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  • #205
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    Boa Noite TLyra! Tudo bem? Também tenho uma pajero Sport V6 3.5 2010 apresentando mesmos problemas de superaquecimento no motor. Você conseguiu resolver esta situação? Alguma dica para compartilhar?
    Estou andando com scanner conectado medindo temperatura em tempo real; na estrada a 3.000 giros, 120km/h com vento ela mantém nos 98C graus, pegou congestionamento vai para 110C - 113C graus. Travando a polia viscosa a temperatura baixou uns 2C graus. Radiador foi desmontado para examinar e está sem corrosão ou obstrução. Mas mesmo assim o motor trabalha muito quente. Deveria ficar no máximo em 96C graus. Se tiver alguma dica agradeço. Obrigado.

  • #206
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    Boa Noite João Tudo bem? Também tenho uma pajero Sport V6 3.5 2010 apresentando mesmos problemas de superaquecimento no motor. Você conseguiu resolver esta situação? Alguma dica para compartilhar?
    Estou andando com scanner conectado medindo temperatura em tempo real; na estrada a 3.000 giros, 120km/h com vento ela mantém nos 98C graus, pegou congestionamento vai para 110C - 113C graus. Travando a polia viscosa a temperatura baixou uns 2C graus. Radiador foi desmontado para examinar e está sem corrosão ou obstrução. Mas mesmo assim o motor trabalha muito quente. Deveria ficar no máximo em 96C graus. Se tiver alguma dica agradeço. Obrigado.

  • #207
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por DBarba Ver Post
    Boa Noite João Tudo bem? Também tenho uma pajero Sport V6 3.5 2010 apresentando mesmos problemas de superaquecimento no motor. Você conseguiu resolver esta situação? Alguma dica para compartilhar?
    Estou andando com scanner conectado medindo temperatura em tempo real; na estrada a 3.000 giros, 120km/h com vento ela mantém nos 98C graus, pegou congestionamento vai para 110C - 113C graus. Travando a polia viscosa a temperatura baixou uns 2C graus. Radiador foi desmontado para examinar e está sem corrosão ou obstrução. Mas mesmo assim o motor trabalha muito quente. Deveria ficar no máximo em 96C graus. Se tiver alguma dica agradeço. Obrigado.
    Acho que sua viatura está com obstrução na circulação de água.
    Sugiro verificar bomba e válvula termostática.
    Manter a temperatura tão elevada em rodovia não é normal.
    Por conta de ferrugem, a válvula termostática pode não estar abrindo totalmente.
    Se olhar isto, depois coloque aqui o resultado.

  • #208
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por DBarba Ver Post
    Boa Noite João Tudo bem? Também tenho uma pajero Sport V6 3.5 2010 apresentando mesmos problemas de superaquecimento no motor. Você conseguiu resolver esta situação? Alguma dica para compartilhar?
    Estou andando com scanner conectado medindo temperatura em tempo real; na estrada a 3.000 giros, 120km/h com vento ela mantém nos 98C graus, pegou congestionamento vai para 110C - 113C graus. Travando a polia viscosa a temperatura baixou uns 2C graus. Radiador foi desmontado para examinar e está sem corrosão ou obstrução. Mas mesmo assim o motor trabalha muito quente. Deveria ficar no máximo em 96C graus. Se tiver alguma dica agradeço. Obrigado.


    Bom dia colega

    Como o Glaicon disse essa temperatura está muito alta, se aquece tanto assim na rodovia o problema não deve ser ventoinha e nem radiador, pode ser bomba d'água ou termostática, verifica estes dois.

    Outra questão, ela baixa água? Ta usando aditivo (acho que sim senão tinha fervido), como estão as mangueiras, estufadas? Verifique se todas as mangueiras estão ok, estes dias vi um caso de um cara que isolou o ar quente da viatura dele, mas ao invés de fazer o by pass e manter a conexão sem passar pelo radiador o mexanico dele cortou as mangueiras e colocou dois plugs, ou seja a água não circulava próximo ao 4º cilindro que é o que mais aquece no motor e ferveu.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #209
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    Obrigado pessoa pelas respostas! Liquido do radiaodor, mangueiras em ordem! Radiador foi aberto e examinado, sem corrosão ou entupimento. Vou olhar a termostática, vi que da Diesel ela abre antes do que da Gasolina. Também estou considerando um eletroventilador para acabar de vez com o problema que muitos colegas aqui relataram; congestionamento ou esforço demais ela esquenta muito. Muito obrigado pessoal!

  • #210
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    Citação Postado originalmente por DBarba Ver Post
    Também estou considerando um eletroventilador para acabar de vez com o problema que muitos colegas aqui relataram; congestionamento ou esforço demais ela esquenta muito. Muito obrigado pessoal!
    Sim, alguns usuários relatam problema no trânsito urbano pesado.
    Resolvem colocando o eletro-ventilador do Astra, pois o tamanho e encaixe é bem fácil.
    Mas na rodovia não tem histórico de aquecimento anormal.
    Por isso a dúvida levantada sobre a integridade da bomba d´água e termostática.
    Não utilize termostática de viatura diesel em gasolina.
    Cada uma tem a temperatura correta de funcionamento e manutenção da temperatura do motor.
    E isto é fundamental para a correta queima do combustível e aquecimento do óleo.

  • #211
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    Rapaz, a minha viatura tem um comportamento meio estranho. Se eu ligo o AC o ponteiro da temperatura se mantém no meio, se desligo o AC, mesmo as ventoinhas permanecendo ligadas o ponteiro da temperatura fica um pouco acima do meio.
    Detalhe que mandei instalar um eletroventilador suplementar de 10" que trabalha em conjunto com o original.

    Além disso ela também tem aquele "defeito" cronico e macabro de dar trabalho pra ligar as vezes. Sem menhuma relação com a temperatura, ou seja, tanto faz a viatura fria ou quente.

    Edit.: Pajero Sport 3.5 v6 flex 2010
    4X4 Brasil Razão: Modelo e ano do veículo

  • #212
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    Citação Postado originalmente por RicardoBeltrão Ver Post
    Rapaz, a minha viatura tem um comportamento meio estranho. Se eu ligo o AC o ponteiro da temperatura se mantém no meio, se desligo o AC, mesmo as ventoinhas permanecendo ligadas o ponteiro da temperatura fica um pouco acima do meio.
    Detalhe que mandei instalar um eletroventilador suplementar de 10" que trabalha em conjunto com o original.

    Além disso ela também tem aquele "defeito" cronico e macabro de dar trabalho pra ligar as vezes. Sem menhuma relação com a temperatura, ou seja, tanto faz a viatura fria ou quente.

    Edit.: Pajero Sport 3.5 v6 flex 2010
    o eletroventilador original tb fica ligado quando vc desliga o ar?

    quanto ao defeito pra ligar, na minha costuma ser o motor de arranque, quando começa a dar esse problema. Vc liga no GNV ou na gasolina?
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • #213
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    Pajero na gasolina amigo, não uso gnv. Pelo menos por enquanto.... Estou analisando a possibilidade e vantagem relativa.
    Acredito que a dificuldade na partida tenha relação com a pressão no sistema ou a amperagem da bateria, não sei, ainda vou verificar. A bateria original é de 90Ah, a que está instalada é uma de 75Ah.

  • #214
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    UP!
    Problema de aquecimento RESOLVIDO! Pelo menos aparentemente...
    Vou fazer mais uns testes, montar um tópico bem explicativo e em seguida posto aqui.
    Só pra adiantar, VALVULA TERMOSTATICA! Mas não adianta só trocar por uma nova.

  • #215
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    07/02/2017
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    Cool Resolvido!

    Pipoca e cadeira porque o post ficou loooongo...

    Bem, pra começar a minha Pajero Sport 3.5 V6 Flex 2010 sempre trabalhou com o ponteiro da temperatura travado no meio (50% do marcador) mas recentemente começou a subir em trânsito lento ou com o carro parado, chegando a atingir 85% do marcador e soprar ar quente no ar condicionado. Vi vários relatos de gente na mesma situação, inclusive li esse tópico quase todo e tem soluções pra todos os gostos:
    -Troca da embreagem viscosa e substituição da Hélice por uma de 11 pás
    -Troca da bomba d'água
    -Troca da válvula termostática
    -Varetar radiador
    -Colocar eletroventilador suplementar
    -Troca do radiador
    -Limpeza no arrefecimento e troca do aditivo
    -Troca do cabeçote
    etc etc etc
    Chegando ao ponto de um cara falar aí que a solução é que o eletroventilador tem que soprar pra a frente (desafiando as leis da física) e tem que usar o aditivo original da mitsubishi (como se "mitsubishi" fosse marca de aditivo), troca da bomba d'agua
    ou mesmo casos extremos como a substituição do cabeçote do motor.
    Eu entendo realmente que quando o problema é com a gente, nós tendemos a ficar irritados, desnorteados e burros mesmo, apelando para soluções das mais estranhas e absurdas, mas é importante sempre analisar a questão da maneira mais técnica possível.

    O sistema foi concebido para funcionar bem em locais diversos com as mais variadas temperaturas, tanto que a pajero sport foi campeã do Rally Dakar várias vezes e rodou (até onde se sabe...) sem nenhuma modificação no sistema (apesar de se tratar, em tese, de um carro novo).
    MAS, do meu ponto de vista (não sou engenheiro e nem mecânico especialista) um sistema que roda bem no calor, tem certas dificuldades no frio e um sistema concebido para rodar bem no frio acaba aquecendo um pouco em temperaturas mais elevadas, além do fato de que um carro novo, com peças novas, dificilmente apresenta fadigas, ao passo que depois de certo tempo as peças vão sofrendo desgaste e perda de eficiência.

    Acho importante ainda frisar que nem sempre os famosos engenheiros das montadoras criam o melhor projeto para cada caso, ou aplicam as melhores peças, ou desenvolvem as melhores técnicas, apesar de (teoricamente) serem os maiores especialistas e preverem todas as situações que o produto possa vir a enfrentar. Prova disso são os inúmeros recalls e substituições de peças mecânicas em veículos do mesmo modelo com o passar do tempo em virtude justamente do número de reclamações dos clientes, como por exemplo a motocicleta XRE300 que notoriamente trinca o cabeçote do motor devido ao superaquecimento e não adianta substituir o mesmo pois voltará a trincar com o tempo, ou mesmo o exemplo da pajero, que foi informado pela fábrica que os modelos superiores a 2011 já não apresentam mais o superaquecimento, mesmo se tratando do mesmo motor.

    Sendo assim, como meu carro apresentou sinais preocupantes de superaquecimento e eu moro na região nordeste onde predominam temperaturas acima dos 30°C, tomei a primeira providência e coloquei uma ventoinha elétrica suplementar ao lado da original do veículo, optei por um modelo universal de 10 polegadas pois encaixa direitinho no lugar e fica mais justa no radiador do que as outras. Tive que fazer apenas um pequeno suporte na parte superior:


    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-ventoinha-suplementar.jpg
    Ventoinha de 10" instalada



    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-detalhe-suporte.jpg
    Detalhe do suporte

    Com isso o carro não superaquecia mais até parar de gelar o ar condicionado, ficou travado no meio e um fato curioso começou a acontecer; Quando eu andava com o ar ligado o ponteiro praticamente "travava" no meio, mas se eu desligasse o ar o ponteiro ficava oscilando entre 50%-65%, mesmo com as duas ventoinhas trabalhando, aliás três ventoinhas se contar com a viscosa.
    Porém há alguns dias quando peguei um congestionamento mais pesado e depois fiquei com o carro em marcha lenta por muito tempo o bendito do ponteiro começou a subir novamente e atingiu quase 80%, fato que me deixou bem apreensivo porque ficou faltando quase nada para o carro ferver e danificar severamente o motor.


    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-temperatura-diurno.jpg
    O ponteiro da minha pressão arterial


    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-temperatura-noturna.jpg
    Curioso é que não importava o horário e nem a temperatura externa, o ponteiro sempre oscilava nas mesmas condições, o que me levou a considerar que o problema efetivamente não seriam nem as ventoinhas e nem o radiador ou fluido, mas sim a famigerada válvula termostática! Pois bem, liguei pra um conhecido que trabalha em uma autopeças e consignei a compra à minha real necessidade de troca da válvula (até pelo singelo preço de 450 reais!), mas como só saberia na segunda feira quando fosse ao mecânico pra trocar, acabei levando logo pra casa.
    Como sou ansioso demais acabei não aguentando esperar pra trocar e inspirado no colega RValle, de quem tomei emprestado algumas fotos para poder explicar o processo porque infelizmente não tive como registrar enquanto fazia, acabei pondo a mão na massa e desmontando eu mesmo a bendita válvula termostática.
    Uma dica pra que for tentar essa empreitada, forre a parte das correias com um saco plastico de maneira que toda a água com aditivo que escorrer vá direto para o chão, e não fique escapando e grudando pra todo lado.

    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-parafusos-abertura.jpg
    Pra soltar a válvula é bem fácil, solte o cano d'água do suporte da válvula e folgue os dois parafusos que prendem o suporte no bloco

    Depois de aberto o suporte fica assim (créditos da imagem do nosso amigo RValle):
    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-valvula-termostatica.jpg


    Eu retirei a válvula e fui direto fazer o "teste da panela", coloquei ela na água e liguei o fogo, alguns minutos depois a água ferveu e ela abriu, ou seja, não há defeito na válvula. Mas um fato que me deixou curioso foi a dimensão da abertura, coisa de uns 10mm, achei bem pouco porque nitidamente dificulta a passagem da água e é insuficiente para refrigerar o motor de maneira eficiente.

    Teste da panela (créditos da imagem ao amigo RValle)
    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-teste-valvulas.jpg

    Como tira-teima eu abri a válvula nova e fiz o mesmo teste, para a minha surpresa a abertura da válvula nova foi praticamente a mesma da minha, o que me levou a considerar que ou é uma falha de projeto da válvula, ou o carro definitivamente foi feito para rodar no álcool (combustível com menor potencial calorífico que a gasolina) e em regiões de baixas temperaturas médias. Sendo assim me ocorreu uma possível solução:
    - Cortei alguns elos da mola que "fecha" a válvula, diminuindo assim o esforço necessário para ela abrir
    - Coloquei uma pequena esfera de metal (daquelas que tem nos pequenos rolamentos) na base da haste de metal que abre a válvula, de maneira que ela ficou mais alongada, aumentando assim a abertura

    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-valvula-termostatica-2.jpg
    Marcações de onde foi serrada a mola e onde foi colocada a esfera, na base da haste de abertura (créditos da imagem ao amigo RValle)

    Depois disso voltei com a válvula pra a panela e fiz o teste novamente, BINGO! a válvula abriu mais cedo e com a temperatura maior ela abriu quase 50% a mais, ficando uma abertura de aproximadamente 15mm, excelente.
    finalizei o acabamento das modificações, coloquei a válvula de volta no carro e reabasteci o sistema.

    Passei alguns dias fazendo testes, rodei em congestionamento, deixei o carro parado com o ar ligado, rodei sem ar condicionado, durante o dia no sol, durante a noite no frio, de todo jeito. O ponteiro fica cravado em aproximadamente 45%, ou seja, nem superaquece e nem refrigera demais, mantém a temperatura ideal de trabalho do motor, mas sem correr riscos de aquecimento demasiado.

    É isso galera, pelo menos o meu problema de aquecimento foi resolvido e não era nada de bomba d'agua, ventoinha ao contrário, aditivo mitsubishi, cabeçote, nada demais, apenas a bendita válvula termostática que tem um curso de abertura muito curto para a necessidade de arrefecimento do motor, além de ter uma mola de fechamento muito forte, o que gera uma grande resistência na hora da abertura, necessitando de temperaturas bem mais elevadas para abrir (e quando abre, ainda abre pouco, aí já viu né...).

    Essa foto foi tirada hoje á noite com uma temperatura externa de aproximadamente 23°C
    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-20170421_195734.jpg
    O ponteiro se manteve religiosamente na mesma posição, independente do regime de uso do carro e da temperatura externa, ou seja, a válvula termostática está funcionando perfeitamente e do MEU PONTO DE VISTA o projeto da mesma possui algumas falhas (que podem ser corrigidas)

    Não aconselho a retirada por completo da válvula, pois o carro precisa trabalhar na temperatura ideal e ela controla essa temperatura.

    Bem galera, peço desculpas pelo post longo demais, porém a intenção é ajudar a galera que ja fez de tudo pra melhorar a questão do arrefecimento e eu gosto de tudo bem detalhado, infelizmente não deu pra fotografar o processo, mas espero ter ajudado.

    Paz e bem!
    4X4 Brasil Razão: Corrigindo os links das fotos

  • #216
    Usuário Avatar de Glaicon
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    22/06/2009
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    Ricardo, sensacional seu trabalho.
    Esclarecedor.
    Essa mesmo de diminuir a tensão da mola, eliminando parte da mesma, é solução inédita e, aparentemente, muito eficaz.
    Parabéns!

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