x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 47
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

SOA or SUA

Sim, estou falando precisamente do caso do colega que abriu o tópico.

Caso seja SOA, a cunha deve ser colocada ao contrário.

A regra é quase sempre colocar a cunha de forma que o pinhão "aponte" mais para a luva do cambio.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Grande Leopoldo

Muito obrigado pela explicação.Tudo isso eu já imaginava, o que eu não entendi foi o termo " virar a roda olhando para o chão ".

De qualquer forma fico extremamente grato, por ter corroborado o que eu achava que sabia.Agora, depois de vc dizer, fico confiante no que sei a respeito do assunto.

[]'de quem tá aki pra aprender
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    , o que eu não entendi foi o termo " virar a roda olhando para o chão ".
    Me desculpe o termo grosseiro que eu usei para tenta descrever o movimento do eixo.

Deixe eu tentar explicar melhor:

O eixo de caster - o king pin, que é o eixo imaginário que cruza o centro dos pivos da direção, que são os suportes dos rolamentos do munhão....tem um ângulo que não é reto, ou seja, não é perpendicular ao solo. Esse eixo tem uma inclinação; assim, a projeção deste eixo imaginário no solo normalmente toca um ponto à frente de um eixo que fosse perpendicular ; quando se esterça a roda é como se o pneu olhasse um pouco para cima, em vez de olhar em linha reta......ou seja, o plano de giro não é paralelo com o solo.

Até ai acho que não é novidade. Vide o garfo de uma bicicleta.

A função deste ângulo é "forçar" o sistema a ser estabilizado para que o carro possa ser controlável e não sair por ai "caçando frango".....acho que esse termo é bem apropriado e bem conhecido. E como faz isso? inserindo um momento no sistema onde a roda dianteira esquerda força a direita e vice-versa. A inclinação do eixo faz com que o carro não tenha tanta tendência a esterçar sózinho......só um pouco menos que se o ângulo fosse reto. Mas já é uma grande ajuda. temos então uma relativa
    estabilidade natural.

Agora, se você fizer uma inclinação ao contrário, verá que esse plano perpendicular ao king-pin não esta olhando um pouco para cima e sim começa a "olhar para baixo". Cada vez que se esterça, a roda também tomba um pouco. Então o jeep fica instável,

Se ainda não ficou claro......só fazendo uns desenhos......

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Grande Leopoldo

Daí a necessidade de um angulo de caster de 3 a 7 graus.Se não a roda fica olhando pro chão.Quanto maior o angulo de caster, menos caça frango, mas aumenta o consumo e o desgaste dos pneus.Por isso deve-se procurar manter o caster sempre o mais próximo do especificado.
    Aproveitando, qual seria o caster mais indicado para um cj3 com pneus 33
    montados em rodas 8 (de pick up f-1000) e suspensão levantada em aproximadamente 3 polegadas ?Seria mais próximo de 3 ou de 7 graus ?
    '
    []'

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

ângulos

Eu não sei ao certo....se diminuir, alivia a carga mas pode dar shimmy. se aumentar, a direção fica mais "dura" e o desgaste do pneu aumenta

Eu faria um teste com as cunhas primeiro aumentando, depois diminuindo, depois sem.....tiraria minhas conclusões.

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Re: ferramental

Oi Leopoldo !!!

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Para fazer isso:

Jogo de ferramentas básico +
    torquímetros Lb-in e Lb-Ft +
    expansor de carcaça +
    relógio comparador com capacidade de leitura de milésimos de polegada +
    pinhão falso +
    medidor de profundidade de pinhão +
    suporte para trabalho no eixo dana 44 +
    dispositivo para evitar o esmagamento da caixa na prensagem dos tubos +
    dispositivo de alinhamento da carcaça e dos munhões.

e eventualmente o dispositivo para a remoção dos rolamentos cônicos de pinhão e coroa.
    Leopoldo, acho que tu estás falando de um serviço muito mais complicado de se fazer. Se eu entendi bem, tu estás falando em sacar os tubos de eixos da carcaça do diferencial e remontá-los no angulo correto.... Não tem comparação esse serviço com o serviço que geralmente se faz aqui.... 8) O que fazemos é apenas remover a solda que prende o bojo ao tubo, rotacioná-lo um pouco até o ângulo desejado e refazer a solda....serviço que um torneiro faz tranquilamente, coisa de pouco mais de 1 hora do começo ao fim....e fica muito bom, tem jipes "as pencas" por aqui rodando e fazendo trilhas e viajens assim....serviço tranquilo e garantido....tem gente que até fez isso em casa (o Tannuri por exemplo) usando basicamente uma esmerilhadeira com disco de corte e um goniômetro.... !

Sobre o ângulo do caster, eu já escreví a um tempo atrás num tópico um pouco a respeito do assunto. O tópico é "Volante não retorna."

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

quem girou

É mesmo Mauro!

tinha imaginado que o colega tinha sacado os tubos, mas lendo de novo ví que aparentemente girou só o munhão........

Realmente não precisa de tudo aquilo, e eu faria só um dispositivo bem mais simples para poder angular por igual os 2 munhões.

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Salve Mauro

Muito bom o desenho.
    O Sergio lá não sou eu.

[]'

Desfazer a solda não é recomendado.
    O melhor é cortar o tubo do eixo, girar e soldar com reforço interno.
    É mais complicado, dá mais trabalho, mas não deixa ainda mais frágil o metal junto à solda original.

Informação adicional

Camaradas,

A respeito deste tópico, alguém pode me informar:
    1-Qual a altura máxima que podemos levantar o CJ5 com os cardãs originais sem que nenhuma outra modificação deva ser feita para garantir que não haverá o tão alardeado estrangulamento do ângulo?
    2-É possível "spoar" o CJ5, colocar eixos de rural, e reposicionar as molas originais para um suporte fixado lateralmente ao chassis (tipo vemos nos caminhões)? Desta forma, contrabalançamos o ganho de altura do spoa para não mexer no sistema de transferência.
    PS: preciso de apenas duas polegadas a mais de altura para que o alternador não seja danificado pela bola do diferencial. O Maracatu está com motor da L200, calços do motor da F1000, jumelos intermediários, molas com curvaturas originais, mas em situações extremas a bola do diferencial atinge o alternador (já tive que soldá-lo uma vez, já tentei reposicioná-lo para cima, não deu certo, muita vibração)
    Grato,

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Wallace
    O melhor é cortar o tubo do eixo, girar e soldar com reforço interno...........

Wallace, não dispensa a construção de um "RIG" dispositivo de alinhamento para os munhões.

Isso é um saco fazer mas tem de ser feito.

Principalmente devido ao fato de 11 entre 10 eixos estarem tortos quando se inspeciona o alinhamento.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Re: Informação adicional

Citação Postado originalmente por Marisan
    1-Qual a altura máxima que podemos levantar o CJ5 com os cardãs originais sem que nenhuma outra modificação deva ser feita para garantir que não haverá o tão alardeado estrangulamento do ângulo?
    Os americanos recomendam 2" como máximo sem maiores modificações, a não ser ........... amortecedores.

Citação Postado originalmente por Marisan
    2-É possível "spoar" o CJ5, colocar eixos de rural, e reposicionar as molas originais para um suporte fixado lateralmente ao chassis (tipo vemos nos caminhões)? Desta forma, contrabalançamos o ganho de altura do spoa para não mexer no sistema de transferência.
    1-Positivo.

2-Inclusive isso permite ao esterçameto não ficar prejudicado, pois o pneu não vai "PEGAR" na mola .

3-Só é necessário pensar em:

a-cinta de nylon para limitar o curso "para baixo"

b-batentes de suspensão para limitar o curso "para cima"

c-verificar se podem ser usados os mesmos amortecedores.

d-verificar a geometria e os angulos limites de trabalho dos pivôs
    de direção.

e-verificar a necessidade de inclinar o pinhão traseiro para não haver vibração.

f-o mesmo com o dianteiro para não causar encavalamento de cruzeta no fim do curso, que dependendo do caso pode ser resolvido com uma junta "CV" ou, baixando a travessa do cambio ou, em casos extremos, sacando os tubos ou, como falado ai em cima...... sacar as bolas "munhões internos" e soldar em outra posição.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem