x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 25

Glossário

Colegas, tirei isso do site http://www.tecnica4x4.com.br/gloss4x4.htm

2WD: Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado no eixo traseiro ou dianteiro.

4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários ou SUVs. Em alguns modelos se pode engatar a tração 4x4 a partir da roda livre e alavanca, ou através de comando elétrico no painel. A maioria tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona o eixo traseiro quando necessita de mais tração.

Full-time 4WD - Tração 4x4 integral: Recurso disponível em veículos equipados com diferencial central, que permite a utilização da tração 4x4 até em rodovias. Modelos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já os Land Rovers e o Niva por exemplo, transitam com tração nas quatro rodas permanentemente.

Part-Time 4WD: A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi, Troller.

Agora, uma dúvida, no serviço eu dirijo uma S-10 4x4... dúvida: posso utilizar sempre a opção 4x4 High na cidade (Sampa)??? Na terra, em terreno difícil, eu costumo usar 4x4 Low... nas rodovias eu uso 4x2 mesmo... qdo uso 4x2 na cidade, percebo que em subidas (Sampa tá cheio de morros asfaltados!!!) o carro sofre e chega a tremer muitas vezes... e aí, alguém mata essa dúvida???

Zé, numa adaptraição de Niva 4x2, é bem provável que antes que o sistema de transmissão vá pro saco, algum ponto de fixação fissure, trinque e comprometa a estrutura do russinho que é monobloco...

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Edson, seguinte:
    4WD: qualquer veículo com tração nas quatro rodas, permanente (nivas, lands e poucos outros) ou não (a imensa maioria)
    4WD Full-time: literalmente, 4x4 todo-o-tempo. Veículos com tração integral permanente. Para isso é preciso um diferencial central, que compensa as diferenças de tração (portanto rotação) entre os eixos dianteiro e traseiro, assim como um diferencial de eixo compensa as diferenças de rotação entre as rodas do eixo.
    4WD Part-time: literalmente, 4x4 em parte-do-tempo. São veículos com tração em um eixo (geralmente o traseiro) mas que possuem transmissão para o eixo dianteiro. Não possuem diferencial na caixa de transferência e se comportam, quando do engate da 4x4, como um niva ou land com o diferencial "blocado".

Em terrenos com aderência (asfalto, por exemplo) você NÃO PODE usar a S-10 em 4x4, pelo que foi dito acima. Se houver, e há, diferença de rotação entre os eixos, e ambos estiverem tracionando, e estarão, dada a alta aderência, sem um diferencial pra compensar, a conta sobrará pra algum componente da transmissão, o que for mais fraco ou que estiver mais próximo da fadiga...

Talking

Desculpe Cavalcanti, mas eu não disse que part-time significa OPÇÃO... Mas sim "parte do tempo", leia novamente minha mensagem... e o que você postou depois, diz exatamente a mesma coisa que eu escrevi, leia atentamente... Ou seja, DIFERENTE do que o Wallace escreveu...

"4WD Part-time: literalmente, 4x4 em parte-do-tempo. São veículos com tração em um eixo (geralmente o traseiro) mas que possuem transmissão para o eixo dianteiro. Não possuem diferencial na caixa de transferência e se comportam, quando do engate da 4x4, como um niva ou land com o diferencial "blocado"."
    Ou seja, 4x2 (geralmente traseiro) com a opção de utilizar o 4x4 em "parte-do-tempo", como na lama...

Não precisa ficar bravo, se você ou o Wallace se sentiram ofendidos, me desculpe, o intuito não é esse. Isso é um fórum democrático para as pessoas trocarem idéias e conhecimentos, quando escrevi pensei apenas em esclarecer dúvidas de alguém. Me desculpe se pareci ofensivo.

Não o fato de ser monobloco o problema, pois tem outros veiculos que também são e não tem problema.
    É coisa de projeto, problema de fabricação ou até mesmo de manutenção e uso.

Citação Postado originalmente por Led
    Caro Wallace, quem está confundindo as coisa é você. O niva é um veículo 4X4 full-time, ou seja, suas QUATRO rodas tracionam o tempo todo (FULL-TIME), independente de estar com o bloqueio de diferencial central acionado ou não. Já um veículo 4x4 part-time tem a OPÇÃO de andar em 4x2 ou 4x4 em parte do tempo (PART-TIME), OK? Bom, agora vamos ao tópico...
    Além de tudo o que foi dito já, acho difícil tornar o Niva part-time sem a troca dos eixos por algum já apto a isso, como os eixos da Hilux, como já vi. Além do mais, teria que ser criado algum mecanismo para "desligar" o eixo dianteiro, e não somente rodas-livres, pois todo o sitema dianteiro continuaria o movimento apenas não transmitindo mais o torque para as rodas, enfim muito complicado ($$$$$$$) para econimizar algum!!!
    Led, eu garanto que não estou confundindo nada e aprendi até isso na Faculdade como engenheiro mecanico automobilistico.
    Então eu posso errar como todo mundo, mas tenho um bom conhecimento na área, seja por obrigação de estudo, seja por gostar ou mesmo por obrigação de trabalho já que trabalho no ramo 4x4.
    É uma confusão comum pelas nomenclaturas similares, mesmo porque é tratado errado em muitos sites e mesmo em livros e revistas.
    Recomendo uma lida em um artigo meu:
    http://www.geocities.com/wallacemjr/...ho/tracao.html
    Assim tração 4x4 permanente ou 4x4 integral é o veiculo que nunca anda em 4x2 como o Niva pois não tem a opção 4x2.
    Todo o veiculo 4x4 integral usa para andar no asfalto a opção de tração 4x4 full-time que também é conhecida como 4x4 de tempo integral ou ainda 4x4 all time. Que é justamente quando se esta em 4x4 com um diferencial central trabalhando para permitir rotações diferentes entre os cardans. Repare que uma é a definição do tipo de tração que o veiculo tem e outro somente uma opção de tração.
    Existe ainda a opção de tração 4x4 part-time ou 4x4 de tempo parcial que é quando se anda em 4x4 sem o trabalho de um diferencial central, seja porque ele não existe ou porque teve sua ação bloqueada. Assim ambos os cardans vão ter a mesma rotação.
    Assim o niva é um veiculo de 4x4 integral que tem a opção de 4x4 full-time, 4x4 part-time e 4x4 part-time reduzida.
    A opção 4x4 full-time é quando permite ao diferencial central trabalhar, assim pode usar em qualquer tipo de piso, então o nome é full time, pois voce pode usar em todo o tempo.
    A opção 4x4 part-time é quando se bloqueia o diferencial central, assim como o nome já fala voce só pode usar essa opçãop em parte do tempo, no caso em pisos com baixa aderencia, ou pode danificar algo
    Uma Cherokee Sport Automatica, por exemplo, não é um veiculo 4x4 integral integral como o niva, pois tem a opção 4x2.
    Mas tem também as opções 4x4 full-time, 4x4 part-time e 4x4 part-time reduzida.
    Isso porque também tem o diferencial central e sua opção de bloqueio.
    Acho que o exemplo da Cherokee facilita o entendimento.

Citação Postado originalmente por emtsuhako
    Colegas, tirei isso do site http://www.tecnica4x4.com.br/gloss4x4.htm

2WD: Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado no eixo traseiro ou dianteiro.

4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários ou SUVs. Em alguns modelos se pode engatar a tração 4x4 a partir da roda livre e alavanca, ou através de comando elétrico no painel. A maioria tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona o eixo traseiro quando necessita de mais tração.

Full-time 4WD - Tração 4x4 integral: Recurso disponível em veículos equipados com diferencial central, que permite a utilização da tração 4x4 até em rodovias. Modelos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já os Land Rovers e o Niva por exemplo, transitam com tração nas quatro rodas permanentemente.

Part-Time 4WD: A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi, Troller.

Agora, uma dúvida, no serviço eu dirijo uma S-10 4x4... dúvida: posso utilizar sempre a opção 4x4 High na cidade (Sampa)??? Na terra, em terreno difícil, eu costumo usar 4x4 Low... nas rodovias eu uso 4x2 mesmo... qdo uso 4x2 na cidade, percebo que em subidas (Sampa tá cheio de morros asfaltados!!!) o carro sofre e chega a tremer muitas vezes... e aí, alguém mata essa dúvida???
    Oi Edson, Eu ajudei o João Roberto do site que voce passou com o livro dele (acha meu nome nos agradecimentos do livro rs rs).
    Mas no site ele não pediu ajuda rs rs.
    Em Part-Time 4WD o correto seria como Full-time 4WD dizer que é uma opção e não um tipo de veiculo, pois quase todos os veiculos que tem a opção de Full-time 4WD tem também a opção Part-Time 4WD, sendo assim não é um tipo de veiculo, mas uma opção de tração.

Citação Postado originalmente por Cavalcante
    Edson, seguinte:
    4WD: qualquer veículo com tração nas quatro rodas, permanente (nivas, lands e poucos outros) ou não (a imensa maioria)
    4WD Full-time: literalmente, 4x4 todo-o-tempo. Veículos com tração integral permanente. Para isso é preciso um diferencial central, que compensa as diferenças de tração (portanto rotação) entre os eixos dianteiro e traseiro, assim como um diferencial de eixo compensa as diferenças de rotação entre as rodas do eixo.
    4WD Part-time: literalmente, 4x4 em parte-do-tempo. São veículos com tração em um eixo (geralmente o traseiro) mas que possuem transmissão para o eixo dianteiro. Não possuem diferencial na caixa de transferência e se comportam, quando do engate da 4x4, como um niva ou land com o diferencial "blocado".

Em terrenos com aderência (asfalto, por exemplo) você NÃO PODE usar a S-10 em 4x4, pelo que foi dito acima. Se houver, e há, diferença de rotação entre os eixos, e ambos estiverem tracionando, e estarão, dada a alta aderência, sem um diferencial pra compensar, a conta sobrará pra algum componente da transmissão, o que for mais fraco ou que estiver mais próximo da fadiga...
    Para mim tem confusão ai também.
    4WD Full-time e 4WD Part-time são opção de tração de determinados veiculos e não o tipo de veiculo.

Wallace, eu ainda vou comprar esse livro do João Roberto!!! Aí vc e o João autografam pra mim, blz?

Cavalcante, mas a impressão que tenho é que em subidas, mesmo no asfalto, e em 4x2, a S-10 sofre muito pra andar, tanto que chega a tremer... em 4x4 High ela vai bem macio... será que é algum problema no sistema de transmissão? Ou é normal ela se comportar assim?

Wallace, existe alguma forma de reforçar a estrutura do Niva??? Tipo, reforçar as longarinas e transversinas com algum tipo de chassis???

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Assim o niva é um veiculo de 4x4 integral que tem a opção de 4x4 full-time, 4x4 part-time e 4x4 part-time reduzida.
    Wallace, segundo sua definição de part-time, o trecho acima está errado, já que, no Niva, a reduzida independe do bloqueio central. Pode-se utilizar a reduzida com o carro blocado ou não. O correto então seria dizer que o Niva tem as opções de 4x4 full-time, full-time reduzido e part-time.

Ainda que eu não concorde muito com essa definição... Mas, definições são definições.

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Citação Postado originalmente por emtsuhako
    Cavalcante, mas a impressão que tenho é que em subidas, mesmo no asfalto, e em 4x2, a S-10 sofre muito pra andar, tanto que chega a tremer... em 4x4 High ela vai bem macio... será que é algum problema no sistema de transmissão? Ou é normal ela se comportar assim?
    Tá com cara de problema de transmissão (uma cruzeta com folga é uma boa pedida), que só tende a piorar e se alastrar com o uso da tração em terrenos de aderência (asfalto, por exemplo...)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem