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Convex Datacenter
  • #1441
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    Interessante os inúmeros relatos de aquecimento do 4D56 da L200. Por obra do acaso, caiu em minhas mãos a famosa chaleira, a pior de todas, segundo opinião de "especialistas": uma L200 Sport automática ano 2006. Está com 136.000km (creio originais). Manutenção meio desleixada. Logo que peguei troquei óleo e filtros (o do ar creio que nunca trocaram!) e o fluído do radiador. Passei um viscosol nos feixes de mola que estavam rangendo. E só. Já subi serra com 1.100kg na caçamba, puxei arado, reboque, 2hs com reduzida perau acima... e nada! É impressionante como o motor chega rápido em sua temperatura de operação, é ligar e andar 800m que o ponteiro já está no meio. E de lá não sai.
    _____________
    Renegade STD

  • #1442
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    Oi Pessoal,
    O que vocês acham sobre lavar o motor da Full? Comprei uma esse mês e está dando medo!

  • #1443
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    Citação Postado originalmente por Digo75 Ver Post
    Oi Pessoal,
    O que vocês acham sobre lavar o motor da Full? Comprei uma esse mês e está dando medo!
    Pela quantidade de plugs eletrônicos em volta do motor e acessórios, eu não recomendo.
    Existe muito acabamento de plástico em volta dele, tampando-o bastante.
    Mande fazer apenas limpeza com pano úmido e passar silicone.

  • #1444
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    Citação Postado originalmente por Digo75 Ver Post
    Oi Pessoal,
    O que vocês acham sobre lavar o motor da Full? Comprei uma esse mês e está dando medo!
    Meu prezado Digo ...

    Bom dia.

    Primeiramente, sejas bem vindo ao tópico e parabéns pela bela aquisição ...

    Compartilho com a opinião do amigo Glaicon ...

    Pajero Full tem muita tecnologia embarcada. São fios e componentes eletrônicos sensíveis pra tudo quanto é lado!!!!! ... considerando que jatos fortes e umidade podem afetar um desses componentes o melhor mesmo é não lavar!!!!! ... por exemplo: Tem um interruptor eletrônico intitulado "Chave seletora (ou inibidora, ou comutadora) do câmbio automático" que pode oxidar (não sei lhe afirmar se isso acontece por causa de lavagem no motor, mas não vale a pena "pagar para conferir") ... só sei que problema nessa peça (que não é barata) costuma ser de difícil identificação, assim como em certos componentes eletrônicos ... portanto, se o motor de seu veículo está sequinho, não vejo necessidade de lavar ... mas, chega uma hora que não tem jeito, e alguma limpeza há que se fazer, eis que até mesmo o nosso amigo mecânico começa a ficar com nojo de botar a mão, não é mesmo???!!!!... há quem pense que, tomando-se certos cuidados, não tem nenhum problema uma lavadinha quando necessário, desde que feita por quem seja responsável e saiba o que está fazendo ... de qualquer forma, seguem alguns "links" interessantes para sua apreciação:

    Pode lavar o motor, mas e preciso ter cuidado | G1 AutoEsporte - Oficina do G1 - Denis Marum

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...pega-mais.html (Lavei o motor e não pega mais...)

    Lavagem de Motor - Aventura & Offroad

    Forte abraço e boa sorte.

    E.T.:

    No "YouTube" tem também alguns videos interessantes a respeito desse assunto ... quando puder, dê uma olhadinha lá ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #1445
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    Na minha eu mesmo (e somente EU!) lavo o motor dela, passo um pano molhado em tudo, depois outro pano seco e para finalizar um silicone spray (não deixa nada melado) em todas as peças plásticas. E um pouco trabalhoso mas fica perfeito! faço isso uma vez por mês ou após uma viagem mais longa.
    ASX AWD 2015 / Pajero Dakar 2013 3.2
    Membro: Pajero Dakar Clube (Facebook)
    FORTALEZA-CE

  • #1446
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    Boa noite, pessoal!

    A luz de injeção acendeu e o carro não mudou nada no comportamento (não perdeu potência nem aumentou o consumo). A única questão que surgiu foi um leve "solavanco" na hora que desliga o carro.

    Ao realizar o escaneamento, minha aposta foi certa: a bendita EGR! Meu mecânico sugeriu proceder a descarbonização do coletor e da válvula, mas ele já havia me alertado que mesmo com uma limpeza perfeita é comum não apagar a luz de injeção, em razão do comprometimento do sistema eletrônico da EGR.

    Pois bem, busquei o carro. Tinha uma carbonização considerável. O serviço foi feito por mio da técnica de imersão com diversos "banhos" em um líquido descarbonizante especial. Porém a luz não acendeu! Quando faz a leitura, acusa anomalia no funcionamento da válvula - mesmo totalmente limpa.

    Alguma luz no fim túnel? Ou realmente a única solução é trocar a EGR? Mesmo se eu isolar a EGR, a luz continuará acesa. Essa peça não é nada barata, e não vai mudar em nada o funcionamento do carro, correto? Então pagar mais de mil reais somente para "apagar uma luz" do painel...
    Suzuki SX4 2012 AWD M/T

  • #1447
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por josue_soares Ver Post
    Alguma luz no fim túnel? Ou realmente a única solução é trocar a EGR? Mesmo se eu isolar a EGR, a luz continuará acesa. Essa peça não é nada barata, e não vai mudar em nada o funcionamento do carro, correto? Então pagar mais de mil reais somente para "apagar uma luz" do painel...
    É assim que os veículos começam a perder a qualidade, deixando de lado a manutenção corretiva.
    Veja que você tem uma viatura que vale quase R$ 100.000,00.
    Está achando caro 1% disto?
    Além disto, achar que o isolamento da EGR não alterará em nada o veículo, considero meio empírico.
    No mínimo modificará a emissão de poluentes.
    Reveja seus conceitos.

  • #1448
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    É assim que os veículos começam a perder a qualidade, deixando de lado a manutenção corretiva.
    Veja que você tem uma viatura que vale quase R$ 100.000,00.
    Está achando caro 1% disto?
    Além disto, achar que o isolamento da EGR não alterará em nada o veículo, considero meio empírico.
    No mínimo modificará a emissão de poluentes.
    Reveja seus conceitos.

    Não cheguei a cogitar o isolamento da EGR, até mesmo porque esse procedimento não iria resolver a questão da luz acesa. Independente do custo percentual em relação ao valor do veículo, eu considero uma peça cara sim (entre duas a três vezes o salário mínimo vigente, por exemplo). Diversas peças e procedimentos de importância MTO mais significativa tem um custo bem mais inferior. Caso não considere isso um valor expressivo, reveja você seus conceitos, amigo.

    No mais, postei isso aqui no sentido de ver a opinião dos colegas quanto ao procedimento. Se realmente a única opção é a troca da válvula, ou se há alguma manutenção que é possível ser feita na mesma (além da descarbonização que já foi feita).
    Suzuki SX4 2012 AWD M/T

  • #1449
    Olá Josué! O que acende a luzinha é o sensor MAP. Assim, mesmo tendo descarbonizado e limpado a válvula, em cima dela há um sensor MAP que está sujo ou queimou. Peça para seu mecânico ver isto. Nâo conheço muito de mecânica, mas quando ocorreu a carbonização da minha a lampada acesa era em função do problema no sensor MAP.

  • #1450
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    Citação Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    Olá Josué! O que acende a luzinha é o sensor MAP. Assim, mesmo tendo descarbonizado e limpado a válvula, em cima dela há um sensor MAP que está sujo ou queimou. Peça para seu mecânico ver isto. Nâo conheço muito de mecânica, mas quando ocorreu a carbonização da minha a lampada acesa era em função do problema no sensor MAP.
    Valeu, Ramon! Acabou que meu mecânico disse exatamente isso, porém afirmou que não há como recuperar esse sensor, e que a única solução para o problema seria a troca da EGR. Vou avaliar as possibilidades e se não pintar outra alternativa, vou procurar uma para compra.
    Suzuki SX4 2012 AWD M/T

  • #1451
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    Citação Postado originalmente por josue_soares Ver Post
    ... A luz de injeção acendeu e o carro não mudou nada no comportamento (não perdeu potência nem aumentou o consumo) ... minha aposta foi certa: a bendita EGR! ... é comum não apagar a luz de injeção, em razão do comprometimento do sistema eletrônico da EGR... trocar a EGR? ... Essa peça não é nada barata, e não vai mudar em nada o funcionamento do carro, correto? Então pagar mais de mil reais somente para "apagar uma luz" do painel...
    Citação Postado originalmente por josue_soares Ver Post
    ... meu mecânico ... afirmou que não há como recuperar esse sensor, e que a única solução para o problema seria a troca da EGR. Vou avaliar as possibilidades e se não pintar outra alternativa, vou procurar uma para compra.
    Olá meu prezado amigo Josué

    Bom dia.

    Se o seu mecânico acha que a EGR e esse sensor MAP estão comprometidos, então, troque-os ... não é interessante que essa luz da injeção se mantenha acesa em regime “full-time” com o veículo em funcionamento, porque ela é o canal de comunicação entre a central eletrônica e o usuário do veículo, permitindo que o mesmo saiba em tempo hábil de problemas menores existentes no sistema de injeção, que se não corrigidos a tempo poderão acarretar gastos elevados em partes e peças muito mais caras. Acredito que essa luzinha indica, problemas não só na EGR, como também na qualidade e fluxo do combustível e funcionamento de outras partes importantes como turbo, intercooler, coletor de admissão, bicos injetores, filtros, etc. ... Portanto, acredito que valha a pena você fazer esse investimento para o regular funcionamento dessa luz da injeção ...

    Forte abraço e boa sorte.
    4X4 Brasil
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  • #1452
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    Citação Postado originalmente por josue_soares Ver Post
    eu considero uma peça cara sim (entre duas a três vezes o salário mínimo vigente, por exemplo). Diversas peças e procedimentos de importância MTO mais significativa tem um custo bem mais inferior. Caso não considere isso um valor expressivo, reveja você seus conceitos, amigo.
    Eu tinha entendido que a peça custava R$ 1.000,00, conforme sua postagem anterior.
    Daí a minha comparação em 1% sobre o valor da viatura.
    Desculpe pelo mal entendido.

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