dizem alguns especialistas e fabricantes de pneus, que a pressão deve ser entre 2 e 3 libras a menos do que vem indicado no pneu como pressão máxima, isso serve para otimizar ao máximo o uso, segurança, durabilidade e confiabilidade do pneu...
mas, qdo usava pneus 225 ou 235x65x17, para ter mais conforto na cidade/estrada, eu usava 30 libras, salvo engano, 5 a menos do que vem indicado no pneu como pressão máxima permitida.
atualmente, com pneus 245x75x16, uso 29 na dianteira e 26 na traseira e a VTR está na mão, confortável, segura...só não sei se estou protegendo os pneus...mas o conforto está 10
detalhe, ando sozinho e com a TR4 vazia em pelo menos 80% do tempo...isso tb influecia na calibragem ideal
Olá , tenho a mesma dúvida em relação à minha pajero (Full). O) manual diz 29, coloquei essa pressão mas achei a direção um tanto pesada e os pneus parecem estar baixos. Já me indicaram 32 libras em todos os pneus. Alguém sabe a calibragem ideal?
Na dúvida usar a calibragem do manual! Quando vou viajar com bastante asfalto boto uma libra a mais pra que o carro tenha uma rodagem mais suave.
Sds
meu carro usa pneu original, 225/70/16 , uso 30 lbs, e nao tenho nada a reclamar, com 26, ja testei ele fica mais macio, mas nem ligo, pois com 30 ele fica realmente mais na mao.
Então, olha só: Minha viatura tá rodando com o jogo original de pneus Scorpion ATR e chegou aos 72k. Faço alinhamento, balanceamento e rodizio a cada 6 meses. Sempre usei a pressão indicada no manual de 26 PSI. Só que agora no fim da vida útil do pneu, que roda ainda cerca de 10k, tornou-se perceptível que em TODOS os pneus o desgaste dos ombros foi maior do que o do centro da banda de rodagem. Isso só ficou evidente pq os marcadores da lateral estão quase sendo atingidos, enquanto os TWI do centro ainda têm cerca de 1,5 mm para serem alcançados. Na minha modesta opinião, acho que a pressão indicada no manual está abaixo do indicado no que diz respeito à retirar todo o potencial do pneu. No próximo jogo de pneus que adquirir (vou manter os pneus originais face a durabilidade apresentada), vou praticar uma calibragem entre 28 a 30. Só para compartilhar a experiência com os colegas foristas.
Estamos na segunda TR4 aqui em casa, utilizada pela patroa. Em ambas observamos que 26 libras era pouco, embora o manual determine esta pressão como máxima vazio ou com carga. Sempre utilizamos 31 libras e, mesmo assim, o desgaste nas bordas dos 4 pneus era maior que no centro, o que indica que mesmo 31 seria pouco. No entanto, acima desta pressão ela começa a ficar desconfortável. Tive uma Pajero Sport 2001 e a pressão recomendada também era 26: para mim era até perigoso pois o carro oscilava, inseguro em curvas, além de gastar mais gasolina: passei a usar 32 libras, era outro veículo. Acho que a Mit quer dar mais ênfase ao conforto quando define apenas 26 libras.