x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 51
  • #25
    Usuário
    Entrada
    05/11/2008
    Idade
    45
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0



    Obrigado pela dica amigo.

  • #26
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando o tópico...
    Sempre tive vitara que todos aqui sabem que tem a roda livre automática.
    Por isso nunca me preocupei em me aprofundar nesse assunto.
    Agora estou com um Troller que tem a Roda Livre manual.
    Pois bem, somente agora me dei conta de uma duvida:
    Se eu engatar o 4x4 mas não acionar as rodas livres, o que acontece?
    Ou melhor, o que NÃO acontece? rs
    Uma vez já tive que sair do carro no meio de um lago para cionar estas malditas rodas livres porque com elas desconectadas, o carro ficou.
    Liguei as rodas e o carro saiu facil facil, como se estivesse no asfalto.
    Foi aí que a duvida surgiu.

  • #27
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0

    RL's manuais

    Citação Postado originalmente por rbrunato Ver Post
    Aproveitando o tópico...
    Sempre tive vitara que todos aqui sabem que tem a roda livre automática.
    Por isso nunca me preocupei em me aprofundar nesse assunto.
    Agora estou com um Troller que tem a Roda Livre manual.
    Pois bem, somente agora me dei conta de uma duvida:
    Se eu engatar o 4x4 mas não acionar as rodas livres, o que acontece?
    Ou melhor, o que NÃO acontece? rs
    Uma vez já tive que sair do carro no meio de um lago para cionar estas malditas rodas livres porque com elas desconectadas, o carro ficou.
    Liguei as rodas e o carro saiu facil facil, como se estivesse no asfalto.
    Foi aí que a duvida surgiu.
    As rodas livres tem a função de conectar as rodas (através dos cubos) aos semi-eixos, que se conectam ao diferencial, que se liga ao cardan que se liga a T-case.

    Se você engata o 4x4 e as RL's estão desligadas, os semi-eixos irão girar em falso, não transmitindo o torque as rodas dianteiras.

    Quando você liga as RL's, todo o conjunto dianteiro (semi-eixos, diferencial e cardan) estará conectado. No caso de se engatar 4x2, o torque não sera transmitido as rodas, pois não haverá a transmissão de torque entre a T-case ao cardan dianteiro. Quando se engata o 4x4, o ciclo se completa e o torque é transmitido para as rodas.

    Sendo assim, quando você imaginar que pode ser necessário utlizar a tração dianteira, ligue as RL's, mesmo que vá utilizar também o 4x2. Não é necessário ficar ligando e desligando toda vez que for alternar a posição da alavanca da tração entre 4x4 e 4x2.

    Desligar as RL's apenas serve para poupar o desgaste dos componentes da trasmissão dianteira e diminuir a inercia do conjunto e o consumo (mesmo que seja infima a diferença).

    Espero ter esclarecido.

  • #28
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    As rodas livres tem a função de conectar as rodas (através dos cubos) aos semi-eixos, que se conectam ao diferencial, que se liga ao cardan que se liga a T-case.

    Se você engata o 4x4 e as RL's estão desligadas, os semi-eixos irão girar em falso, não transmitindo o torque as rodas dianteiras.

    Quando você liga as RL's, todo o conjunto dianteiro (semi-eixos, diferencial e cardan) estará conectado. No caso de se engatar 4x2, o torque não sera transmitido as rodas, pois não haverá a transmissão de torque entre a T-case ao cardan dianteiro. Quando se engata o 4x4, o ciclo se completa e o torque é transmitido para as rodas.

    Sendo assim, quando você imaginar que pode ser necessário utlizar a tração dianteira, ligue as RL's, mesmo que vá utilizar também o 4x2. Não é necessário ficar ligando e desligando toda vez que for alternar a posição da alavanca da tração entre 4x4 e 4x2.

    Desligar as RL's apenas serve para poupar o desgaste dos componentes da trasmissão dianteira e diminuir a inercia do conjunto e o consumo (mesmo que seja infima a diferença).

    Espero ter esclarecido.
    Esclareceu...
    Acho que voltarei às automáticas! rsrsrs
    Era até engraçado antes, com o vitara, quando eu simplesmente acionava o 4x4 e ficava vendo todo mundo sair do carro para engatar as manuais. rsrss
    Agora entrei para este grupo e também tenho que sair do carro no inicio da trilha.

  • #29
    Citação Postado originalmente por rbrunato Ver Post
    Esclareceu...
    Acho que voltarei às automáticas! rsrsrs
    Era até engraçado antes, com o vitara, quando eu simplesmente acionava o 4x4 e ficava vendo todo mundo sair do carro para engatar as manuais. rsrss
    Agora entrei para este grupo e também tenho que sair do carro no inicio da trilha.
    Existe varios Vitaras com RL manual, alguns vieram de fabrica e outros colocadas por seus proprios donos. A RL manual é mais resistente que a automática em uso severo.

  • #30
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0

    RL's Automáticas

    Citação Postado originalmente por rbrunato Ver Post
    Esclareceu...
    Acho que voltarei às automáticas! rsrsrs
    Era até engraçado antes, com o vitara, quando eu simplesmente acionava o 4x4 e ficava vendo todo mundo sair do carro para engatar as manuais. rsrss
    Agora entrei para este grupo e também tenho que sair do carro no inicio da trilha.
    As automaticas não aguentam o tranco não. Quando você mais precisa delas, já era!

    Como eu disse antes, você pode ficar com as RL's ligadas, mesmo em 4x2 sem problema. Antes de começar a trilha, ligue, quando acabar desligue.

    Inclusive, existem jeeps que nem RL têm (queixo duro). No lugar delas, eles têm flanges que ligam diretamente os semi-eixos aos cubos de roda.

  • #31
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    As automaticas não aguentam o tranco não. Quando você mais precisa delas, já era!

    Como eu disse antes, você pode ficar com as RL's ligadas, mesmo em 4x2 sem problema. Antes de começar a trilha, ligue, quando acabar desligue.

    Inclusive, existem jeeps que nem RL têm (queixo duro). No lugar delas, eles têm flanges que ligam diretamente os semi-eixos aos cubos de roda.
    Estava brincando quando falei que voltaria às automaticas, sei que as manuais são bem mais confiáveis.
    No fórum do Suzuki o pessoal comenta bastante este assunto.
    Sorte que nunca aconteceu comigo. rs

  • #32
    Olá pessoal sou novo no mundo 4x4, gostaria de saber se existe algum livro/manual falando sobre tecnicas

    abs

  • #33
    Usuário Avatar de Rogério Nunes
    Entrada
    01/04/2009
    Idade
    40
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Grand Vitara 99

    Boa tarde pessoal, sou novo no mundo 4x4, adquiri um grand vitara 3p a pouco tempo.
    Gostaria de saber se apos a utilização do 4x4 no GV é necessario a famosa ré para desativar as "rodas livres". Se sim, se o estalo da para ouvir facilmente.

    Falo isso porque eu aciono a 4x4 rodo, e depois que volto para 4x2 dou uma ré e não escuto nda.

    Abraços.

  • #34
    Usuário Avatar de MEXICANO
    Entrada
    01/04/2009
    Local
    São José do Rio Preto - SP/
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Existe sim....um livro de técnica 4x4 ( http://www.tecnica4x4.com.br/) mas a edição esta esgotada....liguei lá e a previsão é no segundo semestre de 2009.

    Abraço.

  • #35
    Usuário Avatar de Rogério Nunes
    Entrada
    01/04/2009
    Idade
    40
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0

    Cool Gv 99

    Citação Postado originalmente por Rogério Nunes Ver Post
    Boa tarde pessoal, sou novo no mundo 4x4, adquiri um grand vitara 3p a pouco tempo.
    Gostaria de saber se apos a utilização do 4x4 no GV é necessario a famosa ré para desativar as "rodas livres". Se sim, se o estalo da para ouvir facilmente.

    Falo isso porque eu aciono a 4x4 rodo, e depois que volto para 4x2 dou uma ré e não escuto nda.

    Abraços.
    Poxa vida, ninguem tem um GV para comentar e tira minha dúvida.

  • #36
    Citação Postado originalmente por Rogério Nunes Ver Post
    Poxa vida, ninguem tem um GV para comentar e tira minha dúvida.
    Fala, meu chapa.Sou tão novo no mundo 4x4 quanto vc, mas acho que pode ser uma dessas duas possibilidades:1 - ou seu gv não tem RL2 - ou, se tem, é automático.Lembrando que é apenas um "achismo" meu. Digo isso pq eu tenho um Tracker e tb não ouvi nenhum "click" quando desconecto o 4x4.Grande abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade