x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Olá TMorais, nesta revista eles recomendam que marca de Kit(amortecedor e molas) p/ se elevar o GV-3 ?

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    Freitas,

Vou escanear toda a matéria e jogo aqui depois.
    Att

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Alexandre X Ver Post
    Freitas pense no publico alvo do GVIII que é um carro mundial.
    Eu arriscaria dizer que menos de 1% dos usuários no mundo utilizam o veículo nessas condições, e arriscaria a dizer que as situações offroad mais radicais que ele é utilizado são estradas com neve/gelo.
    A maioria dos carros 4X4, leia-se SUV's, também possuem pouquíssimos dos seus usuários que fazem uso do veículo p/ situações off-road, mas nem por isso, possuem uma suspensão dura que nem carroça(que nem suspensão tem).

Vai ser quase impossivel prepara-lo para enfrentar um buraco do Camel, mas acredito que alguns pontos consigam ser endereçados como a altura do solo, que comparando com qualquer veículo de sua categoria é inferior, e um maior conforto pela combinação de pneus com perfil mais alto (os originais são 65/70 com 28") pois com 5cm de lift caberá um pneu de 30".
    Primeiro, não quero trocar a suspensão dele p/ fazer uma trilha pesada tipo buraco do Camel, e sim p/ dar um pouquinho a mais de altura ao carro p/ poder fazer trilhas médias e passeios sem ter que me preocupar de perder o escapamento em alguma pedra ou ficar atolado pelo centro do chassi pela baixa altura.

Segundo, p/ tentar melhorar o conforto na cidade mesmo ao se andar em estradas mal pavimentadas. A suspensãp do GV-3 é tão dura que causa um desconforto até na cidade, jogando todo o impacto ao se passar por um buraco p/ a carroceria, e aí começa a aparecer os grilos e barulhos irritantes dentro do carro, pois a suspensão que era p/ fazer o trabalho dela de absorver os impactos não o faz direito e deixa isso a carga da carroceria do carro.

Terceiro, só a mudança do perfil dos pneus por um mais alto com mais borracha, não vai resolver o problema da dureza do GV-3. Pois se fosse esse o problema a nova TR4 que também possui medidas 225/65 R17 também possuiria uma suspensão dura, só que não é assim.
    Pelo contrário, apesar de ter perfil 65, a excelente calibragem das molas e amortecedores da TR4 mod 2010 faz o carro absorver os impactos de forma excelente, nem parece as vezes que vc está andando com o carro em ruas de paralepípedo ou de barro com pequenos buracos.

Sei que a firmeza(leia-se dureza excessiva) da suspensão do GV-3 dar a ele uma "puta" estabilidade, porém por outro lado, causa desconforto. Não podemos ser oito(tipo as antigas S10 que pareciam uma barca de mole), nem oitenta(duro demais como o GV-3), o ideal é encontrar um equilíbrio, tipo meio termo, como se conseguiu por exemplo na TR4 2010.

No GV-3 p/ se ter algo mais confortável acho que teriamos que além da troca dos amortecedores, também recalibrar/trocar as molas...

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Freitas,

Vou escanear toda a matéria e jogo aqui depois.
    Att
    Valeu TMorais, obrigado pela atenção.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alexandre X Ver Post
    Nada revolucionário, calço para molas e amortecedor de curso mais longo.
    Saudações, Alexandre!

Me diz uma coisa: a descrição desse kit faz parecer que se trata de um body lift, não?

Pergunto porque até onde eu sei o GV3 é monobloco e não dá pra fazer body lift, ou estou enganado?
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Citação Postado originalmente por Marcio Nogueira Ver Post
    Saudações, Alexandre!

Me diz uma coisa: a descrição desse kit faz parecer que se trata de um body lift, não?

Pergunto porque até onde eu sei o GV3 é monobloco e não dá pra fazer body lift, ou estou enganado?
    Não é um body-lift, é um lift de suspensão com calços nas molas e prolongadores nos amortecedores (ou amortecedores maiores).

Esse hermano fez um de 2", é simples fazer:

http://www.suzukiclub4x4.com.ar/view...&postorder=asc

Depois de um tempo ele baixou um pouco o lift, parece que a homocimética dianteira estava "reclamando". Se achar o post aviso.

Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Postei um kit fabricado pela Rocky Road (imagem anexa) na página 44, que entendo ser como o seu: http://www.rocky-road.com/grandvitara.html. Procede?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GRAND VITARA-kit.jpg  

Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Postei um kit fabricado pela Rocky Road (imagem anexa) na página 44, que entendo ser como o seu: http://www.rocky-road.com/grandvitara.html. Procede?
    Exatamente. É o jeito mais fácil e barato de fazer um lift básico, para quem não vai fazer nada radical com o carro. Tá cheio de Vitara e Grand Vitara andando por aí com lifts assim.

Tem um detalhe que eu não sei se vem nesses kits. Todos os GV novos têm farol de xenon? Se tiverem, tem uma peça para regular automaticamente a altura dos faróis quando o carro é carregado ( e a traseira abaixa). Essa peça tem que ser prolongada. Tem um detalhe no post argentino.

Abraços
    Newton
    FZJ-80 1995

Nao, é lift.
    Lift nao é body lift.

Saudações, Alexandre!

Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Segue uma tradução que fiz de um artigo que achei na Web comparando o body lift e o lift de suspensão. Gostaria de pegar a opinião dos colegas sobre a matéria.

O suspension lift (SL) afasta o chassi dos eixos com a substituição das molas e amortecedores. O body lift (BL) ergue o veículo usando espaçadores que separam a carroceria do chassi, porém mantém o chassi na mesma altura original. O SL é recomendado para quem for fazer trilha enquanto o BL é recomendado para quem quer dar um visual de lift ao carro sem reais intenções de fazer trilha. Isso não quer dizer que quem faz um BL não pode fazer trilha, apenas a performance fica aquém do SL por não aumentar o vão livre do solo.

O SL é mais complexo do que o BL por alterar os componentes da suspensão que dão as características de fábrica do veículo. Prós: aumento do vão livre, aumento dos ângulos de entrada e saída, permite a colocação de pneus maiores. Contras: preço, tempo de instalação, aumento do centro de gravidade (carro fica mais sensível às vibrações).

O BL é relativamente simples por consistir de espaçadores que são instalados nos pontos entre o chassi e a carroceria do veículo. Isso faz com que as partes “pesadas” (chassi, motor, transmissão, caixa de transferência, etc.) fiquem na sua posição original. Prós: preço, simplicidade, tempo de instalação, permite a colocação de pneus maiores. Contras: aparência (haverá um espaço visível entre o chassi e a carroceria), não há ganho de vão livre do solo (exceto o pouco ganho com a colocação de pneus), os pontos de montagem são forçados e podem trincar.

Resumindo, o BL não trás nenhum benefício que não seja a instalação de pneus maiores enquanto o SL é feito para melhorar a performance em trilhas (além de permitir a instalação de pneus maiores).

Usuário
    Entrada
    14/11/2009

Acidente e falta de peças para o GV 2009

Venho acompanhando o forum há algum tempo, mais nunca tinha me pronunciado. O que me faz vir aqui é para relatar o acidente que sofri com o meu GV novinho, em folha ( tinha somente 10.000Km e 6meses e 4 dias comigo).
    No dia 04/12/09 estava indo de São Paulo para Itajai-SC, quando no km 495 SUL da Rodovia Regis Bittencourt, sob fraca chuva, simplesmente há cerca de 80km/h, perdi a traseira do veiculo ( derrapou) numa curva onde seguer havia sinalização de atenção ou curva perigosa, e o veiculo capotou, indo parar num morro.
    Felizmente não aconteceu nada comigo e com a minha esposa, ( estavamos de cinto de seguraça). Acredito que a robustez do carro tenha ajudado, mas o que me causa espanto é um 4x4 derrapar desta forma e uma posterior e a quase fisiologica capotagem.
    Após o ocorrido estou enfrentando outro problema. Eu tenho o seguro oferecido pela SUZUKI ( Mapfre), que não considerou as avarias como perda total. Pois bem, há 15 dias o meu carro esta parado na concessionaria VIA JAP de Curitiba, sem orçamento, pois simplesmente algumas das peças não tem preço e outras não existem no catalogo de peças da importadora!
    Amigos adoro o carro ( para se ter uma ideia estou usando uma Tucson e bravejo toda vez que tenho que dirigi-la... cade a tração 4x4 permante?), mas sinceramente fica dificil tem um carro sem peças para reposição, principalmente um 4x4, onde acidentes de "percursos'com estes são esperados.
    Um forte abraços a todos!

Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Caramba, M&A!

Numa hora dessas o importante é saber que você e sua esposa escaparam ilesos e estão bem. Esse é o maior presente que o Papai Noel trouxe pra vocês!

Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por M&A Ver Post
    Venho acompanhando o forum há algum tempo, mais nunca tinha me pronunciado. O que me faz vir aqui é para relatar o acidente que sofri com o meu GV novinho, em folha ( tinha somente 10.000Km e 6meses e 4 dias comigo).
    No dia 04/12/09 estava indo de São Paulo para Itajai-SC, quando no km 495 SUL da Rodovia Regis Bittencourt, sob fraca chuva, simplesmente há cerca de 80km/h, perdi a traseira do veiculo ( derrapou) numa curva onde seguer havia sinalização de atenção ou curva perigosa, e o veiculo capotou, indo parar num morro.
    Felizmente não aconteceu nada comigo e com a minha esposa, ( estavamos de cinto de seguraça). Acredito que a robustez do carro tenha ajudado, mas o que me causa espanto é um 4x4 derrapar desta forma e uma posterior e a quase fisiologica capotagem.
    Após o ocorrido estou enfrentando outro problema. Eu tenho o seguro oferecido pela SUZUKI ( Mapfre), que não considerou as avarias como perda total. Pois bem, há 15 dias o meu carro esta parado na concessionaria VIA JAP de Curitiba, sem orçamento, pois simplesmente algumas das peças não tem preço e outras não existem no catalogo de peças da importadora!
    Amigos adoro o carro ( para se ter uma ideia estou usando uma Tucson e bravejo toda vez que tenho que dirigi-la... cade a tração 4x4 permante?), mas sinceramente fica dificil tem um carro sem peças para reposição, principalmente um 4x4, onde acidentes de "percursos'com estes são esperados.
    Um forte abraços a todos!
    Como disse o Márcio, ainda bem que vocês estão bem. Essa chuvinha fraca na Régis é um perigo. Quando tem óleo na pista é muito fácil derrapar. Fui uns anos atrás para Floripa e vi uma cena absurda na minha frente (por sorte): um show de derrapagens, tinha um carro subindo num morro e mais 2 rodando! O detalhe é que eles não tinham batido, cada um rodou sozinho. Passei pelo ponto muito devagar, não tinha aderência nenhuma.

Uma vez passei por isso em Ubatuba, num Uno. Numa curva bem aberta a direção "sumiu", rodei e fui parar na contramão, por sorte não vinha ninguém. Eu tava bem devagar.

Resumindo, acho que não tem relação com o carro.

Abraços, boa sorte com a seguradora. Cada vez mais fazem de tudo para não pagar.
    Newton
    FZJ-80 1995

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem