Vc tava bem parado com o Jimny, mas, pelo jeito foi mordido assim como eu pelo bicho 4x4, que depois de muito procurar e ter muita ajuda nos tópicos, comprei um, recentemente.
O Gil é fera nos comentários, objetivo, pragmático não tenta "vender" o NIVA, realmente informa. As observações do Gustavo são muito procedentes e se encaixaram no meu caso. Vou te dar a opinião de alguém que não estava acostumado com NIVA.
Manutenção é mais cara do que um carro comum, principalmente no início quando quer "zerar" tudo para poder confiar no carrinho, afinal o sujeito tem mais de 15 anos de vida dura, mas, me parece um carro beeem resistente - conto que terei investimentos esporádicos e menores do que qualquer 4x4 no futuro (não peguei um de trilha, e usarei para o dia-a-dia e passeios).
Quanto ao conforto, ainda estou resolvendo problemas de mangueiras e respiros para reduzir o cheiro de gasolina interno, que é o maior incomodo no momento, até pq o meu Niva veio com os confortáveis e famosos bancos Rally. Ele me lembra os carros do início da decada de 80, me lembra um golzinho BX que tive, veda pouco o barulho externo, comandos nada ergonomicos, barulhento no asfaltos do RJ (pula D+), pouquíssimo espaço no banco de trás (mas, vc teve um Jimny, sabe o que é isto) no entanto, nada que atrapalhasse a curtição de dirigir o bicho. Estacionar é ruim, mas, não tanto quanto dizem.
Tenta andar em alguns antes de comprar para não se surpreender.
Abs
Soares