe que já anda preparado para alguma emergência(precavido), para ajudar algum desavisado como eu. Quando estavamos neste encontro em que tinham várias Tracker do modelo Peugeot ele já estava efetuando esta alteração na Tracker se não me engando do:Carlos Augusto Barbosa de Valinhos(M.G.) aí chequei junto para verificar o que ele estava fazendo e fazer este serviço na minha Tracker. Serviço rápido e seguro, de lá prá cá já rodei 6.500km e nada de luz amarela no paínel e nem o carro ficou com aceleração biruta(acelera desacelera). Notei que o carro está um pouco menos economico, está fazendo 13,5 + ou - depois que cheguei de viagem a quase 1 mês. Preciso verificar o meu SUV pois está com um fumacê ao acelerar muito com o carro parado. O licharles havia me dito que não deixasse mexer nos bicos pois há dois anos quando ele fez uma geral ele havia trocado e ele insiste em me dizer que só precisa descarbonizar as velas porém os mecânicos daquí da terra insiste em me dizer que é bico(s). Gostaria da opinião de voces.
    Estas fotos foram retiradas aquí no Forum.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GM Tracker.-reparo-sensor-acelerador1.jpg   GM Tracker.-reparo-sensor-acelerador2.jpg   GM Tracker.-reparo-sensor-acelerador3.jpg   GM Tracker.-reparo-sensor-acelerador4.jpg   GM Tracker.-reparo-sensor-acelerador5.jpg  

Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA

Sempre de olho!!!

Estas fotos foram retiradas nesta última viagem ao substituír o Sensor do pedal do acelerador(provável causador de + ou - 50% dos erros) que faz acender a luz de CHECK ENGINE no painel(anomalia).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GM Tracker.-durante-troca.jpg   GM Tracker.-durante-troca-1.jpg   GM Tracker.-apos-troca.jpg   GM Tracker.-apos-troca-1.jpg   GM Tracker.-apos-troca-2.jpg  

Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA

Sempre de olho!!!

Só uma consideração, a arrancada na subida eu sempre achei fraca no meu carro, acho que isso é normal e motores a diesel, eu sempre tive carros a gasolina e quando peguei esse diesel achei muito diferente, mas depois se acostuma. Tem uma amiga que tem uma Land Rover Defender praticamente 0 km que tem que ligar a reduzida toda vez que vai subir a rampa da garagem de casa que é muito inclinada pra não gastar embreagem. Eu também não economizo reduzida, sempre que vejo que a subida é muito ingreme e tenho que arrancar no meio utilizo a reduzida, que tá ali pra isso. Fica muito mais fácil, nao força o carro nem gasta a embreagem.
    Tive este mesmo problema por três vezes nesta viagem.
    1ª vez, Quando estavamos subindo o pico do agudo cerca de 1.800mts não lembro a altura correta(se alguém esteve lá e se lembrar que pode me corrigir) de repente engarrafou em plena ladeira tentei fiz meia-embreagem e quando tentei saír, quem disse que ía, tive que jogar a reduzida, aí sim ele foi tranquilamente.
    2ª vez, cheguei em B.H. e fui para casa de uma amiga(bairro do Savassi), precisei subir um ladeirão em plena 18:00hs dia movimentado carro cheio de lembranças da viagem, estava um pouco pesado, precisei colocar a reduzida de novo, e respondeu na boa....
    3ª vez, em Monte Verde(M.G.) descí a casa de uns amigos em local bem inclinado, na hora de ir embora nem contei conversa, joguei a reduzida e fui embora.

Obs.: Fico no aguardo opiniões do fumacê!
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Agradecimentos: 9
    Tive este mesmo problema por três vezes nesta viagem.
    1ª vez, Quando estavamos subindo o pico do agudo cerca de 1.800mts não lembro a altura correta(se alguém esteve lá e se lembrar que pode me corrigir) de repente engarrafou em plena ladeira tentei fiz meia-embreagem e quando tentei saír, quem disse que ía, tive que jogar a reduzida, aí sim ele foi tranquilamente.
    2ª vez, cheguei em B.H. e fui para casa de uma amiga(bairro do Savassi), precisei subir um ladeirão em plena 18:00hs dia movimentado carro cheio de lembranças da viagem, estava um pouco pesado, precisei colocar a reduzida de novo, e respondeu na boa....
    3ª vez, em Monte Verde(M.G.) descí a casa de uns amigos em local bem inclinado, na hora de ir embora nem contei conversa, joguei a reduzida e fui embora.

Obs.: Fico no aguardo opiniões do fumacê!
    Pois é.....
    Nessa parte... O meu GVTD quase nao sobe ladeira... Tem que dar embalo...Senao... Fica engatinhando até ganhar o giro....
    Esse feriado fomos ao sul de MG..... O carro se comportou exelente.....Só colocando diesel e fui embora!
    Antes de viajar.. Troquei: Oleo do motor...Filtro... Combustível...Ar...
    Coloquei aditivo para motor: B12 e Max Power diesel no tanque...
    Senti boa diferença na estrada.. O carro ficou mais "solto"....Andando 120...130... Mole!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Tracker diesel x Tracker gas (Zero)
      Por Suassuna no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/02/2021, 09:09
    2. Tracker x TR4 !
      Por ricardo sabóia no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 100
      Última resposta: 19/12/2013, 09:06
    3. Tracker
      Por Alexandre-Petrópolis no fórum Suzuki
      Respostas: 7