
Postado originalmente por
tbdelia
Pessoal boa tarde
O negocio e o seguinte.
Revisei TODO o sistema de ar condicionado do carro.
Fiz limpeza inclusive de caixa que fica atras do airbag do passageiro
(tinha MUITA sujeira).
Coloquei primeiramente a quantidade de gás "padrão" que dizem
colocar na grande maioria dos carros (200 psi), ja que a maioria
dos lugares os manometros nao possuem escala em Kpa como
diz o manual do carro.
O carro continuou armando e desarmando com frequencia nas
velocidades 1 e 2 e gelando o suficiente quando o dia NAO esta
MUITO quente. Mediram a temperatura da serpentina la dentro
e me mostraram o seguinte: o carro mantem o ar gelando até
que a serpentina chegue a -7 graus, quando chega a esse valor,
o compressor desarma e arma novamente quando a temperatura
da serpentina sobe pra 2 graus. E dai fica armando e desarmando
entre esses valores para nao congelar. Quando o ar é colocado
nas velocidades 3 ou 4, a quantidade de ar que se passa por ali
é bem maior entao a serpentina demora mais a chegar a -7 graus,
assim o compressor demora mais a desarmar. Até ai OK, mas quem
vai ficar andando com o ar praticamente no maximo pra ter um
ar fresco????
Dai argumentei o seguinte : poderiam arrumar um manometro
na escala de Kpa para colocar a quantidade de gas descrita no manual?
Me falaram : "olha, nunca pus essa quantidade de gás num carro,
acho muito alta, se quiser eu ponho mas fica a seu criterio e me
isento de responsabilidade." Todos, absolutamente todos os lugares
que eu fui falaram a MESMA coisa.
Decidi por o que esta no manual, arrumaram um manometro na
escala em Kpa e Psi depois de muita insistencia, e colocaram gás
ate os valores de 250kpa em baixa e 2250kpa em alta, sendo que o
compressor desarma quando atinge 2500kpa em alta.
Isso equivale a:
PSI Kpa
------------------
180 1241
200 1379 >> esse tava antes, sendo que o manual fala em
225 1551 2350kpa ~ 2942kpa
250 1723
275 1896
300 2068
325 2240 <<< esse que está atualmente no carro
350 2413
O ar condicionado CONTINUA armando e desarmando nos MESMOS
valores de temperatura descritos acima, porem agora gela MUITO
MAIS nesse pequeno intervalo (coisa de 15-15 segundos). Fiquei
muito satisfeito dessa forma.
Mas gostaria de saber se o compressor normalmente trabalha nesse
intervalo de arme-desarme, sendo que se coloca na veloc minima
do ventilador ele arma-desarma com frequencia e se colocar
na veloc max do ventilador demora bastante a desarmar.
E se coloquei carga demais no sistema.... se alguem puder me
esclarecer ou medir em seus carros pra saber ficaria grato!
Abraço a todos
EDITADO
conversao feita em
http://www.asten.com.br/conversao.php no 3o quadro...