x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21

Citação Postado originalmente por Felipe Marx Ver Post
    Aprendi uma dica pra nao ficar na mao até achar pra trocar ..
    Tira ele fora (sao 4 parafusos 10mm)
    Desmonta (sao mais 4 parafusos philips)
    Limpa o oleo velho e coloca Bardahl PROLONGA (coisa de 100 a 200 ml)
    Monta e testa ...
    Essa solução não me cheira muito bem.

O "óleo" do acoplamento viscoso tem a característica de ficar mais viscoso conforme o motor aquece assim travando a hélice, já os aditivos para óleo lubrificante se comportam exatamente o oposto, conforme aquecem ficam menos viscosos.
    Portanto imagino que com esse "novo óleo" quanto mais o motor aquecer mais livre a hélice vai girar, ai é superaquecimento na certa.

Se é para ser uma solução emergencial e temporária é melhor travar e passar longe de qualquer área alagada.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Outra curiosidade(que eu tbm não sabia) que eu tava esquecendo e acabei de lembrar é o seguinte:

Lá na oficina tinham 2 L200 Outdoor, uma GLS e outra HPE de anos 2011/2012 ambas!!
    Chegaram lá pra consertar vazamentos e barulhos embaixo do motor... eis que eu e o mecânico dando uma geral nelas por baixo olhamos pro diferencial e vejam só...eram diferenciais DANA 44!!
    Creio eu que saiu em todas deste ano 2011/12 pois elas eram quase 0KM e completamente originais de fábrica e o mesmo diferencial nas duas!!
    Aí vem o pq de elas não terem mais bloqueio e sim vir com LSD, possivelmente o mesmo da S10, já que é o mesmo diferencial tbm!!!
    Porém creio ser de relação curta e não longa como na S10...talvez mude o eixo piloto...agora fiquei curioso pra ver as rotações por ordem de marcha nessas L200 pra ver se alguma mínima coisa mudou(diga-se alongou..Rsrs)!!
    Alguém aí com Outdoor 2012 pra nos dar uma luz?!

PS: Agora aqui puxando na memória acho que alguém já comentou isso aki no forum...mas eu havia esquecido e volto aki pra relatar pra quem não saiba!!
    Interessante.
    Sei que as L200 Sport HPE RS (aquela seria limitada de 173 cvs, que todas são azuis) tinha diferencial traseiro DANA 44, cambio Eaton e CT BorgWarner, na verdade eram quase uma Ranger.
    Abraço,
    Thiago

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Interessante.
    Sei que as L200 Sport HPE RS (aquela seria limitada de 173 cvs, que todas são azuis) tinha diferencial traseiro DANA 44, cambio Eaton e CT BorgWarner, na verdade eram quase uma Ranger.
    As versões puras de rally da L200 (algumas R também, acho que a partir da R 2) RS também saiam com eixos dana, câmbio Eaton, CT e turbina BorgWarner.

Quanto ao óleo no acoplamento, nem considero dica, isso aí pode ser uma fria e tanto, a chance de falhar o sistema e fundir o motor é grande...

Contitech é ótima marca de correia.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Agradecimentos: 2
    Interessante.
    Nem todas eram azuis Thiago...
    Eu mesmo já vi umas 4 L200 Sport RS de cor PRATA....
    Essas eram as cores delas...Azul e Prata!!!

Abraço!!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Nem todas eram azuis Thiago...
    Eu mesmo já vi umas 4 L200 Sport RS de cor PRATA....
    Essas eram as cores delas...Azul e Prata!!!
    A informação de que todas as L200 Sport HPE RS 2004 da serie limitada de 60 unidade são azuis foi passada pelo Guilherme Spinelli da Mitsubishi quando fui com um amigo buscar uma unidade zero km lá na sede da Mitsubishi na Av. Nações Unidas em SP em 2004, inclusive tinham varias lá naquele dia, todas azuis.
    Essa serie foi feita apenas para homologar a L200 RS numa categoria de rally diferente da protótipos. As demais RS não são "de rua".

As que você viu são realmente RS da serie limitada com os amortecedores Ohlins? A caçamba dela tem uma parte elevada por causa da suspensão, o intercooler está na frente do radiador, o radiador é gigante e de alumínio a alavanca do cambio sai do painel entre outras preparações e com muita sorte o motor dura uns 40.000 km.
    Abraço,
    Thiago

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Até hoje vi várias L200 Sport RS (série especial) todas eram azuis...a camionete é um show a parte, pena o motor ser o 4D56 rsrsrsrs.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de Felipe Marx
    Entrada
    23/10/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Agradecimentos: 0
    Essa solução não me cheira muito bem.

O "óleo" do acoplamento viscoso tem a característica de ficar mais viscoso conforme o motor aquece assim travando a hélice, já os aditivos para óleo lubrificante se comportam exatamente o oposto, conforme aquecem ficam menos viscosos.
    Portanto imagino que com esse "novo óleo" quanto mais o motor aquecer mais livre a hélice vai girar, ai é superaquecimento na certa.

Se é para ser uma solução emergencial e temporária é melhor travar e passar longe de qualquer área alagada.
    Nao sei se vc ja teve problemas com acoplamento (eu já .. e 2x).
    Tb nao sei se vc sabe como funciona acoplamento .. eu desmontei tudo pra entender o funcionamento dele e saber como ele "travava".

Tentei, inicialmente travar .. nao consegui de nenhuma maneira manter o acoplamento fixado!
    E olha que eu tentei desde arame até sobre-aquecer pra fundir ele ... passando por manter a valvula de oleo dele aberta, fechada, travada!

Pensei até em furar e meter um parafuso .. mas e o medo de desbalancear a polia ou do parafuso soltar e dar uma zica ainda maior?

O PROLONGA puro tem alguma caracteristica quimica (que eu desconheço) que faz com que ele seja o mais proximo do oleo viscoso do acoplamento (que é a base de silicone).
    É bastante óbvio que isso é uma solução de emergencia .. e que a substituição é a melhor opçao (e mais facil tb, pelo menos do ponto de vista mecanico)
    Felipe Marx (SP/ZS)
    Samurai cvs "Chupisco-sam" / MMC L200 "Branquinha"
    www.psor.com.br

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Felipe Marx Ver Post
    Nao sei se vc ja teve problemas com acoplamento (eu já .. e 2x).
    Tb nao sei se vc sabe como funciona acoplamento .. eu desmontei tudo pra entender o funcionamento dele e saber como ele "travava".

Tentei, inicialmente travar .. nao consegui de nenhuma maneira manter o acoplamento fixado!
    E olha que eu tentei desde arame até sobre-aquecer pra fundir ele ... passando por manter a valvula de oleo dele aberta, fechada, travada!

Pensei até em furar e meter um parafuso .. mas e o medo de desbalancear a polia ou do parafuso soltar e dar uma zica ainda maior?

O PROLONGA puro tem alguma caracteristica quimica (que eu desconheço) que faz com que ele seja o mais proximo do oleo viscoso do acoplamento (que é a base de silicone).
    É bastante óbvio que isso é uma solução de emergencia .. e que a substituição é a melhor opçao (e mais facil tb, pelo menos do ponto de vista mecanico)
    Nunca tive problema com o acoplamento, meu pai teve em uma Sportage, mas na época nem CNH eu tinha e não me interessava por esses temas, apenas sei que foi trocado por um novo na CCS.

Realmente não conhecia o funcionamento do acoplamento até agora, fiz uma pesquisa e achei algumas informações muito interessantes.

Eu imaginava que o funcionamento fosse através da variação da viscosidade do óleo, mas estava enganado.
    Na verdade existe na frente do acoplamento um componente bi-metálico que faz com que o óleo (silicone, como você disse) circule (ou não) através das câmaras variando a rotação.
    O que geralmente causa a falha do acoplamento é o vazamento do óleo, ou defeito no bi-metal

Portanto um óleo com viscosidade semelhante e que não sofra variações com a temperatura (o que talvez não seja o caso do Prolonga, afinal é um lubrificante) pode trazer o mesmo efeito, o problema são as consequências a médio/longo prazo, podem ocorrer diversos problemas. Então como você disse é emergencial! E sendo emergencial o mais pratico é travar com dois parafusos passantes idênticos não terá problemas de desbalanceamento. Inclusive essa pratica é muito comum e em muitas casos vira a solução permanente.

Curiosidade é que a Toyota fornece nos EUA esse óleo (silicone) para reposição.

As fontes que consultei (infelizmente não achei nada em português) são essas, tem algumas fotos interessantes:
    Learn about how the fan clutch works from howstuffinmycarworks
    Tuning and Understanding your Toyota Viscous Fan Clutch « Paul’s esoteric meanderings
    Abraço,
    Thiago

Usuário Avatar de renato vieira
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Amigos amantes da L200,
    Hoje tive que mudar minha assinatura no Forum.
    Por motivos impublicáveis, tive que me desfazer da minha Outdoor, companheira fiel por 107mil km.
    Sei que vendi um carro muito bom para uma pessoa que sabe apreciar Mitsubishi. Ele precisava de uma caçamba e eu tinha uma a venda.
    Para concretizar o negócio, aceitei a Pajero '95 V6 automática 7 lugares do comprador. Fiquei impressionado com o estado geral da viatura de 18 anos de idade. Lata lisinha, mecânica perfeita (inclusive tração e reduzida). Claro que diversos elementos são vítimas do tempo.
    Mas, assim, posso continuar a frequentar o forum Mit em paralelo com o Land Rover que me exige muita comunicação.
    Assim, me despeço do tópico amantes da L200 esperando voltar em breve.
    Abraços
    Renato Vieira
    S10 4x4 15 + BMW800GS
    Agora, com a Disco 96 e a Def 90 01 para brincar

Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Agradecimentos: 2
    A informação de que todas as L200 Sport HPE RS 2004 da serie limitada de 60 unidade são azuis foi passada pelo Guilherme Spinelli da Mitsubishi quando fui com um amigo buscar uma unidade zero km lá na sede da Mitsubishi na Av. Nações Unidas em SP em 2004, inclusive tinham varias lá naquele dia, todas azuis.
    Essa serie foi feita apenas para homologar a L200 RS numa categoria de rally diferente da protótipos. As demais RS não são "de rua".

As que você viu são realmente RS da serie limitada com os amortecedores Ohlins? A caçamba dela tem uma parte elevada por causa da suspensão, o intercooler está na frente do radiador, o radiador é gigante e de alumínio a alavanca do cambio sai do painel entre outras preparações e com muita sorte o motor dura uns 40.000 km.
    Por incrível que pareça Thiago essas eram sim todas RS originais de fábrica e DE RUA...
    Tinham tudo isso que vc falou, fiz questão de checar e o que vc não citou ainda e que é marca registrada mesmo das de rua é o volante em ferro de 3 raios(feio pra caráleo) que dava pra ver de fora do veículo sem chegar muito perto..hehe!!
    Não sei se foram feitas especialmente pra esses donos, mas os caras eram podres de ricos, na época que vi eram zeradas, não existia Outdoor ainda foi em 2006!!
    Uma dessas L200 eu vi em uma das Fazendas da Cervejaria Crystal aqui perto de Lacerda,que fui com meu pai atender os funcionários da fazenda, e essa L200 era do gerente da fazenda!! Inclusive ele tinha essa L200 Sport Prata RS e uma L200 Sport Nelore de cor Vinho Perolizada linda linda!!

Abraço!!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
    Entrada
    04/10/2012
    Local
    TERESINA/PI
    Agradecimentos: 0
    Desculpem a pergunta, mas eu já li várias vezes falando em "travar a hélice", porém, em contextos dúbios. E até o momento ainda não consegui entender se o "travamento" é pra hélice funcionar direto ou simplesmente parar (daí a ideia de travar)? Alguém pode me explicar isso direito?

No mais, independente do que seja o travar em questão, já entendi que não se deve fazê-lo.

Sds.
    Pajero Sport HPE Diesel M/T 2007/07: BÚFALO - O BRUTO

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Por incrível que pareça Thiago essas eram sim todas RS originais de fábrica e DE RUA...
    Tinham tudo isso que vc falou, fiz questão de checar e o que vc não citou ainda e que é marca registrada mesmo das de rua é o volante em ferro de 3 raios(feio pra caráleo) que dava pra ver de fora do veículo sem chegar muito perto..hehe!!
    Não sei se foram feitas especialmente pra esses donos, mas os caras eram podres de ricos, na época que vi eram zeradas, não existia Outdoor ainda foi em 2006!!
    Uma dessas L200 eu vi em uma das Fazendas da Cervejaria Crystal aqui perto de Lacerda,que fui com meu pai atender os funcionários da fazenda, e essa L200 era do gerente da fazenda!! Inclusive ele tinha essa L200 Sport Prata RS e uma L200 Sport Nelore de cor Vinho Perolizada linda linda!!

Abraço!!
    Então está ai e explicação, todas as RS da série limitada (60 unidades, com a plaqueta no painel dizendo o número) são 2004!

Essas sendo 2006 provavelmente foram pedidos "especiais", coisa até comum na Mit, tem até aquela serie L200 Mine, que apesar de nunca ter visto já ouvi falar algumas vezes, e que foram feitas especialmente para a Vale.
    Abraço,
    Thiago

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    2. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

Permissões de Postagem