Semana passada fomos resgatar meu jipe que quebrou na trilha...tinhamos deixado ele numa fazenda de criação de ovelhas, e, quando fomos buscá-lo, o caseiro nos contou que tinha trabalhado num sitio onde havia um jipe debaixo de um telheiro ocupando espaço e epodrecendo.
Fomos ver o bicho e nos deparamos com uma cena mui triste...o jipe muito enferrujado mas a salvo da agua direta.
Pensamos e meu amigo resolveu comprar o trem.
Situação geral do jipe.
Ferrugem comendo a lataria;
Assoalho todo perdido;
Chassis enferrujado mas integro sem soldas e sem empenamentos;
Jipe nunca batido pois rodou somente dentro do sítio;
Mecânica completa, mas sem sabermos ainda o estado geral...vamos começar a desmontar ele neste fds que vem.
Coisas boas de achar.
O quadro de parabrisa esta zerado;
Tem documento e não tem numero no chassi, ainda é na plaquetinha;
O recorte do paralama traseiro é redondo e o ano do dito é 58;
Documentação.
O documento está novo pois estava guardado desde 1980;
A placa ainda é amarela e não foi recadastrado.
O proprietario no documento pode estar morto.
O jipe foi comprado de um terceiro há 30 anos e ninguem sabe do paradeiro do antigo proprietario.
O jipe estava ali desde 1985 quando teve um problema no carburador e eles não conseguiram resolver.
Perguntas aos colegas...o que fazemos com isso??????????/
Desmontamos ele inteiro e remontamos revisando tudo antes?
Desmontamos ele inteiro e remontamos revisando somente a mecânica?
Mandamos fazer a lanternagem?
Compramos uma carroceria de fibra?
Desmontamos e vemos o que presta e vendemos picadinho?
Tem como dar uso capião de jipe?
porque além do estado péssimo, que já passou da fase de reforma faz tempo, ele nem sabe onde tá o dono pra ver se consegue transferência?
talvez a única coisa que daria pra fazer é desmontar tudo e tentar vender aquilo que der pra aproveitar (que não vai ser muita coisa), ja que pelos vazamentos, 25 anos parados, deve estar com todas as engrenagens e rolamentos enferrujados.
Como vc pediu opiniao e cada um tem a sua, ai vai a minha ...
Primeiro passo e ver a questão da documentação.. Procura um despachante de confiança e ve quais os custos pra deixar ele legalizado novamente , devidamente transferido e tudo mais...
Dai pra frente se tudo correr bem e questão de Lt$$$ e tempo... Parte pra uma carroceria de fibra, pq pra dar volta nessa ai por menos de Lt$ 4.000,00 eu acho dificil..
A parte da mecanica acho que dois caminhos: Trocar todos os fluidos, uma geral no carburador, parte eletrica, e ver oq vai dar
ou
"Jaques" ta tudo desmontado, desmonta tudo mesmo e começa do zero.. Ai vai ter certeza doque tem na mão...
Pode entrar com usucapião sim, desde que o comprador espere 3 anos depois de ter a posse do CJ pra entrar com a ação ou poderá entrar agora, desde que o ex-dono (de quem ele comprou agora e não aquele sumido) esteja disposto a colaborar no processo, pois será chamado em juízo para dizer sobre em que condições detinha o carro (como dono ou como réles depositário= não dono, apenas guardando-o para o dono). Muitos compradores de carros antigos entram com este tipo de ação e ganham, desde que preencham os requisitos exigidos.
Abaixo, segue o texto do Código Civil (Lei Federal n. 10.406 de 10 de janeiro de 2002):
Da Usucapião
Art. 1.260. Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade.
Art. 1.261. Se a posse da coisa móvel se prolongar por cinco anos, produzirá usucapião, independentemente de título ou boa-fé.
Art. 1.262. Aplica-se à usucapião das coisas móveis o disposto nos arts. 1.243 e 1.244.
Art. 1.243. O possuidor pode, para o fim de contar o tempo exigido pelos artigos antecedentes, acrescentar à sua posse a dos seus antecessores (art. 1.207), contanto que todas sejam contínuas, pacíficas e, nos casos do art. 1.242, com justo título e de boa-fé.
Art. 1.244. Estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrição, as quais também se aplicam à usucapião.
Pode entrar com usucapião sim, desde que o comprador espere 3 anos depois de ter a posse do CJ pra entrar com a ação ou poderá entrar agora, desde que o ex-dono (de quem ele comprou agora e não aquele sumido) esteja disposto a colaborar no processo, pois será chamado em juízo para dizer sobre em que condições detinha o carro (como dono ou como réles depositário= não dono, apenas guardando-o para o dono). Muitos compradores de carros antigos entram com este tipo de ação e ganham, desde que preencham os requisitos exigidos.
Abaixo, segue o texto do Código Civil (Lei Federal n. 10.406 de 10 de janeiro de 2002):
Da Usucapião
Art. 1.260. Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade.
Art. 1.261. Se a posse da coisa móvel se prolongar por cinco anos, produzirá usucapião, independentemente de título ou boa-fé.
Art. 1.262. Aplica-se à usucapião das coisas móveis o disposto nos arts. 1.243 e 1.244.
Art. 1.243. O possuidor pode, para o fim de contar o tempo exigido pelos artigos antecedentes, acrescentar à sua posse a dos seus antecessores (art. 1.207), contanto que todas sejam contínuas, pacíficas e, nos casos do art. 1.242, com justo título e de boa-fé.
Art. 1.244. Estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrição, as quais também se aplicam à usucapião.
Opa começamos bem então...o que me vendeu estava com o jipe no barracão parado desde 85 quando comprou o sitio...heheh
Me diz se sabe algo sobre como reativar as placas amarelas ou passar para branca atual.
Valeu.
Como vc pediu opiniao e cada um tem a sua, ai vai a minha ...
Primeiro passo e ver a questão da documentação.. Procura um despachante de confiança e ve quais os custos pra deixar ele legalizado novamente , devidamente transferido e tudo mais...
Dai pra frente se tudo correr bem e questão de Lt$$$ e tempo... Parte pra uma carroceria de fibra, pq pra dar volta nessa ai por menos de Lt$ 4.000,00 eu acho dificil..
A parte da mecanica acho que dois caminhos: Trocar todos os fluidos, uma geral no carburador, parte eletrica, e ver oq vai dar
ou
"Jaques" ta tudo desmontado, desmonta tudo mesmo e começa do zero.. Ai vai ter certeza doque tem na mão...
[ ]´s
Então o despachante disse que bastaria recadastrar o veiculo e que a ultima vez que fez isso foi a mais de 4 anos.
A carroceria de fibra é bem interessante, mas que coça as mãos em deixar esta ai nova de novo isso coça, pois acredite tem os detalhes de onde as chapas se encontram e ainda sem tinta por cima como se tivesse sido montado e nunca mais mexido...isso instiga o sujeito.
Vamos começar verificando a situação dos locais onde vai óleo e agua...ai verificando se tiver oleo não tem ferrugem ai passamos para o chassi..eu nem imagino o que fazer com ele...ele ainda é arredondao nas dobras externas e acreditem os parachoques são rebitados originais...heheh
Bom Dia,
Se vc. tiver tempo e $$$$$$$$$$$ refaz ele original e põe placa preta....aí vai valer $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.....
Se tiver amor à ele não venda...ou vende e gasta no seu Amarelão...
Ptz Milton.....
E eu não dou um pé quente desses.
Eu recuperaria ele todo original, muitas fotos da empreitada e depois, placa preta nele. Acho que se for pra uso é uma coisa, se for pra ter um Jeep original é outra. Vai ter que ser com muito tempo e $$, mas garanto que no final vai valer a pena.
Nos mantem informado, torcemos que a empreitada siga.
Abrs
Edison
Eu q me achava maluco, agora vejo q sou bem normal!!! Não teria coragem de comprar não, principalmente por conta dos documentos, agora q a galera ai ta dizendo q tem como regularizar, é aguardar pra ver o desenrolar da historia, deve ter pago mais para o guincho do q pelo carro né?! Mantenha agente informado Quindim queria ver o resultado desse jeep daqui há algum tempo! Abraços!!!