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  • #1
    Usuário Avatar de dudarj
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    Guincho - Maior capacidade cheio ou vazio???




    Amigos, Tivemos uma discussão esse fds sobre capacidades de guincho.

    Por exemplo, um guincho de 8.000lbs tem a sua capacidade de puxada máxima quando está "cheio", isto é, apenas alguns metros de cabo saíram do carretel OU quando está quase vazio, faltando apenas uma "fileira"do cabo????

    Eu acho que seria quando está "cheio", mas me afirmaram que é do outro jeito.

    Por favor, gostaria que me explicassem essa "fisica"...
    4X4 Brasil
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  • #2
    Dudajr,

    Em anexo o guia básico de técnicas de uso do guincho da warn.

    E a capacidade nominal do guincho é na primeira camada, ou seja, com APENAS 5 voltas de cabo de aço no carretel.

    Abraços

    Eddie
    Guincho - Maior capacidade cheio ou vazio??? Arquivos Anexos
    fuck the fuel economy
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  • #3
    Olá Dudarj,

    Somente completando o que o Tio Eddie já respondeu, a física do funcionamento do guincho é bem simples: o mecanismo do guincho (motor + redução) aplica um torque no cilindro onde é enrolado o cabo. Como Torque=(Força de tração do cabo) X (raio do cilindro onde o cabo é enrolado), temos que para um mesmo torque aplicado (ou seja, a capacidade máxima do guincho) quanto menor o raio de enrolamento do cabo, maior a força. Cada vez que uma camada de cabo é enrolada no cilindro, o cabo passa a enrolar sobre a camada anterior, aumentando o raio e portanto diminuindo a força de tração.
    Por outro lado, quanto mais "cheio" estiver o guincho, mais rápido ele ira tracionar o cabo

    []'s

  • #4
    Fala Duda,

    Apenas tentando complementar o que os amigos acima já explicaram muito bem:

    Se lembra do teu TJ quando colocou os 35? Ficou meio longo com a relação original, não foi? As marchas passaram a dar maior velocidade final e o motor "perdeu um pouco de torque", certo?

    Imagine que o carretel vazio é o pneu pequeno e o carretel cheio é o pneu maior

    Abs

    Rodrigo

  • #5
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    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    Amigos, Tivemos uma discussão esse fds sobre capacidades de guincho.

    Por exemplo, um guincho de 8.000lbs tem a sua capacidade de puxada máxima quando está "cheio", isto é, apenas alguns metros de cabo saíram do carretel OU quando está quase vazio, faltando apenas uma "fileira"do cabo????

    Eu acho que seria quando está "cheio", mas me afirmaram que é do outro jeito.

    Por favor, gostaria que me explicassem essa "fisica"...
    Olá Pessoal,

    Peço licença para tentar trazer alguns fatos interessantes a essa discussão.

    A capacidade máxima nominal de tração de um guincho é na condição em que apenas uma camada de cabo está enrolada no tambor (ou seja, quando o está cabo quase todo desenrolado). Para ilustrar, segue abaixo link da tabela de capacidade de tração de um guincho Warn de 8.000 lbs.

    http://www.warn.com/truck/winches/src/M8000.shtml

    Reparem que a medida que aumenta o número de camadas de cabos enroladas sobre o tambor, a capacidade de tração do guincho diminui.

    Esse regra se deve ao fato de que, quanto maior o raio (no caso, do tambor, devido às camadas de cabo) menor será a força de tração disponível, uma vez que o torque máximo fornecido pelo motor elétrico do guincho não deve ser ultrapassado, sob pena de acarretar queima do mesmo.

    Outro detalhe importante, é saber compatibilizar capacidade de um guincho (leia-se corrente eletrica máxima exigida na operação) com a capacidade instalada no veículo. No exemplo acima, a Warn especifica que a bateria tenha capacidade mínima de descarga de 650 A.

    É muito comum ver escolhas de guinchos equivocadas, com capacidade muito acima do ideal. Isso acontece por ignorância ou por "exibicionismo". Na prática, um guincho adequado para a maioria dos usos é aquele que tem capacidade de tração 1,5 vezes o peso do veículo (vide abaixo recomendação contida no "The Basic Guide to Winching Techniques", da Warn).


    So analyze your situation.Use your
    judgement to calculate how much
    weight you intend to pull. Calculate the
    gross weight and multiply by 1.5 and then do not exceed the rating of your winch or wire rope.

    Assim, um guincho de 8.000 libras (3.629 kgf, single cable), será adequado e suficiente para veículos que pesem até aproximadamente 2.400 kg.

    Ou seja, seria possível elevar do chão a maioria dos modelos disponíveis atualmente no mercado nacional.

    É muito comum ver veículos de pequeno porte ostentando guinchos de capacidade exageradas (por ex. 12.000 lbs). Certamente os pontos de fixação (pontas de longarinas, suportes, base, párachoque) onde o guincho está instalado não suportará essa carga ("uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco"). É um exemplo típico de que o excesso nem sempre é a melhor escolha.

    Além disso, não se deve esquecer que há a possibilidade de uso da patesca, acessório indispensável para quem tem guincho instalado no veículo. Com ela é possível pelo menos "dobrar" a capacidade de tração do guincho.

    Nem sempre "pecar por excesso" é recomendável nesses casos. Só para se ter uma idéia , um guincho de 12.000 lbs pesa em média 62 kgs (sem considerar o peso da mesa e do suporte de fixação). Um guincho de 8.000 lbs pesa 34 kgs (dados oficiais retirados do site da Warn). Esse "pequeno detalhe" deve ser considerado, pois afetará todo o comportamento dinâmico do veículo.

    Saudações cordiais,

    Octávio

  • #6
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Assim, um guincho de 8.000 libras (3.629 kgf, single cable), será adequado e suficiente para veículos que pesem até aproximadamente 2.400 kg.

    Ou seja, seria possível elevar do chão a maioria dos modelos disponíveis atualmente no mercado nacional.

    É muito comum ver veículos de pequeno porte ostentando guinchos de capacidade exageradas (por ex. 12.000 lbs). Certamente os pontos de fixação (pontas de longarinas, suportes, base, párachoque) onde o guincho está instalado não suportará essa carga ("uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco"). É um exemplo típico de que o excesso nem sempre é a melhor escolha.

    Além disso, não se deve esquecer que há a possibilidade de uso da patesca, acessório indispensável para quem tem guincho instalado no veículo. Com ela é possível pelo menos "dobrar" a capacidade de tração do guincho.

    Nem sempre "pecar por excesso" é recomendável nesses casos. Só para se ter uma idéia , um guincho de 12.000 lbs pesa em média 62 kgs (sem considerar o peso da mesa e do suporte de fixação). Um guincho de 8.000 lbs pesa 34 kgs (dados oficiais retirados do site da Warn). Esse "pequeno detalhe" deve ser considerado, pois afetará todo o comportamento dinâmico do veículo.

    Saudações cordiais,

    Octávio
    Realmente a teoria está correta e devemos acrescentar a tudo isso baterias de acordo, cabos corretos, alternadores fortes etc... Tudo que 99% das pessoas não tem e nunca terão em seus carros.

    Pra instalar um guincho de maneira correta vc precisa investir 2x o valor do seu guincho. Isso inclui baterias com alto poder de reserva, cabos de alta capacidade e alternadores de 200 amps no mínimo.

    Como normalmente um guincho é subdimensionado por alternadores originais e baterias pequenas, aumenta-se a capacidade do guincho para suprir essa necessidade. É um atalho não correto, mas funciona.

    E é assim que medimos a capacidade dos guinchos no brasil

    abs

  • #7
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Realmente a teoria está correta e devemos acrescentar a tudo isso baterias de acordo, cabos corretos, alternadores fortes etc... Tudo que 99% das pessoas não tem e nunca terão em seus carros.

    Pra instalar um guincho de maneira correta vc precisa investir 2x o valor do seu guincho. Isso inclui baterias com alto poder de reserva, cabos de alta capacidade e alternadores de 200 amps no mínimo.

    Como normalmente um guincho é subdimensionado por alternadores originais e baterias pequenas, aumenta-se a capacidade do guincho para suprir essa necessidade. É um atalho não correto, mas funciona.

    E é assim que medimos a capacidade dos guinchos no brasil

    abs
    Caro Samukanvas,

    Corcordo com vc. Porém não adequar cabos, baterias etc, é como "economizar palito em banquete".

    A bateria original de um TR 4, por exemplo, fornece carga suficiente para um guincho de 8.000 lbs, desde que o alternador esteja em ordem. Se tiver uma bateria de maior capacidade, tanto melhor.

    Um guincho super-dimensionado, com vc citou, mas alimentado com cabos finos e bateria fraca, estará totalmente sub-utilizado. Que vantagem se leva fazendo isso?????????. É como "amarrar cachorro com linguiça". rsrsrssrsr

    Sds,

    Octávio
    4X4 Brasil

  • #8
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Caro Samukanvas,

    Corcordo com vc. Porém não adequar cabos, baterias etc, é como "economizar palito em banquete".

    A bateria original de um TR 4, por exemplo, fornece carga suficiente para um guincho de 8.000 lbs, desde que o alternador esteja em ordem. Se tiver uma bateria de maior capacidade, tanto melhor.

    Um guincho super-dimensionado, com vc citou, mas alimentado com cabos finos e bateria fraca, estará totalmente sub-utilizado. Que vantagem se leva fazendo isso?????????. É como "amarrar cachorro com linguiça". rsrsrssrsr

    Sds,

    Octávio
    Concordo mais uma vez com vc, mas tirando a capacidade da bateria da TR4.

    O que acontece é que apesar da bateria ter como capacidade nominal o que o guincho precisa, ela descarrega e descarrega muuuito rápido mesmo. Digo isso por experiência própria em uma trilha que fizemos e o motor do carro quebrou. Tivemos que ir trocando baterias até tirar o carro do lugar perigoso para rebocá-lo.

    Uma bateria não consegue enrolar 1/2 cabo do guincho com peso. O alternador não tem capacidade de carregar a tempo.

    O certo mesmo seriam duas baterias tipo optima e um alternador de no mínimo 200 amps.

    A primeira porque aguenta ciclos profundos (descarregar e carregar rapidamente) sem tostar e o segundo pra fornecer recuperação rápida pra elas. Ainda assim o alternador de 200 amps não seria suficiente pra tocar um 8000 lbs sozinho com uma bateria comum ou duas optimas não seriam ideais com o alternador original. Mas já teria um "outro guincho" no carro.

    Sobre os cabos, quanto mais longos, mais grossos devem ser. Eu já ví cabos finos ligando guinchos a baterias a mais de mt de distância, o que é até perigoso, pois o cabo esquenta a ponto de fritar. Quem já fez chupeta com cabo de mercado sabe quanto esquenta

    Daí os guinchos mais fortes em carros pequenos. Como disse, é um atalho errado, mas que usam com certo sucesso, pois o guincho funciona meia boca, mas tira do enrosco.

    O guincho está subdimensionado. Talvez um de 9000lbs esteja puxando mais que um de 11000 quando bem instalado. Esquentará menos e terá vida útil superior.

    Algumas pessoas já discutiram comigo falando que os guinchos não precisam disso e que até estouram seus cabos na trilha. A primeira pergunta que eu faço é: "O cabo era zero?" Porque sabe como é cabo de aço... depois que escurece tá na hora de trocar. Uma moidinha a mais tb. Uma dobrinha na linha ou algum lugar soltando arame, idem. Troque, pois na hora que precisar, irá estourar. E cabo de aço não dá pra fazer um nó pra te tirar do enrosco.

    Essa é uma cultura que os americanos tem. Lá tem vários suportes duplos de bateria, cabos grossos como opcionais na instalação e usam essa fórmula de 1,5x para carros de uso comum. Para uso severo, 2x.

    No mais, parabéns pelas suas colocações. É desse tipo de informação que precisamos no fórum

    abs
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de dudarj
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Fala Duda,

    Apenas tentando complementar o que os amigos acima já explicaram muito bem:

    Se lembra do teu TJ quando colocou os 35? Ficou meio longo com a relação original, não foi? As marchas passaram a dar maior velocidade final e o motor "perdeu um pouco de torque", certo?

    Imagine que o carretel vazio é o pneu pequeno e o carretel cheio é o pneu maior

    Abs

    Rodrigo

    Isso ai!! Sem a redução nas relações o TJ era bem "manco"...

    Obrigado amigos!!! Consegui visualizar a física por trás do mecanismo. A confusão se deu principalmente quando começamos a falar em marchas de bicicleta....coroa menor na frente com peao maior atras...ai confundiu tudo.
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #10
    Por essas e outras, com alguma neurose acima da média que a Milona (2284 Kg em ordem de marcha) está equipada com um WARN X8000i que até agora deu conta do recado de tirar a mim e aos colegas do enrosco com folga.....

    Mas, a patesca, as cintas e mais cabo de aço, se necessário estão sempre lá...
    A bateriazinha não é a de celular..
    O eletricista ainda me pergunta "pra que esse alternador?"...

    Com o X8000i + o suporte do guincho (leia-se mesa ou base apenas) a suspensào dianteira já sentiu e um bocado, isso porque não tem suporte externo....

    Cabos grossos, bornes em ordem, etc, são saudáveis não só para o guincho, mas para a boa iluminação, partidas nos dias frios, etc, etc....

    Mas de uma coisa eu tenho certeza!

    De nada vale o super duper fodola mega winch de trocentas e doze mil LBS se na hora H vc não sabe como utilizar o equipamento...

    Abraços
    fuck the fuel economy
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  • #11
    Usuário Avatar de Pedro....
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    03/12/2007
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    Amigos

    Aprendi muito sobre guinchos e acessórios.

    Gostaria de saber mais uma coisa: Como utilizar a petesca?

    abs

  • #12
    Pedro,

    No post 2 deste tópico, tem o basic guide to winching techniques da WARN,
    Dê uma olhada, lá explica. Caso você continue com dúvidas, dê um grito (ui)..

    Abraços
    fuck the fuel economy
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