Postado originalmente por
edusao
Nenhumdenos,
comprei minha duster 4x4 agora, mas tenho/tive carros 4x4 há bastante tempo (samurai, vitara, troller, jeep willys, l200 outdoor, nissan frontier, tr4, suzuki jimny, chevrolet tracker 2.0 gasolina).
A duster é um belo carro que se situa naquele meio termo de utilização. Pode se sobressair em algumas situações pela boa potência do motor, leveza e ótimo sistema de suspensão independente nas quatro rodas, assim como pode ser ofuscada pela falta de reduzida propriamente dita e outros aspectos como altura, angulos de entrada e saída, bloqueios, entre outros pontos próprios de veículos especificamente off road.
Penso eu, pessoalmente, que a duster atende aquele consumidor que quer um pouco mais de um carro comum, além ainda dos adventures da vida (strada, palio weekend, crossfox, etc), mas sem chegar no off road propriamente dito, como troller, wrangler, tac stark, etc. Veja que mesmo estes saem de fábrica em configuração mais próxima do uso misto, mas quem quer partir para o offroad pesado tem ali possibilidades maiores de customização com (talvez) mais facilidade, ou seja, suspensoes mais aptas e apropriadas para levantar, chassi em vez de monobloco, grandes vãos de paralamas, pneus maiores e por aí vai.
Entendo a duster como "similar" à antiga tracker, ao atual renegade, suzuki grand vitara, entre outros desta linha de carros. Claro que o renegade tem suas modernidades como cambio de 9 marchas e motor diesel por exemplo, mas cobra muito mais por isso. A suzuki tem também alguma vantagem por ter caixa de redução, por exemplo, mas também cobrando um bom tanto a mais por isso.
Eu optei pela duster e, por enquanto, estou muito satisfeito, porque ela se mostra e se comporta como um automóvel normal para dirigir na cidade e no asfalto, enquanto que na terra ela é mais alta e ainda tem a tração 4x4 como opcional. Lugares que eu não iria com minha strada adventure locker, com a duster eu vou e ainda tenho bom espaço, conforto e um bom desempenho/consumo para longas viagens com a família.
Outro ponto que se destaca na duster é a potência do motor e a relativa economia de combustível e manutenção. Na minha região o alcool está compensando e tenho feito média de 8,5 a 9 km/l na estrada (vale lembrar que ela tem nota A no quesito economia). Vendi agora uma tracker 2009 (que adorava) que também fazia 9 por litro, só que na gasolina e andando mansinho. Ainda, comparando estas duas, o motor da tracker era mais fraco e o carro parecia mais pesado, inclusive em razão do conjunto de cambio, reduzida e chassi, tudo por ser mais offroad que a duster.
Tive uma TR4 que eu gostava muito também, e acho que é mais offroad que a duster, por exemplo, mas por outro lado bebe uma gasolina lascada e não é tão confortável, principalmente em espaço interno, ruído de motor e estabilidade no asfalto. É mais jipinho mesmo.
Então, penso que vai de você pensar quanto você usará o carro na cidade, quanto usará no asfalto e quanto usará na areia ou no barro. Aí sim você terá uma boa base para escolher qual veículo se adaptará melhor a você.
A duster ainda aceita algumas alterações com certa tranquilidade, como altura e pneus, basta ver os vídeos do youtube que chegam até a surpreender, inclusive na areia.
Finalmente, não esqueça que a duster não tem caixa de redução mas tem o cambio de seis marchas onde a primeira marcha é bem curta, ou seja, bem forte, que não fica muito longe de caixas com redução de outros jipes similares. Eu por exemplo já aprendi a arrancar só em segunda marcha com a minha, é como se fosse a primeira de outros carros.
Da uma olhada nestes vídeos:
Abração e boa sorte!