x
Convex Datacenter
Página 11 de 22 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112131415161718192021 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 132 de 253
  • #121



    Valeu.

    Só mais uma pergunta.

    Se for o blindado não terei nenhum problema?

    Até mais.

    Beto.

  • #122
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Rolamentos blindados assim são apenas para manter a graxa no lugar.

    São usados onde não há uma forma mais "normal" de manter os roletes lubrificados por graxa ou óleo, ou quando queremos separar a pista de rolamento de uma atmosfera não muito amigável.

    Munhão necessita centralização e pré-carga, e isso só se consegue (fácilmente) com os cônicos. Por isso, duvido que haja blindado para a sua aplicação pois que eu conheça, só há de esferas ou roletes cilíndricos. Cônicos, nunca ví.

    E



    Me desculpe , respondí incoerentemente a sua 2º questão:

    Se ele apertou direto (tinha entendido "direito"), provávelmente brinelou os rolamentos e assim, o mínimo, diminuiu a vida deles.



    ETA PINGA MARVADA !
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #123
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Quem tem assistido o programa "como funciona" do discovery viu os mecanicos de uma empresa britãnica ajustando os rolamentos de roda de um Boeing 777, justamente virando o pneu ao mesmo tempo que torqueavem a porca da roda !

    Tá vendo como eles sabem trabalhar !
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #124
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Quem tem assistido o programa "como funciona" do discovery viu os mecanicos de uma empresa britãnica ajustando os rolamentos de roda de um Boeing 777, justamente virando o pneu ao mesmo tempo que torqueavem a porca da roda !

    Tá vendo como eles sabem trabalhar !


    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #125
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Caros,

    A algum tempo eu estava sendo assolado pelo fantasma do shimmy e então, como tudo era praticamente novo no meu CJ-6, decidí investigar de onde estava vindo o shimmy, pois estava tendo shimmy de velocidade 60-75 km/h e de frenagem ao emsmo tempo.

    Como a algum tempo atrás, eu estive desenvolvendo e instalando o kit para substituir a conecção da roda livre com o cubo de roda, já sabia que o problema não era rolamento de roda, mas a pesquisa iniciou:


    1º fato notável:

    Percebí uma variação no brilho da superfície do disco de freio. Descobrí que durante o processo de lavagem por jado tipo WAP, havia a possibilidade de graxa do munhão contaminar o disco.

    Porque influencia o shimmy ? o que acontece?

    Existem 2 tipos de pinça: a de pistões duplos e a flutuante. No meu caso, uso a pinça do landau, que é de pistões duplos.

    Ao ser aplicado o freio, um lado pressiona ao mesmo tempo que o outro lado, porém, ao variar o coeficiente de atrito pela contaminação um pistão segura e o outro deixa de fazer o mesmo serviço, fazendo variar a frenagem... em baixas velocidades, vc sentiria o freio "pegar" e "não pegar tão bem" essa variação, excita o shimmy nas frenagens.

    Observar que a presença de bolha de ar no sistema de freio pode resultar também em shimmy pois, neste tipo de pinça o ar impede que os 2 pistões pressionem o disco ao mesmo tempo o que pode resultar no pistão de um lado da pinça atritar no disco antes do outro, empurrando o disco e causando excitação no sistema.

    Suspeito que em performance, e mesmo por esta razão, a pinça flutuante é melhor que a de pistão duplo.

    Resolvido o problema de shimmy de frenagem, veio o


    2º fato notável:

    Como os rolamentos de roda eram novos e estavam ajustados, a segunda suspeita recaia sobre o desbalanceamento. Meus 35x12,5 não haviam sido balanceados por uns simples motivos:

    - não queria minha roda ORION cheia de pesos colados na parte de fora e não havia espaço entre a roda e a pinça, para colar pesos.

    Como já conhecia a discussão do fórum sobre o WIZARD, adquirí um kit para os 5 pneus.

    Após o trabalho sacal de especialista em ampulheta, coloqueio o CJ para rodar e PIMBA: outro tipo de shimy apareceu:

    em vez de um shimmy incontrolável e intenso aos 75km/h, apareceu um shimmy mais DURO, mas de menor intensidade, na mesma faixa de velocidade.

    ou seja, o WIZARD melhorou a caracteristica de dirigibilidade pois o CJ rodava mais macio .... alcançou a meta de balanceamento porém, o shimmy ainda estava presente, o que significava que havia outro fator: a elasticidade do sistema de direção.


    3º fato notável:

    A regra geral é em caso de simmy, "endurecer" o sistema usando amortecedor, porém eu já havia desde o começo instalado um. Uma observação bem mais detalhada revelou uma pequena folga na barra panhard.

    Usinei um jogo de buchas em PU .... instalei .... sai para rodar e PIMBA:

    nada de shimmy ou quando qeuria aparecer, era de ínfima intensidade.


    4º fato notável:

    Numa última tentativa de resolver o shimmy residual, aumentei ao limite a carga sobre os rolamentos de munhão, removendo alguns calços.

    Agora, o shimmy residual tenta aparecer mas não se manifesta mais, mas também não tenho mais como aumentar a carga sobre os rolamentos pois estaria fora da faixa de trabalho especificada pelo manual.

    E sei que o shimmy está lá, dormente, esperando qualquer oportunidade para aparecer.

    Praticamente resolvido, parti então para a meta desta nova parte deste tópico que se intitula: Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.


    Nesta parte, como continuidade da pesquisa do: porque meu CJ- shimma, procurarei descrever a tentativa de lidar com o shimmy trocando os rolamentos de munhão por rótulas tipo semi-esféricas, os resultados obtidos e os problemas encontrados, tentando resolver com a pré-carga correta para este tipo de peça o shimmy residual.

    Quem fornece essa peça ?

    Por enquanto, a ENFER.
    ARRUELA (SUBST.ROLAM.APOIO MUNHAO)
    Código Enfer: 3652
    Código Original:
    Unidade: PC
    Detalhe: WILLYS/ENFER


    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #126
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    O pacote recebido contém 4 peças destinadas a susbtuir os rolamentos de um eixo.

    Ao abrir o pacote, vc vê uma peça semelhante a um rolamento de munhão, porém sem os roletes.

    A descrição do fabricante indica uma peça manufaturada em aço SAE8640, temperado e revenido.

    Uma calota semi-esférica que se encaixa em um anel que apresenta canaletas de lubrificação, banhadas em óleo preservante.

    Como eu pessoalmente só conhecia produtos similares apenas em outras aplicações, decidí, antes de demontar os munhões do meu CJ-6, a avaliar o produto, para não ficar parado por qualquer imprevisto, pagando mico no meio do ano novo ..... oque + tarde se revelou uma atitude bem pensada.


    1- Avaliando qualitativamente o componente:

    para isso, fiz o teste da lima ..... onde passa-se a lima em uma parte inócua da peça para avaliar a dureza superficial desta. Infelizmente não tenho durômetro.

    Conclusão da análise qualitativa: como era de se esperar em uma peça temperada, a lima nem fez cócegas e deslizou suavemente.


    2- fazendo uma analise visual:

    A peça apresenta-se com visíveis riscos de ferramente de usinagem e não retificada na parte que forma a calota esférica. Para se ter uma ideia, tem umas fotos macros da superfície.

    Eu esperava essas superfícies retificadas.

    Existe ainda, arestas cortantes na parte interna do anel externo, provenientes da usinagem da canaleta de lubrificação próximo à borda do anel.

    Conclusão da análise visual: pela "qualidade" de acabamento, espero um desempenho "áspero" da peça. A aresta cortante deve ser convenientemente removida com retífica manual de forma a não correr o risco de com o tempo a mesma se desprender e contaminar a graxa que lubrifica a homocinática. Cavacos soltos não são boa ideia dentro do munhão.

    3- Fazendo análise dimensional

    Foi lá que encontrei um pequeno problema.

    Como forma de comparar com um produto já conhecido, peguei um rolamento novo de munhão, um pino mestre e comparei a interferência de montagem da rótula no pino mestre . As medidas foram comparadas com a tabela TIMKEN de dimensões dos rolamentos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -12300001.jpg   -12300003.jpg   -12300004.jpg   -12300005.jpg   -12300006.jpg  
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #127
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Como vc's podem observar, o diâmetro do pino mestre é de 15,86 -15,87 mm.

    A tabela TIMKEN diz o seguinte>

    De= 42,862
    Di = 15,875
    h = 14,288

    A medida de 0,005 (no mínimo) a mais no rolamento é a folga que possibilita montar no pino mestre.


    A medida da rótula >

    De= 42,880 - maior que a medida do rolamento padrão.
    Di = o paquimetro, nem digital serve para esta medição
    h = 14,310

    Como o valor de De e Di é importante, pois refere-se a interferência de montagem, a forma de determinar principalmente Di é tentar montar em cima da mesa.

    um rolamento novo monta sobre o pino mestre numa forma classificada: sem interferência ... montagem à mão livre, porém o resultado na rótula é diferente: ela emperrou no início do pino mestre.

    O que isso quer dizer:

    a) para montar no munhão vc terá que fazer muita força sobre o pino mestre para poder encaixar a rótula. Se fizer isso rosqueando os parafusos, poderá espanar a rosca no munhão.

    b) para remover depois de encaixada, vc terá que usar muita força e ferramentas especiais para remover o pino mestre de cima do munhão.

    c) como o De também é maior, é arriscado colocar no munhão e arregaçar o furo ou até mesmo trincar o alojamento.

    Para não pagar um mico não conseguindo montar ou depois desmontar, parei aqui mesmo e vou avaliar mais o caso pois tenho a ligeira impressão que se eu tentar montar ... vou ter que comprar algumas caixas de NEOSALDINA.


    por enquanto, eu diria ... cuidado pois necessita ser mais avaliado.

    mas nem tudo está perdido

    continua outro dia, depois de decidir o que fazer.

    !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -12300019.jpg   -12300016.jpg   -12300017.jpg  
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #128
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Mestre Leo, a TT4 está fabricando esse produto também, seria interessante o sr entrar em contato com o Afonso Carlos aqui do fórum e solicitar um jogo pra análise e depois postar suas impressões pra galera.

    Lembra desse tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6220


    []'s

  • #129
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    ELMER, boa noite,

    Vou dizer uma coisa ... recebí esse jogo da ENFER gratuitamente.

    Pq?

    Porque fui procurar estas peças numa loja aqui em SJC e lá me disseram que as rótulas eram um lixo, que só davam problemas e não funcionavam.

    Fiquei muito curioso em saber oque não dava certo e ninguém conseguiu explicar ou justificar.

    Como eu sei que peças deste tipo funcionam em várias aplicações, deveriam funcionar no jeep, inclusive a própria DANA monta ou montava em alguns eixos, fiquei desconfiado que algo acontecia .... ou problema de montagem, ou problemas de manufatura, ou simples preconceito em cima da peça.

    Acabei ligando para a ENFER, expliquei o ocorrido e eles prontamente me mandaram um kit.

    Como há poucos relatos aqui no fórum sobre estas peças, julguei melhor descrever numa análise acessível ao pessoal candidato oque eu vivenciei.

    Normalmente, à cavalo dado não se olha os dentes ... mas como é um produto relativamente novo e eu não estava querendo passar por apuros com o jeep em cima do cavalete ... não estava afim de começar a alteração e no meio do caminho, desfazer tudo e montar como estava, resolví analisar e postar o que estava achando da peça.

    Vou mandar um email para a TT4 depois. Vamos desmistificar isso.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #130
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Nova medição do anel externo da rótula fornece o seguinte:

    42,865mm (1.6875") a 42,900mm (1.6890") ... há uma pequena ovalização.

    como o rolamento padrão TIMKEN tem diâmetro de 42,862 mm (1.6875") com tolerância de +0,025 mm (+0.001"), a capa externa da rotula deveria estar entre:

    42,862 mm (1.6875") a 42,887 (1.6885")

    Minha impressão:

    Eu suspeito que originalmente alguém especificou a rótula nesta medida e depois intencionava chegar na medida final retificando o De e o Di, porém, é bem possível que para diminuir custos, deixaram a ideia de retificar depois do tratamento térmico. Isso resulta numa peça com pelo menos 0.003" a mais. Esse 0.003" seria a interferência entre a capa do rolamento TIMKEN e a sede no munhão. Montando a rótula, a inteferência aumenta.

    Mais difícil de instalar ... mais difícil de remover. Corre o risco de algum jipeiro ter ainda uma rótula com a tolerância maior e uma sede com tolerância menor .... vai tentar montar na marra. Pode ocasionar:

    - laminação da sede ... depois disso, nunca mais poderá montar rolamento de novo pois o furo foi alargado, ou

    - trinca na sede ... e isso é perigoso pois não dá reparo no munhão ... não dará para soldar.

    Porém, eu percebí uma pequena ovalização. Aparenta ser possível montar e o anel acomodar na sede sem maiores complicações em munhões já danificados.


    Mas o pior ainda é o Di.

    tentei montar em alguns pinos mestre e nem subindo em cima. NÂO PODE USAR MARTELO NEM PRENSA. Tem que montar na mão livre.

    Digamos que vc tente montar e faça na marra ... depois terá que bolar um sacador para levantar o pino mestre do munhão, pois vai ficar muito difícil de remover.

    Uma opção é levar a peça numa retífica e mandar "puxar as medidas".

    No caso de De, dependendo do caso da sede do munhão ... tem vários gastos por aí, é bom negócio.

    No caso do Di, como não é uma peça rotativa, ainda dá para usar uma retífica manual Dremmel ou uma pneumática ou elétrica e vagarozamente "puxar a medida" para deslizar como uma luva no pino mestre. Só que é um trabalho delicado .... mas é possível.

    Minha impressão é que não pode simplesmente comprar e montar como se fosse uma simples troca de rolamento.

    Ainda teremos mais umas análises outro dia.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #131
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    AHÁ ... como eu lembrei que tenho um munhão solto guardado, fui fazer um teste funcional de encaixe do anel externo (De).

    Removí a capa do rolamento, instalei o anel externo (De), removí o (De) e re-instalei a capa do rolamento.

    Resultado:

    Foi possível instalar o (De) sem excesso de interferência, apenas com um pouco mais de resistência, mas foi possível. Ao montar a capa externa do rolamento, não detectei trefilação do furo pois a capa entrou ainda com interferência.

    Assim, o problema reside apenas no alargamento do furo Di para que não encavale no pino mestre .... oque seria um pesadelo de manutenção.

    Assim que puder, mostro como e digo o quanto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -01010002.jpg  
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #132
    Usuário
    Entrada
    22/01/2005
    Idade
    39
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Olá Leopoldo,

    li todo o tópico sobre rolamentos de rodas e do munhão. Me veio uma dúvida porque aconteceu um acidente com conhecido de um colega meu num D-10, onde o culpado foi o rolamento de roda. Queria saber se o procedimento de ajustagem do jipe é estendível aos utilitários GM(mudando os valores obviamente). Se der, dê uma lida nestes tópicos que falam sobre o assunto.

    Grato.

    Thales Pimenta

    Sobre o problema... deste post para frente... inclusive cito o sr. lá...

    http://www.picapesgm.com.br/forum/vi...?p=30784#30784

    Manual da GM sobre como ajustar os rolamentos dos cubos de roda(C-10/C-14 até 1978, pois deste ano para frente houve alterações nos rolamentos).

    http://www.picapesgm.com.br/forum/vi...hp?p=7921#7921

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade