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  • #1

    Vazamento oleo cambio




    Camaradas, ta vazando óleo do cambio não consegui identificar ao certo o local, só vaza qdo esta andando...pensei no rentetor do eixo q liga a cx d redução, mas limpei tudo e observei q tem um tampão de plástico ou borracha bem abaixo do eixo e parece q vem d lá, esse tampão parece ser colado, alguém sabe c e possível vazar óleo desse tampão? caso for o retentor será q e possível trocar sem retirar o cambio?
    Vazamento oleo cambio Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: bmp cambio.bmp (709.9 KB)

      Número de Download 1700 .


  • #2
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    Citação Postado originalmente por ferchina Ver Post
    Camaradas, ta vazando óleo do cambio não consegui identificar ao certo o local, só vaza qdo esta andando...pensei no rentetor do eixo q liga a cx d redução, mas limpei tudo e observei q tem um tampão de plástico ou borracha bem abaixo do eixo e parece q vem d lá, esse tampão parece ser colado, alguém sabe c e possível vazar óleo desse tampão? caso for o retentor será q e possível trocar sem retirar o cambio?
    Ferchina,

    É possível que seja pelo tampão sim, isso muitas das vezes ocorre porque o parafuso da quinta marcha folgou. Dá pra trocar o retentor sem retirar a caixa, mas dá um trabalinho, principalmente pra soltar a luva onde é fixado o acoplamento elástico.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Ferchina,

    É possível que seja pelo tampão sim, isso muitas das vezes ocorre porque o parafuso da quinta marcha folgou. Dá pra trocar o retentor sem retirar a caixa, mas dá um trabalinho, principalmente pra soltar a luva onde é fixado o acoplamento elástico.
    Oi Flugêncio, vc clareou minha cabeça....mas vc sabe c esse tambão e só encaixado? parece q ele ta colado com silicone vermelho..acho q so alavancar ele!?

  • #4
    Gente o meu niva tb tem este mesmo vazamento e detalhe não engata mais solta a 5º marcha, mais meu vaza parado tb fica uns pingo la no chão, me cobrarão 300, reais so para tirar e ve o que esta acontecendo, como deu todo o rolo de doc no meu Niva estou resolvendo os doc para depois seguir disso, o chato é nao ter 5 e fico com medo desse oleo esvazioar e perder todo o cambio, se bem que ja mandei completar.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Revoltz Ver Post
    Gente o meu niva tb tem este mesmo vazamento e detalhe não engata mais solta a 5º marcha, mais meu vaza parado tb fica uns pingo la no chão, me cobrarão 300, reais so para tirar e ve o que esta acontecendo, como deu todo o rolo de doc no meu Niva estou resolvendo os doc para depois seguir disso, o chato é nao ter 5 e fico com medo desse oleo esvazioar e perder todo o cambio, se bem que ja mandei completar.
    Revoltz, logo qdo paro o Niva ele pinga um puco e depois para, nossa 300,00 e mto caro, eu paguei 300,00 de mão de obra para trocar os rolamentos do cambio e retentores, tenta dar uma fuçada para ver, no meu caso eu mesmo vou tentar mexer nele, tirando a caixa de redução e com a ajuda dos camaradas aqui do forum.

  • #6
    Então o meu é assim tb da uns pingoooss depois para mais pinga pois é 300 pau so para tirar e ve o que ta acontecendo, como não entendo nada fico super rendido nessas horas o problema é que fui viajar para bauru com ele de sor-bau 260 Km foi normal com 5º e tudo na volta que começou a escapara 5º espero tb resolver isso logo e te desejo toda a sorte com o cambio até por que logo quero ter esta coragem tb

  • #7
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Pra ajudar

    Citação Postado originalmente por ferchina Ver Post
    Oi Flugêncio, vc clareou minha cabeça....mas vc sabe c esse tambão e só encaixado? parece q ele ta colado com silicone vermelho..acho q so alavancar ele!?
    Ferchina,
    O tampão é encaixado, mas com o tempo pode ressecar e começar a vasar, existe um retentor que fixa ele no lugar impedindo que ele saia de lá, na Sarancar vc encontra.
    Bom seria retirá-lo e recolocá-lo com aquela veda junta pra motores VW a ar, não esquecendo de verificar o aperto do parafuso da quinta marcha.

    Pra ajudar, este site tem umas boas dicas para aqueles que querem conhecer e desafiar uma "caja de cambios":
    http://www.niva4x4.com/modules.php?o...icles&secid=10

  • #8
    O meu estava vazando por cima, os parafusos da alavanca estavam praticamente soltos, dei sorte de descobrir antes de que algum caísse para dentro das engrenagens, se isso ocorresse o prejuízo seria grande.
    Abraços
    Pajero Sport HPE M/T Turbo Disney - Negona
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    Ex L200 Sport HPE M/T TOP!

  • #9
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    Thumbs down Parafuso da 5a

    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Ferchina,

    É possível que seja pelo tampão sim, isso muitas das vezes ocorre porque o parafuso da quinta marcha folgou. Dá pra trocar o retentor sem retirar a caixa, mas dá um trabalinho, principalmente pra soltar a luva onde é fixado o acoplamento elástico.
    No meu caso, semana passada, vazou muito óleo de uma vez só... em frente a Alternativa 4x4... foi esse famigerado parafuso da 5a marcha que soltou e quebrou... aí empurrou o selo pra fora... sorte que foi praticamente dentro da oficina que aconteceu o problema ...

    Citação Postado originalmente por Revoltz Ver Post
    Gente o meu niva tb tem este mesmo vazamento e detalhe não engata mais solta a 5º marcha, mais meu vaza parado tb fica uns pingo la no chão, me cobrarão 300, reais so para tirar e ve o que esta acontecendo, como deu todo o rolo de doc no meu Niva estou resolvendo os doc para depois seguir disso, o chato é nao ter 5 e fico com medo desse oleo esvazioar e perder todo o cambio, se bem que ja mandei completar.
    Na alternativa me cobraram R$160,00 pra abrir, trocar o parafuso e colocar outro selo e já achei caro ... e pra diagnosticar isso não é preciso descer o câmbio...

    O risco do câmbio funcionar sem ou com pouco óleo é praticamente o mesmo de o motor funcionar desta forma... o motor chega uma hora que funde... e o câmbio uma hora vai moer... aí sim vai ficar caro

    []s e boa sorte
    4X4 Brasil
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  • #10
    Camaradas, alguem sabe como remover este selo, será q posso furar ele para tirar?

  • #11
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    Algumas dicas

    Querou o parafuso da quinta Marcha ?

    Muitas vezes da para tirar ele sem abrir a bunda do cambio .

    Tira o selo fora , original so é encaixado , se bater do lado dele com jeito ele sai , senão conseguir , destroi ele com uma chave de fenda , mete o martelo .

    Esgota todo o óleo , de preferencia quando o cambio ainda quente .

    Tira a caixa de redução

    Tira o acoplamento de boracha desparafusando o cardã .

    Puxa o cambio para baixo e calça com uma ferremanta no assoalho de modo que ele fique inclinado para voce . Observe que o motor inclina .

    Com uma lanterna olha dentro do eixo a ponta que quebrou , verifique o pedaço do parafuso que ficou dentro do eixo .

    Com uma chave de fenda bem fina , tenta tirar ele com calma e paciência .

    Em 80% dos casos o pedaço que ficou dentro do eixo esta soltinho .

    Tira o pedaço quebrado, coloca o parafuso novo, aperta e um abraço.

  • #12
    Citação Postado originalmente por ferchina Ver Post
    Camaradas, alguem sabe como remover este selo, será q posso furar ele para tirar?
    Amigo se vc furar vai estragar a peça.
    Faz isso não.
    Abraços
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