Essa turbina é pé de boi mesmo, bem simples.
Essa tomada vai para um manometro para indicar a pressão, não pus o indicador, pois a pressão tá regulada em 0,8 então ia ser muito trabalho só para indicar o que já foi ajustado no parafuso.
Isso de regular a pressão deve ser bom para carro a GNV, assim vc "carca" pressão para ver se anda melhor no gás e alivia quando na gasolina.
Será que viajei muito
Abertura pós filtro nunca é bom: ou sopra pra fora fazendo o motor perder potência (fase pressurizada) ou admite ar sujo (fase aspirada/pressão baixa) = adeus anéis/camisas + óleo sujo/contaminado.
Portela,
Esse motor tem válvula LDA? Pq se tiver (como nas Ranger/Sprinter/S10/etc) essa tomada de ar pode ser da mangueira da válvula.
Só não ponho vitamina C no diesel, mas te garanto que não espirra
Andei vendo e não tem nenhum outro ponto para a mangueira do manometro.
O lugar mais indicado para a medida de pressão deve ser esse ponto no caracol frio da turbina.
Se for na tubulação vai ter perda de carga não indicando a força na parede da carcaça.
A conexão não tem nenhuma mola com esfera para alivio, tá tampada mesmo.
A minha dúvida é onde regula a pressão, tem que ter um parafuso com mola calibrada.
É difícil falar em regulagem num sistema nao original.
Se fosse origi teria como regular a pressao na válvula LDA, por isso perguntei se seu motor tinha a válvula (como na Ranger/S10/Mercedez Sprinter/etc), para achá-la é so verificar no sistema de admissão na parte pressurizada se tem alguma tomada de ar q vai para a válvula.
Como a foto esta muito close, a impressão q se tem é q o sistema tá direto (turbina-coletor) sem compensação/regulagem.
Normalmente o MWM Sprinter (tucho mecânico) tem a válvula LDA com dupla funçao: 1) regulagem da pressão máxima da turbina (não tão necessária pq na maior parte das vezes ela já está quase no limite máximo de trabalho); 2) adequar a qtdade de diesel a qtdade de ar (no pico do funcionamento da turbina a LDA identifica a pressão e comanda um incremento de injeção na bomba injetora) , pelo menos é isso q me informaram.
Nos carros q não tem esse recurso de avanço na bomba injetora, a regulagem da bomba é feita no padrao, mas na fase aspirada e/ou com pouca pressao o motor trabalha com um pouco de excesso (mistura rica) o q se corrige logo q a turbina chega na pressurização normal.
Aproveitando esta característica dos veículos com incremento de injeção na bomba, tem preparadores q fazem desta funçao a funçao de booster:
trocam a turbina por uma maior, com mais capacidade de pressurização q a origi, adaptam uma válvula reguladora com 2 pressoes e comando elétrico (selenóide) p/a segunda pressao (funçao booster), retrabalham a bomba injetora para q na fase de incremento seja liberado mais diesel q o original e ligam o comando de pressao da LDA somente na segunda fase de pressurização. Assim ao se acionar um botao no painel aciona-se a selenóide da pressao (booster) q aumenta a pressao para um valor pre-determinado e a LDA identificando o incremento comanda a injetora para corrigir a mistura=mais HP´s. Vale lembrar q esta funçao nao é para uso full time, pq o motor nao aguentaria andar o tempo todo em modo booster, mas sim p/ situações de ultrapassagens ou outras q exigem mais força por curto espaço de tempo,
Naturalmente nao seria o caso de um off road, cujo uso fosse maior parte do tempo no fora de estrada, nesse caso opta-se por uma redução mais eficiente ao invés de se ganhar mais potencia no motor.
Só há espirro qdo há excesso de pressao, nos casos dos motores diesel normalmente eles já consomem a totalidade (ou quase) da capacidade de pressurização das turbinas, por isso nao se vê válvulas reguladoras (blow off/pop off) neles.
Edin,
Como ja havia postado anteriromente fiz tdo o motor de minha L200/94,
e o que faltava agora aconteceu a minha Tuirbina foi pro sco.,
e pior como os colegas falaram a mesmo é muito caro em torno de 2.3 a 3.9,
sendo que estou arrumando uma da l200 2004. q vc acha?