x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Parapa_Sam
    Entrada
    19/05/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 4

Certa vez, perguntei a esse mesmo amigo (que fabrica os óleo da Petrobrás) sobre óleos de diferencial. Compartilho com vc o q ele me respondeu:

"Grande Samuca...
    ; óleos para o diferencial utilizam uma faixa de viscosidade maior, podendo ser multiviscoso (exemplo: SAE 75w-90 é um multiviscoso e um SAE 80 é monoviscoso) ou não, mas são na faixa que começa em SAE 75w e vai até SAE 140; quanto maior esse número, maior a viscosidade. Os óleos de diferencial, diferentemente dos óleos de motor, não necessitam tanto de multiviscosidade (ou podem trabalhar com uma variação menor na faixa SAE), pois não sofrem tanta influência de temperatura nos seus locais de depósitos na caixa, como os óleos de motor (estes em contato com temperaturas bem mais elevadas) e eles são mais grossos (mais viscosos) pois trabalham com engrenagens e rolamentos e no motor existem espaços menores e peças que trabalham mais "coladas" necessitando de um óleo mais fino na lubrificação. Os óleos para o diferencial em veículos tipo 4x4 precisam ser trocados a cada 40.000 Km, pois esse tipo de veículo está em contato permanente com trilhas, poças d'água, lama e todo tipo de adversidade que pode contaminar o óleo mais precocemente. Um veículo de uso urbano, pode trocar esse óleo com 100.000 km, fácil.

A Lubrax possui 3 tipos de óleo para caixa e diferencial:

- o semi sintético Lubrax Gold com 3 tipos de faixa de viscosidade =>75w-90; o 80w-90 (o que eu considero o mais adequado) e o 85w-140;

- o mineral GL 5 com 5 faixas de SAE => 80w-90, 90, 85w-140, 140 e 250;

- o mineral TRM 5 com 3 faixas SAE => 90; 85w-140; 140.

Possuo a ficha técnica desses óleos da Lubrax e se você quiser, posso te repassar.

Esses números das faixas SAE, se você quiser, posso te explicar o que significam com mais calma, pessoalmente ou em outro e-mail. E outras coisas também pode perguntar aqui ou pessoalmente.

Saludos cordiales,

J. Costa".

José Fernandes da Costa Jr., Engº de Produção - Petrobrás.

Abçs do Sam!
    Suzuki, Grand Vitara, 4WD, 2.0, AT, GNV - Vitória
    Ex-Mit, L-200 , Triton, V6, 24V, 3.5, GNV - Dama de Ferro
    Ex-Mit, TR4, 4x4, GNV - Fred Billy

Usuário
    Entrada
    25/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Boas informações, mas vou trocar o oleó do diferencial entre 45.000 e 50.000, agora estou apertado, o seguro foi uma paulada no meio da canela

Usuário Avatar de AirtonLieuthier
    Entrada
    09/02/2014
    Local
    Praia Grande/SP
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por Marcelo Altran Ver Post
    Boas informações, mas vou trocar o oleó do diferencial entre 45.000 e 50.000, agora estou apertado, o seguro foi uma paulada no meio da canela
    Os meus foram trocados com 80 mil.... agora, ela está com 100 mil... mas gostei das informações... valeu Parapa_Sam
    ASX AWD 11/12 (Tutuzin)
    Ex - Outlander 10/11 GT 3.0 -
    TUTU (Barão) Branco

Ex - TR4 06/07 4x4 AT
    Caveirão

Entrada
    19/05/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Aê put@da, mais orientações sobre óleo (de transmissão):

Pergunta:
    "Zé, voltaram a me perguntar sobre óleo de transmissão, só q por outra ótica:
    No manual do proprietário, manda trocar com 80.000 km ou 4 anos.
    A dúvida agora reside no lapso temporal.
    Um veículo ano 2011 com com 50.000 km deve trocar o óleo da transmissão, pois já está com 4 anos de uso?
    Obs.: Ele usa o carro 100% na cidade/sítio, ñ faz trilha".

Resposta:
    "Fala Samuca

Deve trocar sim, mesmo estando com 50.000 km, porque o óleo com 4 anos já está ficando velho e começa a perder suas capacidades específicas de lubrificação; os aditivos ao longo do tempo vão perdendo algumas de suas principais propriedades. Veja alguns dos principais aditivos num lubrificante de boa qualidade: anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina (para o óleo não ficar com característica ácida e perder suas propriedades), melhorador do índice de viscosidade e abaixador do ponto de fluidez (ponto de fluidez - é a menor temperatura que o óleo ainda flui, isso é importante em locais de clima frio, onde o óleo a - 15 º C, por exemplo, deve fluir, para não perder sua capacidade de lubrificar); e esses aditivos com o tempo vão sofrendo um "desgaste" ...

Saudações,

J. Costa".

Retificando a msg anterior: José Costa Jr é Técnico da Petrobrás e ñ engº como havia dito (muito embora seja graduado em engenharia).

Abçs do Sam!

Usuário
    Entrada
    18/04/2015
    Local
    Crato/CE
    olá, eu sempre tive o sonho de comprar uma tr4 2009 AT(pois acho a mais linda e um pouco melhor q a 2007 e 2008 pelo q vi aqui), nunca tive carro então n tenho muita experiencia no assunto,
    bom eu morro no crato, e pretendo comprar minha tr4 em fortaleza-ce, n quero pra fazer trilhas, se bem q muitas estradas aqui são desafios quando se quer sair da cidade...e até mesmo dentro da cidade rsrs

o problema é q n conheço quase nada lá e tb n conheço quase nada dos macetes sobre carros e a tr4 particularmente.
    gostaria da ajuda de vocês.........

o que eu posso avaliar quando ver o carro a primeira vez?
    o que avaliar ao dirigir o carro a 1º vez?
    como funciona esse negocio de levar pro mecanico olhar?
    ja q n conheço mecanico em fortal seria melhor levar na concecionaria de lá pra eles olharem a condição do carro, ou alguem sabe de bons mecanicos em fortal?
    tem algum detalhe q eu deveria saber avaliar antes de comprar o carro?(pode ser desde um detalhe mostrando q o motor n preste a um q diz q vou ter problemas com a vedação)
    tb preciso q me digam como funciona esse seguro q vi voces falando aqui. (sei o q é um seguro mas bem basicamente) mas n sei quanto custa por mes, e o que cobre e nem qual o melhor

bom pessoal, sempre desejei esse carro em particular, e estou correndo atras do meu agora q vai ser meu 1º carro (afinal é melhor comprar um usado full do q um zero capado, alem de realizar o sonho)
    então no que puderem me ajudar para q eu possa fazer a compra mais consciente possivel fico grato

Entrada
    19/05/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por Everton Martins Ver Post
    olá, eu sempre tive o sonho de comprar uma tr4... nunca tive carro então n tenho muita experiencia no assunto,... n quero pra fazer trilhas...o problema é ...e tb n conheço quase nada dos macetes sobre carros e a tr4 particularmente.
    gostaria da ajuda de vocês.........

ja q n conheço mecanico em fortal seria melhor levar na concecionaria de lá pra eles olharem a condição do carro, ou alguem sabe de bons mecanicos em fortal?
    tem algum detalhe q eu deveria saber avaliar antes de comprar o carro?(pode ser desde um detalhe mostrando q o motor n preste a um q diz q vou ter problemas com a vedação)
    tb preciso q me digam como funciona esse seguro q vi voces falando aqui. (sei o q é um seguro mas bem basicamente) mas n sei quanto custa por mes, e o que cobre e nem qual o melhor

bom pessoal, sempre desejei esse carro em particular, e estou correndo atras do meu agora q vai ser meu 1º carro (afinal é melhor comprar um usado full do q um zero capado, alem de realizar o sonho)
    Saudações Everton, seja bem vindo ao 4x4 Brasil.
    Responder seu post vai ser um verdadeiro desafio.

Inicialmente quero te dar ciência q TR4 ñ é um carro comum (desses q agente sai por ai, buzinando dando tchauzinho pros amigos). TR4 é um jeep, e como tal tem muitas desvantagens em relação ao um veículo de passeio, muito embora seja uma vtr (= viatura) híbrida, ou seja, estrada/off road.
    TR4 é um tanque de guerra, foi projetada para isso:

Ñ me parece coerente usá-lo unicamente na cidade.

TR4 foi projetada para ser jogada no buraco, na lama, subir cordilheiras etc. Do jeito q sai da fabrica pode ir direto pra trilha sem qq tipo de preparo, muito embora se quiser andar por baixo d'agua deve equipá-la com respirador.

Dito isto:
    - É um carro beberrão (6,0/6,5 km/l na cidade, na estrada chega a 8 km/l, em média), pois muito pesado: 1,8 Ton.
    - A vtr ñ é nada confortável, parece estar sentado em um ônibus de turismo.
    - O espaço interno é de um fusca, muito apertado, porém, com os bancos dianteiros todos afastado para trás é possível cruzar as pernas, mas para os passageiros q sentam no banco traseiro ficam com os joelhos no encosto do bco dianteiro.
    - Porta-malas cabe somente uma mala internacional; é pequena.

Mas como se trata de um sonho seu, entendo suas expectativas, então vamos as respostas as sua indagações:

Vc deve, basicamente, verificar, motor, transmissão e diferencial, lataria e suspensão:
    Motor > Como vc ñ conhece muita coisa de mecânica de auto, chame um profissional de sua confiança. Pergunte a um amigo qm pode te auxiliar ou então entre em uma oficina mecânica q tenha bastantes táxis sendo reparados. Geralmente, oficina com taxis é sinal q o mecânico é bom. Mas resumindo, a 1ª vista, veja se há vazamentos nas juntas de cabeçote. Deite debaixo do carro e verifique se o peito de aço (lâmina de ferro q protege a parte baixa do motor) se encontra sujo de óleo, se tiver é sinal de vazamento. Ouça se o motor tem um barulho de Toc Toc Toc, qdo trabalhando em baixa aceleração. Com a 1ª macha engrenado ou em "D", se automático, pise no freio e acelere sem deixar andar a fim de escutar se o motor "bate pino" (desculpe, mas ñ sei descrever um barulho de carro batendo pino,é um barulho característico). Com o carro trabalhando em marcha lenta, ponha a palma da mão na saída do escapamento abafando-o por 15 ou 20 s e verifique se sua mão fica sujo de óleo, Visualize tb a cor e densidade da fumaça q sai do cano (esses procedimentos identifica se a vtr ta ou ñ queimando óleo). A fumaça ñ pode ter cor branca ou negra, devendo se dissipar tão logo seja expulsa do cano.

Transmissão e diferencial > Deite por baixo do carro a procura de vazamentos de óleo nas cx's de transmissão e marcha. Diferencial é composto de uma bola situada no meio do eixo e um cano (na espessura de uma trave de futebol) q se prende nessa tal bola. Qdo estiver dirigindo teste todas as marchas, se automático, engate todas as posições do câmbio e observe se a marcha escapa qdo estiver acelerando a vtr.

Lataria > É feita de ferro, e como tal sujeita a corrosão muito embora são banhadas com anticorrosivos na fábrica. A pintura é um ponto primordial para se saber se ouve algum dano. A pintura original de fábrica tem um aspecto de casca de laranja se olharmos bem de perto (tem q ter uma boa visão de perto). Se a pintura tiver lisinha tipo espelho, o local foi retocado, logo, algum dano teve na chapa. Mas isso ñ qr dizer muita coisa, pois pode ser um simples arranhão q o dono mandou corrigir. Posicione-se por trás e pela frente do carro, fixe seu olhar na parte superior das portas e verifique se as mesmas se alinha perfeitamente na lataria.

Suspensão > dirigindo o veiculo, tire as mãos do volante e observe se a vtr sai de sua trajetória voluntariamente (obs. a rua deve estar nivelada; faça isso com o carro no meio da rua, pois é o local onde é mais nivelado). Ouça se ha algum barulho semelhante a um socador de alho batendo em uma panela. Nos pneus veja se ha desgaste excessivo em suas extremidades em relação ao meio do pneu. Verifique se todos os pneus são da mesma medida e mesmo fabricante.

Tente distinguir barulhos excessivos ou algo anormal. Além disso vide comentário acima na parte de suspensão. Faça dupla avaliação: com as janelas aberta e, com janelas fechadas.

Mecânico irá cobrar para fazer a avaliação, ñ tem mistério ñ. Alguns ñ cobram, pedem tão somente um cafezinho. Prefere q o cliente volte para um possível reparo, uma troca de óleo etc.

Ccs (concessionária) vai ter arrancar os olhos da cara. Tem muitos mecânicos bons por aí. Como dito acima, procure oficinas q tenham táxis.
    Melhor sugestão de mecânicos são dados por taxistas.

Vide comentários acima. Além disso, importante saber a procedência da vtr. Verifique se a vtr está no nome de qm irá vender. Consulte a vtr pelo nº da placa e chassi no detran da sua cidade (pode ser via internet) em b usca do "nada cosnta" de multa ou sinistros.

Preço do seguro varia de cidade pra cidade. Em algumas, vaira até mesmo de bairro pra bairro. Ñ tem jeito, o preço mais baixo é consultar diversas seguradoras. Se vc for coligado à sindicato ou faz parte de alguma associação de classe, geralmente, essas entidades tem convênio com determinada operadora, o q acaba saindo mais em conta. Nas seguradoras, franquias maiores, preços do prêmio (seguro) menores e vice e versa.

Espero ter te auxiliado. Boa sorte!

Usuário
    Entrada
    18/04/2015
    Local
    Crato/CE
    Saudações Parapa_Sam, muito obrigado por todas essas informações valiosíssimas, n tem nem como agradecer essa ajuda q vc me deu.

realmente eu me expressei mau dizendo que não iria fazer trilhas.... eu quis dizer q n ia fazer aquele tipo de percurso no estilo competição, mas a região q moro no Cerará é na beira de serra, cheia de off road e cascatas, sem falar as praias q são razoavelmente perto, mesmo usando ela na cidade claro q minha futura tr4 vai cortar muita lama e cascalho kkk

tb moro perto do trabalho (15 km) afinal as cidades aqui são bem curtas, meio que compensou o medo do consumo quando fiquei sabendo aqui no forum mesmo,

toda essa afirmação q vc fez só afirma q outro carro n serviria pra mim, vou continuar procurando a melhor proposta e quando comprar coloco aqui minha experiencia.

Usuário Avatar de FelippeCM
    Entrada
    03/01/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Sensacional a descrição do Parapa_Sam.. parabéns.
    - Felippe -
    - Mitsubishi Pajero TR4 -

Usuário
    Entrada
    29/04/2011
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Pessoal, estou com problemas na minha TR4, a primeira marcha está escapando, o que pode ser?

Entrada
    19/05/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por Everton Martins Ver Post
    ...
    realmente eu me expressei mau dizendo que não iria fazer trilhas.... eu quis dizer q n ia fazer aquele tipo de percurso no estilo competição, mas a região q moro no Cerará é na beira de serra, cheia de off road e cascatas, sem falar as praias q são razoavelmente perto, mesmo usando ela na cidade claro q minha futura tr4 vai cortar muita lama e cascalho kkk
    ...
    Bem, diante de suas palavras, vai de TR4 q vai se dar bem e ñ vai se arrepender.

Para sua ciência, em 2016 a MMC encerrará definitivamente a fabricação da TR4.

Até a presente data, ñ há substituto.
    https://allthecars.wordpress.com/201...-tr4-diz-site/

Faça critica no site da MMC, pois para a realidade das ruas/estradas brasileiras, a tr4 é 100% ideal.

Abçs do Sam!

Entrada
    19/05/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por Paulo_Santos89 Ver Post
    Pessoal, estou com problemas na minha TR4, a primeira marcha está escapando, o que pode ser?
    Se manual, pode ser trambulador. É mole e barato.

Se AT, troque o óleo na especificação. Aí q mora o perigo, pois se a transmissão for de mesma tecnologia da Triton, o litro de óleo custa em média R$ 90,00 o litro. Veja qtos litros necessita para a troca ( na L200 são 10 litros). Além do óleo deve trocar o filtro, q fica interno, consequentemente tem q tirar o tampão (com troca da junta).

Boa sorte.

Abçs do Sam!

Entrada
    19/05/2011
    Local
    Niterói/RJ

TR4 sai de linha

TR4 sai de linha. A MMC encerrou sua produção.

Deixe sua crítica no site. Preencha o formulário:
    http://mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/faleconosco

Peça para manter a produção.

Abçs do Sam!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem