x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 25

Pessoal,

Tenho uma Savana 2004 sem intercooler (100 cv que parecem mais "SEM" cavalo nenhum) agora com 65000 Km. Como terminou a garantia neste mês passado, resolvi dar uma mexida de leve no motor. Levei a menina na Multimport de Lajeado. Os sócios da oficina são todos ex-funcionários de concessionária Mitsubishi, desde engenheiros até mecânicos. É um ótimo lugar para fazer manutenção de Mit por preço justo.

Mas vamos ao que interessa. Falei com o engenheiro da oficina e ele me explicou que não haveria gasto com peças. Apenas mão de obra para ajustar pressão de turbo, LDA (que ainda não entendi direito o que ela faz) e pressão da bomba de combustível.

Segundo ele, o que realmente muda o desempenho é isso. O intercooler poderia oferecer, no máximo um ganho de 8 cv.

Para ter algum tipo de comparação, eu e a patroa fizemos 3 tomadas de tempo de 80 a 120 Km em 5 marcha. A média foi de 11 seg. de 80 a 100 Km/h e de 26 seg. de 80 a 120 Km/h.

Resultado da operação. Acompanhei de perto todo o trabalho e todos os testes. A impressão muito clara, quase sem dúvida é de que a mitsubishi "amansou demais" as Savanas. Isso porque ele nunca viu uma L200 tão xoxa antes. Este comentário já havia sido feito por outro mecânico que dirigiu minha L200 em um passeio. No manômetro, a pressão do turbo era menor do que 0,5 kg, o que significa que estava quase sem turbo. Ele duvida muito que ela estivesse com 100 cv.

Além disso, aumentaram a pressão do turbo para 1,0 kg e a válvula de emergência (não sei se é assim que ela realmente se chama, mas é aquela menorzinha atrás da waste-gate) começou a espirrar. Ele me disse que normalmente elas começam a espirrar apenas com pressão maior que 1,1 kg.
    Resultado, tivemos que baixar a pressão para 0,9 kg e depois foi só ajustar bomba e LDA.

Na prática, fizemos as mesmas retomadas em estrada plana em 5 marcha.
    Ela passou a fazer 80 a 100 Km/h em 8 seg. e 80 a 120 Km/h em 18 seg.

Pelo que conclui, a minha Savana ainda está com pressão e potência menor de que as HPE antigas com booster no botão, mas melhorou muito e acredito que deste jeito não estou comprometendo muito a durabilidade do motor.

Abraços, Diego
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por JairoM
    Olá Sergio....

Quanto tempo!

Eu sei que as 87cv são boas mesmo (porisso comprei a minha).

Quando (e se eu trocar), deve ser por outra....

Saudades dos passeios na areia. Vamos marcar qqer hora, e ir pras dunas de Marica? Vale tambem o pastel....

Um forte abraço,
    Com certeza.

[ ] '
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por delavega
    Apenas mão de obra para ajustar pressão de turbo, LDA (que ainda não entendi direito o que ela faz) e pressão da bomba de combustível.

Segundo ele, o que realmente muda o desempenho é isso.
    A medida que a pressão do turbo aumenta o LDA, que fica na bomba, libera mais diesel.Sem muitos detalhes tecnicos é isso aí.

Concordo com todo o resto.Só cuidado com excesso de pressão no turbo.0,9 é bastante coisa num diesel.Eles normalmente usam 06 ou 07.Observe se o consumo de oleo do motor vai aumentar.

[] '

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    A LDA para ser mais claro é uma espécie de avanço no acelerador dentro da Bomba injetora que serve para compensar com mais diesel o volume de ar quando a pressão sobe na admissão. Justamente por isso se sente claramente o motor puxando quando entra na faixa de torque. Quando a LDA não funciona a aceleração fica mais linear pois não existe a compensação pelo volume de ar admitido e o diesel injetado.
    No motor Maxion, a pressão original da turbina é 1,15 bar, porém o pessoal (inclusive eu) andou aumentando um pouquinho para reduzir o famoso "turbo lag", a resposta passa a ser praticamente imediata ao acelerador. Eu andei um tempo com 1,4 Bar e reduzi para 1,2 bar visto que esse aumento prejudica a circulação dos gases pela admissão gerando muita turbulência nos coletores de admissão e escapamento. Porém como eu aumentei o débito da bomba na semana passada, a turbina voltou a meter 1,3 Bar, portanto terei que reajustar a pressão novamente. Se lacrar a wastegate com a bomba metendo diesel no jeito que está, creio que deva disparar para 1,6 ou 1,7Bar. Porém não sou doido para experimentar! Eheheeh!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Obrigado pelas explicações sobre a LDA Edintruder.

Ainda não consigo visualizar, mas já posso imaginar como funciona.

Abraços, Diego

Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Agradecimentos: 0

l200x"outras"

meus amigos, esta briga será eterna!
    Posso falar com experiência: tive ranger 2.5 desde zero. Deu problema no cabeçote, sendo um problema de fundição e a garantia cobriu. Depois uma camioneta com o 4d56. bom aí foi meu inferno. Não adianta querer pegar um motor do tipo "ford 29" e querer competir com "ferrari's" Este motor se explorado demais, abre o bico com muita facilidade. Basta dar uma corrida aqui pelo fórum, para aqueles q ainda teimam em defendê-lo. Demais pick-up's é claro que também irão ou apresentam defeitos tb. No entanto, temos que entender que se a mit não trocar de motor para atender o mercado brasileiro, teremos inúmeras l200 por aí a preço de banana. Aquele que cuida, não exagera, mantém o veículo original, apenas dando + água para ele, este sim será feliz com uma mit. O resto, bom... bem vindo ao clube dos desgraçados por uma mit!!!!
    t+

Edi,

O meu carro tem um mecanismo de auto teste, em que mostra pres atm, temp. dos gases no coletor, bem são uns 50 ítens, entre eles esta o da press do tubo, tanto admissão como escape, e tennho a intenção de apertar a WG, qual a rotação que utiliso p/ obter um parâmetro, ex pres. chega ao max em 1.4050, exigindo bastante do carro, eu sei que vão me diser que meu carro esta errado, pois na XLT o relógio marca 1.5 cheio, porem meu irmão tem um LTD e é a mesma coisa o relogio enche e o sensor marca 1.2000 +ou- e vai até 1.4000, por tanto uso como parâmetro estes picos ou uso uma rotação específica.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por Edintruder
    No motor Maxion, a pressão original da turbina é 1,15 bar,
    Minha memoria anda me traindo.

[ ] '

Citação Postado originalmente por Edintruder
    Abreu, agora eu fiquei curioso,
    Dê um exemplo do que a L200 dele faz que uma Ranger 2.5 não faz?

Uma coisa que qualquer Ranger com manutenção faz e nenhuma L200 faz é chegar aos 300.000 km sem NUNCA abrir o motor para trocar uma junta, etc, etc, etc. Foi isso que eu comentei, o motor da L200 com 87 cv dura muito e é bem balanceado, embora pouco econômico, se começar a elevar a potência ele vai se entregar muito cedo, e o muito que eu digo é uma redução de cerca de 50% da vida útil desse motor.
    Eu só comecei a dar umas melhoradas no torque do meu 2.5 pois pesquisei muito sobre ele, li entrevistas com engenheiro da ex-Maxion, conversei com proprietários de sprinters, uma delas com 530.000km, e embora mal falado nas F-1000, ainda tem uma boa reputação que o precede. A minha ainda é nova, está com apenas 76000 km, e mesmo trabalhando com pressão mais elevada na injeção e na turbina, o motor dura os mesmos 300.000 no qual foi projetado para a primeira retífica, toda a linha International suporta isso, então mesmo chipada a tua 3.0 dificilmente dará problemas a longo prazo.
    O motor da L200 é de um projeto antigo, mais de 20 anos pelo que eu sei, não foi feito para trabalhar com muita pressão, e é justamente a forma que o pessoal tem de melhorar o seu desempenho, então a própria Mit para poupar custos no Brasil, meteu um monte de parafernalhas para melhorar o que não dá mais para ser melhorado, é como pegar um Perquins Q20B e socar pressão, intercooler, bomba e bicos retrabalhados e querer que ele dure igual ao que era a 15 anos atrás... Infelizmente o motor é de projeto ultrapassado e não suporta muitos atrevimentos por parte de repotenciamento. O 2.5 dá para elevar até a 200cv segundo o Rasch Motoren, o da L200 pelo que eu li fica bem abaixo disso. Nos Ralis da Mit cup, o pessoal usa 1,7 Bar no turbo fora toda a preparação, mas faz isso numa caminhontete para usar no dia a dia e com certeza não chegará aos 70.000km sem bater ou quebrar algo.
    Edin, são algumas vantagens que a L200 tem sobre a Ranger.
    A primeira é altura livre do solo. Em trilhas com muita lama, onde os carros passam formam-se aqueles rastros fundo dos pneus. Minha Ranger tem dificuldade de passar ali, pois o meio dela (ali onde tem o motor da tração) encosta no solo e ai haja motor para passar!
    Resumindo, a minha Ranger passou, mas precisei forçar um pouco o carro, em quanto a L200 passou tranquilamente, sem forçar o carro. A Ranger 2.5 não passou, teve o mesmo problema que eu, só que eu tive motor para segurar a onda, ele não.

A L200 tem uma tração muito boa tambem, isso ajuda ela a subir alguns morros com mais facilidade que a Ranger 2.5... Um amigo tem uma Ranger 2.5 CS, ótimo carro, mas em algumas situações a L200 mostra-se mais "eficaz".
    O cambio bem mais curto da L200 tambem ajuda muito. O da Ranger é mais longo, atrapalha um pouco.

Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

Citação Postado originalmente por AbreU
    Edin, são algumas vantagens que a L200 tem sobre a Ranger.
    A primeira é altura livre do solo. Em trilhas com muita lama, onde os carros passam formam-se aqueles rastros fundo dos pneus. Minha Ranger tem dificuldade de passar ali, pois o meio dela (ali onde tem o motor da tração) encosta no solo e ai haja motor para passar!
    Resumindo, a minha Ranger passou, mas precisei forçar um pouco o carro, em quanto a L200 passou tranquilamente, sem forçar o carro. A Ranger 2.5 não passou, teve o mesmo problema que eu, só que eu tive motor para segurar a onda, ele não.

A L200 tem uma tração muito boa tambem, isso ajuda ela a subir alguns morros com mais facilidade que a Ranger 2.5... Um amigo tem uma Ranger 2.5 CS, ótimo carro, mas em algumas situações a L200 mostra-se mais "eficaz".
    O cambio bem mais curto da L200 tambem ajuda muito. O da Ranger é mais longo, atrapalha um pouco.

Abraços.
    Abreu,
    Chamamos aqui de camaleão estes sulcos formadopor pneu, seu carro tem pneu de 29' e o da l-200 30' o da sport 31', por tanto a altura livre do carro depende diretamente do pneu, no caso eles tem pelomenos 2 cm a mai que vc, e isto é muita coisa a altura do chassis é praticamente a mesma somente a bitola das rodas das l200 são ligeiramente menores, a l-200 peresse ser mais alta mais tem BL de fábrica e isto só ajuda em atravessias de rios,

Por isto que pneu é importante se vc colocar um 265/75 16 => 32 10,5 16 vc aumentará a altura de todo o conjunto mecânico em quase 5 cm e diminuirá a bitola interna, com isto vc melhorará em muito o rendimento off do seu carro, a ranger que vc citou provavelmente tinha pneu 235/75 15 ou seja 28' é muito baicho, só p/ vc ter uma idea meu antigo carro era uma ranger 01 4x2 c/ pneu 255/75 15 30' ATX e passava por lugar que l-200 com pneu 90% on road ficava e ficava bonito,

na questão do cambio, é por isto que a ford colocou uma relação tão curta na redusida e no caso da 2.5 é praticamente igual a da l-200.
    4X4 Brasil
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Citação Postado originalmente por JairoM
    Edintruder,
    Voce devia abrir uma empresa com o Homero. Voces dois odeiam as L-200. A MIT compraria a empresa de voces, só pra fechar, e voces ficariam ricos...

Como voce não conhece L-200 com alta kilometragem????? Eu tenho um amigo aqui no Rio de Janeiro, que tem um ano 93, desde zero kilometro. A caminhonete(como ele chama), já tem mais de 500.000 km. Eu falei MEIO MILHÃO de kilometros rodados, e NUNCA fez motor, e NUNCA esquentou.

Ele ja levou do Rio a Porto ALegre, e tambem do Rio a NATAL 1 TONELADA. (foi só de ida.... deixou a carga no destino e voltou vazio).

Até hoje trocou 1 unica vez, as velas de pré-aquecimento, e regularmente troca oleos e filtros como todos nos. A cada 50.000 correias (o jogo completo custa 150 reais + 120 de M.O. pra trocar). Acho que pastilhas e lonas ele fez tambem umas duas vezes......

As l-200 são boas sim, embora algumas pessoas não gostem (é um direito delas não gostarem)...

Agora pega este motor e coloca 141 Cv nele e vê quanto ele roda, por que o motor é o mesmo,

a questam não é odiar a questam é fazer os outros de troucha, como o edintruder falou tenta colocar um monte de coisa em um perkins ai vc vai ver abrir o bico sedo, e tem mais ta durando pouco pois em 93 ela tinha que comcorrer com o perkins e maxion da época.
    FUI!!!!!!
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Em relação ao câmbio, a reduzida da Ranger é a mais curta entre as picapes. Em 5a, pode acelerar até cortar o óleo que não passa de 70km/h.
    Em primeira, pode prender que ela fica patinando as 4 rodas na lenta da primeira reduzida. O que acontece muito é a falta de perícia dos motoristas, pois eu normalmente passava com os pneus S/T originais em lugares onde Jipes com MUD 33" atolavam! É tudo questão de jeito, pois não baste ser 4x4, tem que ter motorista também. O pessoal acha que é só encaixar no trilho e acelerar..., na maioria dessas situações tem que usar o jogo para manter a tração dianteira firme e compensar o arrasto do trem dianteiro na lama ou areia.
    A altura livre realmente ajuda muito pois com os 33" melhorou bastante, principalmente em trilhos de estradas no meio de campos onde tem buracosque embalam a frente e o trem pega direto no centro que fica elevado.
    Então, o que mais diferencia ainda além do motorista entre um veículo e o outro, é a capacidade de tração em cada terreno, e não propriamente a potência do motor. Existem duas maneiras de atravessar um poço de lama por exemplo, ou passar de pau com o pé embaixo ou devagar sem estragar nada aproveitando o melhor acerto do veículo em pneus e transmissão. A maior diferença entre a tua Ranger 3.0 e a 2.5 nessa situação, é o bloqueio do diferencial traseiro, onde na 2.5 não tem nada e na tua tem o sistema de deslizamento limitado, proporcionando maior capacidade de tração. A L200 também tem o diferencial blocante, então já é melhor que uma Ranger 2.5. Porém coloca Mud 33" como eu fiz, passa por onde qualquer 3.0 com Mud 33" e L200 passam, visto que a capacidade de tração promovida pelos pneus melhora bastante, cerca de 200% nesse tipo de terreno.
    Mas vale ainda é o motorista, tenho como exemplo o meu sogro que trabalhou anos num trecho da estrada do inferno aqui no RS onde muito 4x4 atolava direto, e ele sempre andou com carros pequenos e viajava numa boa. Muito se atolou de ficar dois dias encalhado, mas é muito em questão de jeito também. Na minha Saveiro nunca atolei em locais onde muitos carros 4x2 não passavam. Na primeira vez que andei naquela estrada com ele fomos de Corcel 2 e atolamos 9 vezes em 130 km de areiões intermináveis. Passamos a noite na estrada, e de manhã tivemos que tirar o motor de arranque para tirar a areia de dentro para funcionar.
    É tudo questão de acerto do carro e jeito do motorista.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

Permissões de Postagem