Prezados colegas do 4x4 Brasil Com o objetivo de auxiliar as pessoas que estão se decidindo a comprar um Pajero TR4 resolvi monitorar por 10.000 Km o meu consumo de combustível e colocar os resultados em um gráfico. Creio que deverá ser útil também para que haja uma comparação com o desempenho de quem já está usando o carro e queira compartilhar seus dados. Dados para melhor compreensão do gráfico:
1- Carro: TR4 AT (4x4) 2011/2012, monitorado de 6.723Km até 16.444 Km 2- Até 10.000 Km 30% álcool e 70% gasolina 3- De 10 até 15.000 Km 100% gasolina 4-15.000 Km adiante 100% álcool - Uso na maior parte do tempo na cidade do Rio de Janeiro com ar ligado e pegando alguns engarrafamentos (não muito) - As regiões de maior consumo são situações de fora de estrada com muita lama e uso intenso de 4x4 e reduzida - A melhor média foi em estrada boa sempre a mais de 90Km/h - O pior consumo foi em situação extrema: carro carregado com 4 passageiros subidas muito íngremes com pedras e lama quase sempre com 4x4, bloqueio ou reduzida ligados, motor com 100% de álcool. Isso fornece uma autonomia de aproximadamente uns 250Km, questão importante para lugares onde não há abastecimento. - Em uso normal acho que da para esperar um consumo médio de 7 km/l com gasolina e uns 5,5 km/l com álcool. - Tudo depende do peso do pé do motorista! Espero que este gráfico nos ajude a entender melhor este jipe fantástico que é o Tr4!
Abraço a todos
Prezados colegas do 4x4 Brasil Com o objetivo de auxiliar as pessoas que estão se decidindo a comprar um Pajero TR4 resolvi monitorar por 10.000 Km o meu consumo de combustível e colocar os resultados em um gráfico. Creio que deverá ser útil também para que haja uma comparação com o desempenho de quem já está usando o carro e queira compartilhar seus dados. Dados para melhor compreensão do gráfico:
1- Carro: TR4 AT (4x4) 2011/2012, monitorado de 6.723Km até 16.444 Km 2- Até 10.000 Km 30% álcool e 70% gasolina 3- De 10 até 15.000 Km 100% gasolina 4-15.000 Km adiante 100% álcool - Uso na maior parte do tempo na cidade do Rio de Janeiro com ar ligado e pegando alguns engarrafamentos (não muito) - As regiões de maior consumo são situações de fora de estrada com muita lama e uso intenso de 4x4 e reduzida - A melhor média foi em estrada boa sempre a mais de 90Km/h - O pior consumo foi em situação extrema: carro carregado com 4 passageiros subidas muito íngremes com pedras e lama quase sempre com 4x4, bloqueio ou reduzida ligados, motor com 100% de álcool. Isso fornece uma autonomia de aproximadamente uns 250Km, questão importante para lugares onde não há abastecimento. - Em uso normal acho que da para esperar um consumo médio de 7 km/l com gasolina e uns 5,5 km/l com álcool. - Tudo depende do peso do pé do motorista! Espero que este gráfico nos ajude a entender melhor este jipe fantástico que é o Tr4!
Abraço a todos
em media no uso urbano vc tem tido que médias?
e fugindo um pouco sobre o topico o que acha da TR4 sempre fui louco numa tr4 so que estou querendo podenrar a vontade com razao... e decidir vale a diesel ou a tr4 e tem hora que paro para ler os post sobre diesel e flex e fico ate perdido de tanto "tiro" que sai... assim como espaço para 4 adultos...
obrigado
Eu comprei uma TR4 automatica ano 2011 em fevereiro desse ano que estava com 12 mil km, zerada. Pego estrada boa todo dia, ja andei 18 mil km com ela esse ano. Na minha regiao o etanol compensa muito (R$ 1,6-1,7 o litro) entao só tenho abastecido com etanol.
Posso dizer que o carro funciona como um relogio, as medias com 4x4 nao sao muito inferiores do 4x2. Fazendo um trajeto diario de 70-80 km sendo 80 % estrada e 20 % cidade o carro faz 6,5 km/l o que acho muito bom.
Ja fiz mais que isso no etanol, mas a média realmente fica em torno de 6,5. Usei gasolina apenas duas vezes e a média em ambas foi de 9.3 km/ l. A diferença esta em exatamente 30 % na relação etanol / gasolina, e sendo assim, vou de etanol que me da um custo mais baixo por km rodadol!!
O fato que notei com esse tempo de TR4 é que o tanque de 72 litros nao enche toda vez que vou abastecer o carro. No inicio achava que o carro tinha uma reserva grande, mas depois de ir testando estimo que tenha 9 litros. Quando sobram 5 litros a luz começa a piscar e voce precisa abastecer com certa urgencia. Só consigo realmente encher o tanque quando abasteço em um posto na minha cidade cuja bomba permanece em uma área em que o carro fica "tombado". Se preciso fazer uma viagem mais longa, abasteço nesse local e consigo fazer tranquilamente 450 km com um tanque de etanol. É até importante saber o quanto tem pois o nivel de combustivel do meu carro varia que é uma doidera..acho que a boia deve estar enroscada, entao eu marco pelo km.
A maioria dos postos consegue completar o nível do combustivel até 63 litros (e eu abasteço bastante por aí). Um dia eu estava curioso se meus calculos estavam corretos, entao eu abasteci em um posto até a boca e entao fui até o posto da bomba "tombada". Entraram pouco mais de 10 litros, e com a distancia entre eles era mais ou menos 8 km eu conclui que a reserva tem realmente 9 litros. Algum de voces ja percebeu isso?
Eu comprei uma TR4 automatica ano 2011 em fevereiro desse ano que estava com 12 mil km, zerada. Pego estrada boa todo dia, ja andei 18 mil km com ela esse ano. Na minha regiao o etanol compensa muito (R$ 1,6-1,7 o litro) entao só tenho abastecido com etanol.
Posso dizer que o carro funciona como um relogio, as medias com 4x4 nao sao muito inferiores do 4x2. Fazendo um trajeto diario de 70-80 km sendo 80 % estrada e 20 % cidade o carro faz 6,5 km/l o que acho muito bom.
Ja fiz mais que isso no etanol, mas a média realmente fica em torno de 6,5. Usei gasolina apenas duas vezes e a média em ambas foi de 9.3 km/ l. A diferença esta em exatamente 30 % na relação etanol / gasolina, e sendo assim, vou de etanol que me da um custo mais baixo por km rodadol!!
O fato que notei com esse tempo de TR4 é que o tanque de 72 litros nao enche toda vez que vou abastecer o carro. No inicio achava que o carro tinha uma reserva grande, mas depois de ir testando estimo que tenha 9 litros. Quando sobram 5 litros a luz começa a piscar e voce precisa abastecer com certa urgencia. Só consigo realmente encher o tanque quando abasteço em um posto na minha cidade cuja bomba permanece em uma área em que o carro fica "tombado". Se preciso fazer uma viagem mais longa, abasteço nesse local e consigo fazer tranquilamente 450 km com um tanque de etanol. É até importante saber o quanto tem pois o nivel de combustivel do meu carro varia que é uma doidera..acho que a boia deve estar enroscada, entao eu marco pelo km.
A maioria dos postos consegue completar o nível do combustivel até 63 litros (e eu abasteço bastante por aí). Um dia eu estava curioso se meus calculos estavam corretos, entao eu abasteci em um posto até a boca e entao fui até o posto da bomba "tombada". Entraram pouco mais de 10 litros, e com a distancia entre eles era mais ou menos 8 km eu conclui que a reserva tem realmente 9 litros. Algum de voces ja percebeu isso?
Abs!
Brother, seu relato me ajudou, to pensando seriamente em adiantar as parcelas do cdc atual que tenho e entregar o carro "stuart" e tocar para tr4 ....
Brother, seu relato me ajudou, to pensando seriamente em adiantar as parcelas do cdc atual que tenho e entregar o carro "stuart" e tocar para tr4 ....
Eu gosto bastante da minha.... fazendo 6,5 km / L com etanol a R$ 1,70 acaba saindo R$ 0,26 / km rodado com combustível. O preço médio da gasolina aqui é de 2,60, entao minha TR4 no etanol faz o equivalente a 10 km/ L em R$ por km rodado. Por ser Flex (que gasta mais) e automatica ta bom demais!
Se vc for pegar TR4 sugiro dar uma boooa olhada por aí pra achar uma que esteja zerada. Paguei caro na minha mas mais nova que ela apenas uma zero km. Recomendo pegar a com o motor novo (se n me engano a partir de 2010) que tem taxa de compressao de 11,5:1. Essa faixa é intermediaria entre etanol e gasolina e por isso nao vai ser muito economica nem em um uso nem no outro...esse é o "gargalo" do FLEX. Os carros mais novos como Ka estao vindo com taxa de compressao mais adequadas ao etanol (~13:1), o que diminui o consumo de combustivel.
Os carros mais antigos tinham taxa de compressao mais adequadas a gasolina, por isso sao mais gastoes quando utilizados com etanol.
Eu gosto bastante da minha.... fazendo 6,5 km / L com etanol a R$ 1,70 acaba saindo R$ 0,26 / km rodado com combustível. O preço médio da gasolina aqui é de 2,60, entao minha TR4 no etanol faz o equivalente a 10 km/ L em R$ por km rodado. Por ser Flex (que gasta mais) e automatica ta bom demais!
Se vc for pegar TR4 sugiro dar uma boooa olhada por aí pra achar uma que esteja zerada. Paguei caro na minha mas mais nova que ela apenas uma zero km. Recomendo pegar a com o motor novo (se n me engano a partir de 2010) que tem taxa de compressao de 11,5:1. Essa faixa é intermediaria entre etanol e gasolina e por isso nao vai ser muito economica nem em um uso nem no outro...esse é o "gargalo" do FLEX. Os carros mais novos como Ka estao vindo com taxa de compressao mais adequadas ao etanol (~13:1), o que diminui o consumo de combustivel.
Os carros mais antigos tinham taxa de compressao mais adequadas a gasolina, por isso sao mais gastoes quando utilizados com etanol.
vc veio ao RJ de passagem eu moro aqui.. trbaalho vinculado a Bacia de Campos e acho absurdo pagarmos isso tudo na gasolina e venezuela pagar centavos o litro