x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2

Sistema Super Select

Olá Amigos,

Para aqueles, que como eu, possuem um modelo Mitsubishi com sistema de transmissão SUPER SELECT, deixo minha contribuição, esperando tirar qualquer dúvida que ainda exista sobre o funcionamento do sistema.

Sds,

Octávio

Super Select II all wheel drive

Mitsubishi's Super Select II all wheel drive system featuring:

2H mode - Rear wheel drive. Vacuum-disconnected front axle (the front driveshaft is disconnected from the transfer case; a free wheel coupling disconnects the right wheel, but the left wheel still drives the front driveshaft to make it rotate in sync with the rear driveshaft to allow 4wd on the fly).

4H mode - All wheel drive, 33%/67% torque distribution front/rear in normal conditions, up to 100% to either axle if slippage occurs (via center differential with viscous coupling). Switching from 2H to 4H is allowed at speeds up to 100 kph (65 mph). From 4H to 2H at any speed.

4HLc mode - All wheel drive, fixed 50/50 torque distribution (via locked center differential) in normal conditions. Shifting from 4H to 4HLc is allowed at speeds up to 100 kph (65 mph). From 4HLc to 4H at any speed.

4LLc mode - All wheel drive, fixed 50/50 torque distribution (via locked center differential) with 1.9:1 low gear (Pinin - 1,548:1). Full stop required to switch to 4LLc and back.
    Figure: Mitsubishi Pajero II (1991-1999) all wheel drive mode indication:

Figure: Mitsubishi Pajero II (1991-1999) Super Select transfer case

Usuário Avatar de n0gs
    Entrada
    10/02/2006
    Local
    BH/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Amigos,

Para aqueles, que como eu, possuem um modelo Mitsubishi com sistema de transmissão SUPER SELECT, deixo minha contribuição, esperando tirar qualquer dúvida que ainda exista sobre o funcionamento do sistema.

Sds,

Octávio

Super Select II all wheel drive

Mitsubishi's Super Select II all wheel drive system featuring:

2H mode - Rear wheel drive. Vacuum-disconnected front axle (the front driveshaft is disconnected from the transfer case; a free wheel coupling disconnects the right wheel, but the left wheel still drives the front driveshaft to make it rotate in sync with the rear driveshaft to allow 4wd on the fly).

4H mode - All wheel drive, 33%/67% torque distribution front/rear in normal conditions, up to 100% to either axle if slippage occurs (via center differential with viscous coupling). Switching from 2H to 4H is allowed at speeds up to 100 kph (65 mph). From 4H to 2H at any speed.

4HLc mode - All wheel drive, fixed 50/50 torque distribution (via locked center differential) in normal conditions. Shifting from 4H to 4HLc is allowed at speeds up to 100 kph (65 mph). From 4HLc to 4H at any speed.

4LLc mode - All wheel drive, fixed 50/50 torque distribution (via locked center differential) with 1.9:1 low gear (Pinin - 1,548:1). Full stop required to switch to 4LLc and back.
    Figure: Mitsubishi Pajero II (1991-1999) all wheel drive mode indication:

Figure: Mitsubishi Pajero II (1991-1999) Super Select transfer case
    quer dizer então q eu posso passar de 4x4 integral(4H) para 4x4 parcial(4HLc) até 100Km/h?!?!
    Ex Pajerão V6 3000 AT
    Ex Pajerinho V6 3000 MT
    Ex Vitara Canvas AT

Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Olá n0gs,

4HLc é a condição 4x4, com bloqueio do diferencial central. Vc pode fazer essa troca com o veículo em movimento até 100 km/h. Pelo menos é isso o que o fabricante informa.

Sinceramente, eu não arriscaria essa manobra, até porque não tem nenhuma aplicação prática, pelo menos que o bom-senso recomende....

Sds,

Octávio

Até porque ao passar do 4X4H para o 4x4 BLOQUEADO, você desliga o controle de estabilidade da caminhonete.

É lógico que a fábrica tivesse condicões de fazer isso com a caminhonete andando, porque há situações (uma subida de morro com barro) que talvez você sinta essa necessidade no meio da subida.... Não deve ser feito, todavia, com as todas "patinando".

Já a necessidade de PARAR para selecionar outra condição é somente no caso da REDUZIDA, em que tens que colocar a alvanca no NEUTRO e fazer a troca para caixa reduzida.
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

Já nas Pajeros GLX (1992-1997) o engate da tração deve ser feito com o carro totalmente parado e com o cambio no ponto morto (cambio Mec) e pisar na embreagem, ou colocar na posição Neutro (cambio Auto), pois esse modelo não possui o Super-Select ao contrário dos modelos GLS-B. Lembrando que os modelos GLX apenas possuem o 4H e o 4L na alavanca de tração, 4Hi e 4LOW, traduzindo 4x4 e 4x4 com reduzida.

Olha não tenho certeza, mas ao meu ver as pajeros de 1998 até meados de 2000 é possivel sim engatar a 4HLC até os 100km/h, pois ao invés de ser um bloqueio 100% dos eixos dianteiros e traseiros essa opção é apenas o bloqueio do diferencial Central, ou seja esse bloqueio terá 50% de tração nas duas rodas traseiras e 50% nas rodas dianteiras. Mas já o 4LLC é o bloqueio do diferencial central com Reduzida, e para engata-lo é preciso parar o veiculo e colocar em ponto morto (Mec) ou posição Neutro (Auto) fazendo com o que o veiculo prossiga com o bloqueio do diferencial central e reduzido para ter maior força de tração.

As Pajeros 2001 em diante possuem o Super-Select II, que já é um sistema de tração eletronico e que posteriormente reduz o risco de quebras da tração por manuseio errado, ou seja você até pode engatar o 4LLC andando a 180km/h mas a tração não será engatada.
    Escrevo isso baseado em fatos reais, o meu pai já teve a versão GLX e GLS-B e faziamos algumas trilhas com a GLS-B e sempre engatamos em movimento o 2H para o 4H e para o 4HLC e nunca tivemos nenhum problema.
    MAS NA DÚVIDA TRACIONE O VEICULO PARADO.

[]Espero ter ajudado

Abraços

Citação Postado originalmente por Carlos Alberto L. Lima Ver Post
    Já nas Pajeros GLX (1992-1997) o engate da tração deve ser feito com o carro totalmente parado e com o cambio no ponto morto (cambio Mec) e pisar na embreagem, ou colocar na posição Neutro (cambio Auto), pois esse modelo não possui o Super-Select ao contrário dos modelos GLS-B. Lembrando que os modelos GLX apenas possuem o 4H e o 4L na alavanca de tração, 4Hi e 4LOW, traduzindo 4x4 e 4x4 com reduzida.

Olha não tenho certeza, mas ao meu ver as pajeros de 1998 até meados de 2000 é possivel sim engatar a 4HLC até os 100km/h, pois ao invés de ser um bloqueio 100% dos eixos dianteiros e traseiros essa opção é apenas o bloqueio do diferencial Central, ou seja esse bloqueio terá 50% de tração nas duas rodas traseiras e 50% nas rodas dianteiras. Mas já o 4LLC é o bloqueio do diferencial central com Reduzida, e para engata-lo é preciso parar o veiculo e colocar em ponto morto (Mec) ou posição Neutro (Auto) fazendo com o que o veiculo prossiga com o bloqueio do diferencial central e reduzido para ter maior força de tração.

As Pajeros 2001 em diante possuem o Super-Select II, que já é um sistema de tração eletronico e que posteriormente reduz o risco de quebras da tração por manuseio errado, ou seja você até pode engatar o 4LLC andando a 180km/h mas a tração não será engatada.
    Escrevo isso baseado em fatos reais, o meu pai já teve a versão GLX e GLS-B e faziamos algumas trilhas com a GLS-B e sempre engatamos em movimento o 2H para o 4H e para o 4HLC e nunca tivemos nenhum problema.
    MAS NA DÚVIDA TRACIONE O VEICULO PARADO.

[]Espero ter ajudado

Abraços
    Tópico interessante. Tenho discutido o assunto com a galera. Apesar de todos terem ressalvas sobre bloquear o diferencial central em movimento, a MIT divulga tanto no manual quanto no folheto do veículo que pode.
    JIMNY 4 SPORT PLATINUM - MMA

GV 3 AUT 4x4 BLACK LABEL - YOGA

Citação Postado originalmente por turnoff Ver Post
    tópico Interessante. Tenho Discutido O Assunto Com A Galera. Apesar De Todos Terem Ressalvas Sobre Bloquear O Diferencial Central Em Movimento, A Mit Divulga Tanto No Manual Quanto No Folheto Do Veículo Que Pode.
    Minha Gente,

A Mit Diz Que Não Se Pode Operar A Caixa De Transferência Em Velocidades Acima De 100 Km/h, Mas Eu Poderia Passar Dessa Velocidade Com A Tração Acionada?

Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por FELICIANO Ver Post
    Minha Gente,

A Mit Diz Que Não Se Pode Operar A Caixa De Transferência Em Velocidades Acima De 100 Km/h, Mas Eu Poderia Passar Dessa Velocidade Com A Tração Acionada?
    Sim, em 4H se o seu carro for super select(Pajero GLS, Full e TR4) e em qualquer condição, enquanto o easy select que equipa L200, Pajero Sport e Triton também pode ser utilizado acima de 100km/h porém somente em pisos de baixa aderência
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por nelsonnrc Ver Post
    Sim, em 4H se o seu carro for super select(Pajero GLS, Full e TR4) e em qualquer condição, enquanto o easy select que equipa L200, Pajero Sport e Triton também pode ser utilizado acima de 100km/h porém somente em pisos de baixa aderência
    Em 4HLc também?!?!

Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por TurnOff Ver Post
    Em 4HLc também?!?!
    Sim, em carros que tenham 4HLC(Bloqueio de diferencial central)
    Você só precisa parar para acionar a reduzida(4LLC)

Citação Postado originalmente por nelsonnrc Ver Post
    Sim, em carros que tenham 4HLC(Bloqueio de diferencial central)
    Você só precisa parar para acionar a reduzida(4LLC)
    Aproveitando a experiência que vocês têm. O que a MIT propõe quando diz que para acionar essa tração temos que manter as rodas em linha reta?

Usuário
    Entrada
    05/08/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Pajero io 1999/2000 com caixa de transferência travada

Boa noite, sou novo no forum e gostaria de ajuda em relação a caixa de transferência. Pois coloquei a mesma na posição 4HLC com o veículo parado e desligado e ficou travada, não sendo possível colocá-la em nenhuma outra posição. Gostaria de colocá-la na posição 2H para que eu possa trafegar normalmente no asfalto. Obrigado.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05

Permissões de Postagem