x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    07/11/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Fala galera, sou novo aqui no forum, mas venho a um tempo acompanhando todas essas informações que são trocadas aqui de grande valor.

Adquiri um duster 4x4 2012 com 60 mil rodados. Fiquei bastante satisfeito com a compra e estava só alegria. Mas fui atingido por um defeito ao meu ver bastante incomum e é por isso que venho aqui para compartilhar essa ideia e quem sabe ser ajudado.

O meu carro foi adquirido no início de junho de 2016 e no mês de novembro senti que a minhas rodas traseiras as vezes travavam, principalmente quando se fazia curvas em baixa velocidade. Por exemplo, manobrando. Pensei de primeira que poderia se algo no freio, algum componente soltou e estaria fazendo isso. Levei na mecânica e os freios foram abertos, os eixos e rodas verificados e depois de alguma investigação o defeito estava no diferencial traseiro. Fiquei bastante chateado, pois na minha ultima revisão na Renault pedi para que eles verificarem o estado dessa peça, uma vez que no manual não cita nada com relação a ela. O pessoal da Renault falou que estava tudo ótimo. No entanto, o pessoal da oficina verificou que o óleo estava preto e com muito cheiro de queimado e disse que precisavam abrir o diferencial para investigar o problema. Só a critério de informação, antes de ocorrer esse problema todos os modos da tração funcionavam, mas não tinha testado o carro em situações de trilha, tudo isso aconteceu usando o carro em asfalto usando as vezes o modo 2wd ou auto.

Voltando agora para a parte da oficina, me cobraram uma mão de obra caríssima para abrir e identificar o problema da peça. Eu achei melhor então comprar uma peça nova. Pois como eu já conheço, havia o risco de além de eu pagar essa mão de obra caríssima, no final eles podiam condenar o diferencial todo e eu ter que acabar comprando a peça do mesmo jeito. Pois bem, comprei a peça de um Duster 2013 e levei para montarem. Após a montagem eles falaram que estava tudo bem agora.

Depois desse susto troquei então óleo da caixa de cambio e do diferencial dianteiro. Além disso fiz uma revisão geral. Troquei velas, liquido de arrefecimento, óleo do motor, encomendei novos amortecedores (ainda não instalados), molas (ainda não instalados) e calços de 4 cm (ainda não instalados) para elevar o veículo para encarar melhor as trilhas.

A alegria durou pouco. Essa semana ao viajar para local de praia me deparei com uma estrada de terra com lama e fui encarar, isso no modo auto mesmo. Passei com facilidade e pensei pra mim que estava tudo bem. Mas isso foi até eu perceber a luz de injeção eletrônica acesa no painel e o modo 2wd travado, indicando falha no sistema de tração. Ainda tinham 230 km de estrada pela frente até chegar em casa. Segui viagem, não tinha outra opção. Mas vi que depois de aproximadamente 20-30 minutos a luz do painel se apagou e eu podia agora selecionar os outros modos, mas continuei minha volta no modo 2wd. Ao chegar em casa selecionei novamente o modo auto e o modo 4lock e ambos entravam. Mas o susto veio quando no modo 4lock eu fiz uma curva em baixa velocidade e senti novamente o estalo que me levou a oficina da primeira vez, fiz outra curva para confirmar e estalou, mudei para o modo 2wd e o estalo sumiu. O que me levou a concluir que isso só acontece quando estou no modo 4lock e que com meu último diferencial trocado essa função ficou travada e o painel não mostrava, pois independente do modo que eu selecionasse o estalado ocorria. Parece que o disco da embreagem do diferencial estava sempre acoplado. Agora estou aqui com mesmo problema, mas ainda consigo selecionar a função 2wd e não ouvir esses estalo. Gostaria saber de vocês se já viram isso antes, se isso realmente acontece com a duster ao realizar curvas em baixa velocidade em piso de alta aderência, se pode ser um problema com a central eletrônica que não está conseguindo controlar essa embreagem do diferencial. Fiquei muito surpreso pelo mesmo problema acontecer em duas peças diferentes.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Agradecimentos: 9
    Caê89,

Tens o manual do veículo?
    Em alguma parte deve estar escrito que não é para usar o modo 4wd lock em piso aderente, pois esse modo trava a repartição de torque em 50% para cada eixo. Numa curva, o eixo dianteiro percorre perímetro diferente do traseiro, logo com o 4wd lock ativado irá ocorrer estalos e até uma possível quebra de algum dente da coroa/pinhão.

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Caê89 Ver Post

Ao chegar em casa selecionei novamente o modo auto e o modo 4lock e ambos entravam. Mas o susto veio quando no modo 4lock eu fiz uma curva em baixa velocidade e senti novamente o estalo que me levou a oficina da primeira vez, fiz outra curva para confirmar e estalou, mudei para o modo 2wd e o estalo sumiu. O que me levou a concluir que isso só acontece quando estou no modo 4lock e que com meu último diferencial trocado essa função ficou travada e o painel não mostrava, pois independente do modo que eu selecionasse o estalado ocorria. Parece que o disco da embreagem do diferencial estava sempre acoplado. Agora estou aqui com mesmo problema, mas ainda consigo selecionar a função 2wd e não ouvir esses estalo. Gostaria saber de vocês se já viram isso antes, se isso realmente acontece com a duster ao realizar curvas em baixa velocidade em piso de alta aderência, se pode ser um problema com a central eletrônica que não está conseguindo controlar essa embreagem do diferencial. Fiquei muito surpreso pelo mesmo problema acontecer em duas peças diferentes.

Acho que tem um probleminha na peça entre o volante e o banco, rsrsrsrs, aproveita que tem o manual e da uma boa lida nele, antes que tenha gasto maior.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário
    Entrada
    07/11/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por lcdalzoc Ver Post
    Caê89,

Tens o manual do veículo?
    Em alguma parte deve estar escrito que não é para usar o modo 4wd lock em piso aderente, pois esse modo trava a repartição de torque em 50% para cada eixo. Numa curva, o eixo dianteiro percorre perímetro diferente do traseiro, logo com o 4wd lock ativado irá ocorrer estalos e até uma possível quebra de algum dente da coroa/pinhão.

Tenho o manual. Vou procurar sobre esse detalhe. Quando ocorreu o defeito da primeira vez eu não andava com o 4wd lock ligado não. Cheguei a acionar poucas vezes quando peguei um pouco de terra na região serrana do Rio. Inclusive as primeiras vezes que escutei os estalos o modo selecionado era o 2WD. Por isso suspeito de alguma falha eletrônica que tenha feito a embreagem acoplar e ligar o 4x4 sozinho.

Usuário
    Entrada
    07/11/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Acho que tem um probleminha na peça entre o volante e o banco, rsrsrsrs, aproveita que tem o manual e da uma boa lida nele, antes que tenha gasto maior.
    kkkkk não descarto essa hipótese. Mas a primeira vez que os estalos ocorreram eu estava no modo 2WD, por isso achei estranho. Como respondi agora para o colega acima, acredito que alguma falha eletrônica tenha feito a embreagem acoplar e o 4WD lock acionar permanentemente. Como relatei acima, após a troca do primeiro diferencial eu percorri essa semana um trecho de terra com lama de aproximadamente 60 metros apenas no modo AUTO, após passar por esse terreno e chegar em estrada asfaltada, sem nem sequer tirar do modo AUTO, percebi que a luz de injeção estava acesa e o modo 2WD selecionado sem possibilidade de mudança. Isso de acordo com o manual indica falha no diferencial traseiro. Ao decorrer da minha volta essa situação normalizou, as luzes se apagaram, e proximo de casa eu fui testar os modos e percebi esse estalo no modo 4WD lock ao realizar curva fechada. Então é provável pelos relatos aqui que esse estalo tenha sido mesmo causado por estar circulando em um chão de alta aderência (que não era areia, terra, lama, etc), no caso cimento. Mas mesmo assim não consigo compreender a falha no sistema do diferencial apresentada após a minha passagem pelo terreno formado por lama e terra no modo AUTO, sendo que o trajeto foi em linha reta. Cheguei até pensar sobre o tipo de óleo utilizado que inclusive a Renault se enrola muito em dizer, algumas concessionarias falam o 75W80 e outras o 80W90. Atualmente uso o 75W80.

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Caê89 Ver Post
    kkkkk não descarto essa hipótese. Mas a primeira vez que os estalos ocorreram eu estava no modo 2WD, por isso achei estranho. Como respondi agora para o colega acima, acredito que alguma falha eletrônica tenha feito a embreagem acoplar e o 4WD lock acionar permanentemente. Como relatei acima, após a troca do primeiro diferencial eu percorri essa semana um trecho de terra com lama de aproximadamente 60 metros apenas no modo AUTO, após passar por esse terreno e chegar em estrada asfaltada, sem nem sequer tirar do modo AUTO, percebi que a luz de injeção estava acesa e o modo 2WD selecionado sem possibilidade de mudança. Isso de acordo com o manual indica falha no diferencial traseiro. Ao decorrer da minha volta essa situação normalizou, as luzes se apagaram,

Talvez esse defeito tenha sido provocado pelo uso do dono anterior ou até uma falha de componente na fabricação.

e proximo de casa eu fui testar os modos e percebi esse estalo no modo 4WD lock ao realizar curva fechada. Então é provável pelos relatos aqui que esse estalo tenha sido mesmo causado por estar circulando em um chão de alta aderência (que não era areia, terra, lama, etc), no caso cimento.

Se insistir em um teste assim, algo vai quebrar provavelmente

Mas mesmo assim não consigo compreender a falha no sistema do diferencial apresentada após a minha passagem pelo terreno formado por lama e terra no modo AUTO, sendo que o trajeto foi em linha reta.

Explicado possivelmente no 1° item.

Cheguei até pensar sobre o tipo de óleo utilizado que inclusive a Renault se enrola muito em dizer, algumas concessionarias falam o 75W80 e outras o 80W90. Atualmente uso o 75W80.
    Não possuo conhecimento especifico sobre o duster, mas se tiver a embreagem sitada, talvez sejam um diferencial precise de óleo com aditivo especifico, a ex: diferenciais LSD, mas não sei se é o caso, logo o pessoal que manja do modelo lhe dá umas dicas.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15
    O Duster deveria desligar automaticamente o 4WDLock e passar automaticamente pro 2WD em caso de defeito entre o banco e o volante.
    Mas não no modo Auto como o colega relatou.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de tomrocha
    Entrada
    14/04/2013
    Local
    Teixeira de Freitas/BA
    Agradecimento: 1
    Boa noite, galera!
    Levei o carro para a primeira revisão. Nesses primeiros 4 meses/10 mil km, o Duster apresentou dois problemas: a porta traseira esquerda "abria" quando passava por um caminhão (sentido contrário) a mais 120 km/h e o computador de bordo completamente desregulado. O primeiro problema foi resolvido, trocaram uma trava e ajustaram os cabos.
    Mas o computador de bordo continua marcando tudo errado, em especial o consumo. Alguém já teve problema parecido? Como resolver?
    Algumas situações:
    *Alguém já trocou a câmera de ré? A definição da minhã é muito ruim, a imagem é toda embaçada... é normal? Tem como regular o foco?
    *A minha cidade é muito quente e eu tenho percebido que o ar condicionado não tá dando conta do recado. Gela, mas poderia ser melhor.
    *O consumo que eu relatei aqui julho quando comprei o carro (9,2 km/l na primeira viagem), praticamente não melhorou, hoje faz 9,5 na estrada, abastecido com gasolina, com o ar ligado e andando entre 100~110 km/h na posição "2wd". Achei seria melhor...
    Em resumo, o carro foi aprovado... mas tem algumas coisinhas que podem melhorar.

Usuário Avatar de Rmdamiani
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Bage/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por tomrocha Ver Post
    Boa noite, galera!
    Levei o carro para a primeira revisão. Nesses primeiros 4 meses/10 mil km, o Duster apresentou dois problemas: a porta traseira esquerda "abria" quando passava por um caminhão (sentido contrário) a mais 120 km/h e o computador de bordo completamente desregulado. O primeiro problema foi resolvido, trocaram uma trava e ajustaram os cabos.
    Mas o computador de bordo continua marcando tudo errado, em especial o consumo. Alguém já teve problema parecido? Como resolver?
    Algumas situações:
    *Alguém já trocou a câmera de ré? A definição da minhã é muito ruim, a imagem é toda embaçada... é normal? Tem como regular o foco?
    *A minha cidade é muito quente e eu tenho percebido que o ar condicionado não tá dando conta do recado. Gela, mas poderia ser melhor.
    *O consumo que eu relatei aqui julho quando comprei o carro (9,2 km/l na primeira viagem), praticamente não melhorou, hoje faz 9,5 na estrada, abastecido com gasolina, com o ar ligado e andando entre 100~110 km/h na posição "2wd". Achei seria melhor...
    Em resumo, o carro foi aprovado... mas tem algumas coisinhas que podem melhorar.
    Consumo é este mesmo... acho que pode melhorar um pouco... mas não passo dos 10,5...
    Ar condicionado é assim tb... levei a minha na ccs para reclamar quando comprei e o vendedor disse que o ar é assim "meio ineficiente"... achei que poderiam ter melhorado... o sandero da minha irmã gela bem mais...
    O resto não posso te responder... a minha não tem camera de ré e o computador nunca deu problema...
    Abraço...
    DUSTER TECH ROAD II 4WD VERDE AMAZÔNIA
    EX: S10 FLEX LT CD BRANCA

Cae89 tb não tenho conhecimento específico do óleo utilizado no diferencial da Duster, mas em diferenciais com discos de fricção (conhecidos como tração positiva) o óleo utilizado deve ser com especificação LS e não EP. O uso de óleo errado poderia estar alterando o funcionamento em Auto. Também fique atendo a especificação GL- 4 ou GL-5, são aditivações diferentes que podem trazer problemas.

Veja essa especificação com a concessíonária
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    itapira/SP
    Citação Postado originalmente por Rmdamiani Ver Post
    Consumo é este mesmo... acho que pode melhorar um pouco... mas não passo dos 10,5...
    Ar condicionado é assim tb... levei a minha na ccs para reclamar quando comprei e o vendedor disse que o ar é assim "meio ineficiente"... achei que poderiam ter melhorado... o sandero da minha irmã gela bem mais...
    O resto não posso te responder... a minha não tem camera de ré e o computador nunca deu problema...
    Abraço...
    Boa tarde Tudo depende do modo de condução e o combustivel utilizado, o meu faz na gasolina shell original na estrada com ar ligado faço medias entre 11,2 a 12,6 com 5 pessoas rodo em media 380 kms por dia uma media de 30 a 34 litros de gasolina estou muito contente com o carro, eu tinha um troller antes a diesel, a unica coisa que o duster peca é ser de altura baixa e em não ter espaço na caixa de rodas para um pneu maior ou seja um pneu off road, tipo um mud 235/85-16 ou mesmo o pirelli mtr 215/80-16 que tem 82 cm de diametro o que não vai caber né !!!

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por DISKMOTOPNEUS Ver Post
    Boa tarde Tudo depende do modo de condução e o combustivel utilizado, o meu faz na gasolina shell original na estrada com ar ligado faço medias entre 11,2 a 12,6 com 5 pessoas rodo em media 380 kms por dia uma media de 30 a 34 litros de gasolina estou muito contente com o carro, eu tinha um troller antes a diesel, a unica coisa que o duster peca é ser de altura baixa e em não ter espaço na caixa de rodas para um pneu maior ou seja um pneu off road, tipo um mud 235/85-16 ou mesmo o pirelli mtr 215/80-16 que tem 82 cm de diametro o que não vai caber né !!!
    Boa tarde Disk. Essa km andando a quantos km por hora? Não tá para colocar um AT nela no tamanho original do pneu. Tenho um Troller 2010, desde 2010 e a dona da pensão tá reclamando já há algum tempo do desconforto do bugão e o Duster 4x4 poderia ser uma opção. Abs e obrigado. Válter.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem