Postado originalmente por
samukanvas
Hoje me sobrou um tempo após o almoço e fui revisar os freios da cherokee 98. Na quinta passada "travou" a roda do motorista e deu pra chegar em casa andando bem devagar. Fui procurar a causa...
Inicio:
Retirando pinças - Nota-se a pastilha espelhada. Travada.
Prenda a pinça numa morsa e retire o anel de vedação externo. Nota-se a quantidade de ferrugem interna - Provavelmente o anel está ruim.
Bata de leve até que o pistão saia. Esse lado ficou um pouco difícil pra sair. Usei desengripante para soltar mais fácil.
Pistão já retirado. Nota-se grande quantidade de sujeira e provavelmente essa seria a causa do travamento.
Repare em volta da borda. Muito ferrugem e sujeira. Dentro do compartimento do fluído tb tinha sujeira.
Antes de efetuar a limpeza, retirei o anel interno de vedação do pistão. Notei que estava bem sujo tb.
Começa a limpeza com desengraxante e água. Já dá pra ver que está muito mais limpa que no início.
Com uma lixa fina limpe todo o ferrugem. Eu usei lixa dágua 220. Use tb um objeto pontiagudo para retirar das áreas mais difíceis.
Fiz o mesmo com o pistão. Lixei em círculos para retirar qualquer calo ou sujeira da lateral. Fiz um pouco aonde prende a pastilha tb.
Causa do problema!! Com o anel de vedação externo furado entrou água e sujeira. Contaminou a pinça e travou com o ferrugem. Por isso que devemos fazer uma revisão dessas de vez em quando.
Depois de praticamente terminado o serviço de abertura e limpeza. Note o pistão mais liso na lateral e a pinça muito mais brilhante
Tentei até usar flush pra ver se melhorava a aparência, mas só o desengraxante já basta
Na próxima vez vou fazer a montagem com as peças novas que encomendei.
Fácil e rápido. Qualquer um pode fazer em casa. Só precisa de chave 13, 14, martelo, produtos de limpeza e disposição.
Esse é um serviço que custa em média 300 reais sem peças.
abs