x
Convex Datacenter
Página 12 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213141516 ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 183

Tópico: De Niva de novo!

  • #133
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17



    Top. To me coçando pra comprar um Niva original aqui em Brasilia. Mas já to com uma F1000 reformando... o russinho faz parte da minha vida e do meu coração.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #134
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Fala rfdex, tudo bem contigo?
    Cara, a vida é uma só. Se for para passar vontade, que seja por um motivo muito bem justificado. E como eu já escrevi antes, comprar um Niva é atitude de pura emoção. Se você encontrar um Niva ajeitado ai em Brasília e tiver condições de adquiri-lo, faça isto.
    Está cada vez mais difícil de encontrar um Niva "em ordem" (que não foi "detonado"). E com o passar do tempo, pior vai ficar.
    Por falar em Niva em bom estado, dê uma olhadela nesta "teteia":
    Registros Automotivos do Cotidiano: Lada Niva Pantanal 1993
    Vou confessar: eu babei!
    Se o "Sr. Bolso" permitisse, e ele estivesse a venda, eu tentaria comprar.
    Não tem jeito: uma vez cativado pelo Niva, não tem volta!
    []s.

    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Top. To me coçando pra comprar um Niva original aqui em Brasilia. Mas já to com uma F1000 reformando... o russinho faz parte da minha vida e do meu coração.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #135
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Show este niva!!! Pois é Maurício. Estou vendo o que fazer... hehehe. Tive um Niva e um Laika. Arrependimento ter vendido os dois... Estou terminando a F-1000 e depois ficarei livro pra avaliar o russo. Poste mais do seu! Abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #136
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Olá rfdex.
    Eu fiz duas "sessões de fotos" do Niva $arna: uma logo depois que eu o comprei (no estado em que ele se encontrava) e logo depois dos trabalhos de funilaria/pintura e estofamento interno. Nos posts anteriores deste tópico, eu publiquei boa parte delas. Mais para frente, pretendo fazer uma coletânea de imagens, reunindo todas as etapas.
    O fato é que o meu Niva passou mais tempo em oficinas e manutenções do que comigo, desde a sua compra há quase quatro anos . Eu só tive duas oportunidades de fazer um percurso mais longo com o carro: quando o trouxe de São Paulo para São João da Boa Vista e quando fui para Caçapava instalar o protetor do cárter. E de uma oportunidade para outra, o carro já havia sofrido uma série de modificações. Falando de forma direta, embora tenha o Niva há quatro anos eu pouco conheço do carro (em termos de desempenho e conforto). Então, quando terminar a instalação do ar condicionado, é como se eu estivesse para receber um "Niva novo".
    Eu aprendi muito com esta empreitada. Descobri que, muito diferentemente do que aparece nos programas de televisão, reformar/customizar um carro é um trabalho complexo, cheio de imprevistos e surpresas. E não adianta somente ter boa vontade e disponibilidade de recursos ($); é preciso encontrar o profissional certo, capaz de tocar a empreitada a diante.
    No caso específico do ar condicionado, eu não imaginava o quão complexo é sua instalação. Envolve funilaria, mecânica, elétrica, acabamento, praticamente tem de mexer no carro todo. Cada etapa é um processo de engenharia. E é preciso muita engenharia para que as adaptações não virem "adaptraições", como diria o amigo Gil Roberto (Niva SUVdesenvolvido).
    Não posso dizer que fiz "uma reforma profunda" no carro (nem cheguei a desmontar ou trocar o motor). E mesmo assim, o trabalho foi (está sendo) dureza.
    A pergunta que eu sempre me faço é: vale a pena fazer tudo isso?
    E hoje, para mim, a resposta mais honesta é: (ainda) não sei.
    Mas de uma coisa tenho certeza: é bem mais fácil e prático manter a originalidade do carro. Principalmente tendo sites nacionais e internacionais que dispõem das peças originais da Auto Vaz.
    Assim, deixo o seguinte recado: quem quiser transformar um Niva num SUV, num "monstro off road" ou em qualquer outra coisa "diferente de um Niva original" pense bem e planeje ainda melhor. Escolha profissionais competentes e que estejam dispostos a fazer o serviço. E prepare o bolso, pois os custos serão sempre maiores que o planejado .
    Não quero com este relato desanimar ninguém, apenas expor meus pontos de vista baseados na minha experiência prática.
    Amigos niveiros, conservem o seus Nivas. Se forem fazer adaptações, façam de forma criteriosa, com paciência e por um motivo bastante realista. Ou o resultado final poderá fugir (muito) do esperado.
    []s.
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Show este niva!!! Pois é Maurício. Estou vendo o que fazer... hehehe. Tive um Niva e um Laika. Arrependimento ter vendido os dois... Estou terminando a F-1000 e depois ficarei livro pra avaliar o russo. Poste mais do seu! Abraço
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #137
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Sim Maurício, concordo contigo. Lembro da sua história quando buscou a máquina em SP. Sou frequentador do fórum desde 2005. Tive meu Niva entre 2001 e 2004. Comprei originalíssimo e por ser à época veículo do dia a dia, resolvi instalar um motor VW diesel nele, com o Rogério Bacellar. Se pesquisar minhas mensagens no fórum, verá a saga que foi de forma resumida. À época minha caixa de ferramenta se resumia a 20 chaves de boca, algumas de fenda, um alicate, uma esmerilhadeira e uma solda elétrica. Não imagino o que teria feito com o Niva com o arsenal de ferramentas que possuo hoje. Teria deixado ele impecável ainda mais! Meu niva foi o primeiro a diesel do Centro-Oeste, aprovado no INMETRO e DETRAN sem qualquer jeitinho ou intereferência de despachantes. O veículo era impecável. Era meu xodó. Só o vendi por questões financeiras da família à época. Em 2011 achei um Laika única dona, comprei e ressucitei porque estava parado há muito tempo. Estava inteiramente original. Encostei meu carro e ele virou o do dia a dia. Mas estava morando em um logal sem garagem e tive de desfazer dele em meados de 2012. Uma pena! Eu sou fã da Lada. O Niva então ficará para sempre em minha memória. Um dia pretendo possuir outro, mas por ora não disponho de recursos financeiros para tanto. Vi o anúncio de um 99 com injeção eletrônica ao preço de 28 mil. Confesso que se tivesse bala na agulha, ele seria meu! Um abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #138
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Grande rfdex, você teve uma "saga e tanto".
    Meu primeiro Niva foi comprado em 2000, na antiga Bomer de São Bernardo do Campo. Era um Niva 93/94 branco, com os adesivos do Pantanal. Estava em bom estado. Mas me fez passar muita raiva!!!
    Ele tinha a "vocação" para me deixar na mão em momentos críticos: parou no acesso a ponte João Dias em São Paulo, atolou numa trilhazinha no Real Parque (tive de ser resgatado por um amigo/cunhado na época com uma Toyota Bandeirantes) em plena semana, quebrou a suspensão na véspera de uma viagem a Monte Verde, simplesmente não "pegou" no dia de um passeio, só para lembrar os principais "causos".
    Eu instalei bancos da Rallye Desing, coloquei um jogo de rodas de liga leve do modelo Pantanal (compradas novinhas em folha na Bomer), calçadas com pneus Michelin, troquei o carburador por outro original russo.
    E depois de um quase acidente fatal, optei por vender o Niva em 2003.
    Neste período tive um Suzuki Samurai (2003-2010), um Pajero Full 3.5l (2006-2010) e um Suzuki Grand Vitara (2010-2014).
    Ai, apareceu este Niva cinza. Comprei e estou "reformando" desde então.
    E ainda este ano, pretendo aproveitar o "russinho gelado" (com ar condicionado).
    []s.

    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Sim Maurício, concordo contigo. Lembro da sua história quando buscou a máquina em SP. Sou frequentador do fórum desde 2005. Tive meu Niva entre 2001 e 2004. Comprei originalíssimo e por ser à época veículo do dia a dia, resolvi instalar um motor VW diesel nele, com o Rogério Bacellar. Se pesquisar minhas mensagens no fórum, verá a saga que foi de forma resumida. À época minha caixa de ferramenta se resumia a 20 chaves de boca, algumas de fenda, um alicate, uma esmerilhadeira e uma solda elétrica. Não imagino o que teria feito com o Niva com o arsenal de ferramentas que possuo hoje. Teria deixado ele impecável ainda mais! Meu niva foi o primeiro a diesel do Centro-Oeste, aprovado no INMETRO e DETRAN sem qualquer jeitinho ou intereferência de despachantes. O veículo era impecável. Era meu xodó. Só o vendi por questões financeiras da família à época. Em 2011 achei um Laika única dona, comprei e ressucitei porque estava parado há muito tempo. Estava inteiramente original. Encostei meu carro e ele virou o do dia a dia. Mas estava morando em um logal sem garagem e tive de desfazer dele em meados de 2012. Uma pena! Eu sou fã da Lada. O Niva então ficará para sempre em minha memória. Um dia pretendo possuir outro, mas por ora não disponho de recursos financeiros para tanto. Vi o anúncio de um 99 com injeção eletrônica ao preço de 28 mil. Confesso que se tivesse bala na agulha, ele seria meu! Um abraço
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #139
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    A adaptação do controle automático de marcha lenta no carburador.

    Vamos atualizar.
    Como já escrevi antes, é preciso fazer uma adaptação para permitir o controle da marcha lenta do carro quando o ar condicionado for ligado. O Fernando (técnico em ar condicionado de automotivo que está implementando o novo sistema de condicionamento para o meu Niva) consegui fazer uma adaptação funcional. Foram usadas peças de um carburador de Opala e um suporte especialmente projetado. Mas...
    O carburador precisava de "uma geral". E o que deveria ser uma troca de reparos, com (no máximo) um embuchamento de eixo acabou por virar uma troca completa da peça. Ou seja, comprei outro carburador para o carro.
    Já que é para fazer, faça bem feito. Já que está mexendo, aproveita e ajusta o carburador. Já que está gastando, gaste um pouco mais.
    Já estou começando a odiar essa expressão "já que..."...
    []s.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Niva de novo!-20180529_160550-mod.jpg   De Niva de novo!-20180529_160559.jpg   De Niva de novo!-20180529_160607.jpg  
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #140
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    O ar condicionado do Niva ficou pronto!!! De verdade!!!

    Caros "CamaLadas", parece que a saga do ar condicionado terminou.
    Hoje, 21/06/2018, peguei o Niva com o ar condicionado instalado e funcionado.
    E quando eu falo funcionando, é funcionando mesmo, ventilando a cabine com eficiência e com o ar bem frio.
    O Fernando da Art Ar aqui de São João da Boa Vista realmente fez acontecer, deixando o ar condicionado funcional em todos os aspectos. E o funcionamento é silencioso, fazendo bem menos barulho que a ventoinha original do Niva.
    O compensador da rotação da marcha lenta está funcionando bem, mantendo a rotação do motor quando o sistema de refrigeração é acionado. Talvez ainda precise de algum ajuste, pois agora é que o carro vai começar a andar de verdade.
    Falando em andar, numa primeira "vota de testes" peguei um trecho de rodovia. O motor não pereceu sentir muito a carga mecânica extra. Alcancei facilmente a velocidade de 110km/h e poderia ter indo até mais rápido.
    Não cheguei a pegar grandes ladeiras, mas nas subidinhas que eu passei, o motor se comportou bem, sem demonstrar fraqueza. Ou seja, o carro andou normalmente, sem parecer estar "amarrado". Teve a penas um discreta redução de potência, nada que uma acelerada mais forte ou um esticada de marcha não compense.
    O resultado final (pelo menos até agora...) agradou: é um carro com ar condicionado como qualquer outro vindo de fábrica. Ok, talvez a comparação com um modelo mais avançado, com ar digital multi zonas e resfriamento rápido da cabine, fique injusta. Mas o sistema faz o que tem de fazer: deixa o ambiente da cabine refrigerado, sem ficar nada a dever ou alcançar. Dá para andar tranquila e confortavelmente com as janelas fechadas (quebra vento incluso). Eu gostei e fiquei satisfeito.
    Agora é ir fazendo ajustes conforme a necessidade surgir. E ir curtindo o "$arna refrigerado".
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #141
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Etapa feita, etapa cumprida. Vamos para a próxima.

    Bom, com o ar condicionado instalado e funcionado, agora é hora de atender a outras necessidades.
    Por exemplo, o vidro térmico traseiro.
    É praticamente impossível encontrar um vidro térmico traseiro do Niva totalmente funcional. Sempre haverá uma (ou muitas mais) trilhas interrompidas. Comprar um vidro novo é complicado (para trazer da Ucrânia, sem quebrar ou danificar). E os usados, bom ai é uma "caixa de surpresas"...
    A alternativa é o reparo. Eu encontrei um produto que parece ser capaz de reparar as trilhas rompidas. Comprei e agora (em breve) vou utiliza-lo.
    Tomara que o vidro térmico volte a funcionar corretamente. Depois do reparo feito, vou postar o resultado.
    []s.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Niva de novo!-img_2210.jpg   De Niva de novo!-img_2211.jpg  
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #142
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Andando com o "$arna"

    Olá.
    Como eu já havia escrito, o ar condicionado está instalado e funcionando. O desempenho do carro não parece ter sido significativamente afetado e a temperatura da cabine pode ficar bem baixa. O ar refrigerado sobra bem pelas quatro saídas.
    Vez por outra, porém, o carro morre quando se reduz a rotação, tirando o pé do acelerador, se o ar condicionado estiver ligado. O Fernando, o técnico "MacGyver" da Art Ar que instalou o ar condicionado, já havia me alertado sobre a possibilidade disso ocorrer. Segundo ele, a alavanca de acionamento do compensador de marcha lenta é um pouco curta, fazendo com que o momento (torque) para abertura da entrada de combustível no carburador seja um pouco baixo. Pode ser somente caso de se usar o componente para as peças irem se ajustando. Ou será necessário que uma nova peça, mais longa, tenha de ser instalada. Faz parte dos ajustes previstos pós instalação.
    Estas são as primeiras fotos do Niva "$arna" com o ar condicionado completamente instalado. Reparem nas saídas de ar refrigerado.
    []s.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Niva de novo!-20180622_134457.jpg   De Niva de novo!-20180622_134636.jpg   De Niva de novo!-20180622_134214.jpg  
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #143
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Tem de ter paciência infinita...


    Agora eu gostaria de estar escrevendo sobre os ajustes do ar condicionado ou de como ficou o reparo do vidro térmico traseiro.
    Mas o assunto passa (bem) longe disso.
    Depois de pegar o Niva, andei um pouco com o carro e reparei que antigos problemas ainda persistiam: os cubos das rodas dianteiras estavam aquecendo muito, principalmente da direita. E vazamentos de óleo que insistiam em "reaparecer", mesmo depois de "concertados". Então, tive a "brilhante" ideia de aproveitar o momento e acabei deixando o carro num mecânico novo, que recentemente fizera um (bom) trabalho em outro dos meus carros, para reparar o aquecimento do cubo da roda (que poderia provocar o travamento da mesma) e consertar os vazamentos de óleo. Pedi um serviço de qualidade, bem feito e sem pressa.
    Acho que ele entendeu a parte do "sem pressa". E levou ao pé da letra: faz dois meses que ele está com o carro.
    E desde junho que eu não vejo o meu Niva. Não pude fazer os ajustes do ar condicionado, nem o reparo do vidro térmico.
    Bom, então só me resta ter (ainda mais) paciência.
    Espero logo atualizar o tópico, com alguma novidade realmente "nova" e interessante. Até lá, haja...
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #144
    Usuário
    Entrada
    26/06/2003
    Local
    Rio de Janerio/RJ
    Idade
    51
    Posts
    234
    Agradecimentos: 3
    Maurício,

    Estava lendo o tópico e fiquei com saudade do meu Niva, fiquei lembrando tudo que fiz nele e com ele.

    porem esse seu ultimo post, me fez voltar a realidade, na minha vida atual não há lugar para um Niva, pois isso tudo que você descreve eu fazia em casa sozinho ou acompanhado por alguns amigos, mas com 20 e poucos anos tinha tempo, e quando não tinha rodava a noite fazendo sem sentir sono no dia seguinte, não dá mais para mim.

    Mas dou a maior força, o Niva é um brinquedão, obrigado por compartilhar.

    Abraço
    Oliver - Rio de Janeiro
    Hilux Flex SRV 2014 - EX Triton HPE 2012 - EX Frontier SE 2005 - EX Nivão 1994 (Companheiro por 11 anos)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Novo no mundo 4x4, novo niva!! (ajudinha?)
      Por dands010 no fórum Niva
      Respostas: 11
      Última resposta: 08/06/2012, 18:22
    2. Meu novo Niva 95
      Por xexelo no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 18
      Última resposta: 02/04/2011, 13:01
    3. Novo Kit AP/NIVA !!
      Por kemramone no fórum Niva
      Respostas: 7
      Última resposta: 31/01/2007, 23:41
    4. Niva novo (NOVO !!! ) e um monte de duvidas.
      Por jovicassia no fórum Niva
      Respostas: 11
      Última resposta: 13/07/2005, 23:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade