A água do reservatório do radiador está baixando e não encontrei nenhum vazamento, nem na válvula EGR. Alguém tem alguma opinião à respeito?
A temperatura dela esta trabalhando normal, ou seja, a temperatura é a mesma desde antes de começar a sumir água do radiador??? Ou, a temperatura está oscilando???
A temperatura dela esta trabalhando normal, ou seja, a temperatura é a mesma desde antes de começar a sumir água do radiador??? Ou, a temperatura está oscilando???
A temperatura não passa dos 90º, sempre normal. Quando a água baixa, acende a luz no painel, aí completo o nível.
Quando você diz que não é na válvula EGR você quer dizer que não é no resfriador (radiador) da EGR?
Pois ele é o primeiro que é danificado por não usar diesel S10 e começa a passar água para a admissão, e como você diz que usa qualquer diesel....
Estou achando que é a tal da EGR mesmo... O negócio agora é conseguir chegar em casa, pois estou em Porto Seguro/BA.
Deve ser o condensador que fica posicionado sobre o coletor(lado do carona). Se for ele, corre o risco de calço hidráulico. Já vi acontecer. Manda passar o aparelho para confirmar. A peça custa em torno de R$ 2.000,00 na CSS mas é possível andar sem ele fazendo um by pass provisório entre as duas mangueiras ( entrada e saída)d'água, mas vai haver alguma perda de desempenho do motor.
Abs.
Esse coletor que você diz é a própria válvula EGR? Como faço esse by pass? Preciso voltar pra casa, pois na ccs daqui de Eunápolis não se consegue a peça nova...
Um outro proprietário teve um problema parecido e conseguiu rodar em torno de 1.600 km até chegar em casa, completando a água do reservatório quando acusava nível baixo...
Apesar de não ter muitas participações ativas, acompanho como leitor esse fórum quase que desde o início.
Tenho uma Amarok Highline/MT 2011 desde nova, e até agora só alegria, com nenhum problema relevante nos 94 mil km que rodei...
Acontece que do "nada" ela começou a piscar continuamente a luz do bloqueio do diferencial. Fui na concessionária,Saga DF, passaram o aparelho e tentaram resetar o erro mas não resolveu. O consultor técnico me disse que o mais provável é um problema na caixa de redução ou no sensor/eletro-imã do diferencial.
Sendo que se for no sensor/eletro-imã, para substitui-lo é necessário desmontar completamente o diferêncial, trocar 2 rolamentos que estragam no processo de desmontagem, e substituir o sensor, que na verdade é um conjunto integrado com eletroimã, sendo que externamente só temos a visão da parte externa do sensor por onde chegam os fios do bloqueio.
Em seguida, eu mesmo em casa, retirei o conector do sensor do diferencial para avaliar possíveis oxidações nos contatos ou algum problema no chicote, só que estava tudo perfeito, exceto que o sensor estava com um pouco de óleo do diferencial. Assim entendo que existe uma probabilidade dele estar com problema.
Gostaria de saber se alguém já teve alguma problema desse tipo, possíveis soluções, ou se alguém tem experiência em um diagnóstico mais preciso, visto que a CSS não demonstrou segurança no diagnóstico.
Como a viatura está fora de garantia, estou inseguro no diagnóstico e indeciso no caminho a seguir, de um reparo em CSS ou até mesmo de ter que comprar um diferencial completo usado.
O coletor é o de descarga onde fica as turbinas. O condensador fica entre o cabeçote e as turbinas,sobre o coletor de descarga, lado esquerdo do motor visto pela frente do veículo. Se for mesmo defeito do condensador, é só soltar as mangueiras de entrada e saída d'água e ligá-las com um tubo de alumínio com abraçadeiras. Se não houver vazamento nessa gambiarra o veículo poderá rodar sem problema, com ligeira perda de desempenho e um desprezível aumento de consumo de combustível. Já fizemos essa experiência dentro da transamazônica e o motor funcionou perfeitamente até o seu retorno ao Rio de Janeiro. Antes o reservatório de expansão baixava o nível do líquido de arrefecimento e a luz indicadora acendia no painel, exatamente como você descreveu na seu "post".
Se for realmente o mesmo caso, se continuar rodando corre o risco de causar calço hidráulico.
Então, aconselho levar o veículo a uma concessionária ou oficina devidamente aparelhada para diagnosticar o defeito.
Confirmada a suspeita de defeito no condensador, você mesmo poderá fazer o "by pass" como medida provisória até a troca da peça defeituosa.
Qualquer dúvida, estamos aí para tentar ajudar.
Abs.
Postado originalmente por Sons Of Anarchy
Esse coletor que você diz é a própria válvula EGR? Como faço esse by pass? Preciso voltar pra casa, pois na ccs daqui de Eunápolis não se consegue a peça nova...
Um outro proprietário teve um problema parecido e conseguiu rodar em torno de 1.600 km até chegar em casa, completando a água do reservatório quando acusava nível baixo...
O coletor é o de descarga onde fica as turbinas. O condensador fica entre o cabeçote e as turbinas,sobre o coletor de descarga, lado esquerdo do motor visto pela frente do veículo. Se for mesmo defeito do condensador, é só soltar as mangueiras de entrada e saída d'água e ligá-las com um tubo de alumínio com abraçadeiras. Se não houver vazamento nessa gambiarra o veículo poderá rodar sem problema, com ligeira perda de desempenho e um desprezível aumento de consumo de combustível. Já fizemos essa experiência dentro da transamazônica e o motor funcionou perfeitamente até o seu retorno ao Rio de Janeiro. Antes o reservatório de expansão baixava o nível do líquido de arrefecimento e a luz indicadora acendia no painel, exatamente como você descreveu na seu "post".
Se for realmente o mesmo caso, se continuar rodando corre o risco de causar calço hidráulico.
Então, aconselho levar o veículo a uma concessionária ou oficina devidamente aparelhada para diagnosticar o defeito.
Confirmada a suspeita de defeito no condensador, você mesmo poderá fazer o "by pass" como medida provisória até a troca da peça defeituosa.
Qualquer dúvida, estamos aí para tentar ajudar.
Abs.
Valeu pela dica, André. Amanhã vou procurar esse tubo de alumínio. Se não conseguir vou procurar por canos de instalação de gás, que também são de alumínio ou mesmo mangueira para fazer o "by pass" como você indicou. Conversei com um amigo mecânico que também me indicou a mesma solução. Abraço.
Procura o tubo de alumínio em sucatas de oficinas de Ar Condicionado ou Direção hidráulica.
Boa sorte.
Abs.
Postado originalmente por Sons Of Anarchy
Valeu pela dica, André. Amanhã vou procurar esse tubo de alumínio. Se não conseguir vou procurar por canos de instalação de gás, que também são de alumínio ou mesmo mangueira para fazer o "by pass" como você indicou. Conversei com um amigo mecânico que também me indicou a mesma solução. Abraço.
O coletor é o de descarga onde fica as turbinas. O condensador fica entre o cabeçote e as turbinas,sobre o coletor de descarga, lado esquerdo do motor visto pela frente do veículo. Se for mesmo defeito do condensador, é só soltar as mangueiras de entrada e saída d'água e ligá-las com um tubo de alumínio com abraçadeiras. Se não houver vazamento nessa gambiarra o veículo poderá rodar sem problema, com ligeira perda de desempenho e um desprezível aumento de consumo de combustível. Já fizemos essa experiência dentro da transamazônica e o motor funcionou perfeitamente até o seu retorno ao Rio de Janeiro. Antes o reservatório de expansão baixava o nível do líquido de arrefecimento e a luz indicadora acendia no painel, exatamente como você descreveu na seu "post".
Se for realmente o mesmo caso, se continuar rodando corre o risco de causar calço hidráulico.
Então, aconselho levar o veículo a uma concessionária ou oficina devidamente aparelhada para diagnosticar o defeito.
Confirmada a suspeita de defeito no condensador, você mesmo poderá fazer o "by pass" como medida provisória até a troca da peça defeituosa.
Qualquer dúvida, estamos aí para tentar ajudar.
O coletor é o de descarga onde fica as turbinas. O condensador fica entre o cabeçote e as turbinas,sobre o coletor de descarga, lado esquerdo do motor visto pela frente do veículo. Se for mesmo defeito do condensador, é só soltar as mangueiras de entrada e saída d'água e ligá-las com um tubo de alumínio com abraçadeiras. Se não houver vazamento nessa gambiarra o veículo poderá rodar sem problema, com ligeira perda de desempenho e um desprezível aumento de consumo de combustível. Já fizemos essa experiência dentro da transamazônica e o motor funcionou perfeitamente até o seu retorno ao Rio de Janeiro. Antes o reservatório de expansão baixava o nível do líquido de arrefecimento e a luz indicadora acendia no painel, exatamente como você descreveu na seu "post".
Se for realmente o mesmo caso, se continuar rodando corre o risco de causar calço hidráulico.
Então, aconselho levar o veículo a uma concessionária ou oficina devidamente aparelhada para diagnosticar o defeito.
Confirmada a suspeita de defeito no condensador, você mesmo poderá fazer o "by pass" como medida provisória até a troca da peça defeituosa.
Qualquer dúvida, estamos aí para tentar ajudar.
O coletor é o de descarga onde fica as turbinas. O condensador fica entre o cabeçote e as turbinas,sobre o coletor de descarga, lado esquerdo do motor visto pela frente do veículo. Se for mesmo defeito do condensador, é só soltar as mangueiras de entrada e saída d'água e ligá-las com um tubo de alumínio com abraçadeiras. Se não houver vazamento nessa gambiarra o veículo poderá rodar sem problema, com ligeira perda de desempenho e um desprezível aumento de consumo de combustível. Já fizemos essa experiência dentro da transamazônica e o motor funcionou perfeitamente até o seu retorno ao Rio de Janeiro. Antes o reservatório de expansão baixava o nível do líquido de arrefecimento e a luz indicadora acendia no painel, exatamente como você descreveu na seu "post".
Se for realmente o mesmo caso, se continuar rodando corre o risco de causar calço hidráulico.
Então, aconselho levar o veículo a uma concessionária ou oficina devidamente aparelhada para diagnosticar o defeito.
Confirmada a suspeita de defeito no condensador, você mesmo poderá fazer o "by pass" como medida provisória até a troca da peça defeituosa.
Qualquer dúvida, estamos aí para tentar ajudar.
Abs.
Vou pegar a minha hj na CSS e vou perguntar qual era o motivo de estar baixando água.
Mas tenho ctz q é algo ligado a EGR, principalmente pq o cheiro do carro mudou, devia estar vazando água próximo a turbina...
Meu consumo não aumentou, oq notei foi um dia q estiquei em 4º marcha ate uns 5.000RPM, qdo troquei de marcha vi mta fumaça branca saindo do escapamento... deve ser vapor d´água....pois nunca vi este carro soltar fumaça.
OBS: So abesteço em posto de bandeira BR / Shell ou ipiranga e mtas vezes diesel podium .
A noite posto oq vão me falar na CSS...
Vou pegar a minha hj na CSS e vou perguntar qual era o motivo de estar baixando água.
Mas tenho ctz q é algo ligado a EGR, principalmente pq o cheiro do carro mudou, devia estar vazando água próximo a turbina...
Meu consumo não aumentou, oq notei foi um dia q estiquei em 4º marcha ate uns 5.000RPM, qdo troquei de marcha vi mta fumaça branca saindo do escapamento... deve ser vapor d´água....pois nunca vi este carro soltar fumaça.
OBS: So abesteço em posto de bandeira BR / Shell ou ipiranga e mtas vezes diesel podium .
A noite posto oq vão me falar na CSS...
Aposto em problema na EGR, igual a minha que acabei isolando para poder seguir viagem...