x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de claudiano
    Entrada
    14/11/2010
    Local
    São José dos Campos/SP
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0

    Arrow Pajero Full 2.8 GLS, 3.2 GLS ou 3.2 HPE - Diferenças, vantanges e desvantagens




    Olá.

    Estou comprando uma Pajero Full (ano entre 2001 e 2004).

    Nessa faixa de "idade" eu notei que existem pelo menos 3 modelos:
    - GLS 2.8 Diesel
    - GLS 3.2 Diesel
    - HPE 3.2 Diesel

    Alguem poderia me ajudar a entender as diferenças, vantangens e desvantangens entre esses modelos, em especial nos quesitos:
    - espaço interno do veículo (tem alguma diferença entre esses modelos?)
    - mantenabilidade do motor? (quais dos dois é mais em conta para manutenções?)

    Meu uso para o veículo será 95% asfalto com eventuais passagens por áreas montanhosas e estradas de terra, sempre com a família inteira.

    Claudiano
    4X4 Brasil Razão: correção ortográfica

  • #2

    Pajero

    Meu irmão possui uma Pajero GLS 2.8 Diesel (7 lugares) 1999/2000
    Acredito que o modelo 2001 seja diferente mas deixo aqui as impressões sobre o 2.8.

    Em 11 anos com o carro nunca houve nenhum problema.

    Na verdade só deixou na mão 2 vezes. Uma em 2005 e foi culpa da bateria que aguentou de 99 até 2005 e outra vez em junho desse ano em que foi trocada novamente a bateria que durou de 2005 até junho de 2010.

    Manutenções de 10.000 km pra óleo 20.000 km para filtros como manda o manual.

    Atualmente o carro está com 170.000 Km rodados e meu irmão fez uma revisão geral no carro pois estava saindo muita fumaça preta. Resultado, o carro está todo certo e a culpa da fumaça era do biodiesel que ele vinha experimentando.

    Abraços

  • #3
    Espaço interno identico em ambos.

    Custo de manutencao mais baixo no 2.8.

    Diferenca entre a 2.8 e 3.2 alem do motor maior,cambio de 5 marchas com Tiptronic no 3.2.

    Diferencas entre as GLS e HPE,ambas 3.2,é nos itens de conforto.Vale salientar que a HPE até 2007 tem 195cv,ante os 165cv da GLS,por conta do módulo de potencia.

    EDIT:A 2.8 apesar de ter manutencao mais barata e mais facil,é bem mais lenta que a 3.2.

    Uma vez fiquei com uma Full 2.8 de um colega meu,automatica,um Gol 1.0 me deixou a ver navios,rsrsrs.Mas msm assim teria uma fácil.
    4X4 Brasil

  • #4

    Motor 2.8

    Não sei se há alguma diferença entre o modelo 2001 e 2000 (design antigo) mas, o 2.8 da modelo 2000 tem 125 cv.

    Agora, o que faz diferença num motor a diesel não são cavalinhos no motor e sim o torque que em motores a diesel são altos em baixas rotações. Não adianta chamar no giro alto, isso só faz o motor fazer mais força. Nessa Pajero, com pressa, medi um 0 a 100 em 14 segundos. De fato é cansativo sair rápido com ela pois a primeira e a segunda são muito curtas. Na estrada, em retas, dá pra manter uns 160 no máximo, porém você chega a 150 muito rápido se pisar. Certa vez fiquei puto com um mané tentando ultrapassar pela direita ao invés de esperar eu ultrapassar um caminhão, e assim que ultrapassei o caminhão ofereci gentilmente minha esquerda e pisei fundo na reta. O Corsa sumiu no retrovisor. Enfim, o modelo 2000 é um modelo com muito menos estabilidade que os de 2001 pra cima. É perigoso correr com ela. Se precisar desviar de algo, não terá como, mas em termos de desempenho com um 1.0 nem se compara. Até mesmo em curvas, depois de se acostumar com o carro você faz mais rápido que um 1.0. Você sente a diferença mesmo em subidas e serras que você sobe em quinta e quarta.

    Desconheço o motor 3.2, acredito que não seja inferior ao 2.8 em durabilidade mas, muita gente critica ele e elogia o 2.8 em todo canto da internet e concessionárias. Vira e mexe quando meu irmão vai trocar o óleo aparece alguém querendo comprar o carro alegando " essa é do tempo que faziam carro pra durar" ou " A novinha de fulaninho já está vazando óleo" e etc. Porém sinceramente, acredito que o 3.2 seja ainda mais gostoso que o 2.8.

    Abraços

  • #5
    O motor é identico,msm potencia e msm torque,mas na geracao até 2000,ele anda melhor pelo peso ser menor e tbm o fato de ser mecanica,existem umas automaticas,raras mas existem.

    EDIT: De fato o torque faz a diferenca,um dia fui a Recife nessa L200 HPE do avatar e um amigo meu em um Gol 1.0,nas retas ele me deixava pra tras,mas em retomadas e subidas ele ficava muito longe.Sei que SUV e picapes nao sao pra esse fim,o gostoso é justamente a força nas retomadas.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Alefull
    Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    50
    Posts
    844
    Agradecimentos: 0
    O motor 2.8L pode ter sido sim um ótimo propulsor, mas a fila andou e hoje a 3.2L superou ela. Como em 2002 foi o último ano desse motor na Full, em minha opinião, como vc quer uma até 2004, deveria comprar o 3.2L que vem tbm com o cambio de 5 velocidades c/ tiptronic. Motorização essa usada até hoje nos carros 0km.
    4X4 Brasil
    Pajero Full HPE 5p 2011 - 272cv "by REIKO"

  • #7
    Usuário Avatar de claudiano
    Entrada
    14/11/2010
    Local
    São José dos Campos/SP
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Pajero Full: Pontos a observar na hora da compra

    Grato a todos até o momento.

    Lendo as mensagens me parece que tanto a 2.8 quanto a 3.2 me atenderiam sem problemas, o que nos leva à próxima pergunta:

    Quais os pontos a observar na hora de analizar uma Pajero Full nessa faixa de idade (2001 a 2004)? Vi vária disponíveis no ML, mas não sei exatamente como avaliar esse tipo de carro.
    • Tem algum ponto problemático típico?
    • Tem algum aspecto especialmente relevante?
    • Algo que não pode deixar de ser investigado?

    Grato.
    Claudiano

  • #8
    Usuário Avatar de Alefull
    Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    50
    Posts
    844
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por claudiano Ver Post

    Quais os pontos a observar na hora de analizar uma Pajero Full nessa faixa de idade (2001 a 2004)?

    Tem algum ponto problemático típico?
    Tem algum aspecto especialmente relevante?
    Algo que não pode deixar de ser investigado?
    CLaudiano,


    Um grande problema nesses modelos e' a ferrugem no tanque de combustivel. Abra o bocal e veja se na parte do gargalo existe sinal de ferrugem. Isso ja pode ser um sinal que o tanque tbm esteja com problemas. Em uma concessionaria, ou oficina especializada plugue o computador de verificacao para ver se existe algum codigo de erro gerado pela bomba injetora, caso algum fragmento de ferrugem a afetou.

    Veja a situacao do fluido do cambio A/T entre outros.
    Veja tbm a parte inferior do carro, sinais de batidas, ou vazamentos.
    Peca tbm para forcarem a suspensao dianteira com uma barra, p/ ver a situacao dos pivos e terminais de direcao.

    De preferencia a veiculos que tenham o livrete de garantia com as revisoes feitas. Na hora da venda, isso contribui bastante!!
    Pajero Full HPE 5p 2011 - 272cv "by REIKO"

  • #9

    Ferrugem

    Vou contar o que eu passei por causa dessa ferrugem no tanque.
    Na minha mensagem anterior falei que o carro deu problema 2 vezes. Nas 2 vezes o problema foi solucionado com a troca da bateria. Na primeira vez, um pouco antes de simplesmente não ligar de vez, houve um período em que o carro começou a desligar sozinho. Ligava o carro de manhã, antes de tomar uma xícara de café e 2 minutos depois encontrava-o desligado. No meio da rua parado, desligava. E algumas vezes demorava a pegar. Resultado: Rebocamos para autorizada Mit Rio. Agora vem o INACREDITÁVEL.

    A autorizada alegou que eu deveria trocar o tanque de combustível pois estava com ferrugem e alegou problemas na bomba injetora. Perguntei quanto ficaria mais ou menos todo o serviço. Não menos que R$ 6.000,00 a R$ 18.000 dependendo do que eles verificassem com a abertura da bomba injetora. Eu e meu irmão ficamos decepcionados e a decisão foi unânime em procurar ajuda em outro lugar. Recorremos a um camioneiro que indicou uma oficina em são cristóvão, se não me engano. O rapaz mandou a bomba injetora para o bombista dele para dar uma olhada. Não havia problema algum com a bomba, a não ser muita sujeira provinda do diesel ao longo dos anos. Limpou-se a bomba e regularam ela. Gastamos exatamente R$ 145,00. Uma semana depois o carro apagou de vez e foi trocada a bateria, acho que a bateria que meu irmão costuma comprar é uns R$ 700,00. Isso foi em 2005. Estamos em 2010, nunca mexemos no tanque e nunca mais confiamos em nada da autorizada.

  • #10
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    A autorizada alegou que eu deveria trocar o tanque de combustível pois estava com ferrugem e alegou problemas na bomba injetora. Recorremos a um camioneiro que indicou uma oficina em são cristóvão, se não me engano. O rapaz mandou a bomba injetora para o bombista dele para dar uma olhada. Não havia problema algum com a bomba, a não ser muita sujeira provinda do diesel ao longo dos anos. Limpou-se a bomba e regularam ela. Gastamos exatamente R$ 145,00.
    Isso já aconteceu comigo. Uma vez meu carro apresentava falhas no motor, e na concessionária queriam trocar o jogo dos cabos de vela, que somando com a mão-de-obra, iria custar cerca de R$ 300. Levei o carro a um mecânico recomendado, e constatou-se que era apenas em uma solda fria, cujo conserto custou apenas R$ 5,00.

    O grande problema nisso tudo é que concessionária nenhuma, seja de que marca for, conserta qualquer peça de veículo. Mesmo que a peça esteja levemente danificada, todas as concessionárias vão querer trocar essa peça. Até mesmo um leve amassado na chaparia não é consertado, e troca-se toda a peça. Esse é o ganha-pão das concessionárias!

    Mas querer empurrar peça nova (no seu caso o tanque), sabendo que a usada está em boas condições, aí é sacanagem.

    E também existe a famosa tática da EMPURROTERAPIA, que é praticada quando vamos fazer a revisão periódica, e sempre incluem no orçamento um monte de serviços não previstos no manual, e geralmente com nomes pomposos: flushing, limpeza dos bicos injetores, descarbonização do motor, higienização do ar condicionado, etc.


  • #11
    Usuário Avatar de claudiano
    Entrada
    14/11/2010
    Local
    São José dos Campos/SP
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0

    Agradecimento a todos!

    Gostaria de agradecer a todos.
    Acabei optando por comprar uma Pajero Full 2001, motor 2.8.
    Grato.
    Claudiano

  • #12
    Usuário Avatar de ClarkkentTurbo
    Entrada
    30/06/2009
    Idade
    35
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Para não criar outro topico sobre o mesmo assunto queria que voces falassem mais sobre modelos, tbm estou a procura de uma pajero full, ja que a minha TR4 foi roubada pela minha esposa que se apaixonou pelo carro....

    Pontos fortes

    Pontos Fracos

    Consumo

    Seguro


    Desde já Obrigado pela atenção de todos
    Discovery 3 TDV6 HSE
    Pajero TR4
    Pajero Full 3.2 DID HPE

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade