
Postado originalmente por
Ruy Carmo
Pessoal, sou novo aqui... trabalho com uma Amarok 2014 - Trendline - Biturbo da empresa, até os 120.000 km, só passei por dois problemas. 1) Luz amarela do óleo, que foi desativada pela concessionária, alegando que em nossa região quente ela acende devido a um sensor que mede a temperatura de óleo no carter, não havendo o que fazer, achei estranho mas o carro nunca deu problema quanto a isso. 2) Luz da molinha (pré-incandescência), carro morreu, foi guinchado, consertaram na garantia alegando que houve falta de diesel na alimentação do motor por falha na bomba, resolvido.
Agora um novo problema:
Apareceu após a revisão de 120.000 km, fora da concessionária, onde foi trocado o kit de correia dentada, que contém bomba d´água mecânica, que também foi trocada.
A luz da temperatura do líquido de arrefecimento está acendendo e piscando, porém, já levei ao mecânico que não detectou problemas:
- Scanner não acusa erro.
- Não há vazamento de líquido
- Tampa de reservatório testada, mesmo assim, trocada por outra.
- A temperatura não se altera de 90ºC
Nas primeiras vezes que a luz acendeu, notei que o líquido some do reservatório para dentro do sistema. Mas quando se afrouxa a tampa, a pressão é aliviada e ele volta ao nível normal. Após isso, a luz somente se acendia no dia posterior.
Agora, a luz se acende sem frequência definida, a qualquer momento, na cidade ou estrada, após muito tempo dirigindo, ou pouco, e até com o motor frio; e o procedimento de aliviar a pressão não funciona mais. O carro continua sem perder líquido e sem alterar de 90ºC. A água continua sumindo do reservatório para baixo (dentro do sistema) e voltando quando abre a tampa.
Fiz a troca de todo o líquido de arrefecimento (não pelo VW de R$180,00 por 1,5L), usando um de melhor qualidade (caro também) na proporção que manda o manual, com água destilada. Não adiantou.
Ainda estava achando que a tampa não estava deixando escapar a pressão excessiva do sistema, então emprestei uma de outra caminhonete que estava parada na oficina (outro problema diferente), não adiantou. Pelo fato da água descer, ainda continuo desconfiado da tampa.
Um outro mecânico falou que o problema (que já aconteceu na oficina) é sujeira no radiador, condensador do ar (e intercooler... Amarok tem?). Realmente o uso em zona rural desse carro é frequente e nunca se fez qualquer limpeza ali, apesar de em uma olhada simples por fora, não parecer tão sujo. Ele quer desmontar tudo, limpar e garante que funcionará. Este também afirma que o líquido de arrefecimento não pode ser outro diferente do original VW.
Outra oficina, especializada em painéis, injeção, tacógrafos, etc... quer passar um scanner melhor, e afirma que pode ser um defeito de algum sensor do sistema ou do próprio painel com defeito.
Alguém já teve este problema?
Obrigado.