Postado originalmente por
Cesar Benatti
Senhores, boa noite.
Peço licença para participar deste fórum - Peugeot 504 - pois neste mês de junho de 2012 completo um ano de aniversário com a minha “viatura” , e lendo o referido encontro que se faz diante do assunto, resolvi participar para quem sabe, levar aos amigos um pouco da minha experiência neste ramo. Eis o seu “debut”:
Na etapa da compra, pesquisei nada menos do que uns 51 anúncios de venda nos mais diversos sites (tenho minha planilha com todos anotados), em todos os estados e eventualmente nos nossos países vizinhos, apenas com as versões mais interessantes. Verdade seja dita, deparei com cada uma que não acreditava! Lataria amassada, cheia de massa, faltando peças, motor imundo onde não se identificavam suas partes, etc.
Então, prestes a fechar um negócio em Jacareí (claro que fui até lá conhecer a pick-up), dei mais uma “olhadinha” e perto de casa, aqui na zona norte (moro na zona oeste de São Paulo), achei o que queria, no preço que precisava – fechamos o negócio.
Minha premissa era me aposentar com um carro, mas antes disso, restando ainda alguns anos de trabalho pra mim e pra “ela”, procurava uma pick-up barata, resistente, que pudesse passar algumas horas trabalhando nela como hobby sem medo de mexer com a mecânica, pintura, elétrica, funilaria, incrementar acessórios e principalmente que fosse Diesel.
Meu Deus... achei o “pacote” : GRD 1995, 198.000 km, verde metálica, baleada mas com a lataria boa, cor horrível (já repintada) parecendo um pesadelo, motor, claro, fumando, sem freio (ambos), a instalação elétrica, pasmem, um rebuliço, pois quem fazia o arranque do motor era o timer das velas de aquecimento, enquanto as “ditas” eram acionadas com uma chave no painel. Contava ainda uma generosa crosta de óleo, graxa, barro e outros detritos no motor que só deu pra ver o que o compunha depois da terceira lavada no posto, fora o acúmulo de um não-sei-quê pulverizado por debaixo do carro que tento tirar ainda hoje.
Devo ressaltar que consegui ao menos um dos meus intentos: passatempo pros fins-de-semana. Pra terminar por esta vez, vou resumidamente (!?!) descrever o que já fiz.
- troquei os 4 amortecedores por novos;
- substitui todos os coxins;
- arqueei as molas traseiras e estiquei as dianteiras;
- troquei pastilhas, lonas, cabos de aço – ainda não troquei o fluido;
- adaptei 2 retrovisores da C 20 (ficou bacana);
- tirei fora a proteção de caçamba, apliquei bate-pedra, pintei e apliquei madeira envernizada fosco-natural;
- refiz o chicote da parte do motor;
- adaptei 2 faróis de milha no pára-choque e 2 de neblina no santantonio (que foi trocado pelo original);
- troquei todas as mangueiras bem como as correias;
- adaptei um “porta-treco” com chave na lateral entre a porta e a roda (do lado do motorista, do outro lado já ta no “forno”) - dá pra guardar uma pá de coisas essenciais;
- fiz 2 estribos com tubos de 2” e chapa xadrez em ferro;
- coloquei, por enquanto, 2 pneus 235 75 15” atrás e 215 75 15” na frente, sem claro, as rodas originais, substituídas por 4 de 15”x7”;
- adaptei um reboque no pára-choque original, mas já ta em projeto outro pára-choque com tubos de 2” e reboque mais “maneiro”;
- adaptei seis lanternas traseiras de mesma cor – quem dá a função é a cor da lâmpada;
- pintei de verde-exército fosco.
Existe uma série de projetos que tenho em mente tanto para a mecânica, suspensão e cosmética que serão incrementadas aos poucos – afinal tenho que trabalhar, não?
Abraços.
P.S. Claro que não os deixaria sem mostrá-la.
Senhores, a Clotilde...