Postado originalmente por
POPEYE
Eu também sou leigo nesse assunto. Eu entendo que diferencial que tem a função de dividir o torque entre dois semieixos, produzindo uma compensação entre estes quando um deles sofrer queda na rotação e no momento da curva onde uma roda precisa girar mais do que a outra para não produzir arrasto e perda de potência.
A explicação seria pq. na curva haveria um “ afastamento” das engrenagens do semieixo ( da roda de dentro da curva) sobre os satélites do diferencial com consequente diminuição da transmissão de energia motor-cardan-coroa-satelite que seria para o semieixo? ( ficou confuso?) rsrsrsrsrsrsr
Talvez daí que na curva com pneus de tamanhos diferentes não façam tanta diferença, porque o giro será diferente, não seria isso? NA CURVA...
E NA RETA?
Pensei “leigamente” o seguinte:
Tomaremos como exemplo um Trator de pneus pequenos na frente e maiores atrás. Logicamente em eixos diferentes, enquanto os menores darão umas 500 voltas, por exemplo, pra percorrer uns 100 metros, os maiores darão umas 10 voltas. Ou seja, são ciclos diferentes que não se interferem pq. estão em eixos direfentes.
No carro de tração traseira, se levantarmos as duas rodas com o macaco apoiado na bainha do diferencial, ao girarmos uma roda, a outra também girará. Obviamente pq. os semieixos estarão de certa forma interligados através da coroa do diferencial.
Porém , na reta, o ângulo dos satélites da coroa estarão igualmente encaixados nas engrenagens dos semieixos. A energia de transmissão motor-cardan-coroa-satelite-semieixos será então simétrica para ambas as rodas.
Usando o raciocínio do trator de rodas e pneus diferentes, se eu coloco, pneus de tamanhos diferentes, em linha reta, um deles fará um ciclo mais rápido que o outro. Se não houvesse a capacidade de correção da direção, a tendência seria do veiculo fazer somente círculos. Mas como há a capacidade de correção da direção, se compensamos no volante, deve então com isso haver um “estrangulamento” ou uma “briga do caralho” entre a transmissão de energia da coroa do diferencial ( que é uma unidade somente) para os dois semieixos. PERGUNTO:Essa sobrecarga então do lado de ciclos maiores para se completar uma volta no mesmo eixo, não traria danos de trás para frente? Ou seja, desgaste de satélite-coroa-cardan-caixa de marcha?
OBS: sou leigo e nem fumei umas se por acaso pensei e escrevi doideras (rsrsrsrsrsr). Dei uma de fessô feijójr.( gente boa).
Mas tem uma certa lógica!!
Dá uma olhada nos anexos pra ilustrar e enxergar melhor minha doidera.
Quem tiver preguiça de ler “ me mandar comprar a porra do estepe igual logo”(rsrsrssr). Na verdade eu queria é economizar !!!!!!!!!!