x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 9

Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    ESCOLHA DO FLUIDO DA TRANSMISSÃO DE NOSSAS FULLs

Muito bem ... mas, chega um momento em que temos que trocar esse tal fluido da transmissão, e nessa hora, além de nossos bolsos ficarem mais leves, ainda, temos um "abacaxi para descascar", no que tange a escolher mecânico, fluido, etc., , não é mesmo???!!!! ...

....

Além dos fluidos já citados, podemos destacar que temos no mercado vários outros, cujas fichas técnicas informam explicitamente que atendem à especificação ATF-PA recomendada nos manuais de nossos veículos: Motul Multi ATF (100% sintético), Ravenol MM-PA (100% sintético), etc. ...

Finalizando, ficam aí minhas humildes considerações objetivando que cada um tenha mais embasamento para escolher o ATF para seu veículo com o melhor nível de acerto possível ... Apenas como ilustração para aqueles que ainda não conhecem, seguem fotos da embalagem de cada fluido citado ... seguem, também, fichas técnicas ...

Forte abraço.

Enasor,

Em primeiro lugar, grande análise. Fiquei impressionado com a qualidade das informações!

Independentemente de o manual especificar uma validade (em KM) ou não, sabemos que um dia será necessária a troca.

De minha parte continuarei pedindo para verificar este item em cada revisão, independentemente da KM. Inclusive é interessante notar que a própria MIT sempre mantem a indicação de revisar periodicamente, apesar de mudar a recomendação de um ano para outro quanto a durabilidade do fluído. Na versão que veio com meu o carro, diz 80 mil KM, nas outras duas mais novas que pude verificar não especifica limite de KM.

Isso tudo só reforça a sugestão de só trocar quando necessário. Não só pelo dinheiro, mas pensando também em desperdício desnecessário, poluição, etc.. (Claro, sempre acompanhando de perto)

Agora o que me chamou atenção mesmo foi, de todos os fluidos ATF-PA mencionados, somente o Ravenol não informa atender também SP3. Dessa forma me pareceu que a jogada mais segura é sempre pegar um destes fluídos 100% sintéticos. Vou tomar este cuidado quando chegar minha vez.

Uma pena que as oficinas/CSS, não utilizem sempre o melhor e que atende a todos (e não o mais barato como constatado pelos colegas).

Abraços,
    Marlon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2010.jpg   -2012.jpg   -2015.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    07/06/2017
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Galera.
    Eu sou novo aqui, acabo de comprar minha primeira 4x4(Algo que sonho desde criança Rs).
    Eu tenho somente todas as dúvidas e gostaria de saber se poderiam me ajudar. XD
    Eu comprei uma Pajero GLS-B 97 3.0 Automática Gasolina. Gostaria de saber quais conselhos poderiam me dar?
    Meu carro anterior era um Civic 07 e sei que vou sentir muito a diferença.
    Com o que devo me preocupar? Há alguma coisa de alto desgaste, que devo olhar com urgência e tal?
    Quais tipos de óleo, fluídos e afins devo usar nela?
    O veículo está com 220.000 Km rodados.

Usuário Avatar de Everson
    Entrada
    27/11/2006
    Local
    Santa Maria/RS
    Pessoal.
    Mudando de assunto. Estou querendo comprar os dois adesivo "hpe" dos paralamas e o de 30 anos da pajero full 2013. Os que estão nos paralamas não tem boa aparencia. O adesivo dos 30 anos, foi arrancado, inclusive ficou a marca da cola.
    No mercado livre tem vários. Quero os originais, que também tem um vendedor que vende, mas acho que está pedindo muito caro. Os senhores saberiam em qual site internacional tem para compra? No partsouq.com tem os do paralamas, mas aparece "gls".

Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Boa tarde pessoal, peço conselho dos experientes proprietários da full. Acabei de adquirir a minha sonhada full, ano 2010 com 70mil km. A lampada amarela ascendeu e levei na concessionária para ver o que era. Foi diagnosticada a válvula EGR e o resultado seria 2500 da válvula + 1500 de MO para troca da peça e descarbonização. Levei a viatura na oficina que já conheço e o meca limpou tudo e só me cobrou a descarbonização (500 pilas). Entretanto, no mesmo dia a luz voltou a acender e ele me disse que não tem jeito e tenho que trocar a válvula. Pergunta aos gurus: a peça na concessionária custa 2500, no mercado livre acho por 1000. Acham que vale a pena comprar esta do mercado livre ou é roubada? Eu mesmo posso fazer a substituição ou é necessário levar ao meca? Se eu mesmo fizer o sistema vai reconhecer e a luz se apaga sozinha?

Obrigado antecipadamente pela ajuda dos amigos.

Abraço, Marcelo

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 35
    Citação Postado originalmente por Febatera7 Ver Post
    Bom dia Galera.
    Eu sou novo aqui, acabo de comprar minha primeira 4x4(Algo que sonho desde criança Rs).
    Eu tenho somente todas as dúvidas e gostaria de saber se poderiam me ajudar. XD
    Eu comprei uma Pajero GLS-B 97 3.0 Automática Gasolina. Gostaria de saber quais conselhos poderiam me dar?
    Meu carro anterior era um Civic 07 e sei que vou sentir muito a diferença.
    Com o que devo me preocupar? Há alguma coisa de alto desgaste, que devo olhar com urgência e tal?
    Quais tipos de óleo, fluídos e afins devo usar nela?
    O veículo está com 220.000 Km rodados.
    Caro Febatera;

Até que alguém aqui que conheça este seu carro emita alguma opinião, você pode ir dando uma lida no fórum que é especifico para a Pajero GSL-B pois lá a galera é bem ativa também.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...presentem.html (Donos de PAJERO GLS B SE APRESENTEM!!!)

Abs.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por marcelofb Ver Post
    Boa tarde pessoal, peço conselho dos experientes proprietários da full. Acabei de adquirir a minha sonhada full, ano 2010 com 70mil km. A lampada amarela ascendeu e levei na concessionária para ver o que era. Foi diagnosticada a válvula EGR e o resultado seria 2500 da válvula + 1500 de MO para troca da peça e descarbonização. Levei a viatura na oficina que já conheço e o meca limpou tudo e só me cobrou a descarbonização (500 pilas). Entretanto, no mesmo dia a luz voltou a acender e ele me disse que não tem jeito e tenho que trocar a válvula. Pergunta aos gurus: a peça na concessionária custa 2500, no mercado livre acho por 1000. Acham que vale a pena comprar esta do mercado livre ou é roubada? Eu mesmo posso fazer a substituição ou é necessário levar ao meca? Se eu mesmo fizer o sistema vai reconhecer e a luz se apaga sozinha?

Obrigado antecipadamente pela ajuda dos amigos.

Abraço, Marcelo
    Caro marcelo,

Os preços de CSS são assim mesmo. No ML tem um vendedor vendendo a valvula EGR original Mit de acordo o anuncio veja:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...di-genuina-_JM

O preço desta peça fora do Brasil sai por $ 272,88 mais frete e possível imposto de importação veja:

INTAKE & EXHAUST - EMISSION CONTROL | PAJERO/MONTERO(EUR) - 3200D-TURBO/LONG WAGON Europe V80,90# | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World

Então sugiro conversar com o vendedor do ML e confirmar se a peça é original mesmo e caso ele confirme eu compraria numa boa.

Quanto a você mesmo trocar, se tiver boa noção de mecânica dá sim para você mesmo fazer, dai é só desconectar a bateria por uns minutos para zerar os DTC de erro e reconectar a bateria e ver se deu tudo certo. Mas o melhor seria um profissional mesmo fazer o serviço.

Já quanto ao valor da limpeza da EGR seu meca cobrou caro 500,00 ele limpou o coletor de admissão tb? Pois aqui em bsb a Mitsam cobra 300,00 para fazer isso limpando tudo.

Eu sempre falo para as pessoas, a partir do momento que você compra uma Pajero Full você ganha um titulo de Doutor na mesma hora e esse titulo só serve para as coisas ficarem mais caras para nós.

Abs.

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por Everson Ver Post
    Pessoal.
    Mudando de assunto. Estou querendo comprar os dois adesivo "hpe" dos paralamas e o de 30 anos da pajero full 2013. Os que estão nos paralamas não tem boa aparencia. O adesivo dos 30 anos, foi arrancado, inclusive ficou a marca da cola.
    No mercado livre tem vários. Quero os originais, que também tem um vendedor que vende, mas acho que está pedindo muito caro. Os senhores saberiam em qual site internacional tem para compra? No partsouq.com tem os do paralamas, mas aparece "gls".
    Caro Everson,

Não sei se encontrará os adesivos HPE para Pajero ou Montero fora do brasil, pois fora do brasil só existe a Pajero/Montero/Shogun GLS que é a top delas e a GLX que é mais básica.
    Trazendo para o Brasil ficaria assim:

GLS = HPE (HIGH PERFORMANCE EQUIPMENT a top da categoria)
    GLX = GLS (mais básica)

Acho que a forma mais fácil será via ML mesmo os adesivos HPE a 35,00 e o 30 anos a 138,00.

Abs.

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    ESCOLHA DO FLUIDO DA TRANSMISSÃO DE NOSSAS FULLs

Prezados Everson, Marlon, Caporto e demais amigos do fórum ...
    Boa noite.

Finalizando, ficam aí minhas humildes considerações objetivando que cada um tenha mais embasamento para escolher o ATF para seu veículo com o melhor nível de acerto possível ... Apenas como ilustração para aqueles que ainda não conhecem, seguem fotos da embalagem de cada fluido citado ... seguem, também, fichas técnicas ...

Forte abraço.
    Caro enasor;

Suas ponderações como sempre são excelentes e ajudam muito a todos. Obrigado.
    Eu particularmente confesso que não tinha muita ideia sobre este cambio das Full 2012 em diante ser tão especifico e diferente dos demais, mas esse debate me esclareceu bem as diferenças e já atualizei a Mitsam aqui em BSB sobre o erro que estavam cometendo mesmo eles tendo o aval da Mitsubishi e da Castrol.
    A Mitsam já comprou um lote do fluido Castrol Transmax Full Synthetic Multivehicle e hoje mesmo já tinha uma Full 2012 com cambio V5AWF para a troca de óleo e o Antonio estava bem mais tranquilo do que a ultima vez que tive lá e o informei que eles estavam usando o fluido errado nos câmbios das Full de 2012 em diante. Ele disse que perdeu noite de sono preocupado com isso.
    Aproveitei para dar uma olhada por baixo no cambio dessa Full e a caixa é bem mais complicada mesma a sua troca, parece até que os engenheiros fizeram ela para não se trocar o fluido pois é muito chato.
    Ele me disse que gastam o dobro do tempo para trocar o óleo desse cambio se comparado com os outros câmbios das Full.
    Ele me disse também que nessa caixa se usa quase 12 litros para garantir que removeu todo o fluido velho, acaba jogando fora mais de 1 litro praticamente, é um preciosismo deles e que custa ao bolso do cliente 70,00 a mais, mas disse que prefere explicar aos clientes porque desperdiçar 1 litro a mais do que usar 10 litros e deixar fluido velho para misturar com o novo.
    Portanto aos donos de Full de BSB pelo menos um local para se fazer a troca do fluido com segurança já temos.

-20170607_112317.jpg -20170607_112355.jpg

Abs.

Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Olá Caporto, obrigado pelas dicas e os links....já comprei a peça no mercado livre, afinal a diferença não é tão grande e o prazo de entrega muito menor.

Estou pensando em eu mesmo trocar. A localização da peça ajuda e parece ser somente parafusos sem nenhum tipo de ajustes...Vou procurar uns videos no youtube para ter certeza.

Abraço,

Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Caro marcelo,

Os preços de CSS são assim mesmo. No ML tem um vendedor vendendo a valvula EGR original Mit de acordo o anuncio veja:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...di-genuina-_JM

O preço desta peça fora do Brasil sai por $ 272,88 mais frete e possível imposto de importação veja:

INTAKE & EXHAUST - EMISSION CONTROL | PAJERO/MONTERO(EUR) - 3200D-TURBO/LONG WAGON Europe V80,90# | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World

Então sugiro conversar com o vendedor do ML e confirmar se a peça é original mesmo e caso ele confirme eu compraria numa boa.

Quanto a você mesmo trocar, se tiver boa noção de mecânica dá sim para você mesmo fazer, dai é só desconectar a bateria por uns minutos para zerar os DTC de erro e reconectar a bateria e ver se deu tudo certo. Mas o melhor seria um profissional mesmo fazer o serviço.

Já quanto ao valor da limpeza da EGR seu meca cobrou caro 500,00 ele limpou o coletor de admissão tb? Pois aqui em bsb a Mitsam cobra 300,00 para fazer isso limpando tudo.

Eu sempre falo para as pessoas, a partir do momento que você compra uma Pajero Full você ganha um titulo de Doutor na mesma hora e esse titulo só serve para as coisas ficarem mais caras para nós.

Abs.

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    ... cambio das Full 2012 ... V5AWF ... nessa caixa se usa quase 12 litros para garantir que removeu todo o fluido velho, acaba jogando fora mais de 1 litro praticamente, é um preciosismo deles e que custa ao bolso do cliente 70,00 a mais, mas disse que prefere explicar aos clientes porque desperdiçar 1 litro a mais do que usar 10 litros e deixar fluido velho para misturar com o novo ... donos de Full de BSB pelo menos um local para se fazer a troca do fluido com segurança já temos ...
    Prezado amigo Caporto
    Bom dia.

Com certeza, os nossos amigos de Brasília, proprietários de Fulls, estão bem servidos ...

Peço a você Caporto, e aos demais amigos do fórum, a gentileza de me corrigirem se eu estiver errado, mas, acho que Pajeros Full diesel modelo 2009 em diante são equipados com caixa de transmissão AISIN V5AWF (Isso pode ser constatado pela ausência da vareta de inspeção do fluido) ... inclusive, aproveito o ensejo para destacar que essas caixas V5AWF compartilham peças com a caixa de transmissão A750 da Toyota ... confira isso, no "link" abaixo ...

https://www.automaticchoice.com/uplo...e/aw_a750e.pdf

A propósito, essa informação é muito interessante, tendo em vista que as peças das caixas V5AWF são absolutamente equivalentes às peças da caixa A750 da Toyota ... neste caso, não há que se preocupar com originalidade, pois as peças são absolutamente iguais ... para quem não sabe, a AISIN pertence à Toyota ... Portanto, os proprietários de Fulls diesel equipadas com câmbio V5AWF que necessitarem de peças para seus câmbios podem adquirir as mesmas peças do câmbio A750 da Toyota por preços bem mais baratos que as equivalentes da Mitsubishi ... Apenas a título de exemplo, veja como eu consegui o filtro do câmbio de meu veículo: Na época que adquiri esse filtro, eu cotei o filtro da Mit (código 2804A020) na css por R$ 550,00. Se fosse importá-lo da Partsouq também ficaria caro (125 dólares, sem contar as despesas alfandegárias) ... Comprei o mesmo filtro da Toyota (código A750.FIL01), absolutamente idêntico ao da Mitsubishi, na Hidramático Barão em São Paulo por apenas R$ 140,00 ... vale o mesmo na aquisição da junta do cárter, anéis de vedação, etc. ... inclusive, pode-se adquirir, na internet, o conjunto filtro (A750.FIL01) e junta do cárter (A750.GAS01) a preço mais em conta ainda, pois, afinal, quando se abre o cárter para limpeza e/ou troca do filtro é aconselhável trocar essa junta, assim como os anéis de vedação do gargalo do filtro e dos bujões, porém, estes últimos (os anéis) custam baratinho nas css ...

Fica esta dica ...

Forte abraço.

E.T.:

Infelizmente não foi possível passarmos essa dica ao nosso prezado amigo Everson, tendo em vista que quando fiquei sabendo, ele já tinha feito seu pedido, se não me engano, na Partsouq ... mas, ainda assim, acredito que ele esteja fazendo uma boa aquisição ... e quem sabe até não pague despesas alfandegárias, eis que, devido ao grande volume de importações e insuficiência de fiscais, muitos produtos, principalmente aqueles de volume e montante pequenos, muitas vezes passam ilesos de taxação ...
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Usuário
    Entrada
    31/08/2013
    Local
    JOÃO PESSOA/PB
    Agradecimentos: 4
    Bom dia, Enasor!

Tenho andado afastado, passei um tempo fora do país, mas tô por aqui. Amigo, foi você que instalou o filtro Purifilt? Deu certo? Como andam os resultados ?

Abraço
    Pajero Full 2011 3.2 5P

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por FBSAFADI Ver Post
    Bom dia, Enasor!

Tenho andado afastado, passei um tempo fora do país, mas tô por aqui. Amigo, foi você que instalou o filtro Purifilt? Deu certo? Como andam os resultados ?

Abraço
    Olá meu prezado amigo FBSAFADI

Sejas bem vindo de volta a esse nosso amado (e bagunçado) Brasil ... as coisas por aqui andam de mau a pior, economicamente e, principalmente, politicamente (a grande causa de todo esse caos que vivemos) ... que Deus ilumine nosso povo nas próximas eleições ...

Meu caro, quem colocou o Purifilt foi nosso estimado amigo Caporto ... mas, parece-me que esse filtro auxiliar funciona bem (sem efeitos colaterais no sistema - senão, o Caporto já teria nos contado) ... acredito que seja uma boa alternativa preventiva, principalmente para quem anda muito por esse Brasilzão afora e necessita abastecer em postos duvidosos ... pelo que sei, esse filtro tem uma tecnologia bem avançada para proteger o sistema, retendo resíduos muito finos e, principalmente, água ... só não coloquei no meu veículo porque faço viagens longas pouquíssimas vezes por ano ... minhas viagens são curtas, de forma que, na maioria das vezes, tenho autonomia suficiente para abasteçer somente com diesel S10 em um único posto de combustível de minha inteira confiança (De bandeira, de grande rotatividade de diesel e com excelente controle de qualidade) ... além do mais, mantenho o tanque sempre cheio para reduzir ao mínimo possível a condensação de água (esse nosso diesel S10 é muito higroscópico) e, em cada abastecimento, considerando que rodo pouco, coloco aditivo no combustível, o qual contribui também para reduzir ao mínimo a formação de depósitos no tanque, principalmente borras, oriundas da proliferação de fungos e bactérias ... portanto, no meu caso, não vejo necessidade de adaptação desse excelente filtro auxiliar em meu veículo ...

Em posts anteriores, neste mesmo tópico, o Caporto já se pronunciou a respeito de sua experiência com esse filtro Purifilt ... de qualquer forma, aguardemos, pois pode ser que ele tenha mais alguma informação para nos dar a respeito ...

Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 8 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 8 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 830
      Última resposta: 01/05/2025, 08:26
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3