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  • #1
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    Pajero sport 2.8 4m40 ano 2000




    Amigo, chego há pouco. Comprei uma Pajero Sport ano 2000 com motor 2.8 . Esse é o mei primeiro carro à Diesel e confesso que tinha muita vontade de parar na bomba e pedir para abastecer diesel. Espero ter alegrias com ela.


    O carró tem 132 mil KM que não sei se são originais já que hoje em dia vemos de tudo quando o assunto é revenda mas ela anda bem de suspensão e o ex dono me pareceu ser uma pessoa séria, andei 20 km hoje com ela e parei na garagem então não deu muito tempo de namorar ela.

    O couro tem algumas peças que demandam substituição e espero que o pior nela seja mesmo o couro pq sendo de classe média e comprando uma pajero velhinha já viram né!!!!

    Peço aos amigos dicas de manutenção, o que devo ver, o que devo cuidar.... espero fazer amigos aqui! Obrigado a todos.

    Posto fotos amanhã


  • #2
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    16/10/2013
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    Cool

    Citação Postado originalmente por rafaelcantalice Ver Post
    Amigo, chego há pouco. Comprei uma Pajero Sport ano 2000 com motor 2.8 . Esse é o mei primeiro carro à Diesel e confesso que tinha muita vontade de parar na bomba e pedir para abastecer diesel. Espero ter alegrias com ela.


    O carró tem 132 mil KM que não sei se são originais já que hoje em dia vemos de tudo quando o assunto é revenda mas ela anda bem de suspensão e o ex dono me pareceu ser uma pessoa séria, andei 20 km hoje com ela e parei na garagem então não deu muito tempo de namorar ela.

    O couro tem algumas peças que demandam substituição e espero que o pior nela seja mesmo o couro pq sendo de classe média e comprando uma pajero velhinha já viram né!!!!

    Peço aos amigos dicas de manutenção, o que devo ver, o que devo cuidar.... espero fazer amigos aqui! Obrigado a todos.

    Posto fotos amanhã

    Parabéns, belo carro! Cuida logo de trocar as correias e óleos antes que tenha surpresas por conta disso. Dá tmb uma bela revisada na suspensão e freios! é 4x4? se for, faz tudo isso e vai pegar uma praia e posto fotos!

  • #3
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    27/12/2013
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    Obrigado pela dica amigo. O antigo proprietário disse que trocou a corrente de comando e as correias que de fato é novinha . Como eu faço para saber se a corrente de comando foi mesmo trocada?

    A suspensão está muito boa, 4 amortecedores novos e falta instalar os dois batentes superiores que o antigo dono me entregou novo também e com nota da concessionária. Me parece que a pessoa cuidava bastante do carro.

    A tração eu confesso que ainda não tive coragem de acionar pelo simples fato de não saber como proceder. Vou dar uma lida no manual dela para entender o funcionamento.

    Obrigado pela ajuda

  • #4
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    29/12/2013
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    Opa amigo, bom dia...
    A minha tbm e 2000, a tração dela e forte. Porém, costumo acionar com o carro embreado e abaixo dos 40km, não sei se faço certo hehe.

  • #5
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    27/12/2013
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    Citação Postado originalmente por Nill Ferreira Ver Post
    Opa amigo, bom dia...
    A minha tbm e 2000, a tração dela e forte. Porém, costumo acionar com o carro embreado e abaixo dos 40km, não sei se faço certo hehe.
    Rapaz, também não sei se faço certo mas eu parei ela e coloquei em N já que a minha é automática.


    Sabe como é né.... tudo que é desconhecido o "cabra" tem um medo danado.



    Alguém sabe a pressão de trabalho da turbina dela?

  • #6
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    27/12/2013
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    Algumas coisas aconteceram nesse tempo... seguem umas atualizações

    Instalação do manimetro de pressão de turbina









    Um tempo passou e então dei um bom mole. Havia um furo num tubo que leva água da turbina para o bloco ou vice versa!!! Estava completando quase diariamente o nível pois minha mulher usava o carro e um sábado fui trabalhar com ela.... há 160 km/h lembrei de olhar para o marcador e eis que.... ferveu.

    Olha o cano que rompeu.








    O que resolvi fazer foi climpar uma mangueira de borracha envolvida com inox ( aerokip ) e então substitui uma parecida que ia para a BI e a em questão que furou











    Foi entao que comecei a pesquisar sobre o motor e percebi dos problemas de aquecimento das pajeros e que apesar de saber que o maior influenciado era o 2.5 e não o 2.8 resolvi desmontar a parte de cima para ver como estava. A junta não queimou










  • #7
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    27/12/2013
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    Seguindo com a preventiva, aproveitei que estava tudo desmontado e resolvi mexer em bicos injetores



    Liguei em uma loja Bosch Car Service para ver o preço do serviço e sentar em uma trozoba enorme.

    Os bicos foram restados e:

    2 tinham 130 kg de pressão sendo o correto 150 kg
    1 tinha 140 Kg
    1 Tinha 140 Kg e travava.

    Em resumo um cilindro não estava injetando diesel. Ia dar uma m***a em algum lugar, provavelmente na bomba injetora.

    Todos os bicos foram desmontados, limpos, uma peça interna polida, a pressão ajustada para 150 kg, retentores trocados, remontados e testados para medir o leque, a pressão e a estanqueidade. Ficou tudo 100% e gastei absurdos R$120,00

    Como cada elemento custa R$ 60,00 na próxima nem vou me dar a todo esse trabalho, vou trocar logo os elementos internos deles 4.





    Carro ligado e um problema apareceu. O carro não ligava na primeira partida do dia

    Velas aquecedoras OK

    LEvamos o carro para a Bosch Truck Service que fez os bicos.

    Tiraram a bomba do lugar e constatou-se que havia ferrugem no tanque e indo de lá para a bomba. O cara me explicou um monte de coisa e dada a importancia da peça para o funcionamento do carro diesel resolvi fazer uma geral na bomba mesmo nao precisando tanto ( medo )


  • #8
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    Quando acabou vieram uns probleminhas e umas decepções.

    1º Me disseram que o sensor de velocidade da caixa estava queimado pq o carro estava demorando muito para trocar de marcha e o RPM não funcionava.

    Fui lá explicar a eles o que era, onde estava e o que fazia o LPS.... eu mesmo desmontei tudo, tirei ele e ecoloquei no lugar certinho e acabou o problema da troca de marcha.

    O RPM falo depois.

    2º Dias depois o carro não pegava novamente pela manhã ( mesmo sintoma de antes de fazer a bomba ) retornei na Bosch.
    Os caras queriam sem nem meter a mão no carro trocar o cabeçote do filtro de combustível. Um rapaz ( devia ter uns 18 anos ) foi lá para desmontar a peça enquanto o dono da oficina foi buscar a peça, o preço dela e da MO e esse rapaz verificou umas mangueiras com abraçadeiras sem pressão. Resumo... trocou a mangueira, a abraçadeira e até agora está OK.

    Pergunta... será que era necessário mesmo ter feito minha bomba ou já havia essa entrada de ar? Pulga atrás da orelha e decepção com a empresa.... confiança interrompida.



    O RPM que segundo eles era um problema no alternador eu verifiquei quando em casa lavando ela.

    Algumas tomadas soltas e...



    Lá atrás e embaixo do lado direito a tomada solta.

    RPM resolvido


  • #9
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    Mecanica em dia e chega a hora de limpeza

    E das boas.











    No interior muita coisa ainda para fazer para ficar como espero, comecei pelo couro.










  • #10
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    Bucha da alavanca do 4x4.

    Fui verificar o estado da minha e não havia uma lá....

    Vamos confeccionar uma.


























    Eis que chegamos aos dias de hoje!!!

  • #11
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    campo bom/RS
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    Parabéns Rafael pela viatura, tive uma PS 2001 2.8, deixou saudades..... só uma dica se ferveu o motor, o liquido de arrefecimento também ferveu não refrigerando o óleo da caixa at que deve ter sofrido com o aquecimento, de uma olhada na cor do mesmo, dicas de um especialista em caixas AT que me passou, abraço e continue postando fotos da vtr.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Marcelo Schuch Ver Post
    Parabéns Rafael pela viatura, tive uma PS 2001 2.8, deixou saudades..... só uma dica se ferveu o motor, o liquido de arrefecimento também ferveu não refrigerando o óleo da caixa at que deve ter sofrido com o aquecimento, de uma olhada na cor do mesmo, dicas de um especialista em caixas AT que me passou, abraço e continue postando fotos da vtr.

    Obrigado amigo e obrigado também pela dica. O fluido da caixa do meu carro de fato estou meio preocupado pq a cor dele é clara e comprei 5 litros de castrol tqm sp3 e ele é vermelho vermelho.... tenho que comprar um filtro e fazer a troca do fluido dela. Vou fazer umas 2 trocas de 5 litros pq vai ficar misturado o fluido que está lá com o novo.

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