Sou novo no forum, e novo no mundo 4x4(praticamente hauahua), espero estar postando no local certo.
Vamos la: Após pesquisas, leituras diversas, bate papo com a galera, decidi por comprar uma L 200.
Achei uma Savana (quadrada) HPE diesel,manual, com 150 mil kms, e uma Triton 2013 HPE diesel, automatico, com 120 mil kms.
A triton é 20 mil temer mais cara.
Ai vai a questão: Fora o design e o preço, tem muita diferença mecanica de uma para outra? Manutenção, tem muita diferença?
Obs:Trabalho diario carregando latas de tintas, e rodar bastante no asfalto, periodicamente na terra.
P seu uso eu ficaria com a Savana, sendo que a mecânica é mesma, salvo as caixas de câmbios e se não me engano a suspensão da Savana é um pouco mais regulada p fora de estrada.
Como seu caso é rodar mais na cidade, talvez seja interessante a triton por ter um visual mais atualizado. Sobre as diferenças, se não me engano a savana tem bloqueio eletronico de diferencial traseiro, e provavelmente uma suspensão mais parruda para a terra.
Como você comentou que já fez pesquisas e leituras diversas, antes de pegar a Triton Diesel 2013, indico-lhe, também, a leitura do tópico do "link" abaixo ...
Se puder, tome conhecimento, também, dos comentários que estão "rolando" no "link" abaixo, relativamente à utilização de óleos lubrificantes para motor ...
Como você comentou que já fez pesquisas e leituras diversas, antes de pegar a Triton Diesel 2013, indico-lhe, também, a leitura do tópico do "link" abaixo ...
Se puder, tome conhecimento, também, dos comentários que estão "rolando" no "link" abaixo, relativamente à utilização de óleos lubrificantes para motor ...
Eu fiz essas leituras, e confesso que p mim, virgem de motor a diesel hauhauahu, não entrou na minha mente, se houve consenso no debate do oleo: afinal, é 5w30, 10w30 ou 10w40?
Juro que não foi preguiça de ler
No mais, ansioso p pegar o carro e aprender muito com vcs
Eu fiz essas leituras, e confesso que p mim, virgem de motor a diesel hauhauahu, não entrou na minha mente, se houve consenso no debate do oleo: afinal, é 5w30, 10w30 ou 10w40?
Juro que não foi preguiça de ler
No mais, ansioso p pegar o carro e aprender muito com vcs
Prezado amigo Eder ...
Boa tarde.
Sugeri a leitura do primeiro tópico para que você tomasse conhecimento das experiências dos vários usuários com os tais “tec tecs” de suas Tritons diesel a partir de 2013 ... agora, quanto ao óleo adequado para acabar com os tais grilos nessas Tritons, realmente, ainda não houve consenso sobre qual o melhor óleo (5W30, 10W30, 10W40, 15W40, etc., etc., etc.) ... se você coloca um óleo de baixa viscosidade, há relatos de que você pode ouvir o tal grilo com o motor quente ... se você coloca um óleo de alta viscosidade, então há relatos de que você pode ouvir o tal grilo com o motor frio pela demora de fluidez até chegar nos tuchos ... é a tal “escolha de Sofia” ... rsrsrs ...
Neste último “link” que lhe passei tem um usuário de uma L200 Triton diesel 2015 que está utilizando o 15W40, segundo ele, com resultados satisfatórios quanto à presença de tais grilos ... veja o relato dele:
De qualquer forma, é bom você saber o óleo que está prescrito pela Mitsubishi, no caso das L200 Triton Diesel a partir de 2013 ... é o 10W30, conforme verás na tabela (anexa) vista no vídeo do “link” abaixo ...
Relativamente à escolha do óleo de motor, transmissão, etc., tenho o seguinte pensamento: Estejas sempre aberto às sugestões dos mecânicos, proprietários, amigos, etc., pois são elas que nos amadurecem e nos ajudam nas tomadas de decisão ... PORÉM, a decisão final deverá ser a sua, tomada com amadurecimento, consciente e bem fundamentada ... afinal, se futuramente der algum "pau" somente o seu bolso é que vai sentir, não é mesmo? ... portanto, após a aquisição da viatura, antes de tomar qualquer decisão que contrarie o prescrito pela marca, aconselho-o a amadurecer bem seu conhecimento sobre o assunto ...dependendo do problema que ocorrer num motor desse, isso pode lhe custar “um rim”, e se você não estiver bem resguardado, nem à justiça poderás recorrer contra a marca, mesmo considerando a pouca possibilidade de ganho de causa pelo fato do veículo estar fora da garantia de fábrica ...
Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.
4X4 Brasil
Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014
Peguei a menina na quinta passada, L200 triton 3.2 HPE 4x4 automática 2013, 120.000 km. Peguei e já viajei com a família.
Parece, que esta tudo certo, mas p não abrir outro tópico, vou fazer algumas perguntas por aqui e espero que alguma alma caridosa ajude.
Trocaram o óleo e colocaram 5w30, devo trocar?
Alguém conhece os serviços da concessionaria de Santos ou Mogi, ou algum mecânico de confiança?
Alguma manutenção que devo fazer já de "cara"?
Valeu, qualquer dica, sugestão, indicação são bem vindos.