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  • #1
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    Question Problema de freio na Ranger ltd 2006




    Pessoal, estou precisando de uma pequena ajuda pra solucionar um problema q começa a me preocupar.

    A alguns dias atras, ao parar no sinal vermelho, com a camionete quase chegando a imobilidade, bem devagar, senti o pedal diferente, como se ele tivesse empurrado o pé q o acionava de volta, seguido de um pequeno ruído.

    Ao descer a rampa da garagem exatamente o mesmo sintoma.

    Desconfiei q as pastilhas, mesmo tendo sido trocadas a pouco tempo tinham chegado ao fim. Levei na oficina e o mecanico disse q tinha soltado uma chaveta e gasto um cantinho da pastilha de uma das rodas. Trocou as duas pastilhas e o problema continuou. Exatamente como antes. A troca das pastilhas não mudou em nada.

    Esse problema não é sempre q faz. Testei ela na rodovia e freando forte em velocidade de 100 por hora, por exemplo. Ela segura de modo normal.

    Esse problema dá sempre em baixa velocidade. Com ela quase parando. Não é sempre q faz. Mais comum qdo ela está quase parando, quase na imobilidade freando suavemente. Como se estivesse no anda e para de um congestionamento, ela vai fazer isso qdo esta parando atras do carro da frente. Ou em alguma descida íngreme. Sempre qdo ela está quase na imobilidade.

    O freio volta, fica meio duro, faz uns pequenos ruidos e nessa perde a ação. Como se ela perdesse bastante da força do freio nessa situação.

    A um tempo atrás ela fazia um ruido, como se fosse um grilo. Como se a cada volta q a roda desse, raspasse o disco na pastilha, ou alguma coisa raspasse no disco. quick, quick, quick......O mecanico conferiu pastilhas , rolamentos etc e não descobriu nada. Não sei se tem alguma coisa a ver com a outra. Quem sabe algum sensor de abs danificado.

    Se for ficar trocando peças sem saber ao certo onde esta o problema, como o mecanico fez com as pastilhas vou me ferrar. Por isso estou pedindo a ajuda.

    Se teria um modo de desligar o ABS pra testar se pode ser problema nele etc....

    Se alguém puder me ajudar fico agradecido.

    abs

  • #2
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    Lembrei agora e talvez seja interessante para o diagnostico do problema q ontem, estava chovendo e asfalto liso, então(desconfiando do ABS) aproveitei pra fazer mais um teste... de umas 3 vezes q freei forte, tipo pra arrastar pneu, ela fez o mesmo problema. O pedal ficou duro, vibrou um pouco e parou a camionete. Exatamente o mesmo sintoma q ela fez freando suavemente e com ela quase na imobilidade.

  • #3
    Você tem que verificar se não existe empeno no eixo traseiro. Se estiver ok, troca as lonas de freio, mas por outras de boa qualidade de preferência originais.
    4X4 Brasil
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  • #4
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Já verificou o hidrovácuo e/ou o cilindro mestre? como esta o nivel do oleo de freio?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #5
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    O nível de óleo está ok.

    Existe algum teste pra saber das condiçoes do hidro vacuo?

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Ranger2006 Ver Post
    O nível de óleo está ok.

    Existe algum teste pra saber das condiçoes do hidro vacuo?
    Leia isto http://www.omecanico.com.br/modules/...ecid=44&edid=5 está bem explicado.

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Obrigado. Vou ler sim. Como complemento, conversei com o mecanico agora a pouco e ele relatou q uma borracha q fica na frente daquele tambor do hidrovacuo estava arrebentada e entrou agua da chuva dentro. Ele retirou a água, (acho q trocou o fluido), trocou a borracha. Disse q eu andasse mais uns dias assim e retornasse pra sangrar os freios. Caso não melhorasse o problema seria nesse hidrovacuo.

  • #8
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Obrigado. Vou ler sim. Como complemento, conversei com o mecanico agora a pouco e ele relatou q uma borracha q fica na frente daquele tambor do hidrovacuo estava arrebentada e entrou agua da chuva dentro. Ele retirou a água, (acho q trocou o fluido), trocou a borracha. Disse q eu andasse mais uns dias assim e retornasse pra sangrar os freios. Caso não melhorasse o problema seria nesse hidrovacuo.
    Rapaiz, se entrou agua no hidrovácuo, isso quer dizer que ele já não ta mais exercendo a função normal dele, pois, ele tem que trabalhar em vácuo, e se tiver outra coisa lá dentro irá atrapalhar no funcionamento e mesmo que ele tirasse toda a agua lá de dentro, ele poderá nunca mais funcionar do mesmo jeito...
    Neste link tem muita coisa sobre hidrovácuo, mas seria bom também, se voce verificasse o estado do cilindro mestre do freio, que fica cravado no hidrovácuo, pois se ele estiver ruim pode também fazer umas graças...
    4X4 Brasil
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Rapaiz, se entrou agua no hidrovácuo, isso quer dizer que ele já não ta mais exercendo a função normal dele, pois, ele tem que trabalhar em vácuo, e se tiver outra coisa lá dentro irá atrapalhar no funcionamento e mesmo que ele tirasse toda a agua lá de dentro, ele poderá nunca mais funcionar do mesmo jeito...
    Neste link tem muita coisa sobre hidrovácuo, mas seria bom também, se voce verificasse o estado do cilindro mestre do freio, que fica cravado no hidrovácuo, pois se ele estiver ruim pode também fazer umas graças...
    Certo.

    Muito interessante e bom o link. Deu pra ter uma boa idéia sobre o funcionamento do sistema.

    Mas trocando em miúdos. Acha q esses sintomas q relatei provavelmente sejam coisa do cilindro mestre ou do hidrovácuo?

  • #10
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por Ranger2006 Ver Post
    Certo.

    Muito interessante e bom o link. Deu pra ter uma boa idéia sobre o funcionamento do sistema.

    Mas trocando em miúdos. Acha q esses sintomas q relatei provavelmente sejam coisa do cilindro mestre ou do hidrovácuo?
    Amigo, sobre o hidrovácuo eu não posso te afirmar nada, mas sobre o cilindro mestre, se pisar no pedal do freio ele vai embora, e tem que pisar de novo pra poder segurar a pressão se ele conseguir segurar mesmo...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #11
    Os sintomas de cilindro mestre ou hidrovacuo defeituosos não tem nada a ver com o que foi relatado. O mais provável é que esse problema seja causado um disco de freio ou o eixo traseiro empenados.

    Quando isso aconteceu na minha Ranger, tive que trocar um semieixo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Parece algo no ABS. Tire o fusivel dele. Ele fica inativo e a luz do painel vai acender. Rode e veja e se mantém os sintomas.
    Verifique também se nao tem sujeiras nas rodas dentadas do ABS em cada roda. O sensor tb fica numa posição quase raspando a roda dentada...pode ser dali o barulho.

    O barulho da roda tem algo a ver com o freio ruim ou é conincidencia de defeitos...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

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