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Convex Datacenter
  • #1645
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    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Troca de carro....a renault está com uma promoção de receber teu carro usado (caso esteja muito bom) pelo preço da tabela fipe na troca de um novo duster. Será que é uma boa promoção para torcar um carro com três anos de uso? Gosto de trocar carro com 5 anos, 3 é muito pouco par amim.
    Ricardo, estou na minha primeira duster, modelo novo 2016, portanto não sei se a diferença para o modelo anterior vale a pena ou não. Acho que o amigo deveria andar com uma 2016 para sentir se realmente o carro mudou a ponto de valer a pena aproveitar o "momento"e a oportunidade de atualizar.
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1646
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    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Troca de carro....a renault está com uma promoção de receber teu carro usado (caso esteja muito bom) pelo preço da tabela fipe na troca de um novo duster. Será que é uma boa promoção para torcar um carro com três anos de uso? Gosto de trocar carro com 5 anos, 3 é muito pouco par amim.
    Já troquei, peguei ontem. Vlw ricardo Arles.

  • #1647
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    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Troca de carro....a renault está com uma promoção de receber teu carro usado (caso esteja muito bom) pelo preço da tabela fipe na troca de um novo duster. Será que é uma boa promoção para torcar um carro com três anos de uso? Gosto de trocar carro com 5 anos, 3 é muito pouco par amim.
    Troquei a minha 4x2 por uma 4x4 2016. Vlw ricardo arlen

  • #1648
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    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Renatodusteiro, como voce pode ver nas fotos, na minha eu coloquei a medida 225/70r16, ou seja, ainda maior que 215/70r16, e não pegou em nada até agora. Observe que tem outras dusters rodando com pneus iguais aos da minha e os originais são 215/65r16, ou seja, para 215/70r16 muda muito pouco em tamanho. Mas, na minha opinião, em estética e conforto ao rodar muda bastante um pneu um pouco mais alto e mais borrachudo.
    edusao, vi as fotos da sua duster. Ficou ótimo. Só não encontrei as medidas que vc achou. Nem na net. Bom, não segurei a ansiedade e já retirei da loja, acho que agora fica difícil negociar os meus como entrada. Vou usá - los até meia vida e trocar, se bem que pneu faz muita diferença no of road(principalmente pra iniciantes como eu) .

  • #1649
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    Pessoal, me orientaram a usar o modo auto direto. Alguém usa a duster assim? aumenta o consumo? Não desgasta precocemente o sistema 4x4?

  • #1650
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    Citação Postado originalmente por Renatodusteiro Ver Post
    Pessoal, me orientaram a usar o modo auto direto. Alguém usa a duster assim? aumenta o consumo? Não desgasta precocemente o sistema 4x4?
    Olá, Renatodusteiro,

    Uso o meu no modo Auto 99,999%, desde que comprei o carro em abril de 2012, e já está com quase 69000 Km sem problemas. Somente usei o 4x2 uma ou duas vezes para testar durante umas dezenas de quilômetros, e o 4x4Lock que utilizei em trechos específicos em poucas trilhas e passeios 4x4 que fiz (travessia de pequenos riachos e atoleiros).

    Não percebi diferença alguma no consumo no teste que efetuei entre o modo Auto e 4x2. Aliás, talvez a razão para isto seja porque descobrimos (vide posts antigos) que na verdade, mesmo no modo 4x2 o Duster continua girando o conjunto do eixo cardã, porque o conversor de torque dele fica no eixo traseiro mesmo, e não do dianteiro como imaginava antes. Como o eixo cardã continua girando no 4x2, não há alteração de inércia nesse modo até aquele ponto. As únicas partes que não "pesariam" no 4x2 seria o diferencial traseiro, seus semieixos e aquelas rodas. Na prática, como disse, não senti diferença no consumo.

    Tenho quase certeza que não desgasta prematuramente, uma vez que no modo Auto ele utiliza um sistema deslizante, que, se não me engano utiliza óleo (sistema LSD - Limited Slip Differential) e não um modo travado como o 4x4Lock, que no momento não me recordo se é elétrico, pneumático, ou se utiliza ambos os métodos. Este último sim (4x4Lock), somente deve ser utilizado em trechos sem aderência, sob o risco de haver estalos e esforço excessivo do conjunto, sujeito a quebras, se esterçar o volante e fazer curvas em trechos "firmes".

    Sinceramente, não vejo vantagem alguma em utilizar o modo 4x2. O único "objetivo" que me vem à mente para utilizar o 4x2 seria para alguém arrancar o carro patinando as rodas dianteiras, ato que não faço. Uma grande vantagem do modo Auto é justamente evitar a patinação excessiva das rodas dianteiras, permitindo arrancadas mais rápidas no modo Auto, quando em situação de emergência/necessidade. Além disso, o Auto transmite mais confiança nas curvas, especialmente sob chuva e mais ainda em subidas ou descidas de serras.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1651
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    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Ricardo, estou na minha primeira duster, modelo novo 2016, portanto não sei se a diferença para o modelo anterior vale a pena ou não. Acho que o amigo deveria andar com uma 2016 para sentir se realmente o carro mudou a ponto de valer a pena aproveitar o "momento"e a oportunidade de atualizar.
    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Renatodusteiro, como voce pode ver nas fotos, na minha eu coloquei a medida 225/70r16, ou seja, ainda maior que 215/70r16, e não pegou em nada até agora. Observe que tem outras dusters rodando com pneus iguais aos da minha e os originais são 215/65r16, ou seja, para 215/70r16 muda muito pouco em tamanho. Mas, na minha opinião, em estética e conforto ao rodar muda bastante um pneu um pouco mais alto e mais borrachudo.
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Não entendo de pneus mas você teve um aumento no diâmetro de 2,1 cm ou quase 3%. Olha, eu acho que isso não muda nada não...mas teremos pessoas aqui que poderá responder com mais precisão...
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Olá, Renatodusteiro,

    Uso o meu no modo Auto 99,999%, desde que comprei o carro em abril de 2012, e já está com quase 69000 Km sem problemas. Somente usei o 4x2 uma ou duas vezes para testar durante umas dezenas de quilômetros, e o 4x4Lock que utilizei em trechos específicos em poucas trilhas e passeios 4x4 que fiz (travessia de pequenos riachos e atoleiros).

    Não percebi diferença alguma no consumo no teste que efetuei entre o modo Auto e 4x2. Aliás, talvez a razão para isto seja porque descobrimos (vide posts antigos) que na verdade, mesmo no modo 4x2 o Duster continua girando o conjunto do eixo cardã, porque o conversor de torque dele fica no eixo traseiro mesmo, e não do dianteiro como imaginava antes. Como o eixo cardã continua girando no 4x2, não há alteração de inércia nesse modo até aquele ponto. As únicas partes que não "pesariam" no 4x2 seria o diferencial traseiro, seus semieixos e aquelas rodas. Na prática, como disse, não senti diferença no consumo.

    Tenho quase certeza que não desgasta prematuramente, uma vez que no modo Auto ele utiliza um sistema deslizante, que, se não me engano utiliza óleo (sistema LSD - Limited Slip Differential) e não um modo travado como o 4x4Lock, que no momento não me recordo se é elétrico, pneumático, ou se utiliza ambos os métodos. Este último sim (4x4Lock), somente deve ser utilizado em trechos sem aderência, sob o risco de haver estalos e esforço excessivo do conjunto, sujeito a quebras, se esterçar o volante e fazer curvas em trechos "firmes".

    Sinceramente, não vejo vantagem alguma em utilizar o modo 4x2. O único "objetivo" que me vem à mente para utilizar o 4x2 seria para alguém arrancar o carro patinando as rodas dianteiras, ato que não faço. Uma grande vantagem do modo Auto é justamente evitar a patinação excessiva das rodas dianteiras, permitindo arrancadas mais rápidas no modo Auto, quando em situação de emergência/necessidade. Além disso, o Auto transmite mais confiança nas curvas, especialmente sob chuva e mais ainda em subidas ou descidas de serras.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Obrigado pela dica, dd 1969! !!

  • #1652
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    Citação Postado originalmente por Renatodusteiro Ver Post
    edusao, vi as fotos da sua duster. Ficou ótimo. Só não encontrei as medidas que vc achou. Nem na net. Bom, não segurei a ansiedade e já retirei da loja, acho que agora fica difícil negociar os meus como entrada. Vou usá - los até meia vida e trocar, se bem que pneu faz muita diferença no of road(principalmente pra iniciantes como eu) .

    Renato, até uns 500 km rodados não muda nada para trocar os pneus, ao menos o auto center que eu utilizo recebe tranquilamente porque até esta km praticamente os pneus nem marcaram ainda.

    Bom, a medida 225/70r16 é bem comum para encontrar, pois é a medida original das tr4 que vinham com aro 16. A marca BFGOODRICH que é difícil de encontrar nesta medida, pois, salvo engano, eles não comercializam esta medida no brasil então quem tem para vender provavelmente importou. Pode talvez até ser do paraguai mesmo. Eu montei na minha da marca yokohama, pois gosto muito desta marca e é um pneu mais macio que o bf goodrich (gosto muito do bf também, igualmente já tive em camionetes e até no meu jeep). Aí é questão de gosto mesmo. Quem está com preço muito bom nesta medida é a dunlop, com o modelo AT3, que na minha opinião também é um ótimo pneu para esta nossa finalidade de uso misto e também de estética. Eu ia comprar o dunlop (achei por 450 reais cada), mas acabei encontrando um jogo do yokohama (650 reais cada), neste auto center de amigos meus, aí acabei fechando negócio pela facilidade mesmo.
    4X4 Brasil
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  • #1653
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    Pessoal,

    estou no momento de testes do novo carro, que será 4x4, e hoje andei numa duster 4x4. Como não conheço carros 4x4, foi minha primeira experiência na terra com um deles.

    Pergunto aqui, como andam na terra (duna) com o carro ? Andamos predominantemente na 1ª, e o carro quase colado nos 6k giros. É normal ?

    Me chamaram a atenção o fato de atolar algumas vezes, e ao ligar e tentar sair, o carro morrer. Sei que tem o fator nunca-dirigi-carros-assim, mas saltou aos olhos.

    att,

  • #1654
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    Citação Postado originalmente por nenhumdenos Ver Post
    Pessoal,

    estou no momento de testes do novo carro, que será 4x4, e hoje andei numa duster 4x4. Como não conheço carros 4x4, foi minha primeira experiência na terra com um deles.

    Pergunto aqui, como andam na terra (duna) com o carro ? Andamos predominantemente na 1ª, e o carro quase colado nos 6k giros. É normal ?

    Me chamaram a atenção o fato de atolar algumas vezes, e ao ligar e tentar sair, o carro morrer. Sei que tem o fator nunca-dirigi-carros-assim, mas saltou aos olhos.

    att,
    Olá, nenhumdenos,

    A primeira marcha do Duster é bem reduzida mesmo para compensar um pouco a falta de uma caixa de transferência que poderia ter uma alavanca de reduzida (em alguns casos há carros que atingem a metade da velocidade e o dobro da força utilizando a caixa reduzida).

    Para andar na areia ou em dunas, um item essencial é baixar a pressão dos pneus. Por curiosidade, qual era a calibragem dos pneus do Duster na situação de dunas enfrentada por você?

    Por favor, veja meu post #1461 da página 122 deste mesmo tópico. Se preferir, utilize o hiperlink abaixo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ou...r-4x4-122.html (Renault Duster 4X4)

    Naquele post há umas dicas sobre pressão utilizada pelos outros membros em dunas e areia, além de dicas como enfrentar a situação com pelo menos outro veículo 4x4 com cinta de resgate e um par de manilhas (para engatar a cinta no carro que resgata e outra no resgatado), e preferencialmente com rádio de transmissão.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1655
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    Nenhumdenos,

    comprei minha duster 4x4 agora, mas tenho/tive carros 4x4 há bastante tempo (samurai, vitara, troller, jeep willys, l200 outdoor, nissan frontier, tr4, suzuki jimny, chevrolet tracker 2.0 gasolina).

    A duster é um belo carro que se situa naquele meio termo de utilização. Pode se sobressair em algumas situações pela boa potência do motor, leveza e ótimo sistema de suspensão independente nas quatro rodas, assim como pode ser ofuscada pela falta de reduzida propriamente dita e outros aspectos como altura, angulos de entrada e saída, bloqueios, entre outros pontos próprios de veículos especificamente off road.

    Penso eu, pessoalmente, que a duster atende aquele consumidor que quer um pouco mais de um carro comum, além ainda dos adventures da vida (strada, palio weekend, crossfox, etc), mas sem chegar no off road propriamente dito, como troller, wrangler, tac stark, etc. Veja que mesmo estes saem de fábrica em configuração mais próxima do uso misto, mas quem quer partir para o offroad pesado tem ali possibilidades maiores de customização com (talvez) mais facilidade, ou seja, suspensoes mais aptas e apropriadas para levantar, chassi em vez de monobloco, grandes vãos de paralamas, pneus maiores e por aí vai.

    Entendo a duster como "similar" à antiga tracker, ao atual renegade, suzuki grand vitara, entre outros desta linha de carros. Claro que o renegade tem suas modernidades como cambio de 9 marchas e motor diesel por exemplo, mas cobra muito mais por isso. A suzuki tem também alguma vantagem por ter caixa de redução, por exemplo, mas também cobrando um bom tanto a mais por isso.

    Eu optei pela duster e, por enquanto, estou muito satisfeito, porque ela se mostra e se comporta como um automóvel normal para dirigir na cidade e no asfalto, enquanto que na terra ela é mais alta e ainda tem a tração 4x4 como opcional. Lugares que eu não iria com minha strada adventure locker, com a duster eu vou e ainda tenho bom espaço, conforto e um bom desempenho/consumo para longas viagens com a família.

    Outro ponto que se destaca na duster é a potência do motor e a relativa economia de combustível e manutenção. Na minha região o alcool está compensando e tenho feito média de 8,5 a 9 km/l na estrada (vale lembrar que ela tem nota A no quesito economia). Vendi agora uma tracker 2009 (que adorava) que também fazia 9 por litro, só que na gasolina e andando mansinho. Ainda, comparando estas duas, o motor da tracker era mais fraco e o carro parecia mais pesado, inclusive em razão do conjunto de cambio, reduzida e chassi, tudo por ser mais offroad que a duster.

    Tive uma TR4 que eu gostava muito também, e acho que é mais offroad que a duster, por exemplo, mas por outro lado bebe uma gasolina lascada e não é tão confortável, principalmente em espaço interno, ruído de motor e estabilidade no asfalto. É mais jipinho mesmo.

    Então, penso que vai de você pensar quanto você usará o carro na cidade, quanto usará no asfalto e quanto usará na areia ou no barro. Aí sim você terá uma boa base para escolher qual veículo se adaptará melhor a você.

    A duster ainda aceita algumas alterações com certa tranquilidade, como altura e pneus, basta ver os vídeos do youtube que chegam até a surpreender, inclusive na areia.

    Finalmente, não esqueça que a duster não tem caixa de redução mas tem o cambio de seis marchas onde a primeira marcha é bem curta, ou seja, bem forte, que não fica muito longe de caixas com redução de outros jipes similares. Eu por exemplo já aprendi a arrancar só em segunda marcha com a minha, é como se fosse a primeira de outros carros.

    Da uma olhada nestes vídeos:





    Abração e boa sorte!
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  • #1656
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    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Nenhumdenos,

    comprei minha duster 4x4 agora, mas tenho/tive carros 4x4 há bastante tempo (samurai, vitara, troller, jeep willys, l200 outdoor, nissan frontier, tr4, suzuki jimny, chevrolet tracker 2.0 gasolina).

    A duster é um belo carro que se situa naquele meio termo de utilização. Pode se sobressair em algumas situações pela boa potência do motor, leveza e ótimo sistema de suspensão independente nas quatro rodas, assim como pode ser ofuscada pela falta de reduzida propriamente dita e outros aspectos como altura, angulos de entrada e saída, bloqueios, entre outros pontos próprios de veículos especificamente off road.

    Penso eu, pessoalmente, que a duster atende aquele consumidor que quer um pouco mais de um carro comum, além ainda dos adventures da vida (strada, palio weekend, crossfox, etc), mas sem chegar no off road propriamente dito, como troller, wrangler, tac stark, etc. Veja que mesmo estes saem de fábrica em configuração mais próxima do uso misto, mas quem quer partir para o offroad pesado tem ali possibilidades maiores de customização com (talvez) mais facilidade, ou seja, suspensoes mais aptas e apropriadas para levantar, chassi em vez de monobloco, grandes vãos de paralamas, pneus maiores e por aí vai.

    Entendo a duster como "similar" à antiga tracker, ao atual renegade, suzuki grand vitara, entre outros desta linha de carros. Claro que o renegade tem suas modernidades como cambio de 9 marchas e motor diesel por exemplo, mas cobra muito mais por isso. A suzuki tem também alguma vantagem por ter caixa de redução, por exemplo, mas também cobrando um bom tanto a mais por isso.

    Eu optei pela duster e, por enquanto, estou muito satisfeito, porque ela se mostra e se comporta como um automóvel normal para dirigir na cidade e no asfalto, enquanto que na terra ela é mais alta e ainda tem a tração 4x4 como opcional. Lugares que eu não iria com minha strada adventure locker, com a duster eu vou e ainda tenho bom espaço, conforto e um bom desempenho/consumo para longas viagens com a família.

    Outro ponto que se destaca na duster é a potência do motor e a relativa economia de combustível e manutenção. Na minha região o alcool está compensando e tenho feito média de 8,5 a 9 km/l na estrada (vale lembrar que ela tem nota A no quesito economia). Vendi agora uma tracker 2009 (que adorava) que também fazia 9 por litro, só que na gasolina e andando mansinho. Ainda, comparando estas duas, o motor da tracker era mais fraco e o carro parecia mais pesado, inclusive em razão do conjunto de cambio, reduzida e chassi, tudo por ser mais offroad que a duster.

    Tive uma TR4 que eu gostava muito também, e acho que é mais offroad que a duster, por exemplo, mas por outro lado bebe uma gasolina lascada e não é tão confortável, principalmente em espaço interno, ruído de motor e estabilidade no asfalto. É mais jipinho mesmo.

    Então, penso que vai de você pensar quanto você usará o carro na cidade, quanto usará no asfalto e quanto usará na areia ou no barro. Aí sim você terá uma boa base para escolher qual veículo se adaptará melhor a você.

    A duster ainda aceita algumas alterações com certa tranquilidade, como altura e pneus, basta ver os vídeos do youtube que chegam até a surpreender, inclusive na areia.

    Finalmente, não esqueça que a duster não tem caixa de redução mas tem o cambio de seis marchas onde a primeira marcha é bem curta, ou seja, bem forte, que não fica muito longe de caixas com redução de outros jipes similares. Eu por exemplo já aprendi a arrancar só em segunda marcha com a minha, é como se fosse a primeira de outros carros.

    Da uma olhada nestes vídeos:





    Abração e boa sorte!
    Boa noite
    Edusao,sei que o forum e da duster,e concordo com teu texto acima,e aproveitando tua experencia nas viaturas se possivel favor fazer um comparativo pratico entre a tracker 08 e a tr 4,consumo,conforto,manuteçao,seguro e performance.
    Grato.
    Um grande abraço,

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