x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 20 de 20

Tópico: Freio de Mão!

Fenajeep???

aí Rapazi!!!!

Algum Niveiro vem a Fenajeep aqui em SC? Vi que o Girti comentou na 1 pagina deste tópico,
    mais ninguém repondeu!!!

abraços
    4X4 Brasil

Freio de estacionamento no painel

Olá, pessoALL.
    Resolvi exumar este tópico, pois embora este assunto já tenha sido discutido anteriormente em vários tópicos por aí, este trata especificamente do assunto. Assim, facilita a pesquisa futuramente.
    Há muito que pretendo colocar um freio de estacionamento daqueles de painel no NIVA, como os da F1000, D-12(20), Pampa e Opala (alguns modelos). Outros, também, já externaram a idéia, como o nosso camarada André. No meu caso, pretendo liberar o espaço entre os bancos para um frigobar.
    O problema é encontrar um para adaptar. Sejam novos ou de sucatas, não consegui encontrar nenhum. Como o sistema não tem nada de complexo, resolvi partir para a confecção. Para isso, pedi ajuda a quem tem o conhecimento, os meios e prima pelo bom acabamento, como demonstrado em outro produto aprovado por vários camadas.
    Refiro-me ao Cristiano, do acionamento mecânico da embreagem.
    Conversando com ele por e-mail, falei-lhe desta e de outras idéias. Ele resolveu arregaçar as mangas e resolveu dispor de parte do seu tempo para colocar em prática esta e algumas outras idéias.
    Assim sendo, apresento-lhes o freio de estacionamento de painel para o NIVA.
    Vale ressaltar que ainda está em fase de ajustes a acabamento. Além disso, gostaria de abrir espaço para críticas (construtivas), opiniões, sugestões e “pitacos” de modo geral. De qualquer forma, já dá para ver a qualidade da coisa.

Legenda das imagens abaixo:

1 - Ponto onde a haste atravessa a parede corta fogo.
    2 - Vista da haste no painel.
    3 - Haste.
    4 - Vista do puxador da haste.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ponto-onde-ele-atravessa-parede-corta-fogo.jpg   -vista-da-haste-no-painel.jpg   -vista-da-haste.jpg   -vista-do-puxador-da-haste.jpg  

Vamos à “ficha técnica”:
    O sistema é composto, basicamente, de uma haste com uma cremalheira ligada a um cabo de aço. A haste, ao ser puxada, tenciona os cabos originais que vão às rodas traseiras e os mantém assim. Para soltá-los, basta um leve giro na alavanca. Sistema idêntico ao que ainda é usado em alguns veículos.
    O cabo principal, que é ligado à haste, é um cabo de aço de 3 mm2 vendido em qualquer loja de ferragens. Esse cabo corre dentro de um conduíte de velocímetro de caminhão. Do ponto de regulagem do freio, onde este cabo é preso até às rodas, fica o sistema original.

É importante ressaltar que a qualquer momento o sistema pode ser revertido à forma anterior, bastando que para isso a alavanca original seja recolocada.
    A sua instalação é bem simples, podendo ser feita por qualquer pessoa.

Legenda das imagens abaixo:
    1 - Furação para passagem da haste na parede corta fogo.
    2 - Fixação do cabo no suporte do coxim do câmbio.
    3 - Passagem do cabo junto à CT.
    4 - Fixação do cabo usando os pontos de fixação da alavanca original.
    5 - Ponto onde o cabo principal se une ao cabo das rodas (regulagem).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -furacao-para-passagem-da-haste-na-parede-corta-fogo.jpg   -fixacao-do-cabo-no-suporte-do-coxim.jpg   -passagem-do-cabo-junto-ct.jpg   -fixacao-no-assoalho-usando-os-pontos-de-fixacao-da-alavanca-original.jpg   -ponto-onde-o-cabo-principal-se-une-aos-das-rodas-regulagem.jpg  

Achei o sistema bem interessante!
    A minha sugestão: Eu mudaria a haste de acionamento, deixando-a mais fina, e com uma manopla na ponta para que ela ficasse combinando com as manoplas do câmbio/reduzida/bloqueio. Ficaria mais bonito! Não achei essa haste muito bonita.

É só uma sugestão estética, claro, mas em matéria de funcionalidade me parece bem interessante!

Cristiano pelo visto se tornará fabricante das traquitanas que imaginamos aqui no fórum!

Tenho uma sugestão para uma modificação no bagageiro, hein!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

Pois é, Thiago.
    Também não gostei daquele "cabo de guarda-chuva", mas, ainda está na fase de testes e de ajustes.
    O detalhe é que aquela manopla pode ser substituída ao gosto do freguês.
    Outras idéias estão em andamento. Mas, outras idéias e sugestões são muito bem vindas.
    Pode encaminhá-las diretamente para o Cristiano. Ele aceita encomendas, como essa que eu fiz a ele.
    4X4 Brasil

Bacalhau

Vi sua msg e já respondi !

Aguardando o contato para encomendar um....

André Fajoses
    Meus Videos

André, é a mesma pessoa que faz o acionamento mecânico de embreagem, tão elogiado aqui.
    Inclusive, ele aceita encomendas. Se você tiver alguma idéia de algo que você queira, ele faz (se for possível ).
    Eu mesmo já passei algumas coisas que imaginei para ele ver se é possível concretizar: suporte de estepe, estribos, towbar, ...

Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Pois é, Thiago.
    Também não gostei daquele "cabo de guarda-chuva", mas, ainda está na fase de testes e de ajustes.
    O detalhe é que aquela manopla pode ser substituída ao gosto do freguês.
    Outras idéias estão em andamento. Mas, outras idéias e sugestões são muito bem vindas.
    Pode encaminhá-las diretamente para o Cristiano. Ele aceita encomendas, como essa que eu fiz a ele.
    Parabéns!Que bom que conseguiu tirar do papel e concretizar a tua idéia desse sistema!
    É só trocar aquela manopla e fica perfeito.
    Tb tenho idéias futuras a respeito de mudanças no sistema de freio de mão....Chega minha aposentadoria!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?
      Por edwint no fórum Jeep Willys
      Respostas: 337
      Última resposta: 24/10/2017, 09:52
    2. Freio a disco nas 4 SAMURAI
      Por Fabil no fórum Suzuki
      Respostas: 40
      Última resposta: 27/09/2013, 09:41
    3. Nova ideia pra freio da band, sera q dá ?
      Por onduty no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 18
      Última resposta: 17/02/2008, 13:43
    4. Freio a Disco no Diferencial
      Por hugo.morais no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 9
      Última resposta: 16/08/2005, 10:17
    5. Freio de mão hidráulico - Leopoldo
      Por andretomasi no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 8
      Última resposta: 10/08/2004, 10:19

Permissões de Postagem