x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 32 de 32

Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    A TR4 não tem diferencial central?
    TEM SIM e pode sim ser usada com o 4x4 Full Time (embora não veja vantagem em usar assim o tempo todo, aumente o consumo de combustível e o desgaste do sistema)

Abaixo uns posts antigos meus que eu já coloquei umas 10x aqui no forum, no FB, já mandei p amigos etc... (é reciclável rsrsrsrs)

Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post

Diferencial
    Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicaçãoque eu ja vi)
    Around the Corner - YouTube

Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

Se o eixo do carro fosse rígido, ligando uma roda à outra, sempre que fizéssemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
    Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

Quando vc aciona o 4x4 (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
    Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
    Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

Nesse caso, bloqueando o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
    Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
    A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

* Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslizante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar no macaco e acelerar ele provavelmente vai cair.
    Mas se ela estiver encostado em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
    (deu p entender ?)

** Quanto ao diferencial central
    Muitas marcas (como a Land Rover, por exemplo) vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
    Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele já estivesse bloqueado.
    Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
    A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
    Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado contra um 4x4 sem bloqueio é quase o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

Aqui + um vídeo bem legal...
    Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
    1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, sendo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslizante, que em casos não extremos já resolve bem o problema
    Eaton Locking Differential Demonstration - YouTube

* Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo

Para quem curte usar 4x4 na terra (aliás, louco é quem compra para ir ao shopping recomendo o Livro "Técnica 4x4" do João Roberto
    Curso Técnica 4x4
    É um livro barato, simples e didático que com muitas figuras, fotos e esquemas explica os pormenores do funcionamento dos veículos 4x4 e dá dicas de condução.

escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro
    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    4x4H O diferencial central distribui a força entre a dianteira e a traseira de acordo com a necessidade. Em alguns momentos estará 50/50 % e em outros 60/40%, 40/60%, 70/30% etc...
    Neste caso com apenas 1 roda sem tração o veículo para

Com o 4x4Lc (bloqueado) a divisão dianteira/traseira ficará em exatos 50/50%
    Neste caso, se uma roda perde a tração vc fica sem tração naquele eixo (já que a força vai justamente p a roda sem tração) Mas o outro eixo continua recebendo os seus 50% e vai tirar o carro do lugar

Dá uma lida no meu post anterior que deve ajudar (ou bagunçar + ainda rsrsrsrsrs)
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Barbacena/MG
    Agradecimento: 1
    e.lauer, entendo seu argumento quanto a não ser um 4x4 "full time", embora ele tenha o diferencial central. A questão importante nisso é que o próprio manual desaconselha o uso do 4x4, se não for em terreno com baixa aderência, como é o caso de asfalto molhado ou terra. Ou seja, independente do fato de que, obviamente vai induzir um desgaste maior de todo o conjunto, sem grande necessidade, o próprio fabricante não indica que ele seja usado dessa forma.

Abraços,
    Edimar Oliveira
    TR4 - Precioso

Citação Postado originalmente por e.lauer Ver Post
    Não! Você está brincando quanto à usar o carro no 4x4 o tempo todo?
    Se não estiver, pare de fazer isso. A TR4 não é um 4x4 full time com diferencial central, projetada para ter todos os sistemas rodando.
    Erich,

Na verdade a TR4 tem a opção de ser um 4x4 full time porque tem diferencial central.

Meus TR4 nunca viram a alavanca em 4x2. Só 4x4, mesmo dentro da cidade.

4x4 Full-Time, antes de tudo, é segurança. Já peguei poça de óleo a 80 km/h dentro da cidade e se não estivesse 100% tracionado, tenho certeza que não ia dar pra manter o controle.

Aliás, a caixa Super Select da TR4 é uma das mais completas e resistentes do mercado, também é o que faz esse jipinho ser caro e ainda assim, compensador.

Em resumo, pode usar o 4x4H sem medo no asfalto, mas o 4x4 HLc e o 4x4 LLc (reduzida), só na terra ou duna.

Abraço,
    Neilson

Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Agradecimentos: 0
    Olá a todos,

sobre o assunto gostaria de registrar uma opinião e esclarecer as razões de eu usar 4x4 full time na TR4.

falam em não usar para poupar equipamento e combustível. com a devida licença, poupar equipamento não me parece ser um bom argumento. acho que a imensa maioria dos veículos 4x4 selecionáveis, chegam ao fim da vida com a tração ainda zero quilômetro. estou falando de carros de rua e não de nossos bons e velhos jeeps que só andam traçados.

no meu caso, com nem tenho tido tempo de fazer trilhas, acho que em um ano de TR não teria engatado a tração nenhuma vez, desperdiçando um ótimo recurso que ela oferece. penso que muitas tr4 e veículos similares, ao fim da vida, vão para o ferro velho com 90% por cento de sua vida útil gasta, mas, como já disse, 2 ou 3% de uso da tração.

não acho que a mitsubishi fez a tração da tr para ter um uso tão restrito. além do que, dificilmente quem compra uma tr4 zero quilômetro, vai usá-la por toda a sua vida útil. acho que o normal é usar 1, 2 ou 3 anos e trocar. então não justifica "economizar" um recurso útil que traz segurança a voce e a sua família.

se gastar um pouco mais de combustível, paciência, afinal, com o perdão da brincadeira, na TR4 que é por natureza gastadora, "o que é um peido pra quem tá cagado?" e acho que se em um única situação a tração integral te livrar de um acidente ou de uma situação de maior risco, já paga todo o combustível gasto a mais.

uso e vou continuar usando tração full time na TR. se a tração não aguentar, para mim será uma decepção e vou partir pra outro carro, mas acredito da robustez da TR.

abraço a todos

Usuário Avatar de jleroy
    Entrada
    09/04/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG

Comprei uma TR4 0KM 4x2 MT - EXCELENTE !

Citação Postado originalmente por Rogério Tortato Ver Post
    Olá a todos,

sobre o assunto gostaria de registrar uma opinião e esclarecer as razões de eu usar 4x4 full time na TR4.

falam em não usar para poupar equipamento e combustível. com a devida licença, poupar equipamento não me parece ser um bom argumento. acho que a imensa maioria dos veículos 4x4 selecionáveis, chegam ao fim da vida com a tração ainda zero quilômetro. estou falando de carros de rua e não de nossos bons e velhos jeeps que só andam traçados.

no meu caso, com nem tenho tido tempo de fazer trilhas, acho que em um ano de TR não teria engatado a tração nenhuma vez, desperdiçando um ótimo recurso que ela oferece. penso que muitas tr4 e veículos similares, ao fim da vida, vão para o ferro velho com 90% por cento de sua vida útil gasta, mas, como já disse, 2 ou 3% de uso da tração.

não acho que a mitsubishi fez a tração da tr para ter um uso tão restrito. além do que, dificilmente quem compra uma tr4 zero quilômetro, vai usá-la por toda a sua vida útil. acho que o normal é usar 1, 2 ou 3 anos e trocar. então não justifica "economizar" um recurso útil que traz segurança a voce e a sua família.

se gastar um pouco mais de combustível, paciência, afinal, com o perdão da brincadeira, na TR4 que é por natureza gastadora, "o que é um peido pra quem tá cagado?" e acho que se em um única situação a tração integral te livrar de um acidente ou de uma situação de maior risco, já paga todo o combustível gasto a mais.

uso e vou continuar usando tração full time na TR. se a tração não aguentar, para mim será uma decepção e vou partir pra outro carro, mas acredito da robustez da TR.

abraço a todos
    Já rodei cerca de 500 km com a TR4 2015 4x2 MT e estou gostando muito do carro.
    A compra foi consciente depois de fazer teste drive, ler revistas especializadas , ver sites de avaliação e consultar proprietários nas ruas.
    Carro robusto, excelente design, seguro, excelente dirigibilidade, compacto, tamanho adequado para as condições de trânsito atual, porta malas ótimo ( a não ser pra que m tem família com filhos e carrega muita bagagem ) e ótimo visibilidade . O consumo é normal para um carro 2.0. Uso somente gasolina aditivada Shell V-Power. Carro que dá prazer em dirigir.
    Sem nenhuma dúvida optei pelo MT ao invés de AT. carro mais leve, menos consumo, 5 marchas e prazer em cambiar.
    Comprei ciente que não usaria 99% na cidade e exporádicamente uma estrada de chão para ida a um sitio, hotel fazenda, etc. nada mais que isso.
    Carro forte....concebido para a severidade e que em uso somente urbano tende a ter longa vida sem problemas costumeiros nos carros de passeio que trafecam nas nossas vias de péssima qualidade.
    Jleroy.:
    Pajero TR4 4x2 MT 2014-2015

Usuário
    Entrada
    19/11/2013
    Local
    Blumenau/SC
    alguem tem esquema eletrico da traçao da pajero 2.8
    quem puder ajudar agradeço desde ja pode entrar em contato comigo no whatsap 92348785

Usuário
    Entrada
    16/02/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Caros, tenho uma 4x2 2012 que "herdei" do meu sogro. Meu primeiro "jeep", sempre fui de carros sedans médios. Devo dizer que entrei no clima, comprei barracas, jetbag, levo as crianças para acampar... Tr4 é um estilo de vida mesmo. O consumo é alto, se o budget é apertado ou o sua consicencia ecológica é muito grande irá sentir este fato. Aqui vão duas percepções objetivas.

1) Em viagens longas vc chega moído: muito barulho e vibração, não pode passar de 110 km / h para ter o minimo de conforto, na buraqueira de São Paulo é ótimo, vc não se preocupa com estragar pneus ou suspensão mas em estradas boas sentirá a falta da paz exterior.

2) Desejei ardentemente ter a 4x4: nos poucos usos que fiz offroad (trilhas leves com barro e cascalho) fiquei com problemas, a tração é trazeira e o peso do motor é na dianteira, tenha sempre alguém pesado no carro para te ajudar como contrapeso subindo no estribo ou parachoques.

Assim meu caro, entre 4x2 e 4x4 recomendo a 4x2 apenas se vc não tiver de maneira nenhuma o viéz do espirito aventureiro, pois na hora da diversão a natureza do carro é muito marcante!

Usuário
    Entrada
    26/05/2016
    Local
    Xangri-lá/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Boczko Ver Post
    Caros, tenho uma 4x2 2012 que "herdei" do meu sogro. Meu primeiro "jeep", sempre fui de carros sedans médios. Devo dizer que entrei no clima, comprei barracas, jetbag, levo as crianças para acampar... Tr4 é um estilo de vida mesmo. O consumo é alto, se o budget é apertado ou o sua consicencia ecológica é muito grande irá sentir este fato. Aqui vão duas percepções objetivas.

1) Em viagens longas vc chega moído: muito barulho e vibração, não pode passar de 110 km / h para ter o minimo de conforto, na buraqueira de São Paulo é ótimo, vc não se preocupa com estragar pneus ou suspensão mas em estradas boas sentirá a falta da paz exterior.

2) Desejei ardentemente ter a 4x4: nos poucos usos que fiz offroad (trilhas leves com barro e cascalho) fiquei com problemas, a tração é trazeira e o peso do motor é na dianteira, tenha sempre alguém pesado no carro para te ajudar como contrapeso subindo no estribo ou parachoques.

Assim meu caro, entre 4x2 e 4x4 recomendo a 4x2 apenas se vc não tiver de maneira nenhuma o viéz do espirito aventureiro, pois na hora da diversão a natureza do carro é muito marcante!
    Bons comentários caro colega!

A minha opinião é a seguinte:

Veículo 4x4 também não faz milagres se o condutor resolver se aventurar no fora de estrada, se ele não estiver bem calçado com pneus off road.

Por outro lado, não faz muito sentido o cidadão possuir um veículo para uso urbano queimando borracha diariamente, aumentando o consumo de combustível com pneus off road no asfalto, pensando em eventualmente enfiar o carro na lama!

Eu tenho apego pelos meus veículos e não enfiaria meu carro em qualquer estrada que não valesse a pena, a não ser que não tivesse outra escolha, mas aí voltamos a questão citada 2 parágrafos acima.

Gostava de fazer umas gauchadas por estradas ruins, mas na época eu tinha um Bandeirante para as loucuras de final de semana.

Acho que, se o cara se engraçou pelo modelo em questão por ser bruto e resistente para enfrentar a buraqueira do dia a dia, vale sim a pena investir mesmo sendo 4x2.

Abraço.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Respostas: 23
      Última resposta: 28/05/2016, 12:59
    3. Duvida cruel HIllux Sw4, Pajero Sport ou Pajero Dakar
      Por Foltram F 1000 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 22
      Última resposta: 09/04/2013, 11:36
    4. BAGAGEIRO PAJERO SPORT / PAJERO FULL / PAJERO IO/TR4
      Por D2IMPORTS no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0