x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 37

Galera, trabalhei na antiga Durex, lembram das famosas ? Hoje não são mais as mesmas, infelizmente....por isso entendo um pouquinho de baterias e creio poder ajudar....
    Desde que Alexandre Volta inventou a pilha, muito pouco mudou.....por melhor que sejam, baterias são extremamente ineficiêntes e poluidoras....
    Regra básica: Bateria + Eficiência = Tamanho reduzido
    Sabem hoje quais são as baterias mais eficiêntes do mercado ? As de celular....mas infelizmente precisaríamos de uma ton delas pra ligar um carro....
    Curiosidades a parte, voltemos a questão....
    As melhores baterias pra aplicação que a galera discute aqui, e que podemos encontrar no Brasil são as de veleiros e lanchas...além de terem uma proteção contra corrosão muito maior, possuem um regime de carga e descarga muito melhor. Mas são caras....
    Existem as Optma que são uma boa opção e acho que no ML devem ser encontradas....a galera do som automotivo, usam umas bem legais, mas sem as curvas técnicas de cada modelo, fica difícil dizer qual é melhor que qual....
    Se a intensão é montar um kit de partida pro Jeep, algo portátil e barato de preferência existe uma loja em SP www.valvolandia.com.br que trabalha com baterias especiais....eles tem baterias de todo o tipo, voltagem, e curva.....as mais baratas pra isso, com certeza vão ser as chumbo-ácidas seladas.....e duram bastante, carregando e descarrengo de tempos em tempos, podem durar até mais que dois anos....
    Pode ser que sejam necessários colocar duas ou mais baterias (pequenas) em paralelo para se aumentar a corrente, mas o tamanho final e peso, mesmo assim seriam reduzidos....como referência: para motores 4cil em geral, 40Ah com corrente de pico de 600A é mais do que suficiente para 3 ou 4 partidas curtas com segurança.

Se a idéia é só ter um backup para dar a partida não seria mais fácil investir num destes:

R$399 no Polishop, mas vc encontra mais barato em lojas do ramo, eu tenho um modelo anterior a este e funciona legal, além de poder ser carregado na tomada ou no acendedor de cigarros, já possui as garras para partida de emergência e ainda possui lanterna e um minicompressor, que apesar de lento consegue encher o pneu do jeep, a bateria que ele utiliza é selada das mesmas utilizadas em no-breaks.

[]s

Citação Postado originalmente por DougBRSP Ver Post
    Se a idéia é só ter um backup para dar a partida não seria mais fácil investir num destes:
    R$399 no Polishop, mas vc encontra mais barato em lojas do ramo, eu tenho um modelo anterior a este e funciona legal, além de poder ser carregado na tomada ou no acendedor de cigarros, já possui as garras para partida de emergência e ainda possui lanterna e um minicompressor, que apesar de lento consegue encher o pneu do jeep, a bateria que ele utiliza é selada das mesmas utilizadas em no-breaks.

[]s
    É uma idéia interessante....mas acho que a idéia original do dono do post seria uma opção caseira e mais econômica....
    Doug, por curiosidade, quando pesa um brinquedo desses ?

Galera, perguntei a respeito das baterias pra usar como bateria mesmo, não como "auxiliar de partida"... É que vou ter que trocar a minha, e tenho uma certa limitação de espaço para instalar baterias grandes (é um niva, o espaço para bateria na parte mais larga é de 28cm (ou um pouco mais: sempre se pode ganhar um espacinho usando ferramentas certas, como serra, marreta... ) Daí, essas baterias me chamaram atenção por terem boa capacidade (inclusive de corrente de pico), tamanho "compacto",
    e não custam "os olhos da cara...

"Penso numa bateria assim: -> http://www.afn.pt/uploads/files_catalogue/14.pdf "
    Polvora, realmente as Baterias Optimas são Ótimas (trocadilho infame, rsrsrs)... São "Dubaralho" mesmo, maaaaaaaaaas.... Tô meio sem tempo$$$$$ pra investir nelas...

"Se a idéia é só ter um backup para dar a partida não seria mais fácil investir num destes:"
    Doug, como eu falei, a idéia era UMA BATERIA mesmo. "Tô ligado" que existem "Auxiliares de Partida" Bem legais, como esse postado por você e esses outros:

Esse aqui é um carregador de baterias (a ser ligado à tomada) que pode ser usado como auxiliar de partida (em locais onde haja uma tomada, óbvio )
    http://www.piguama.com.br/K%20182.htm

Esse aqui é umauxiliar de partida (não é carregador) que também possui lanterna e voltímetro (carrega-se o aparelho na tomada ou "isqueiro" do carro):
    http://www.equipamentosferrari.com.b...rportatil.html

Esse aqui diz ser o menor (mais leve e compacto) auxiliar de partida do mercado:
    http://auxiliardepartida.ubbihp.com.br/
    .

Se a idéia é ter uma bateria menor pra ganhar espaço e vc encontrou uma opção mais em conta. Aí é simples:
    - Levante a marca e modelo e vá no site do fabricante.
    - Compare as especificações do modelo que lhe interessa (A/h e A de pico) com as especificações da bateria convecional do Niva.
    - Se forem iguais ou superiores, pode correr pra galera.....

Mas confie nas especificações do fabricante e não de quem vende....sacou ?

Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Esse aqui é umauxiliar de partida (não é carregador) que também possui lanterna e voltímetro (carrega-se o aparelho na tomada ou "isqueiro" do carro):
    http://www.equipamentosferrari.com.b...rportatil.html
    O que eu tenho é exatamente igual a este, porém com o minicompressor..

Leo, não sei precisar o peso, mas é bem mais leve do que uma bateria normal de 12v, além de mais prático pra carregar...

- Será que têm essa capacidade mesmo?
    Pra saber disso, Luciano, só com o laudo de algum órgão certificador, caso contrário terá que confiar na informação do fabricante.
    Falando nisso, quem é o fabricante dessas baterias?

- Porque as baterias das “marcas tradicionais” com essa capacidade de carga são “tão” maiores?
    A "densidade de energia" das baterias chumbo-ácidas se avalia pelo peso e não pelo volume, e pra ter uma idéia, este valor pode variar de 20 a 40 Wh/kg, aproximadamente. Só por aí já dá para ter idéia da diferença de peso (e de certa forma, também de volume) que se pode encontrar por aí.

- Se essas possuem alta capacidade e tamanho reduzido por serem tecnologicamente superiores, por que custam “tão” menos?
    Custam menos em função de quê?
    Você pode até comparar o custo em função de R$/Ah, por exemplo, mas e quanto a vida útil?

E são tecnologicamente superiores?
    A única informação "técnica" que existe na propaganda é sobre o uso de prata no eletrodo. Até aí, existem baterias de mercado que fazem uso deste mesmo elemento.

- Se custam menos por serem tecnologicamente inferiores, quais são as desvantagens em relação às tradicionais?
    Pra te responder isso precisaria saber o que você entende por bateria tradicional, além do que, sem ter maiores informações sobre as baterias à que se refere fica difícil fazer qualquer comparativo.

- Será que elas agüentam o uso “abusivo” ao qual serão impostas no off-road: vibração excessiva, (muitas vezes) excesso de calor,
    (muito provavelmente) contato com água (e lama) – choque térmico, etc.
    Se são feitas para uso automotivo devem aguentar o uso automotivo!

Vibração tem a ver, é lógico, mas uma rua de paralelepípedos ou um típico asfalto paulistano pode causar mais vibração que muita trilha de terra, e é mais fácil dar um tranco daqueles de quebrar mola em buraco no asfalto, justamente por causa da velocidade. Motor diesel então, tem alguns que vibram tanto em marcha lenta que desmonta até pensamento e obturação.

Excesso de calor, isso pode acontecer em subida de serra asfaltada ou mesmo em congestionamento, e jipeiro consciente sempre dá, de tempos em tempos, um refresco ao jipe, inclusive abrindo o capô.

Água, lama e choque térmico não tem nada a ver.

O que pesa muito na vida útil de uma bateria de chumbo-ácido é a qualidade de carga, a "profundidade" da descarga e a temperatura de funcionamento.
    A qualidade de carga depende do regulador do gerador (dinamo ou alternador) que não é o ideal mas é o que é, e não existe muito o que fazer.
    A "profundidade" de descarga depende muito do usuário. Descarregar mais do que 80~70% da capacidade nominal mata a bateria em pouco tempo.
    E descarregar mais do que isso e carregar com gerador de trocentos ampéres mata mais ainda a bateria. Gerador de alta capacidade foi feito para suprir demanda do circuito elétrico e não para reduzir o tempo de carga da bateria.
    Temperatura de funcionamento depende muito do local em que a bateria é instalada. Se estiver próxima ao motor, o que é o mais comum, terá vida útil menor do que se instalada em local mais fresco.

Sds,
    Sukys

Citação Postado originalmente por DougBRSP Ver Post
    O que eu tenho é exatamente igual a este, porém com o minicompressor..

Leo, não sei precisar o peso, mas é bem mais leve do que uma bateria normal de 12v, além de mais prático pra carregar...
    Tô pensando em montar algo assim pra mim....daí surgiu a idéia...mas valeu a dica.

Sukys: Show de bola a explicação ....mas quem não entender um pouquinho de elétrica, vai ficar ...hehehe....mas como eu digo, melhor d+ do que d-.

Abs

Leo,

Se o problema é entender de elétrica, vou usar o tipo de conversa que rolava quando eu abria meu boteco virtual, nos bons tempos do começo da Jipenet:

Bateria é igual cerveja, tem que consumir aos poucos, nunca deixar o nível muito abaixo da marca do colarinho e sempre com pronta reposição. Misturar marca não costuma dar bom resultado e ao invés de tomar de dois copos ao mesmo tempo prefira apenas um, de tamanho adequado à sua sede.
    Cada um tem sua marca preferida, gosto não se discute e sendo de qualidade não existe o que falar, mas sempre use com moderação, caso contrário terá surpresas desagradáveis e risco de prejuízo.
    Antes de ir à trilha, sempre faça uma verificação se tudo está ok, e de preferência leve reserva, porque se faltar e não tiver gente por perto vai ficar é na vontade.

Ah, já ia me esquecendo, tem que consuma em temperatura ambiente ou até quente, mas em baixa temperatura fica tudo melhor.

Sds,
    Sukys

Usuário Avatar de Francisco Lomonaco
    Entrada
    28/02/2007
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 0

Baterias

Luciano

As baterias automotivas são empregadas, predominantemente para partida de motores de combustão interna, e como fonte suplementar de energia elétrica para a iluminação do veículo e são feitas pra suportar o uso severo, solavancos, trepidações, temperaturas e outras maldades...
    A de barco é pra barco, a de som é pra som, pode ser usada no jipe, mas não é indicada, pois pra cada utilidade tem uma característica diferente na fabricação.

Creio que para você no que eu entendi é a troca de uma bateria por uma zerada. A automotiva Durex citada por Leo, a Heliar, a Bosch e outras de qualidade assegurada atende sua necessidade. Dê preferência as que mostram o CCA –18°C.

Algumas considerações
    CCA - corrente de arranque a frio (Cold Cranking Ampere ) É feito um ensaio na indústria para verificação de capacidade da bateria partir um motor a –18°C por 30 segundos até 7.2 volts.
    CA - corrente de partida (Cranking Ampere) Similar ao CCA mais em uma temperatura diferente. Alguns fabricantes expõem esses valores do ensaio em temperaturas diversas, Ex.a 25°C, outros nem mostram em que temperaturas foram feitos os ensaios e larga lá um valor de encher os olhos, isso confunde agente quando olha a corrente de Partida. Daí a necessidade de uma observação detalhada nas especificações através de etiqueta ou rotulo anexados ao produto....

Bom quanto ao questionamento que você fez sobre determinada baterias elas tem uma finalidade diferente as características delas são viradas para as necessidades de consumo
    As baterias têm um processo diferenciado de fabricação embora algumas se assemelhem.
    As de barco têm uma finalidade de manter uma carga constante e permite uma descarga mais profunda, tem reserva de capacidade maior.
    As de som têm corrente de pico alta em tempo muito curto.

Uma bateria pode ter a mesma capacidade agora com outras características e finalidades de uso como as citadas por você. Daí, tamanho, peso e preço diferenciados e até outro tipo de tecnologia.
    Abraço
    Chico

Francisco, concordo contigo, foram boas as suas colocações.
    Mas tem algo é fato nessa história: As beterias automotívas são as de menor tecnologia e menos evoluídas que existem, sabem por que ? Por que é economicamente inviável....O projetista pensa? "Pra que ter uma bateria menor, mais eficiente, se eu tenho espaço no carro de sobra e ela vai custar R$1,00 que o modelo tradicional ?"...Pq ? Vc vai dizer que R$1,00 não é nada, mas em um milhão de carros produzidos será R$1 milhão....

Outra coisa, quando mencionei as baterias nauticas, me referi aquelas que as grandes lanchas usam, e algumas até com motor a Diesel de grande porte...não adianta ser aquelas de motores dois tempos 7.5HP, que aí não vira mesmo.....São excelentes, menores, e escolhendo atentamente, vai encontrar nas especificações que vc mencionou, mas são caras pra daná.....

Leo,

Em 92 eu comprei uma Delco Freedon, daquelas de carcaça preta, para colocar no X12. Em 2003, depois de ONZE ANOS de uso, ela deixou de funcionar de forma abrupta, muito provavelmente por interrupção na ligação elétrica entre células, e não fosse pela (minha) impossibilidade de abrir a carcaça haveria até a possibilidade de colocar a dita em uso novamente.
    Isso não tem a ver com tecnologia?

Pra não descartar a bateria de qualquer jeito levei a dita até a Aerocar, que por sua vez encaminhou para reciclagem, e o Gilberto confirmou a data de fabricação. Por coincidência, hoje mesmo estive na Aerocar e em conversa com um cliente ele comentou sobre esta bateria. E este caso não foi loteria, já que até esqueço que existe bateria no SuperMini e no X15.

Vida útil de bateria tem a ver com ciclo de carga, descarga e TEMPERATURA de uso, e só existe para usos breves, seja de arranque, iluminação ou de algum outro acessório de uso eventual. Saiu disso é sair da sua proposição de uso. Pode pegar o manual do usuário do seu carro que vai encontrar colocação do tipo, aliás, manual do usuário é igual cabeça de bacalhau, sabe-se que existe mas são poucos os que conhecem e muito menos os que lêem... o manual e não o bacalhau!

Sds,
    Sukys

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bateria Troller TDI 2.8
      Por ricardolm no fórum Troller
      Respostas: 21
      Última resposta: 01/01/2018, 23:40
    2. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21

Permissões de Postagem