x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1

    Angry Rosca de cárter danificada




    Olá a todos,

    ao fazer a última troca de óleo, quando foi retirado o bujão para esgotamento do óleo do cárter, verificou-se que saíram fragmentos dos fios da rosca do cárter.
    Ao repor o bujão houve dificuldade para que o mesmo pegasse aperto.

    Apenas colocando teflon e silicone de alta temperatura, foi possível apertar mas não muito.

    Já andei uns 500Km assim, mas não acho que seja a solução definitiva.

    Alguém já teve essa experiência ?

    A única solução é mesmo desmontar toda a frente para retirar o cárter e refazer a rosca ?

    Além do custo, tenho receio de que ao remontar surjam problemas graves na mecânica !

    É impressionante constatar que o bujão tem mais dureza que a rosca do carter quando deveria ser o contrário. O bujão sempre deveria "perder" a disputa com a rosca já que é infinitamente mais fácil substituí-lo.

    Torço por sugestões !

    [ ]s

  • #2
    Itamar,

    Vais ter que tirar a tampa do carter e refazer a rosca, ou trocar a tampa.
    Se fores refazer a rosca lembre-se que ela ficará diferente da original e assim terá que trocar o bujão e anéis de vedação também. E se, no futuro, necissitar trocar o bujão o original não vai servir.

    Cuidado onde vais fazer o serviço pois para tirar a tampa do carter, ou se desmonta o eixo dianteiro (passa por baixo) ou retira-se no motor, duas operações complicadas para um ZERRUELA fazer. Alem disto depois de retirada a tampa do carter o virabrequim vai ficar exposto, então CUIDADO...

    abraço

  • #3
    Ricardo,

    pela sua experiência vc. acha que o Everaldo é capacitado ??

    Obrigado.

    Itamar

  • #4
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    isolar

    Existe a possibilidade de isolar o bujão com alguma cola resistente ou então mesmo solda leve por fora e ficar trocando o óleo por sugadores. Eu faria assim.

    Meu amigo, porque se você for tirar a tampa do carter... É tanto trabalho nojento e sujo para fazer que não imaginas. Eu tive que tirar a tampa do meu recentemente para arrumar a bomba de óleo e me arrependi enormemente de ter feito eu mesmo o serviço. Compensa realmente pagar para alguém fazer.
    É serviço para dois dias.
    E lembre-se que necessitará trocar o óleo.

    Só pela troca do óleo que é praticamente obrigatória ao tirar o cárter, compensa isolar definitivamente o bujão.

    Do jeito que está, o parafuso (bujão) pode ceder com a pressão dentro do cárter, mas não se preocupe muito porque sensores avisarão no painel... Monitore a quatidade de óleo pela vareta e não deixe passar do "MAX".

    Daniel

  • #5
    Usuário Avatar de FRanger
    Entrada
    05/08/2007
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    56
    Posts
    308
    Agradecimentos: 0
    Apesar do custo eu mandaria trocar o carter...
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #6
    O que se poderia fazer nesse caso pra não ter que trocar o carter seria a adaptação de uma válvula pra drenar o óleo. Já vi isso em um monte de motores estacionários. Não sei porque ao é usado nos veículos...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7

  • #8
    Allan,

    era exatamente alguma coisa deste tipo que estava imaginando.
    Com tanta tecnologia hoje em dia, achei que houvesse alguma alternativa.

    Sou totalmente leigo em mecânica, portanto teria que achar algum lugar especializado em lidar com o Helicoil aqui no Rio (RJ).

    Vou pesquisar e agradeço se alguém tiver alguma indicação.

    Mas só a dica já valeu muito !!!

    Vamos aguardar mais participações já que esse tópico pode ser muito útil para o forum.

    [ ]s

  • #9
    Hoje em dia eu nao levo para o Everaldo nem trocar óleo após de alguns "orçamentos superfaturados" que ele cometeu comigo e com o Reinaldo, nao levo mais lá não...
    Tenho levado na Azzurra ou na LandBr do Jairo em Benfica...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Esse helicóide pode ser feito em oficinas de retíficas de motores, pois é comum colocar isso nas roscas das velas em cabeçotes de alumínio. Tive um Monza que coloquei 3 helicóides pois quando tirava as velas as roscas das velas se fundiam com alumínio do cabeçote. Nesse caso tem que permanecer alguns fios de roscas intactos para segurar o helicóide no lugar. O melhor é buscar um torneiro que vá até uma oficina para retificar o furo em um novo diâmetro e passar um macho para abrir rosca nova e colocar um tampão novo. Podes ainda soldar uma porca grande por cima desse buraco e colocar um parafuso de tampa. Fiz o dreno do diferencial traseiro na minha Ranger dessa forma. Mas tenha o cuidado de limpar resíduos de limalhas colocando e drenando o óleo queimado mesmo.
    A solda ou a retífica podem ser feitas com o motor e a tampa no lugar e leva-se cerca de 1 hora de serviço nos dois casos. Só para tirar o cárter leva cerca de 3 horas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2

    Lightbulb

    Vc pode ir a um torneiro mecanico e mandar fazer um parafuso ki seja conico ou seja logo nasprimeiras voltas da rosca são do mesmo tamanho da rosca do carter, mas quando começa a apertar a rosca do parafuso vai ficando maior o q pode dar a certeza de um aperto firme ok!

  • #12
    OK Carlos.

    Valeu a dica.

    Acabei trocando a peça;

    Mas a dica pode ser útil para quem tiver um problema semelhante, que graças a mão-de-obra dos "trocadores" de óleo por aí, não deve ser muito incomum de acontecer.

    [ ]s
    Itamar

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade