Prezado amigo cemaciel
Bom dia.
Permita-me contribuir com meus 0,02 cents ...
Como ex-proprietário de um Land Rover, pode ser que, no Full, você não encontre toda aquela tecnologia embarcada que existe, por exemplo, num Discovery 4, porém, acredito que irás ficar satisfeito ... a propósito, por citar um Discovery 4, confesso-lhe que sou apaixonado por esse veículo, porém, ainda não tive coragem de adquirir um ... inclusive, estou acompanhando, neste site, um tópico, diga-se de passagem, muito esquisito, intitulado "
Discovery 4 Avaria na caixa de velocidade, desempenho limitado", onde a maioria dos proprietários reclamam do tal defeito e, depois, simplesmente, somem, sem dar qualquer "
feedback" se foi, ou não, resolvido o tal problema ...
Mas, vamos ao que interessa:
Quanto à escolha de diesel vs gasolina:
Esse assunto dá "
pano pra manga", hein, meu rapaz!!!!! ... isso é como discutir futebol, religião, política, cor, música, e por aí vai ... cada um tem suas razões, suas necessidades, suas preferências e seu poder aquisitivo ... por isso, torna-se extremamente difícil você sugerir a um colega a escolha desse, ou daquele tipo de combustível que deve utilizar, sem ferir susceptibilidades ... aqui mesmo neste tópico vais encontrar vários amigos proprietários de Full, uns movidos a diesel, outros movidos a gasolina ... posso lhe afirmar que todos estão satisfeitos com suas viaturas, independentemente se rodam muito, ou pouco ... de qualquer forma, dentre os vários bons fóruns a respeito dessa interessantíssima discussão "
diesel vs gasolina", permita-me lhe sugerir a leitura do tópico do "
link" abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ou-diesel.html (Flex ou diesel?)
Conforme comentei, essa escolha entre diesel e gasolina é complicada, porque, muitas vezes a razão, os números, as ciências exatas, puxam a gente para um lado, enquanto que o "
coração", as ciências humanas, puxam para outro ... o ideal é encontrar o equilíbrio, não é mesmo???!!! ... porém, se após as várias leituras de comentários e sugestões, não só no tópico retro indicado, como em outros, ainda estiveres com dúvidas quanto ao tipo de combustível, sugiro-lhe que siga seu coração e escolha o que, além de suprir suas necessidades, lhe dará maior prazer, pois a vida é curta e a gente tem que, antes de tudo, procurar ser feliz ... e uma vez escolhida a viatura, abstraia-se de números e vá ser feliz ...
Quanto aos defeitos:
Como proprietário, posso lhe dizer que este veículo é um trator de luxo ... não foi à toa que ganhou 12 vezes o Rally Dakar ... infelizmente, acabou ficando estigmatizado como sendo "
aquele veículo que é difícil de quebrar, mas, quando quebra, o dono "quebra" junto", ou seja, um péssimo negócio ... as causas dessa má fama são sobejamente conhecidas: Muitas reclamações de tanques de combustível enferrujando ou soltando partículas do revestimento; bombas injetoras causando gastos dispendiosos aos proprietários; EGR e coletor de admissão carbonizando; discos de freio empenando; muitas reclamações de indiferença, empurroterapias, mau atendimento e má assistência técnica de certas css da Mit, além de caríssima; etc. ... confesso-lhe que quando adquiri o meu veículo passei um bom tempo com a "
pulga atrás da orelha", tendo em vista as várias reclamações que li em vários fóruns ... porém, com o passar dos tempos, fui vendo que "
a assombração não é tão assustadora quanto parece" ... hoje em dia, a gente pode ver um quadro um pouco diferente, e já não se vêem mais tantas reclamações como antigamente ... até no site "
ReclameAqui" a gente vê menos reclamações, e nota-se que a Mit está zelando mais pelo nome aqui no Brasil, apesar da derrocada da marca no contexto internacional ... acredito que o atendimento nas css tem melhorado bastante ... inclusive, a própria Mit já disponibiliza em seu site o sistema Mit Renova, com peças originais a bons preços, além de ter planos de revisões tabelados para seus veículos a bons preços, considerando o naipe do veículo ... mas, também, tem a opção de adquirires peças e acessórios amplamente disponibilizadas no mercado a preços bem acessíveis ... acredito que a aquisição de um Pajero Full está se tornando um bom negócio, em termos de custo x benefício ... quem teve a sorte de adquirir um Full usado bem cuidado, só tem elogios para o veículo ... eu sou um desses, e posso lhe dizer que está difícil migrar para outro veículo, considerando as opções que tem por aí, haja vista os preços exorbitantes que a gente vê sendo praticados no mercado em veículos congêneres, e até mesmo tecnologicamente inferiores, bons, sim, mas com preços incompatíveis com a tecnologia neles embarcada ... o Full é um veículo muito difícil de apresentar defeitos que possam lhe deixar na mão, porém, cuidados básicos deverão ser tomados antes de adquiri-lo, para não teres surpresas desagradáveis ($$$$) ... aliás, cuidados elementares são necessários na compra de qualquer veículo, principalmente usado, não é mesmo???!!!; e, se for um 4x4, então, os cuidados devem ser redobrados, haja vista que são veículos feitos para serem também utilizados em atividades off-road as mais diversas, como, ralies, trilhas, dunas, etc. ... isto posto, já que ainda não comprastes o veículo, ao invés de enumerar defeitos, permita-me lhe sugerir que atente para algumas recomendações bem básicas que passamos ao amigo Matheus, antes de adquirir o veículo ... veja nos "
links" abaixo alguns pontos básicos que valem a pena serem observados na aquisição de um Pajero Full, mas, o ideal mesmo, é submeteres o veículo à apreciação de um bom mecânico, pois, na tal "
listinha", com certeza, falta muita coisa ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2413951
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2414012
Forte abraço e boa sorte.