x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
    Usuário Avatar de pianta
    Entrada
    14/01/2007
    Agradecimentos: 0

Post Cambio X Relaçao

Olá pessoal,

Tenho um jeep CJ5 1960, com caixa três marchas. E estou querendo que ele tenha mais desempenho em estrada. Agora o uso mais para ir a praia e outros passeios sem trilha. Qual caixa posso colocar e qual relação usar. Abraço a todos.

Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Pianta,

Com relação ao câmbio, dá uma lida no tópico abaixo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=11259

Quanto a relação eu colocaria 44x9 (4,889).

Abraços,

Dirceu

Qual pneu está usando??
    Motor??
    Relação atual??

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Citação Postado originalmente por pianta Ver Post
    Olá pessoal,

Tenho um jeep CJ5 1960, com caixa três marchas. E estou querendo que ele tenha mais desempenho em estrada. Agora o uso mais para ir a praia e outros passeios sem trilha. Qual caixa posso colocar e qual relação usar. Abraço a todos.

O que é ter um melhor desempenho na estrada prá vc ? Maior velocidade final? Retomadas mais rápidas ?? Se for maior velocidade final, não adianta trocar o câmbio 3 marchas por outro que tenha a relação final 1:1, teria que trocar por outro com overdrive na 5ª marcha, se for para ter uma melhor retomada aí a troca do câmbio de 3 marchas por outro com 4 ou 5 marchas já vai melhor devido ao melhor escalonamento das marchas. Mas antes de trocar o câmbio é necessário ver pelo menos qual tamnho de pneus vc está usando e qual a relação dos diferenciais do seu CJ. O correto é escolher o melhor conjunto, motor, câmbio, relação de diferenciais e tamanho de pneus para ter um resultado satisfatório, trocar só um ítem, pode até mesmo piorar o desempenho.

[]´s

Aproveitando O Tópico Qual O Melhor Cambio Motor Ohc, Pneu 33 E Relação 44 X 9.

Usuário Avatar de pianta
    Entrada
    14/01/2007

Pneus

Bem o que eu to precisando é que ele ande a 80 Km na estrada tranquilo, hoje ele chega a 60 ou 70 e começa a esguelar.

O motor é um 6 CC original (bf 161), caixa de marchas original (3 marchas) e relaçao original. Os pnues são frontiero (255 / 75 / r15).

Pessoal sabe como é o jipeiro aqui casou e entre vender o carro ou a viatura para comprar a casa. A viatura ficou, não vendo de jeito nenhum. Entao preciso que ela ande um pouco mais pra fazer as vezes de carro por um tempo.

Me falaram pra colocar a caixa de maverick, o que voces acham?

Usuário Avatar de JrGurak
    Entrada
    18/07/2006

relação 11/47

Pessoal, meu jeep esta com motor 4.1, cx c10, pneu 31" e relação 11/47.
    Achei que esta relação ia me dar um bom desempenho no asfalto e economizar mais combustivel, mas na trilha achei que ia ficar meio mortão,
    perder força em subidas e no atoleiro ia perder tração... Que nada , alem de ficar bom no asfalto ficou bom na trilha tbem, anda bem e não perdeu força. Mas essa questão de "força/desempenho" tenque ser levado em consideração o conjunto, não só algumas peças isoladas.

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Citação Postado originalmente por pianta Ver Post
    Bem o que eu to precisando é que ele ande a 80 Km na estrada tranquilo, hoje ele chega a 60 ou 70 e começa a esguelar.

O motor é um 6 CC original (bf 161), caixa de marchas original (3 marchas) e relaçao original. Os pnues são frontiero (255 / 75 / r15).

Pessoal sabe como é o jipeiro aqui casou e entre vender o carro ou a viatura para comprar a casa. A viatura ficou, não vendo de jeito nenhum. Entao preciso que ela ande um pouco mais pra fazer as vezes de carro por um tempo.

Me falaram pra colocar a caixa de maverick, o que voces acham?
    Com a configuração original e pneus 255x75x15 era para andar a 80 km/h na estrada sem forçar, a não ser nas subidas, acho que o seu problema está no motor e não no câmbio ou diferenciais.Dá uma geral nesse motor, começando pelo carburador, velas, filtros, cabos, bobina e ponto de ignição. Tem alguma coisa errada aí.

A caixa do maverick é praticamente a mesma do CJ 4 marchas, trocar a caixa não vai mudar em nada porque a relação da 4ª marcha é 1:1, igual ao que vc tem no câmbio 3 marchas, para rodar no dia a dia na cidade aí sim eu vejo vantagem, do resto, não vai mudar nada.

[]´s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Pianta,

mexer no cambio não é a solução.

vc vai é acabar gastando mais em adaptações, pois as opções de cambio são 4 marchas do maverick/rural 6 cilindros ou 4 marchas do OHC com um eixo piloto mais curto, que era fabricado pela motogear, sob encomenda da agromotor .... ainda se acham uns pilotos destes por ai.

Porém, como já mencionado, a 3º do seu cambio é equivalente à 4º de ambos os cambios citados de 4 marchas. Vc só ganharia em desempenho em baixa velocidade com o da rural e uma boa redução com o do OHC.

Vc pode optar pelo cambio do OHC, e colocar pneus 35" e uma relação mais longa .... 4,89:1

Vc verá que gastará com 1 cambio + 2 jogos de coroa pinhão (ou 2 eixos completos e mais modernos), jogo de pneus e rodas e mão de obra a perder de vista .... depois, vai ter problemas para balancear os pneus, facilitará as quebras de semi-eixo, os pneus rasparão na carroceria e feixes de mola e o saco começa a encher pois, vc pensará em calços de carroceria, eixos com kits de homocinetica, freios à disco, SOA, etc....

Começa o mar sem fim.....

A sua solução economica, se é estrada o seu problema é colocar uma OVERDRIVE.

Ns EUA existe a Advance Adapters que fabrica uma peça que se encaixa na tampa da reduzida do jeep e fornece uma desmultiplicação de 80%, algo próximo ou exatamente o que vc espera.

A peça custa 900 dolares e é praticamente soltar a tampa redonda, soltar a porca coupilhada e depois a engrenagem, e aparafusar o dispositivo, que vc engrena e desengrena quando quer.

DEPENDENDO do caso, vc gasta na peça um valor que parece ser alto, mas economiza em não fazer adaptação e pagar horas e horas de mão de obra de mecanica ... fato que pode virar um pesadelo.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Pianta,

mexer no cambio não é a solução.

vc vai é acabar gastando mais em adaptações, pois as opções de cambio são 4 marchas do maverick/rural 6 cilindros ou 4 marchas do OHC com um eixo piloto mais curto, que era fabricado pela motogear, sob encomenda da agromotor .... ainda se acham uns pilotos destes por ai.

Porém, como já mencionado, a 3º do seu cambio é equivalente à 4º de ambos os cambios citados de 4 marchas. Vc só ganharia em desempenho em baixa velocidade com o da rural e uma boa redução com o do OHC.

Vc pode optar pelo cambio do OHC, e colocar pneus 35" e uma relação mais longa .... 4,89:1

Vc verá que gastará com 1 cambio + 2 jogos de coroa pinhão (ou 2 eixos completos e mais modernos), jogo de pneus e rodas e mão de obra a perder de vista .... depois, vai ter problemas para balancear os pneus, facilitará as quebras de semi-eixo, os pneus rasparão na carroceria e feixes de mola e o saco começa a encher pois, vc pensará em calços de carroceria, eixos com kits de homocinetica, freios à disco, SOA, etc....

Começa o mar sem fim.....

A sua solução economica, se é estrada o seu problema é colocar uma OVERDRIVE.

Ns EUA existe a Advance Adapters que fabrica uma peça que se encaixa na tampa da reduzida do jeep e fornece uma desmultiplicação de 80%, algo próximo ou exatamente o que vc espera.

A peça custa 900 dolares e é praticamente soltar a tampa redonda, soltar a porca coupilhada e depois a engrenagem, e aparafusar o dispositivo, que vc engrena e desengrena quando quer.

DEPENDENDO do caso, vc gasta na peça um valor que parece ser alto, mas economiza em não fazer adaptação e pagar horas e horas de mão de obra de mecanica ... fato que pode virar um pesadelo.

Olá Leopoldo, bem legal essa opção que voçe comentou, achei o Site da Advance Adapters porem não achei qual é a peça, tem como postar um link ai pra galera!!
    Valeu
    VAREJERA -J-AP-X Flex

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    para quem nunca viu:

é o que eu disse: remova a tampa, põe o troço lá e sai dirigindo ... feliz da vida... como uma marcha 25% mais longa.

e sem adapretices

O único cuidado é saber quantos dentes tem a engrenagem da redução e quantos dentes tem o eixo da caixa de cambio, para pedir o PN certo.

4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. (Help 2) Reforma de meu "J" ficou (quase) pronto!
      Por cezar londrina no fórum JPX
      Respostas: 9
      Última resposta: 27/02/2008, 07:49
    2. Relação, motor e câmbio ??
      Por Dias no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/12/2004, 19:06

Permissões de Postagem