Camaradas, ta vazando óleo do cambio não consegui identificar ao certo o local, só vaza qdo esta andando...pensei no rentetor do eixo q liga a cx d redução, mas limpei tudo e observei q tem um tampão de plástico ou borracha bem abaixo do eixo e parece q vem d lá, esse tampão parece ser colado, alguém sabe c e possível vazar óleo desse tampão? caso for o retentor será q e possível trocar sem retirar o cambio?
Camaradas, ta vazando óleo do cambio não consegui identificar ao certo o local, só vaza qdo esta andando...pensei no rentetor do eixo q liga a cx d redução, mas limpei tudo e observei q tem um tampão de plástico ou borracha bem abaixo do eixo e parece q vem d lá, esse tampão parece ser colado, alguém sabe c e possível vazar óleo desse tampão? caso for o retentor será q e possível trocar sem retirar o cambio?
Ferchina,
É possível que seja pelo tampão sim, isso muitas das vezes ocorre porque o parafuso da quinta marcha folgou. Dá pra trocar o retentor sem retirar a caixa, mas dá um trabalinho, principalmente pra soltar a luva onde é fixado o acoplamento elástico.
É possível que seja pelo tampão sim, isso muitas das vezes ocorre porque o parafuso da quinta marcha folgou. Dá pra trocar o retentor sem retirar a caixa, mas dá um trabalinho, principalmente pra soltar a luva onde é fixado o acoplamento elástico.
Oi Flugêncio, vc clareou minha cabeça....mas vc sabe c esse tambão e só encaixado? parece q ele ta colado com silicone vermelho..acho q so alavancar ele!?
Gente o meu niva tb tem este mesmo vazamento e detalhe não engata mais solta a 5º marcha, mais meu vaza parado tb fica uns pingo la no chão, me cobrarão 300, reais so para tirar e ve o que esta acontecendo, como deu todo o rolo de doc no meu Niva estou resolvendo os doc para depois seguir disso, o chato é nao ter 5 e fico com medo desse oleo esvazioar e perder todo o cambio, se bem que ja mandei completar.
Gente o meu niva tb tem este mesmo vazamento e detalhe não engata mais solta a 5º marcha, mais meu vaza parado tb fica uns pingo la no chão, me cobrarão 300, reais so para tirar e ve o que esta acontecendo, como deu todo o rolo de doc no meu Niva estou resolvendo os doc para depois seguir disso, o chato é nao ter 5 e fico com medo desse oleo esvazioar e perder todo o cambio, se bem que ja mandei completar.
Revoltz, logo qdo paro o Niva ele pinga um puco e depois para, nossa 300,00 e mto caro, eu paguei 300,00 de mão de obra para trocar os rolamentos do cambio e retentores, tenta dar uma fuçada para ver, no meu caso eu mesmo vou tentar mexer nele, tirando a caixa de redução e com a ajuda dos camaradas aqui do forum.
Então o meu é assim tb da uns pingoooss depois para mais pinga pois é 300 pau so para tirar e ve o que ta acontecendo, como não entendo nada fico super rendido nessas horas o problema é que fui viajar para bauru com ele de sor-bau 260 Km foi normal com 5º e tudo na volta que começou a escapara 5º espero tb resolver isso logo e te desejo toda a sorte com o cambio até por que logo quero ter esta coragem tb
Oi Flugêncio, vc clareou minha cabeça....mas vc sabe c esse tambão e só encaixado? parece q ele ta colado com silicone vermelho..acho q so alavancar ele!?
Ferchina,
O tampão é encaixado, mas com o tempo pode ressecar e começar a vasar, existe um retentor que fixa ele no lugar impedindo que ele saia de lá, na Sarancar vc encontra.
Bom seria retirá-lo e recolocá-lo com aquela veda junta pra motores VW a ar, não esquecendo de verificar o aperto do parafuso da quinta marcha.
O meu estava vazando por cima, os parafusos da alavanca estavam praticamente soltos, dei sorte de descobrir antes de que algum caísse para dentro das engrenagens, se isso ocorresse o prejuízo seria grande.
Abraços
Pajero Sport HPE M/T Turbo Disney - Negona
Troller T4 2.8 33" - Vermelhão
Ex L200 Sport HPE M/T TOP!
No meu caso, semana passada, vazou muito óleo de uma vez só... em frente a Alternativa 4x4... foi esse famigerado parafuso da 5a marcha que soltou e quebrou... aí empurrou o selo pra fora... sorte que foi praticamente dentro da oficina que aconteceu o problema ...
Postado originalmente por Revoltz
Na alternativa me cobraram R$160,00 pra abrir, trocar o parafuso e colocar outro selo e já achei caro ... e pra diagnosticar isso não é preciso descer o câmbio...
O risco do câmbio funcionar sem ou com pouco óleo é praticamente o mesmo de o motor funcionar desta forma... o motor chega uma hora que funde... e o câmbio uma hora vai moer... aí sim vai ficar caro
[]s e boa sorte
4X4 Brasil
SOLDIER ADVENTURES Land Rover Defender 110 - Peregrina
Muitas vezes da para tirar ele sem abrir a bunda do cambio .
Tira o selo fora , original so é encaixado , se bater do lado dele com jeito ele sai , senão conseguir , destroi ele com uma chave de fenda , mete o martelo .
Esgota todo o óleo , de preferencia quando o cambio ainda quente .
Tira a caixa de redução
Tira o acoplamento de boracha desparafusando o cardã .
Puxa o cambio para baixo e calça com uma ferremanta no assoalho de modo que ele fique inclinado para voce . Observe que o motor inclina .
Com uma lanterna olha dentro do eixo a ponta que quebrou , verifique o pedaço do parafuso que ficou dentro do eixo .
Com uma chave de fenda bem fina , tenta tirar ele com calma e paciência .
Em 80% dos casos o pedaço que ficou dentro do eixo esta soltinho .
Tira o pedaço quebrado, coloca o parafuso novo, aperta e um abraço.